Notícias

CINCO MUNICÍPIOS DA REGIÃO CENTRO LANÇAM PROJECTO CULTURAL EM REDE

Escrito por Lusa em 2018-01-08 15:22:40

CINCO MUNICÍPIOS DA REGIÃO CENTRO LANÇAM PROJECTO CULTURAL EM REDE

Os municípios de Idanha-a-Nova, Águeda, Lousã, Óbidos e São Pedro do Sul apresentaram o projecto "5 municípios, 5 culturas, 5 sentidos", cujo objectivo é afirmar novas centralidades culturais fora dos grandes centros urbanos.

O projecto liderado pela Câmara de Idanha-a-Nova, envolve mais quatro municípios da Região Centro e tem uma duração de três anos, sendo que os objectivos passam pela promoção de iniciativas culturais inovadoras, estimulação da criação artística e a reinterpretação cultural, através da imagem externa dos municípios envolvidos enquanto territórios que acolhem as artes e a criatividade.

"É isso que estamos aqui [Centro Cultural Raiano de Idanha-a-Nova] a fazer, a aproximação de cinco municípios através da cultura", afirmou o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, durante a apresentação oficial do projecto.

Segundo o autarca, o investimento ao longo dos três anos deve atingir um milhão de euros, valor esse suportado pelos municípios e através de uma candidatura feita à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

O projecto "5 municípios, 5 culturas, 5 sentidos" vai ter um plano integrado de iniciativas culturais desenvolvido e calendarizado em rede com todos os municípios envolvidos e aproveita as potencialidades e talentos de cada um na implementação de acções artístico-culturais da identidade territorial individual, sendo que o objectivo passa pela captação de fluxos de turismo cultural.

Cada um dos cinco territórios tem definida uma acção específica: Águeda (cultura criativa); Lousã (cultura pedagógica); Idanha-a-Nova (cultura musical); Óbidos (cultura literária) e São Pedro do Sul (cultura feminina).

O vice-presidente da Câmara de Águeda, Edson Santos, sublinhou a importância desta iniciativa que vai promover, não só os cinco municípios envolvidos, como toda a Região Centro.

"Hoje estamos ligados pela cultura para que todos saibam o que temos para oferecer. Somos mais ricos partilhando", disse.

Já a vereadora da cultura do município da Lousã, Henriqueta Oliveira, sublinhou que este projecto, do ponto de vista geopolítico, afirma novas centralidades fora dos grandes centros urbanos.

"Juntos não pensamos mais, pensamos melhor. As redes são geradoras de cinergias, desde logo financeiras. A Lousã gosta de trabalhar em rede", frisou.

A vereadora da cultura da Câmara de São Pedro do Sul, Teresa Sobrinho, realçou o "momento simbólico" desta união de esforços que surge do inesperado e do improvável.

"É um projecto que muito nos engrandece e que vai promover a inter municipalidade cultural. Valorizamos a diversidade, a partilha e a multiculturalidade de cada território. Este é mais do que um projecto, é uma realidade única que queremos potenciar", sustentou.

Por último, a directora executiva da Óbidos Cidade Criativa da Literatura, Celeste Afonso, adiantou que faz todo o sentido que cinco municípios que aparentemente nada tinham em comum, transformem as suas diferenças numa unidade.

"Com este projecto temos cinco câmaras que estão a afirmar a região Centro e, sobretudo para aqueles que acreditam que é pela cultura que nos podemos reafirmar e reinventar. Conseguimos que a cultura seja uma alavanca que levará a região Centro e estes cinco municípios, além de Portugal", concluiu.

Voltar para a página de notícias

ALERTAS DUMA INVESTIGADORA UNIVERSITÁRIA

Facebook

Escrito por LUSA/PÚBLICO em 2018-05-17 13:31:05

ALERTAS DUMA INVESTIGADORA UNIVERSITÁRIA

"...Face à especulação imobiliária na rede “Aldeias Históricas de Portugal”, há casais jovens que são levados a escolher residência fora da aldeia. Segundo Paula Reis, a esta situação soma-se a ausência de serviços como farmácia, centro de saúde ou transportes públicos, que também não ajuda a estancar o despovoamento da maioria das aldeias. O diagnóstico das 12 aldeias, com base em dados entre 2001 e 2011, deixa transparecer a situação de despovoamento: a percentagem de jovens recuou 3,69%, a população idosa aumentou 2,16%, há três aldeias que não registaram qualquer nascimento (Idanha-a-Velha, Castelo Rodrigo e Piódão) e, dos 7.885 edifícios recenseados, 24,5% necessitavam, em 2011, de reparações. Em dez anos, as doze aldeias perderam, no total, 683 pessoas, havendo casos de grande recuo populacional como Castelo Mendo (-35%), Monsanto (-28,5%), Sortelha (-23,3%) ou Piódão (-20,5%)."

Ler mais

DIA DE PORTUGAL NOS EUA

Facebook

Escrito por RCM em 2018-05-16 14:34:42

DIA DE PORTUGAL NOS EUA

DIA DE PORTUGAL NOS EUA (em Newark e Bethlehem e ainda no edifício-sede das Nações Unidas em Nova Iorque).   Diversas Comunidades Portuguesas nos EUA também celebram Portugal em homenagem ao Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas.   De festas de gala em homenagem aos luso-americanos, que muito valor dão às Comunidades Portuguesas a festivais, desfiles, concertos e animação de rua, Portugal vai ser ouvido, visto e sentido um pouco por todo o lado nos EUA.            O Adufe da Beira Baixa, o Corridinho do Algarve e o Fandango do Ribatejo nos EUA vão participar nas celebrações do Dia de Portugal.   As Adufeiras de Monsanto, o Rancho Folclórico de São Bartolomeu de Messines (Silves) e o Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Riachos (Torres Novas) vão realizar um conjunto de actuações entre 8 e 10 de Junho no âmbito das festividades do Dia de Portugal em Newark e Bethlehem e ainda no edifício-sede das Nações Unidas em Nova Iorque.    

Ler mais

COMBATE A INCÊNDIOS

Facebook

Escrito por ZAP/LUSA em 2018-05-09 16:40:28

COMBATE A INCÊNDIOS

O comandante do Grupo Especial de Combate Contra Incêndios (GIPS) da GNR afirma num email interno que “não tem meios necessários” básicos, como luvas, fatos, telemóveis, carros ou computadores, para trabalhar no combate aos incêndios. No email interno a que o Público teve acesso, o major Cura Marques, admite que, a uma semana de terminarem a formação, os GIPS “ainda não têm equipamento de proteção individual como luvas, carros, rádios, telemóveis, computadores ou impressoras, nem sequer condições de descanso em todos os centros de meios aéreos onde vão ficar sediados”.

Ler mais

FELIZ DIA DA MÃE...

Facebook

Escrito por RCM em 2018-05-06 15:21:08

FELIZ DIA DA MÃE...

FELIZ DIA DA MÃE... Um dia abençoado para todas as mulheres que são MÃES.   “COM TRÊS LETRINHAS APENAS SE ESCREVE A PALAVRA MÃE. QUE É DAS PALAVRAS PEQUENAS, A MAIOR QUE O MUNDO TEM”.   Esta quadra resume, de forma muito expressiva, o significado do DIA DA MÃE que se celebra, habitualmente, no primeiro Domingo de Maio, este ano no dia 6. Em Portugal, o DIA DA MÃE chegou a ser celebrado a 8 de Dezembro, solenidade da Imaculada Conceição, mas depois passou a ser comemorado no primeiro Domingo de Maio, mês dedicado, de forma especial, a Nossa Senhora. Acredito que “é bom, belo e justo celebrar o DIA DA MÃE”, para todos os filhos. Estamos a “agradecer a todas as Mães que dia e noite, todos os dias e todos os anos, ao longo da sua vida, se dedicam ao acolhimento amoroso, à educação e ao crescimento integral dos filhos”. FELIZ DIA DA MÃE.

Ler mais

CICLO FORMATIVO PARA PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

Facebook

Escrito por RCM em 2018-04-26 15:48:08

CICLO FORMATIVO PARA PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

O Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova (CMCD), através dos projectos Afirma-te e Gente Raiana, vai realizar um ciclo de workshops centrado na educação e na parentalidade. Estes workshops, destinados a pais, encarregados de educação e demais comunidade educativa, proporcionam a oportunidade de adquirir conhecimentos e ferramentas para, no dia-a-dia, podermos fazer mais e melhor com e pelos nossos filhos, educandos e alunos. As inscrições estão abertas até 9 de maio, são gratuitas e poderão ser feitas contactando o CMCD (277 208 027 ou 961 309 534). Consulte o cartaz abaixo e participe. A sua participação nos workshops do seu interesse poderá trazer melhorias para o futuro da educação e da Escola.  

Ler mais

Mais Notícias

© Rádio Clube de Monsanto 2018 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line