Notícias

ESPECIALISTAS E INVESTIGADORES DEBATEM EM CASTELO BRANCO SITUAÇÃO DO LOBO IBÉRICO

Escrito por em 2016-10-27 14:17:07

ESPECIALISTAS E INVESTIGADORES DEBATEM EM CASTELO BRANCO SITUAÇÃO DO LOBO IBÉRICO

O presidente do Grupo Lobo, Francisco Fonseca, disse que a população do lobo ibérico em Portugal tem-se mantido estável, com a espécie a distribuir-se por quatro áreas da zona norte e centro de Portugal.

Francisco Fonseca explicou que existem quatro situações diferentes de distribuição da espécie em Portugal, uma que abrange a área do Minho, Peneda/Gerês e norte do distrito de Bragança, em que a população tem uma boa densidade e é estável.

Na zona da Serra da Arada (Viseu) até à zona de Trancoso (Guarda) prolifera uma população de baixa densidade, mas estável, sendo que a situação é diferente no distrito de Vila Real, onde a população de lobos tem diminuído ao longo da última década.

Na zona da raia, entre os rios Douro e Tejo, existe uma outra população identificada que é muito flutuante e dinâmica, sobretudo ao nível de novos indivíduos.

Francisco Fonseca alertou para a generalização das práticas do uso de venenos em Portugal, que afectam não só o lobo ibérico mas também outras espécies.

Para contribuir para a conservação do lobo, através da diminuição dos conflitos com o homem decorrentes da predação sobre os animais domésticos, o Grupo Lobo avançou com o projecto Cães de Gado, cujo objectivo passa por recuperar a utilização das raças nacionais de cães de gado para a protecção dos rebanhos.

O projecto, iniciado em 1996, e que está ainda em curso em diversas zonas do país, já permitiu distribuir mais de 500 cães pastores.

O Grupo Lobo vai realizar, a partir desta quinta-feira e até sábado, o IV Congresso Ibérico do Lobo, que decorre na Escola Superior Agrária (ESA) de Castelo Branco.

Esta iniciativa, que vai juntar cerca de 130 especialistas e investigadores da Península Ibérica envolvidos no estudo e na gestão do lobo ibérico, tem como objectivo dar a conhecer os resultados e os avanços mais recentes no estudo deste predador, bem como a sua situação populacional, as formas de conservação e medidas de resolução de conflitos.

O congresso insere-se no âmbito das acções do projecto "LIFE MedWolf - Boas Práticas para a Conservação do Lobo em regiões Mediterrânicas", cujo objectivo passa pela diminuição das situações de conflito entre as actividades humanas e a presença do lobo, em regiões rurais onde os hábitos culturais de coexistência se perderam.

A organização do evento é da responsabilidade do “Grupo Lobo” e conta com o apoio de entidades nacionais: Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco; cE3c – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; CIBIO/InBio – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos; e de entidades espanholas: Asociación Galega de Custodia do Territorio; A.RE.NA – Asesores en Recursos Naturales S.L.; ASCEL – Asociación para la conservación y estudio del lobo ibérico e SECEM - Sociedad Española para la Conservación y Estudio de los Mamíferos.

Para mais informações consulte http://www.congressolobo.pt/pt/

Voltar para a página de notícias

37 ANOS DA RÁDIO CLUBE DE MONSANTO

Facebook

Escrito por RCM em 2022-08-14 14:16:06

37 ANOS DA RÁDIO CLUBE DE MONSANTO

  PÁGINAS DA HISTÓRIA DA RÁDIO CLUBE DE MONSANTO ...................1985 – 2022.......................... 37 ANOS AO SERVIÇO DO REGIONALISMO, DA MÚSICA PORTUGUESA E DA MARCA IDANHA. UM SINGELO BEM-HAJA A TODOS QUE NOS TÊM AJUDADO A FAZER A RÁDIO CLUBE DE MONSANTO, A PROMOVER E A PRESERVAR OS NOBRES VALORES TRADICIONAIS DA ALDEIA MAIS PORTUGUESA. OBRIGADO PELA SUA SINTONIA E COMPANHIA AMIGA.

Ler mais

37 ANOS CONSIGO - BEM HAJA

Facebook

Escrito por RCM em 2022-07-05 19:40:18

37 ANOS CONSIGO - BEM HAJA

37 ANOS CONSIGO.   ..............................   BEM-HAJA pela sua companhia amiga.

Ler mais

JÁ LÁ VÃO 37 ANOS A DIVULGAR A MÚSICA PORTUGUESA

Facebook

Escrito por RCM em 2022-06-08 15:33:00

JÁ LÁ VÃO 37 ANOS A DIVULGAR A MÚSICA PORTUGUESA

  Faz hoje precisamente 37 anos que demos os primeiros passos nesta “AVENTURA” ao Serviço do Regionalismo, da Música Portuguesa e da marca Idanha.   Bem-haja pelo seu apoio e companhia nestas “CAMINHADA”, por vezes contra ventos adversos e marés alterosas.

Ler mais

NOVO SERVIÇO DE ATM EM MONSANTO

Facebook

Escrito por AHP - ADT em 2022-05-31 18:15:28

NOVO SERVIÇO DE ATM EM MONSANTO

NOVO SERVIÇO DE ATM EM MONSANTO …………………………………...................... Aldeias Históricas de Portugal inauguram serviço de ATM na Aldeia Histórica de Monsanto.   Há um novo serviço de ATM na Aldeia Histórica de Monsanto. Um equipamento que contribui para o desenvolvimento e promoção do turismo na Aldeia Histórica, bem como para a melhoria da qualidade de vida...

Ler mais

OS MONSANTINOS E A SUA TRADIÇÃO

Facebook

Escrito por RCM em 2022-05-02 15:01:31

OS MONSANTINOS E A SUA TRADIÇÃO

RESILIÊNCIA PARA SE CUMPRIR A NOBRE MISSÃO.

Ler mais

Mais Notícias

© Rádio Clube de Monsanto 2022 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line | Política de cookies | Política de privacidade