Notícias

MANCHESTER RECEBE PEÇAS TÊXTEIS PRODUZIDAS EM CASTELO BRANCO

Escrito por RCM/Lusa em 2017-03-01 10:02:29

MANCHESTER RECEBE PEÇAS TÊXTEIS PRODUZIDAS EM CASTELO BRANCO

A catedral de Manchester vai receber em setembro uma série de peças têxteis produzidas em Castelo Branco criadas pela artista portuguesa Cristina Rodrigues para cobrir os quatro altares da igreja, revelou a artista.

O projecto, que resulta de uma parceria entre Cristina Rodrigues e o município albicastrense, será apresentado a 09 de março nos Paços do Concelho da cidade portuguesa com a presença especial do deão da Catedral, Rogers Govender.

O convite para produzir uma obra de arte contemporânea permanente surgiu após o sucesso de uma exposição temporária que a artista, então radicada na cidade do norte de Inglaterra, realizou em 2014 naquele espaço, intitulada “Mulheres do meu País”, e que atraiu mais de 200 mil visitantes.

Na altura, a artista decorou o espaço com uma peça de grande dimensão, uma “Manta” composta por adufes produzidos no mesmo distrito, em Idanha-a-Nova.

Para este trabalho, decidiu estudar a história da Catedral de Manchester, que em 2001 viu uma nova ala do edifício ser inaugurada pela rainha Isabel II, chefe da Igreja Anglicana.

“Descobri que a monarca visitou Portugal apenas uma vez, em 1957, e que nesta altura o Estado português ofereceu à rainha uma colcha em bordado de Castelo Branco”, contou à agência Lusa.

Foi então que a artista portuguesa, cuja obra artística tem procurado recuperar técnicas artesanais tradicionais portuguesas, decidiu criar as peças em linho e com bordado de Castelo Branco.

“É um dos projectos mais ambiciosos que produzi até à data”, confiou, descrevendo “dois anos a desenhar sem parar” devido ao complicado processo de aprovação das peças finais, cuja produção tem acompanhado semanalmente.

Cristina Rodrigues produziu 158 desenhos de grandes dimensões até chegar aos quatro desenhos finais que foram aprovados pelo Conselho Directivo Local da Catedral de Manchester e, posteriormente, pelo Conselho Directivo Nacional.

A aprovação era necessária porque a Catedral faz parte dos edifícios classificados como património histórico nacional do Reino Unido.

As sete obras têxteis estão a ser executadas em linho e bordadas a seda natural, por seis bordadeiras de Castelo Branco com mais de 20 anos de experiência, na Oficina Escola do Bordado de Castelo Branco, num espaço que pertence à autarquia.

Em setembro, serão colocadas nos quatro altares da Catedral, templo da Igreja Anglicana onde se realizam missas diariamente e uma das principais atracções turísticas da cidade.

“Trata-se de uma instalação de cariz permanente, no entanto, a direcção da Catedral de Manchester, irá organizar uma exposição itinerante com estas peças têxteis por museus em várias partes do mundo”, adiantou a artista.

Voltar para a página de notícias

IDANHA-A-NOVA RECEBE SEXTA EDIÇÃO DO FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICAS ANTIGAS

Facebook

Escrito por RCM em 2017-11-15 10:05:09

IDANHA-A-NOVA RECEBE SEXTA EDIÇÃO DO FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICAS ANTIGAS

O Fora do Lugar - Festival Internacional de Músicas Antigas realiza-se em Idanha-a-Nova, entre os dias 24 de novembro e 09 de dezembro, e apresenta nomes como Pino De Vittorio ou Danças Ocultas. A sexta edição do Fora do Lugar volta a Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, com música, histórias, passeios, desenho, viagens, conversa, troca e aprendizagem. A par da programação principal com Danças Ocultas (Portugal), Musick`s Recreation (Alemanha, Colômbia e Austrália), Scaramuccia (Portugal e Espanha), Erin/Iran (Irlanda, Irão, Catalunha e Hungria), Filipe Raposo e Charlie Chaplin (Portugal e Inglaterra) e Pino De Vittorio (Itália), o festival promove ainda um conjunto alargado de actividades paralelas nas áreas da natureza, desenho, programa educativo, `masterclasses`, `workshops`, gastronomia, entre outros.

Ler mais

NOVOS ORGÃOS SOCIAIS DA ASSOCIAÇÃO DE MUNICIPIOS DA COVA DA BEIRA.

Facebook

Escrito por RCM em 2017-11-14 12:48:00

NOVOS ORGÃOS SOCIAIS DA ASSOCIAÇÃO DE MUNICIPIOS DA COVA DA BEIRA.

    No passado dia 13 de Novembro, reuniu a Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios da Cova da Beira, onde foram eleitos os novos órgãos sociais para o mandato, com a seguinte constituição:   Mesa da Assembleia Intermunicipal   Presidente: António Luís Beites Soares – Presidente do Município de Penamacor Vice-Presidente: Anselmo Antunes de Sousa – Presidente do Município de Mêda Secretário: Esmeraldo Carvalhinho – Presidente do Município de Manteigas   Conselho Directivo   Presidente: Antonio Dias Rocha – Presidente do Município de Belmonte Vogal: Antonio José Machado – Presidente do Município de Almeida Vogal: Rui Manuel Saraiva Ventura – Presidente do Município de Pinhel Vogal: Paulo José Langrouva – Presidente do Município de Fig. Castelo Rodrigo Vogal: Paulo Alexandra Bernardo Fernandes – Presidente do Município de Fundão

Ler mais

i-DANHA FOOD

Facebook

Escrito por RCM em 2017-10-29 10:17:23

i-DANHA FOOD

O Município de Idanha-a-Nova, o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento e a Building Global Innovators (BGI), aceleradora do ISCTE-IUL e MIT Portugal, vão patrocinar o evento anual i-Danha Food Lab, que decorrerá de 10 a 12 de Novembro em Idanha-a-Nova, na Escola Superior de Gestão. Este evento marcará o fim do programa de aceleração i-Danha Food Lab 2017, o primeiro acelerador alimentar da Península Ibérica, localizado no coração do mundo rural português: Idanha-a-Nova. Deste modo, acontecerá ao mesmo tempo o International Bootcamp do EIT Climate-KIC que trará a Portugal 63 Clean Tech startups. Após a maior conferência de tecnologia (Web Summit), a decorrer em Portugal entre 6 a 9 de Novembro, a BGI irá reunir neste evento investidores, empresas, startups, empresários, empreendedores e parceiros políticos, e levá-los numa aventura única a decorrer em Idanha. O evento define-se pelo seu carácter pioneiro e diferenciado. Durante estes três dias, poderá assistir e participar em inúmeras sessões relacionadas com AgriTech, FoodTech e CleanTech. O dia 11 será um dia de sessões com especialistas, e já no dia 12 poderá visitar as tecnologias instaladas em Idanha-a-Nova pelas 6 startups do Acelerador i-Danha Food Lab. Todas as viagens entre Lisboa e Idanha-a-Nova são garantidas pela organização de forma gratuita. A iniciativa é promovida pelo Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento e co-financiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. A organização é da BGI e conta ainda com o apoio do Município de Idanha-a-Nova, Ministério do Ambiente, EIT Climate-KIC e Fundação Ellen MacArthur. O evento estará aberto ao público, deste modo, pode registar-se e encontrar a agenda completa em: https://www.eventbrite.com/e/i-danha-food-lab-annual-event-tickets-37487168129 .  

Ler mais

CONFERÊNCIA SOBRE AGRICULTURA BIOLÓGICA EM IDANHA-A-NOVA

Facebook

Escrito por RCM em 2017-10-25 11:02:09

CONFERÊNCIA SOBRE AGRICULTURA BIOLÓGICA EM IDANHA-A-NOVA

‘Nova Ruralidade – reviver o Interior de forma biológica’ é o tema da conferência que terá lugar nos dias 27 e 28 de outubro, no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova. A iniciativa conta com a presença do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas. Tendo por base a agricultura biológica como pilar da economia local, vão participar conferencistas vindos de todo o mundo e reconhecidos pelo seu trabalho na área do desenvolvimento rural e construção sustentável. Este evento é promovido pelo Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova e tem como parceiros na organização a Living Seeds – Sementes Vivas, uma empresa de produção de sementes em modo biológico e biodinâmico, o Município de Idanha-a-Nova e o ThinkCamp, uma organização alemã sem fins lucrativos.

Ler mais

HORA DE INVERNO

Facebook

Escrito por RCM em 2017-10-23 10:23:05

HORA DE INVERNO

Ler mais

Mais Notícias

© Rádio Clube de Monsanto 2017 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line