Notícias

PAINEL DE PINTURAS RUPESTRES COM CINCO MIL ANOS DESTRUIDO

Escrito por Lusa / RCM em 2009-08-11 12:49:09

PAINEL DE PINTURAS RUPESTRES COM CINCO MIL ANOS DESTRUIDO

Um dos painéis de granito com pinturas rupestres, com cerca de cinco mil anos, encontrado há sete anos na área da freguesia de Malhada Sorda, concelho de Almeida, foi destruído. O Parque Arqueológico do Vale do Côa (PAVC) lamenta o sucedido, considerando que existiu a “clara intenção” de fazer desaparecer aquele achado arqueológico.
A figura pré-histórica "foi completamente destruída, tendo sido lavada e repicada com a clara intenção de a fazer desaparecer, o que de facto foi conseguido", lamentou António Martinho Baptista, arqueólogo e pré-historiador de arte do PAVC, considerando que se trata de um "crime de lesa-arqueologia". "Apagaram mais de cinco mil anos de História", sublinhou em declarações à Lusa.
Segundo o arqueólogo, o sítio onde se encontra o achado era constituído por dois painéis verticais em granito, "ambos decorados com pinturas pós-glaciares em tons de vermelho". "A mais interessante figura" do conjunto era "uma figura zoomórfica em estilo seminaturalista, a fazer lembrar algumas das representações do Côa e até do Tejo", acrescentou.
Martinho Baptista explica que na figura destruída era visível "uma pequena cabeça perfilada em V, o pescoço fino e o corpo ovalado" de um animal, características que remetem "para a forma tipológica de um cervídeo fêmea".
Martinho Baptista, antigo director do extinto Centro Nacional de Arte Rupestre, relatou que o achado estava em "duas pequenas rochas" que constituam uma espécie de "abrigo" e foi encontrado por um casal residente em Malhada Sorda.
O presidente da Câmara Municipal de Almeida, António Baptista Ribeiro, disse que teve conhecimento do sucedido através do casal de Malhada Sorda que fez a descoberta e que "de imediato" comunicou o caso ao PAVC. "Da parte da autarquia nada mais havia a fazer, a não ser denunciar a situação às autoridades competentes, neste caso o PAVC", referiu.
O autarca assumiu tratar-se de uma ocorrência que o "preocupa" e disse que "o acto criminoso significa uma perda irreparável" para o património histórico concelhio.

Voltar para a página de notícias

37 ANOS DA RÁDIO CLUBE DE MONSANTO

Facebook

Escrito por RCM em 2022-08-14 14:16:06

37 ANOS DA RÁDIO CLUBE DE MONSANTO

  PÁGINAS DA HISTÓRIA DA RÁDIO CLUBE DE MONSANTO ...................1985 – 2022.......................... 37 ANOS AO SERVIÇO DO REGIONALISMO, DA MÚSICA PORTUGUESA E DA MARCA IDANHA. UM SINGELO BEM-HAJA A TODOS QUE NOS TÊM AJUDADO A FAZER A RÁDIO CLUBE DE MONSANTO, A PROMOVER E A PRESERVAR OS NOBRES VALORES TRADICIONAIS DA ALDEIA MAIS PORTUGUESA. OBRIGADO PELA SUA SINTONIA E COMPANHIA AMIGA.

Ler mais

37 ANOS CONSIGO - BEM HAJA

Facebook

Escrito por RCM em 2022-07-05 19:40:18

37 ANOS CONSIGO - BEM HAJA

37 ANOS CONSIGO.   ..............................   BEM-HAJA pela sua companhia amiga.

Ler mais

JÁ LÁ VÃO 37 ANOS A DIVULGAR A MÚSICA PORTUGUESA

Facebook

Escrito por RCM em 2022-06-08 15:33:00

JÁ LÁ VÃO 37 ANOS A DIVULGAR A MÚSICA PORTUGUESA

  Faz hoje precisamente 37 anos que demos os primeiros passos nesta “AVENTURA” ao Serviço do Regionalismo, da Música Portuguesa e da marca Idanha.   Bem-haja pelo seu apoio e companhia nestas “CAMINHADA”, por vezes contra ventos adversos e marés alterosas.

Ler mais

NOVO SERVIÇO DE ATM EM MONSANTO

Facebook

Escrito por AHP - ADT em 2022-05-31 18:15:28

NOVO SERVIÇO DE ATM EM MONSANTO

NOVO SERVIÇO DE ATM EM MONSANTO …………………………………...................... Aldeias Históricas de Portugal inauguram serviço de ATM na Aldeia Histórica de Monsanto.   Há um novo serviço de ATM na Aldeia Histórica de Monsanto. Um equipamento que contribui para o desenvolvimento e promoção do turismo na Aldeia Histórica, bem como para a melhoria da qualidade de vida...

Ler mais

OS MONSANTINOS E A SUA TRADIÇÃO

Facebook

Escrito por RCM em 2022-05-02 15:01:31

OS MONSANTINOS E A SUA TRADIÇÃO

RESILIÊNCIA PARA SE CUMPRIR A NOBRE MISSÃO.

Ler mais

Mais Notícias

© Rádio Clube de Monsanto 2022 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line | Política de cookies | Política de privacidade