Notícias

IMATOSGIL PEDE INFORMAÇÕES À LA SEDA SOBRE FÁBRICA DE PORTALEGRE

Escrito por Lusa / RCM em 2009-07-31 05:44:45

IMATOSGIL PEDE INFORMAÇÕES À LA SEDA SOBRE FÁBRICA DE PORTALEGRE

O grupo Imatosgil pediu informações à La Seda Barcelona sobre a fábrica de Portalegre e caso sejam "interessantes" poderá vir a comprar a unidade que a empresa catalã quer alienar, disse à Lusa fonte do grupo.
Pedimos informações técnicas, económicas e financeiras à La Seda sobre a fábrica de Portalegre. Vamos analisar e, se forem interessantes, poderemos vir a comprar", disse à agência Lusa fonte do grupo Imatosgil.
Através da subsidiária Artenius Portugal, a La Seda detém uma unidade de PET - matéria-prima utilizada no fabrico de embalagens de plástico - em Portalegre, a antiga Selenis, que foi comprada pelo grupo à Imatosgil, em 2002.
A mesma fonte sublinhou que ainda "é prematuro" dizer que o grupo Imatosgil está interessado na compra, uma vez que ainda está a aguardar as informações da La Seda.
Quanto à eventual aquisição de capital da Artenius Sines [totalmente detida pela La Seda], o grupo Imatosgil "não está no momento a equacionar essa possibilidade" e frisa não ter "capacidade de influenciar a estratégia, o plano de reestruturação ou de investimentos" da La Seda, onde detém uma posição indirecta através do Fundo Jupiter SGPS. Este fundo possui uma participação de 10,86 por cento no grupo catalão.
"O projecto de Sines parece ser interessante e válido. No entanto, não estamos a equacionar estudar a sua compra. Temos outros eixos de desenvolvimento prioritários: na área petroquímica, sobretudo no Médio Oriente, na América do Norte e na Europa", disse a fonte do grupo português, que chegou a deter cerca de 20 por cento da La Seda em 2007.
A La Seda anunciou segunda-feira a assinatura de um acordo com a Caixa Geral de Depósitos (accionista do grupo catalão), através do qual o banco público português adquire capital da Artenius (onde a CGD é accionista minoritária) por 40 milhões de euros, tendo o grupo catalão como objectivo a longo prazo limitar a sua posição a uma participação minoritária no investimento.
A La Seda vai manter o know-how no desenvolvimento da tecnologia e do projecto industrial de PTA (ácido tereftálico purificado), a principal matéria-prima do produto estratégico da empresa - PET (polímero, termoplástico ou plástico utilizado em embalagens), e em conjunto com a Caixa Geral de Depósitos terá de encontrar um "sócio maioritário especializado no sector".
A nova fábrica de petroquímica em Sines arrancou em Março de 2008 e representa um investimento de 400 milhões de euros.
O acordo foi assinado no âmbito da aprovação de um plano de reestruturação da empresa que prevê a alienação de cinco unidades, entre elas a de Portalegre, o despedimento de 300 colaboradores e um aumento de capital na ordem dos 150 milhões de euros.
O Conselho de Administração do grupo catalão aprovou em Junho as contas da empresa relativas a 2008, que registam perdas de 565 milhões de euros, com a dívida a ascender a 868 milhões de euros.

Voltar para a página de notícias

37 ANOS DA RÁDIO CLUBE DE MONSANTO

Facebook

Escrito por RCM em 2022-08-14 14:16:06

37 ANOS DA RÁDIO CLUBE DE MONSANTO

  PÁGINAS DA HISTÓRIA DA RÁDIO CLUBE DE MONSANTO ...................1985 – 2022.......................... 37 ANOS AO SERVIÇO DO REGIONALISMO, DA MÚSICA PORTUGUESA E DA MARCA IDANHA. UM SINGELO BEM-HAJA A TODOS QUE NOS TÊM AJUDADO A FAZER A RÁDIO CLUBE DE MONSANTO, A PROMOVER E A PRESERVAR OS NOBRES VALORES TRADICIONAIS DA ALDEIA MAIS PORTUGUESA. OBRIGADO PELA SUA SINTONIA E COMPANHIA AMIGA.

Ler mais

37 ANOS CONSIGO - BEM HAJA

Facebook

Escrito por RCM em 2022-07-05 19:40:18

37 ANOS CONSIGO - BEM HAJA

37 ANOS CONSIGO.   ..............................   BEM-HAJA pela sua companhia amiga.

Ler mais

JÁ LÁ VÃO 37 ANOS A DIVULGAR A MÚSICA PORTUGUESA

Facebook

Escrito por RCM em 2022-06-08 15:33:00

JÁ LÁ VÃO 37 ANOS A DIVULGAR A MÚSICA PORTUGUESA

  Faz hoje precisamente 37 anos que demos os primeiros passos nesta “AVENTURA” ao Serviço do Regionalismo, da Música Portuguesa e da marca Idanha.   Bem-haja pelo seu apoio e companhia nestas “CAMINHADA”, por vezes contra ventos adversos e marés alterosas.

Ler mais

NOVO SERVIÇO DE ATM EM MONSANTO

Facebook

Escrito por AHP - ADT em 2022-05-31 18:15:28

NOVO SERVIÇO DE ATM EM MONSANTO

NOVO SERVIÇO DE ATM EM MONSANTO …………………………………...................... Aldeias Históricas de Portugal inauguram serviço de ATM na Aldeia Histórica de Monsanto.   Há um novo serviço de ATM na Aldeia Histórica de Monsanto. Um equipamento que contribui para o desenvolvimento e promoção do turismo na Aldeia Histórica, bem como para a melhoria da qualidade de vida...

Ler mais

OS MONSANTINOS E A SUA TRADIÇÃO

Facebook

Escrito por RCM em 2022-05-02 15:01:31

OS MONSANTINOS E A SUA TRADIÇÃO

RESILIÊNCIA PARA SE CUMPRIR A NOBRE MISSÃO.

Ler mais

Mais Notícias

© Rádio Clube de Monsanto 2022 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line | Política de cookies | Política de privacidade