Notícias

MANIFESTAÇÃO CONTRA A POLUIÇÃO NO RIO TEJO EM VILA VELHA DE RODÃO

Escrito por RCM/Lusa em 2017-03-03 16:54:30

MANIFESTAÇÃO CONTRA A POLUIÇÃO NO RIO TEJO EM VILA VELHA DE RODÃO

Cerca de 400 cidadãos são aguardados na manifestação organizada pelo Movimento pelo Tejo - proTEJO, que vai decorrer no sábado em Vila Velha de Rodão contra a poluição naquele rio, e à qual aderiram também associações ambientalistas espanholas.

Em declarações à agência Lusa, Paulo Constantino, porta-voz do proTEJO, movimento ambientalista com sede em Vila Nova da Barquinha, no distrito de Santarém, disse hoje que "o protesto pacífico contra os níveis de poluição no rio Tejo tem registado forte adesão, com cerca de 400 pessoas inscritas", que vão deslocar-se de vários pontos da região centro em autocarros cedidos por autarquias e particulares.

Por outro lado, acrescentou, " além de cidadãos e ambientalistas, também os municípios de Abrantes, Azambuja, Constância, Entroncamento, Gavião, Mação, Vila Nova da Barquinha e as freguesias de Ortiga, Tancos, Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha e Nisa, entre outros, estão a apoiar" a iniciativa.

"As associações ligadas à Plataforma de Toledo em defesa do Tejo, e outras associações espanholas da Rede de Cidadania por uma Nova Cultura da Água do Tejo/Tajo e seus afluentes, também já confirmaram que deslocar-se-ão a Vila Velha de Ródão para participarem na manifestação", disse Paulo Constantino, relativamente a uma iniciativa que "é, acima de tudo, uma manifestação de cidadãos contra a poluição do rio Tejo e seus afluentes".

Segundo disse o ambientalista, a manifestação vai decorrer em Vila Velha de Rodão por ser "a zona onde se tem verificado maiores níveis de descargas poluentes, estando ali identificadas as empresas poluidoras na região com descargas em níveis acima do permitido, e que vêm agravar o estado do rio Tejo para jusante, em todos os municípios até Santarém", num troço de cerca de 150 quilómetros.

Segundo vincou o dirigente do PROTEJO, a acção das autoridades competentes "tem fracassado quanto à contenção das práticas poluentes das empresas na bacia do Tejo, em especial na zona de Vila Velha de Ródão, entre as quais se evidencia a empresa Celtejo que tem uma licença de emissão de efluentes com cargas poluentes que consideramos além do aceitável para se prosseguir no objectivo de alcançar o bom estado ecológico das águas" do Tejo.

Paulo Constantino disse ainda à Lusa que "os cidadãos e as populações ribeirinhas, que vão reunir em defesa do Tejo, requerem que o Ministro do Ambiente intervenha no sentido de que sejam tomadas medidas para a contenção das descargas poluentes no rio Tejo, nomeadamente, para garantir que as emissões de efluentes da Celtejo para o rio Tejo estejam dentro de parâmetros que garantam o objectivo de alcançar o bom estado ecológico das suas massas de águas ao longo de todo o seu curso em território português, seja pela maior fiscalização, seja pela revisão ou suspensão das licenças de emissão de efluentes".

A manifestação, que começa às 15:00 no cais fluvial de Vila Velha de Rodão com poesia e música por Manuel Costa Alves, terá intervenções de microfone aberto por Paulo Constantino, do proTEJO, de cidadãos e organizações membros do Movimento pelo Tejo, partidos políticos, outras associações e instituições, ao que se seguirá um desfile apeado desde o cais fluvial até à entrada da fábrica da Celtejo, onde será lido o manifesto do proTEJO.

Voltar para a página de notícias

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE IDANHA-A-NOVA ESTÁ MAIS RICA

Facebook

Escrito por RCM em 2017-04-22 12:03:39

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE IDANHA-A-NOVA ESTÁ MAIS RICA

LIVROS DE FERNANDO CURADO RIBEIRO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE IDANHA-A-NOVA É com muita alegria que damos conhecimento de que várias centenas de livros da importante colecção particular de Fernando Curado Ribeiro foram cedidos, gratuitamente, e já se encontram na Biblioteca Municipal de Idanha-a-Nova, onde poderão vir a ser consultados pelo público em geral. O senhor Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, aceitou receber tal rico espólio depois da mediação de Joaquim Fonseca junto da senhora dona Maria da Graça Ribeiro, viúva de Fernando Curado Ribeiro, que foi um ilustre Homem da Rádio, do Teatro, do Cinema e da Televisão, senhor de invejável cultura, também sustentada em fabulosa livraria multifacetada, que estava guardada na sua casa de Monsanto, aldeia que ele tanto adorava.

Ler mais

CASTELO BRANCO UTILIZA MONDA TÉRMICA PARA REDUZIR USO DE HERBICIDAS

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2017-04-19 15:01:16

CASTELO BRANCO UTILIZA MONDA TÉRMICA PARA REDUZIR USO DE HERBICIDAS

O presidente do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Castelo Branco (SMAS), Luís Correia, disse à agência Lusa que os serviços investiram em equipamento de monda térmica para reduzir a utilização de herbicidas no concelho. “Os SMAS adquiriram equipamento de monda térmica cujo objectivo se insere no caminho que estamos a fazer para a redução da utilização de herbicidas no concelho de Castelo Branco”, explicou Luís Correia. Este responsável sublinhou ainda que pretende seguir um caminho de sustentabilidade ambiental no concelho albicastrense. A associação Quercus aplaude esta decisão do município de Castelo Branco e diz que é “uma boa noticia para os albicastrenses, para a saúde e para o ambiente”. “Castelo Branco tem agora uma solução mista, com monda térmica e uso de um herbicida biológico que é inócuo, abandonando o glifosato que já foi provado ser cancerígeno”, concluiu o ambientalista Samuel Infante.

Ler mais

QUERCUS ALERTA PARA ALASTRAMENTO DESCONTROLADO DA VESPA ASIÁTICA EM PORTUGAL

Facebook

Escrito por LUSA/RCM em 2017-04-13 11:58:21

QUERCUS ALERTA PARA ALASTRAMENTO DESCONTROLADO DA VESPA ASIÁTICA EM PORTUGAL

A Quercus alertou para o alastramento da vespa asiática para as cidades, situação que considera descontrolada e que causa um prejuízo anual de cinco milhões de euros ao país, devido às baixas na produção de mel. Os ninhos da vespa asiática, segundo referiu o presidente da direcção nacional da associação ambientalista Quercus, João Branco, são já “muitos milhares” em Portugal, e a espécie, cuja distribuição se encontrava restrita ao noroeste do país, tem alargado para outras zonas, estando já confirmada no Porto, em Coimbra, em Aveiro, na Guarda, em Leiria, em Santarém, em Castelo Branco e, em alguns casos pontuais, no Alentejo. A associação alerta ainda para a necessidade de protecção das espécies de vespas autóctones, cujos vespeiros estão a ser “destruídos em massa”, devido à falta de informação prestada às populações, o que pode causar desequilíbrios ecológicos que favorecem a expansão da vespa asiática. Para o presidente, é “muito importante” que existam acções de formação e divulgação sobre esta problemática junto das autarquias, bombeiros e cidadãos.  

Ler mais

9 DE ABRL DE 1918

Facebook

Escrito por RCM em 2017-04-09 19:52:04

9 DE ABRL DE 1918

Uma data que à maioria das pessoas nada dirá. Todavia, uma data que nunca poderá passar despercebida. 09 de Abril de 1918 Evoca a tragédia da batalha de La Lys, onde as tropas portuguesas foram dizimadas pelos alemães na I Guerra. 100.000 alemães, superiormente equipados, causaram centenas de mortos e fizeram milhares de prisioneiros, feridos e desaparecidos entre os 20.000 portugueses que lhes fizeram frente.  

Ler mais

Encontro de Cantares Quaresmais no Forum Cultural, no dia 7 de Abril, em Idanha-a-Nova

Facebook

Escrito por RCM em 2017-04-03 13:14:25

Encontro de Cantares Quaresmais no Forum Cultural, no dia 7 de Abril, em Idanha-a-Nova

O X Encontro de Cantares Quaresmais vai trazer a singular riqueza destes rituais ao Forum Cultural de Idanha-a-Nova, no próximo dia 7 de abril (sexta-feira). O Encontro tem entrada livre e é promovido pelo Município de Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da UNESCO, na área da Música. A partir das 21h00, participam o Grupo de Cantares de Ínsua (Penalva do Castelo); o Grupo de Encomendação das Almas de Corgas (Proença-a-Nova); o Grupo da Amentação das Almas de Paranhos da Beira (Seia); e as Adufeiras de Monsanto (Idanha-a-Nova). Nesta noite, o Forum Cultural também é palco da recriação da Sarração da Velha, tradição ímpar de Idanha-a-Velha. Em seguida, junto a esse espaço cultural, nas ruínas do Castelo de Idanha-a-Nova, poderá acompanhar o Grupo de Encomendação das Almas de Idanha-a-Nova.

Ler mais

Mais Notícias

Notícias da Região

JORNAL O INTERIOR

A Carregar ...

JORNAL DO FUNDÃO

A Carregar ...

JORNAL A GUARDA

A Carregar ...

© Rádio Clube de Monsanto 2017 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line