Notícias

CÂMARA DA COVILHÃ CONTESTA EVENTUAL EXPLORAÇÃO MINEIRA NA ARGEMELA

Escrito por RCM/Lusa em 2017-03-08 16:28:56

CÂMARA DA COVILHÃ CONTESTA EVENTUAL EXPLORAÇÃO MINEIRA NA ARGEMELA

A Câmara da Covilhã anunciou que o executivo aprovou por unanimidade uma moção de protesto relativa à eventual concessão mineira na Serra da Argemela, que abrange a área da União das Freguesias de Barco e Coutada, naquele concelho do distrito de Castelo Branco.

"Esta moção visa garantir que todos os procedimentos relativos a este tipo de concessões serão escrupulosamente cumpridos, de modo a salvaguardar o interesse das populações e a preservação do valor patrimonial e natural desta região", refere um comunicado enviado à agência Lusa.

No documento, "com efeitos de reclamação", que será enviado aos ministérios da Economia e do Ambiente, bem como à secretaria de Estado da Energia, à Direcção Geral de Energia e Geologia, à Direção de Serviços de Minas e Pedreiras e aos grupos parlamentares, é referido que o primeiro motivo de protesto da autarquia se prende com a falta de informação.

"Convenhamos, em assunto desta importância, impunha-se que fossem fornecidos à Câmara Municipal todos os documentos relativos ao processo, por forma a conhecer na plenitude o que se vem requerer, seja em termos de método e plano de trabalho, seja em termos de impacto ambiental e de medidas preventivas e de recuperação dos impactos que vierem a ser provocados", está escrito na moção.

Ressalvando a importância da mancha florestal da Serra da Argemela, o documento também aponta o "fundado receio" manifestado pela população "perante uma eventual extracção de depósitos minerais pelo método de pedreiras a céu aberto" e consequentes alterações na paisagem e eventualmente no rio Zêzere.

"Ora, em relação a isso tem esta Câmara Municipal muito a objectar, porquanto tem sido feito nos últimos vinte anos um grande esforço de limpeza e despoluição do rio e deste modo o risco de poluição é bem real. Convém, aliás, deixar expressa a nossa oposição a que se contaminem as águas do rio Zêzere por, exactamente na freguesia de Barco e na do Ourondo, haver regadios agrícolas colectivos (...)", é apontado no documento, que também refere que "os trabalhos de extracção como os previstos colocam em risco a fauna e a flora, danificam caminhos e estradas e, em alguns casos, lançam na atmosfera poeiras e resíduos perigosos".

Esta moção surge depois de em fevereiro ter sido publicado em Diário da República o pedido de concessão de exploração mineira para uma área superior a 400 hectares na Serra da Argemela, abrangendo freguesias do Fundão e da Covilhã.

O pedido motivou já uma manifestação popular realizada na freguesia do Barco, concelho da Covilhã.

Voltar para a página de notícias

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE IDANHA-A-NOVA ESTÁ MAIS RICA

Facebook

Escrito por RCM em 2017-04-22 12:03:39

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE IDANHA-A-NOVA ESTÁ MAIS RICA

LIVROS DE FERNANDO CURADO RIBEIRO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE IDANHA-A-NOVA É com muita alegria que damos conhecimento de que várias centenas de livros da importante colecção particular de Fernando Curado Ribeiro foram cedidos, gratuitamente, e já se encontram na Biblioteca Municipal de Idanha-a-Nova, onde poderão vir a ser consultados pelo público em geral. O senhor Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, aceitou receber tal rico espólio depois da mediação de Joaquim Fonseca junto da senhora dona Maria da Graça Ribeiro, viúva de Fernando Curado Ribeiro, que foi um ilustre Homem da Rádio, do Teatro, do Cinema e da Televisão, senhor de invejável cultura, também sustentada em fabulosa livraria multifacetada, que estava guardada na sua casa de Monsanto, aldeia que ele tanto adorava.

Ler mais

CASTELO BRANCO UTILIZA MONDA TÉRMICA PARA REDUZIR USO DE HERBICIDAS

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2017-04-19 15:01:16

CASTELO BRANCO UTILIZA MONDA TÉRMICA PARA REDUZIR USO DE HERBICIDAS

O presidente do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Castelo Branco (SMAS), Luís Correia, disse à agência Lusa que os serviços investiram em equipamento de monda térmica para reduzir a utilização de herbicidas no concelho. “Os SMAS adquiriram equipamento de monda térmica cujo objectivo se insere no caminho que estamos a fazer para a redução da utilização de herbicidas no concelho de Castelo Branco”, explicou Luís Correia. Este responsável sublinhou ainda que pretende seguir um caminho de sustentabilidade ambiental no concelho albicastrense. A associação Quercus aplaude esta decisão do município de Castelo Branco e diz que é “uma boa noticia para os albicastrenses, para a saúde e para o ambiente”. “Castelo Branco tem agora uma solução mista, com monda térmica e uso de um herbicida biológico que é inócuo, abandonando o glifosato que já foi provado ser cancerígeno”, concluiu o ambientalista Samuel Infante.

Ler mais

QUERCUS ALERTA PARA ALASTRAMENTO DESCONTROLADO DA VESPA ASIÁTICA EM PORTUGAL

Facebook

Escrito por LUSA/RCM em 2017-04-13 11:58:21

QUERCUS ALERTA PARA ALASTRAMENTO DESCONTROLADO DA VESPA ASIÁTICA EM PORTUGAL

A Quercus alertou para o alastramento da vespa asiática para as cidades, situação que considera descontrolada e que causa um prejuízo anual de cinco milhões de euros ao país, devido às baixas na produção de mel. Os ninhos da vespa asiática, segundo referiu o presidente da direcção nacional da associação ambientalista Quercus, João Branco, são já “muitos milhares” em Portugal, e a espécie, cuja distribuição se encontrava restrita ao noroeste do país, tem alargado para outras zonas, estando já confirmada no Porto, em Coimbra, em Aveiro, na Guarda, em Leiria, em Santarém, em Castelo Branco e, em alguns casos pontuais, no Alentejo. A associação alerta ainda para a necessidade de protecção das espécies de vespas autóctones, cujos vespeiros estão a ser “destruídos em massa”, devido à falta de informação prestada às populações, o que pode causar desequilíbrios ecológicos que favorecem a expansão da vespa asiática. Para o presidente, é “muito importante” que existam acções de formação e divulgação sobre esta problemática junto das autarquias, bombeiros e cidadãos.  

Ler mais

9 DE ABRL DE 1918

Facebook

Escrito por RCM em 2017-04-09 19:52:04

9 DE ABRL DE 1918

Uma data que à maioria das pessoas nada dirá. Todavia, uma data que nunca poderá passar despercebida. 09 de Abril de 1918 Evoca a tragédia da batalha de La Lys, onde as tropas portuguesas foram dizimadas pelos alemães na I Guerra. 100.000 alemães, superiormente equipados, causaram centenas de mortos e fizeram milhares de prisioneiros, feridos e desaparecidos entre os 20.000 portugueses que lhes fizeram frente.  

Ler mais

Encontro de Cantares Quaresmais no Forum Cultural, no dia 7 de Abril, em Idanha-a-Nova

Facebook

Escrito por RCM em 2017-04-03 13:14:25

Encontro de Cantares Quaresmais no Forum Cultural, no dia 7 de Abril, em Idanha-a-Nova

O X Encontro de Cantares Quaresmais vai trazer a singular riqueza destes rituais ao Forum Cultural de Idanha-a-Nova, no próximo dia 7 de abril (sexta-feira). O Encontro tem entrada livre e é promovido pelo Município de Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da UNESCO, na área da Música. A partir das 21h00, participam o Grupo de Cantares de Ínsua (Penalva do Castelo); o Grupo de Encomendação das Almas de Corgas (Proença-a-Nova); o Grupo da Amentação das Almas de Paranhos da Beira (Seia); e as Adufeiras de Monsanto (Idanha-a-Nova). Nesta noite, o Forum Cultural também é palco da recriação da Sarração da Velha, tradição ímpar de Idanha-a-Velha. Em seguida, junto a esse espaço cultural, nas ruínas do Castelo de Idanha-a-Nova, poderá acompanhar o Grupo de Encomendação das Almas de Idanha-a-Nova.

Ler mais

Mais Notícias

Notícias da Região

JORNAL O INTERIOR

A Carregar ...

JORNAL DO FUNDÃO

A Carregar ...

JORNAL A GUARDA

A Carregar ...

© Rádio Clube de Monsanto 2017 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line