PINCELADAS DUM REPÓRTER SOLITÃRIO EM TIMOR-LESTE
Escrito por Jornalista Rui Pedro Fonseca em 2012-03-27 12:56:41
A maior riqueza de Timor-Leste reside na alma dos timorenses. Apesar da indiscutível importância deste país no que diz respeito a recursos naturais, a beleza interior e a atitude descontraída destas gentes é apaixonante.
Património Secular Judaico
Escrito por Maria Natália Simões Bispo em 2011-02-04 15:28:30
Aqui deixo o meu singelo contributo para as boas práticas de restauração e de salvaguarda do riquíssimo património secular judaico do Sabugal e do nosso país.
Intrusão Visual
Escrito por João Mesquita, Arquitecto em 2011-01-10 10:39:02
"INTRUSÃO VISUAL é a designação técnica de um fenómeno de todos conhecido no dia a dia, e que contribui para o progressivo e acelerado desfigurar das cidades, das aldeias e dos campos. Mais do que definir-se por palavras a INTRUSÃO VISUAL vê-se. E sente-se como um desconforto... Uma mancha que interfere no equilíbrio e beleza das paisagens." Não são palavras minhas (mas gostava que fossem): tirei-as de um opúsculo da Direcção-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano, de 1990, com texto de José Domingues Alvarez. ................................................................................. O arquitecto português Álvaro Siza Vieira afirmou que, "ultimamente", a sensação em Portugal é de se viver "de novo em ditadura", numa mensagem gravada para a 8.ª Bienal Ibero-Americana de Arquitectura e Urbanismo que decorreu em Cádiz. Na declaração divulgada, Siza Vieira, que se recusa a ser considerado um patriarca dos arquitectos, explica que está num constante processo de aprendizagem e que, "ultimamente" a aprendizagem "mais dura e mais forte" é assumir que, em Portugal, "se vive de novo em ditadura". "Aqui (em Portugal) temos uma ditadura" que, "aparentemente", prevê "uma negociação", mas "onde não se vê essa negociação", disse o arquitecto português, considerando que Espanha "pode estar próximo de uma situação semelhante". Sobre o sector da arquitectura, Siza Vieira disse que, em Portugal, "em geral, se constrói mal e, apesar das regulações, parece não haver interesse em construir bem".
Páginas: 1 | 2 |