DIA DA LIBERDADE
Escrito por RCM em 2022-01-23 12:10:36
DIA MUNDIAL DA LIBERDADE
Celebra-se hoje o Dia Mundial da Liberdade, que foi criado pela Organização das Nações Unidas e proclamado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Liberdade que deve ser defendida a todos os níveis, seja o de maior dimensão, na esfera dos países, seja o de menor, no contexto pessoal de cada ser humano.
Uma realidade que, infelizmente, continua a não o ser em muitas nações por esse mundo fora, uma vez que em muitos cantos do mundo as ditaduras e os sistemas opressivos continuam a vingar, como resultados dos interesses de alguns. Minorias que subjugam maiorias, devido ao poder que têm, abusiva e arbitrariamente.
Por isso, em pleno século XXII, a luta pela liberdade deve ser uma causa maior e defendida por todos.
A luta deve começar mesmo no território local, onde imperam alguns prepotentes caciques.
Verifica-se que a mentira campeia. Quando se deturpa, deforma-se a informação, entra-se no reino da mentira e, consequentemente, esta envenena e magoa, podendo destruir.
Disse António Vieira: ”para não mentir não é necessário ser santo, basta ser honrado”.
Não podemos estar ao lado de “vendedores de ilusões”, que só nos querem cortar a liberdade, privando-nos da nossa ancestralidade.
É evidente que muito do que aqui proclamamos acontece nos dias de hoje com maior evidência onde a densidade populacional tem maior consequência, pois por aqui além de nos fugir a população também vamos perdendo tradições que muito nos identificavam na nossa maneira de viver e no nosso modo de sentir a vida que tanto nos apaixonava.
Temos de dizer não à complacência ou até à subserviente reverência de alguns órgãos de comunicação social que fazem o jogo de alguns políticos que têm o descaramento de apresentar propostas que, se fossem avante, contribuiriam para a ruína do país e para a “morte” da classe média.
Usemos a liberdade para combater o despovoamento e a desertificação das aldeias deste nosso interior profundo e que tão abandonado tem sido pelos senhores dos “terreiros dos paços”.
Votemos, em liberdade, escolhendo os melhores para nos representarem a nível local e nacional.
Haja saúde e feliz 2022.