Notícias

MUSEU VAI TER NÚCLEO DEDICADO AO CABEÇO DAS FRÁGUAS

Escrito por Jornal de Notícias em 2009-08-10 06:26:06

MUSEU VAI TER NÚCLEO DEDICADO AO CABEÇO DAS FRÁGUAS

A inscrição rupestre do Cabeço das Fráguas, nos limites dos concelhos da Guarda e do Sabugal, será o centro das atenções do novo núcleo do Museu da Guarda, com abertura prevista para a Primavera de 2010.
O espaço vai acolher uma reprodução à escala natural da laje onde se descreve a oferenda de animais a diversas divindades e várias peças em bronze e ferro, bem como objectos de cerâmica, descobertos pelos arqueólogos desde 2006.
De resto, as sucessivas campanhas de escavação, da responsabilidade do Instituto Arqueológico Alemão de Madrid, em colaboração com o museu guardense e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, resultaram já num pedido de classificação do sítio como Monumento Nacional, apresentado ao Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) há ano e meio. O trabalho da equipa de arqueólogos luso-alemães, liderada por Thomas Schattner, tem como objectivo compreender o nível de ocupação do antigo santuário e sua envolvente. "Há vestígios de construções junto à inscrição e sabemos que o local era habitado. Também temos quase a certeza de que seria um santuário importante na região entre o século VIº a.C. e o século Iº d.C., altura em que entrou em declínio", referiu.
Situado a cerca de 1.020 metros de altitude, o sítio ganhou notoriedade com a descoberta, em 1943, da inscrição rupestre pelo general João de Almeida, posteriormente publicada e divulgada por Adriano Vasco Rodrigues numa monografia de 1956. Depois de intrigar curiosos e estudiosos, o achado é hoje famoso no meio científico europeu, sendo similar a outro existente na zona de Cáceres (Espanha).
"Esta inscrição conjuga no mesmo texto o alfabeto latino e a chamada língua lusitana, falada em época pré-romana em praticamente todo o Ocidente hispânico", adianta o Museu da Guarda. Para a sua directora, Dulce Helena Borges, o molde é "uma medida de salvaguarda de um meio patrimonial em risco, mas também a forma mais prática de o tornar acessível ao público em geral e aos estudiosos".
O inédito desta operação é que os custos da concepção do molde, cerca de cinco mil euros, serão assumidos na sua totalidade pelo Grupo dos Amigos do Instituto Arqueológico Alemão de Madrid e pela firma Noraktrad, do Grupo Norak, sediada na capital espanhola.

Voltar para a página de notícias

37 ANOS DA RÁDIO CLUBE DE MONSANTO

Facebook

Escrito por RCM em 2022-08-14 14:16:06

37 ANOS DA RÁDIO CLUBE DE MONSANTO

  PÁGINAS DA HISTÓRIA DA RÁDIO CLUBE DE MONSANTO ...................1985 – 2022.......................... 37 ANOS AO SERVIÇO DO REGIONALISMO, DA MÚSICA PORTUGUESA E DA MARCA IDANHA. UM SINGELO BEM-HAJA A TODOS QUE NOS TÊM AJUDADO A FAZER A RÁDIO CLUBE DE MONSANTO, A PROMOVER E A PRESERVAR OS NOBRES VALORES TRADICIONAIS DA ALDEIA MAIS PORTUGUESA. OBRIGADO PELA SUA SINTONIA E COMPANHIA AMIGA.

Ler mais

37 ANOS CONSIGO - BEM HAJA

Facebook

Escrito por RCM em 2022-07-05 19:40:18

37 ANOS CONSIGO - BEM HAJA

37 ANOS CONSIGO.   ..............................   BEM-HAJA pela sua companhia amiga.

Ler mais

JÁ LÁ VÃO 37 ANOS A DIVULGAR A MÚSICA PORTUGUESA

Facebook

Escrito por RCM em 2022-06-08 15:33:00

JÁ LÁ VÃO 37 ANOS A DIVULGAR A MÚSICA PORTUGUESA

  Faz hoje precisamente 37 anos que demos os primeiros passos nesta “AVENTURA” ao Serviço do Regionalismo, da Música Portuguesa e da marca Idanha.   Bem-haja pelo seu apoio e companhia nestas “CAMINHADA”, por vezes contra ventos adversos e marés alterosas.

Ler mais

NOVO SERVIÇO DE ATM EM MONSANTO

Facebook

Escrito por AHP - ADT em 2022-05-31 18:15:28

NOVO SERVIÇO DE ATM EM MONSANTO

NOVO SERVIÇO DE ATM EM MONSANTO …………………………………...................... Aldeias Históricas de Portugal inauguram serviço de ATM na Aldeia Histórica de Monsanto.   Há um novo serviço de ATM na Aldeia Histórica de Monsanto. Um equipamento que contribui para o desenvolvimento e promoção do turismo na Aldeia Histórica, bem como para a melhoria da qualidade de vida...

Ler mais

OS MONSANTINOS E A SUA TRADIÇÃO

Facebook

Escrito por RCM em 2022-05-02 15:01:31

OS MONSANTINOS E A SUA TRADIÇÃO

RESILIÊNCIA PARA SE CUMPRIR A NOBRE MISSÃO.

Ler mais

Mais Notícias

© Rádio Clube de Monsanto 2022 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line | Política de cookies | Política de privacidade