Monsanto na História Habitacional

 

A Aldeia de Monsanto na História Habitacional

A "aldeia mais portuguesa de Portugal", Monsanto, tem um charme único que muitos ainda desconhecem. Num país que começa aos poucos a redescobrir o seu interior, esta é uma excelente oportunidade para dar a conhecer mais detalhes acerca deste ponto único do nosso país.

Ao longo das próximas linhas colocaremos o foco na forma como se viveu e vive por estas paragens. Esta é uma viagem ao longo do tempo, mas também da imaginação e um convite a descobrir pelos próprios olhos um estilo único de vida dentro de fronteiras.

Existem registos de presença humana em Monsanto desde o Paleolítico, porém é na presença de termas e de um castro que se denota a passagem dos Romanos por estas paragens. Tão antiga como a presença humana na Península Ibérica, o tempo parece ter tratado este lugar de forma singular até encontrarmos registos inscritos na história de Portugal.

 

Época Medieval

Definir uma linha ao longo dos séculos é tarefa difícil, porém a sua aura medieval está intimamente ligada a D. Afonso Henriques. A sua conquista aos Mouros resultou também na construção do Castelo de Monsanto, com um foral concedido em 1174. Seriam necessárias décadas até esta estar completa e enfrentar um dos períodos mais conturbados da história nacional.

O edifício seria praticamente destruído na guerra com o Reino de Leão e mais tarde reerguido pelos Cavaleiros Templários.

A sua vantagem geográfica explica a opção, não tendo a Coroa Portuguesa poupado meios para garantir a relevância de Monsanto, com rotas comerciais e fixando população.

 

Mudanças dos TemposManter a relevância ao longo de séculos é uma tarefa complexa que desafia em particular locais como este.

A relevância de Monsanto manteve-se inalterada sob a perspetiva militar durante mais tempo do que seria possível julgar. Porém, com a entrada na idade moderna, também esta justificação se revelou de mais difícil concretização, à medida que o interior do país ficou cada vez mais desertificado.

Felizmente, Monsanto nunca perdeu a beleza caraterística que perdura até hoje, segunda década do Século XXI. Mais relevante que nunca, torna-se inclusive num ponto atrativo para a continuação de uma das mais conhecidas séries televisivas de sempre, Guerra dos Tronos.

 

Um Salto à Era Moderna

É incerto qual será o lugar de Monsanto no decorrer dos séculos. Num mundo ideal, as caraterísticas que aqui perduram no que parece ser desde sempre serão preservadas pelas gerações vindouras.

Sob os parâmetros atuais, a vida na região não regista ainda o crescente interesse que se desejaria. Prova disso são os valores praticados no mercado imobiliário atualmente, onde o preço médio de venda de 125.358€ é extremamente económico perante a escalada a nível nacional.

 

Não sendo de perspetivar que esta aldeia venha tão cedo a perder as caraterísticas que a tornam única a nível mundial, resta a estas e futuras gerações preservar os seus valores. Mais que uma memória edificada da história de Portugal, é também uma lembrança do percurso que nos trouxe até aqui. Dos primórdios paleolíticos à sua traça medieval, aprendemos a viver e como vivemos no entretanto. Por estes motivos apenas, a aldeia mais portuguesa de Portugal vale bem uma visita.

37 ANOS DA RÁDIO CLUBE DE MONSANTO

Facebook

Escrito por RCM em 2022-08-14 14:16:06

37 ANOS DA RÁDIO CLUBE DE MONSANTO

  PÁGINAS DA HISTÓRIA DA RÁDIO CLUBE DE MONSANTO ...................1985 – 2022.......................... 37 ANOS AO SERVIÇO DO REGIONALISMO, DA MÚSICA PORTUGUESA E DA MARCA IDANHA. UM SINGELO BEM-HAJA A TODOS QUE NOS TÊM AJUDADO A FAZER A RÁDIO CLUBE DE MONSANTO, A PROMOVER E A PRESERVAR OS NOBRES VALORES TRADICIONAIS DA ALDEIA MAIS PORTUGUESA. OBRIGADO PELA SUA SINTONIA E COMPANHIA AMIGA.

Ler mais

37 ANOS CONSIGO - BEM HAJA

Facebook

Escrito por RCM em 2022-07-05 19:40:18

37 ANOS CONSIGO - BEM HAJA

37 ANOS CONSIGO.   ..............................   BEM-HAJA pela sua companhia amiga.

Ler mais

JÁ LÁ VÃO 37 ANOS A DIVULGAR A MÚSICA PORTUGUESA

Facebook

Escrito por RCM em 2022-06-08 15:33:00

JÁ LÁ VÃO 37 ANOS A DIVULGAR A MÚSICA PORTUGUESA

  Faz hoje precisamente 37 anos que demos os primeiros passos nesta “AVENTURA” ao Serviço do Regionalismo, da Música Portuguesa e da marca Idanha.   Bem-haja pelo seu apoio e companhia nestas “CAMINHADA”, por vezes contra ventos adversos e marés alterosas.

Ler mais

NOVO SERVIÇO DE ATM EM MONSANTO

Facebook

Escrito por AHP - ADT em 2022-05-31 18:15:28

NOVO SERVIÇO DE ATM EM MONSANTO

NOVO SERVIÇO DE ATM EM MONSANTO …………………………………...................... Aldeias Históricas de Portugal inauguram serviço de ATM na Aldeia Histórica de Monsanto.   Há um novo serviço de ATM na Aldeia Histórica de Monsanto. Um equipamento que contribui para o desenvolvimento e promoção do turismo na Aldeia Histórica, bem como para a melhoria da qualidade de vida...

Ler mais

OS MONSANTINOS E A SUA TRADIÇÃO

Facebook

Escrito por RCM em 2022-05-02 15:01:31

OS MONSANTINOS E A SUA TRADIÇÃO

RESILIÊNCIA PARA SE CUMPRIR A NOBRE MISSÃO.

Ler mais

Mais Notícias

© Rádio Clube de Monsanto 2022 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line | Política de cookies | Política de privacidade