XXIV - Aniversário da RCM

RÁDIO CLUBE DE MONSANTO

Ouvir mensagem do XXIV - Aniversário

Alternative content

UMA RÁDIO COM 24 ANOS DE HISTÓRIA

É DIFÍCIL FESTEJAR EM TEMPOS DE CRISE

Não dá para imaginar um mundo sem som e, se pararmos para pensar, quase todos os sons que ouvimos durante o nosso dia-a-dia, são como instrumentos musicais tocando alguma melodia: o pingar de uma torneira, a trovoada, a chuva, os grilos, o som que fazemos ao andar, as ondas na praia e tantos outros.

Com a simplicidade dos lírios do campo fazemos, a pensar em si, a Rádio Clube de Monsanto, o som popular ao serviço do regionalismo, tendo sempre assegurado a distinção entre as emissoras suas congéneres.

Como disse o escritor e poeta Manuel da Fonseca “a Rádio é sempre uma companhia”. A força desta Rádio, uma companhia amiga, de muitos que não têm outra companhia, consiste sobretudo em fazer renascer uma forma de “estar no ar” diferente da grande maioria das rádios de hoje, pela tranquilidade que se sente em toda a emissão: tempo para pequenas conversas, notícias da região, músicas que não se ouvem noutras rádios e muita proximidade com os ouvintes, num contributo de serviço público para a coesão social das regiões, rompendo isolamentos e solidões. Os amigos emigrantes e as comunidades da Lusofonia, que nos acompanham via Internet, também não são esquecidos. É muito gratificante saber que essas gentes, nas suas terras de acolhimento, se sentem mais próximas de Portugal quando escutam a Rádio Clube de Monsanto, uma das poucas ligações afectivas ao seu torrão natal, à sua língua, à sua música, aos seus artistas. Com esta “Ponte de Amizade” fazemos o longe perto e a vida de saudade é bem mais amenizada, seja no Canadá, na Austrália ou na Índia.

A RCM é um verdadeiro arauto e a voz dos que não têm voz. Sabemos que alguns não gostam que a RCM toque nas feridas, denuncie situações menos correctas ou mesmo ilegais. Sabemos que, com isso, a RCM está sujeita a perder publicidade junto dos visados ou pessoas próximas dos atingidos. É por respeito aos ouvintes que a RCM mantém, desde 1985, esta postura de dizer a verdade, doa a quem doer.

Passados que são vinte e quatro anos de actividade radiofónica, somos hoje na realidade da comunicação social regional portuguesa um caso que pode ser encarado como singular.

A RCM é justamente considerada e reconhecida como o maior promotor e difusor de Monsanto e do concelho de Idanha-a-Nova, em todo o mundo. O nosso caminho foi percorrido com muito sacrifício, tendo que ultrapassar os meandros difíceis das crises sem estarmos ligados ou debaixo do chapéu de nenhum grupo económico como hoje acontece com a esmagadora maioria das rádios locais.

A emissora da “Aldeia Mais Portuguesa”, alicerçada em princípios de verdade e responsabilidade, com realismo, força e dedicação tem sabido ultrapassar “ventos e marés”. Mas a crise toca a todos e a RCM, que sempre cumpriu os seus compromissos e não tem qualquer dívida financeira, é levada a assinalar mais um aniversário, apenas com singeleza, sem festa e sem foguetes, mas com uma significativa e importante novidade: a sua presença na Internet está, agora, completamente reestruturada e muito mais valorizada.

A jovem e competente equipa da empresa Netvidade, de Castelo Branco, utilizou na reconstrução do Website da Rádio Clube de Monsanto as mais modernas e funcionais ferramentas de programação, acompanhando, assim, as últimas novidades tecnológicas. A preocupação foi fazer mais e melhor. Melhor acessibilidade, com mais facilidade e rapidez na navegação, edição mais dinâmica, mais interactividade com os visitantes e design gráfico mais agradável. Novo sistema de NewsLetter, de inquéritos, de notícias, livro de visitas, galeria de fotos mais atractiva e rejuvenescida, na música ambiente maior diversidade de temas disponíveis, etc.

Desde o ano de 2005 o sítio www.radiomonsanto.pt já foi visitado por mais de meio milhão de pessoas de todos os continentes. Nesta nova e sofisticada versão o sítio mais português de Portugal irá receber, por certo,  um ainda maior interesse da parte de milhares de cibernautas espalhados por todos os cantos do mundo.

Aqui fica um penhorado e sincero bem-haja aos senhores ouvintes e anunciantes pela sua sintonia e preferência, para nós deveras estimulantes.

Contamos com todos para, em 2010, podermos comemorar, condignamente e com orgulho, as “Bodas de Prata”.

 

Monsanto, 14 de Agosto de 2009

Joaquim Manuel da Fonseca
Fundador e Director da RCM

Portugal Ultramarathon Beira Baixa conta já com 10 nacionalidades

Facebook

Escrito por RCM em 2018-06-22 19:50:36

Portugal Ultramarathon Beira Baixa conta já com 10 nacionalidades

  A IV edição do desafio decorrerá de 26 a 29 de julho de 2018 O desafio que transcende os limites físicos e psicológicos de quem participa nesta aventura continua a ter reflexos além-fronteiras. Nesta IV edição do evento, de 26 a 29 de julho de 2018, estarão presentes atletas de 10 nacionalidades diferentes, sendo 60% estrangeiros. Brasil, Espanha, Luxemburgo, EUA, Argentina, Dinamarca, França, Japão são alguns dos países que compões o leque de participantes da Portugal Ultramarathon Beira Baixa 2018. Este desafio, das maiores distâncias do mundo, atravessa uma natural paisagem, percorrendo concelhos como Penamacor, Idanha-a-Nova, Vila Velha de Rodão, Proença-a-Nova, Oleiros e Castelo Branco, em Portugal. Um percurso com 281 km desenhado por trilhos florestais e pedestres, caminhos rurais e estradas de asfalto, com passagem pelo Geopark Naturtejo, castelos, Aldeias de Xisto e praias fluviais. Um duro desafio físico que os inscritos terão que concluir, guiados por GPS, no máximo em 66 horas. Inspirada na prova estadunidense Bardwater e na brasileira BR135+, a Portugal Ultramarathon relaciona-se pelas condições climatéricas similares, em que alguns locais de prova as temperaturas sobem muito facilmente acima dos 40ºC. Uma viagem de conhecimento do próprio eu e de um território! As inscrições estão a decorrer em http://horizontes.pt/2018/index.php/produto/kit-pt281/ e a participação poderá ser feita de forma individual, em dupla, tripla ou quadra.    

Ler mais

COMEMORAÇÕES DO DIA DE PORTUGAL NOS EUA

Facebook

Escrito por RCM em 2018-06-03 11:33:14

COMEMORAÇÕES DO DIA DE PORTUGAL NOS EUA

PARTICIPAÇÃO DAS ADUFEIRAS DE MONSANTO por convite do Cônsul de Portugal em Newark-Estados Unidos da América, senhor Doutor Pedro Oliveira     Dia 8 Actuação de 20 minutos nas Nações Unidas; Actuação de 15 minutos no New Jersey Performing Arts Center - o principal centro cultural de Nova Jérsia - Primeira cidade e maior centro da comunidade portuguesa nos EUA.   Dia 9 Actuação de 20 minutos em Bethlelem, Pensilvânia; Actuação de 30 minutos no Sport Club Português, Newark   Dia 10 Participação na parada do Dia de Portugal; Actuação de 30 minutos no Festival de Folklore  

Ler mais

O PRESIDENTE MARCELO DEFENDE NECESSIDADE DE ACORDO ENTRE AUTORES E RÁDIOS QUANTO A MÚSICA

Facebook

Escrito por RCM em 2018-05-27 12:18:54

O PRESIDENTE MARCELO DEFENDE NECESSIDADE DE ACORDO ENTRE AUTORES E RÁDIOS QUANTO A MÚSICA

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu a necessidade de um acordo entre a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA e Direitos Conexos) e as rádios, em questão de música, e sobre a importância de uma “comunicação social forte”. Ontem, no encerramento do Congresso da Associação Portuguesa de Radiodifusão, em declarações aos jornalistas, o Chefe de Estado indicou ter participado no evento para dar um “abraço de solidariedade e também a esperança de haver um acordo”. “Se é possível haver um acordo com a SPA em relação a outros autores, tem de haver um acordo em relação aos autores no domínio da música. Sabemos que não há rádio sem música e que pode ser incomportável uma solução sem acordo. E uma a uma, várias rádios começam a ter problemas graves, se as exigências nesse domínio forem também muito pesadas”, disse.  

Ler mais

MONSANTO VERDE MAIS UM PROJECTO INOVADOR APRESENTADO EM PARIS

Facebook

Escrito por CMIN em 2018-05-25 09:33:05

MONSANTO VERDE  MAIS UM PROJECTO INOVADOR APRESENTADO EM PARIS

O Município de Idanha-a-Nova esteve presente, com um stand, no Salão do Imobiliário e do Turismo Português em Paris, representado pelo presidente da autarquia, Armindo Jacinto. Esta presença, entre os dias 18 e 20 de Maio, foi organizada em parceria com o projecto inovador Monsanto Verde, que está a ser desenvolvido por investidores franceses na aldeia histórica de Monsanto e foi lançado oficialmente no salão parisiense. Este empreendimento captou a atenção do jornal francês “Le Figaro”, que destacou a criação de “uma quinta biológica com 40 moradias ecológicas disponíveis em 238 hectares”, num projecto que visa integrar todas as componentes do desenvolvimento sustentável, nomeadamente a economia colaborativa, funcional, societal, circular e ecológica. Em comunhão com a natureza, pretende-se criar um espaço social, ecológico e economicamente responsável que se venha a assumir como o empreendimento de desenvolvimento sustentável mais completo até hoje em Portugal. Mais informações em http://monsantoverde.com/. Durante os dias do Salão do Imobiliário, que contou com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, o Município de Idanha-a-Nova promoveu a estratégia para o concelho, nas suas diferentes vertentes, divulgando as potencialidades de um território com três selos UNESCO e que é a primeira Bio Região portuguesa. 

Ler mais

ESTAÇÃO BASE DO SIRESP EM MONSANTO

Facebook

Escrito por RCM em 2018-05-22 18:27:51

ESTAÇÃO BASE DO SIRESP EM MONSANTO

Foi hoje concluída a instalação de modernos equipamentos de ligação ao satélite. Mais um compromisso do SIRESP (Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal), no sentido de que as comunicações não irão falhar, e assim ser providenciada uma melhor protecção às populações.  

Ler mais

Mais Notícias

© Rádio Clube de Monsanto 2018 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line