Arquivo de Notícias

CASTELO BRANCO: MAIS AMBULÂNCIAS PARA REFORÇAR RESPOSTA PRÉ HOSPITALAR À POPULAÇÃO DO DISTRITO

Escrito por RCM em 2009-05-20 12:26:20

CASTELO BRANCO: MAIS AMBULÂNCIAS PARA REFORÇAR RESPOSTA PRÉ HOSPITALAR À POPULAÇÃO DO DISTRITO

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) activou esta semana três ambulâncias em Fratel (Vila Velha de Ródão), Oleiros e Sertã. Com a entrada em funcionamento das viaturas, o sul do distrito de Castelo Branco 'vê reforçada a resposta pré-hospitalar à população com maior eficácia na resposta às emergências, nomeadamente no socorro às vítimas de acidentes de viação', disse Abílio Gomes, presidente do INEM. A entrega das ambulâncias foi feita na segunda-feira no Governo Civil de Castelo Branco.

OPWAY MODERNIZA SUB-TROÇO DA LINHA DA BEIRA BAIXA

Escrito por Lusa/RCM em 2009-05-19 12:28:19

OPWAY MODERNIZA SUB-TROÇO DA LINHA DA BEIRA BAIXA

A Opway Engenharia vai proceder à modernização de um sub-troço de 33 quilómetros da linha da Beira Baixa, entre Vale de Prazeres e a estação da Covilhã, num investimento de 27 milhões de euros. O prazo de execução da empreitada é de 21 meses e inclui intervenções nas estações do Fundão, Tortosendo e Covilhã. Estas estações vão ter alterações nas infra-estruturas de apoio aos passageiros, além da construção ou remodelação das plataformas e beneficiação dos edifícios existentes.

PROCESSOS E CONTRATOS DO CASO COVA DA BEIRA FORAM DESTRUÍDOS ILEGALMENTE

Escrito por Público/RCM em 2009-05-18 01:03:39

PROCESSOS E CONTRATOS DO CASO COVA DA BEIRA FORAM DESTRUÍDOS ILEGALMENTE

A totalidade dos processos de fundos comunitários da Intervenção Operacional Ambiente do 2.º Quadro Comunitário de Apoio foi ilegalmente destruída em 2007, por decisão da Autoridade de Gestão do Programa Operacional do Ambiente. Entre os projectos cuja documentação foi eliminada encontra-se o da construção e concessão da Estação de Resíduos Sólidos Urbanos da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB), cuja adjudicação ao grupo HLC está no centro de um processo de corrupção que tem julgamento marcado para Outubro.

ALDEIA DO COLMEAL PODE VIRAR PÓLO TURÍSTICO

Escrito por Ricardo Cordeiro/RCM em 2009-05-15 09:43:03

ALDEIA DO COLMEAL PODE VIRAR PÓLO TURÍSTICO

Antigos habitantes da sede da freguesia do Colmeal foram despejados por ordem do tribunal em 1957. Desenvolver um plano estratégico para averiguar da possibilidade da aldeia do Colmeal poder vir a ser um pólo de atracção turística é a principal missão de um grupo de trabalho nomeado pela Assembleia Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo no final de Abril. O presidente do município não tem dúvidas das potencialidades desta freguesia sem habitantes que tem a particularidade de por lá ter vivido a mãe de Pedro Alvares Cabral.

CASTELO BRANCO: CIDADE VAI TER CENTRO DE CULTURA CONTEMPORÂNEA

Escrito por Diário XXI/RCM em 2009-05-15 11:42:16

CASTELO BRANCO: CIDADE VAI TER CENTRO DE CULTURA CONTEMPORÂNEA

O Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco vai ser construído no centro da cidade, uma estrutura cultural que, dentro de dois anos, deverá projectar toda a região. O projecto de arquitectura é da autoria de Josep Luís Mateo, autor da actual zona central de Castelo Branco, requalificada no âmbito do programa Polis.

IDANHA-A-NOVA: PROJECTO DE ANIMAÇÃO DE RUA QUER REGRESSAR À ÉPOCA MEDIEVAL

Escrito por RCM em 2009-05-14 10:30:43

IDANHA-A-NOVA: PROJECTO DE ANIMAÇÃO DE RUA QUER REGRESSAR À ÉPOCA MEDIEVAL

A Associação de Juventude de Idanha-a-Nova, através do seu grupo de teatro Ajitar, quer concretizar um novo projecto, que se baseia na animação de rua medieval. A associação está por isso a recrutar pessoas, que tenham gosto e motivação por este tipo de iniciativas e que estejam dispostas a colaborar a título remunerado. Esta animação servirá posteriormente para apresentações em festivais, encontros ou eventos relacionados com a temática, que decorrem por diversos locais do país.

COVILHÃ: CENTRO HOSPITALAR ENTREGA 50 MOTAS A FUNCIONÁRIOS PARA DEIXAREM O CARRO EM CASA

Escrito por Lusa /RCM em 2009-05-12 02:02:56

COVILHÃ: CENTRO HOSPITALAR ENTREGA 50 MOTAS A FUNCIONÁRIOS PARA DEIXAREM O CARRO EM CASA

O Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) entregou esta semana as primeiras 50 motorizadas do programa de mobilidade. Até Junho, a administração espera entregar mais de uma centena. “Com as cidades atafulhadas de carros, estas motos significam maior mobilidade. Mas o nosso pensamento está essencialmente no ambiente. Sabemos que a poluição com motorizadas deste tipo é nitidamente inferior à de um carro”, destacou João Casteleiro.

CASO COVA DA BEIRA: JOSÉ SÓCRATES CHAMADO A DEPOR

Escrito por Sol/RCM em 2009-05-08 12:40:14

CASO COVA DA BEIRA: JOSÉ SÓCRATES CHAMADO A DEPOR

O primeiro-ministro foi arrolado como testemunha de Ana Maria Simões, acusada de corrupção passiva e branqueamento de capitais no caso da Cova da Beira. O processo começou com denúncias de corrupção contra José Sócrates, mas as suspeitas foram arquivadas por falta de provas. A primeira sessão do julgamento está marcada para o próximo dia 14 de Outubro.

SEIA: BEIRALÃ E ARA DESPEDEM 150 TRABALHADORES

Escrito por Lusa/RCM em 2009-05-07 11:16:56

SEIA: BEIRALÃ E ARA DESPEDEM 150 TRABALHADORES

A empresa de lanifícios Beiralã anunciou o despedimento a mais 120 trabalhadores, disse à agência Lusa, Carlos João, presidente do Sindicato dos Têxteis da Beira Alta, afirmando que os trabalhadores tiveram conhecimento do despedimento por carta individual. Carlos João revelou ainda que a fábrica de calçado ARA, o maior empregador de Seia, vai despedir mais 30 trabalhadores.

CULTURA: CONCERTOS E ESPECTÁCULOS EM CASTELO BRANCO ATÉ 6 DE JUNHO

Escrito por RCM em 2009-05-06 02:04:33

CULTURA: CONCERTOS E ESPECTÁCULOS EM CASTELO BRANCO ATÉ 6 DE JUNHO

Começa hoje a 15ª edição do Festival Internacional de Música de Castelo Branco - Primavera Musical. 'Como tem sido característico no Festival, vamos proporcionar a algumas freguesias a possibilidade de serem integradas no programa', refere Carlos Semedo, director artístico. O guitarrista escocês Martin Taylor, o quarteto de cordas Quatuor Psophos, vencedor do Concurso de Bordéus (França), e o grupo de percussão Drumming são alguns dos destaques da organização.

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |

FEIRA RAIANA EM IDANHA-A-NOVA

Facebook

Escrito por RCM em 2019-03-20 13:02:51

FEIRA RAIANA EM IDANHA-A-NOVA

IADNHA-A-NOVA ACOLHE MAIS UMA EDIÇÃO DA FEIRA RAIANA

Ler mais

NOVO ANO – MELHORES DIAS PARA AS RÁDIOS LOCAIS?

Facebook

Escrito por RCM em 2018-12-31 16:34:21

NOVO ANO – MELHORES DIAS PARA AS RÁDIOS LOCAIS?

  Sendo a radiodifusão um serviço cultural de interesse público não tem merecido o devido reconhecimento pelo Estado Português, sendo até praticamente ignorado nos últimos anos.  Poderá dizer-se numa óptica optimista que o sector está estabilizado, mas também não será incorrecto afirmar que ele se encontra estagnado. É bom ter a noção da realidade. O Estado parece apostado na “morte lenta” das micro e pequenas empresas, onde se incluem a maioria das rádios portuguesas. Foi, aliás, aproveitando as leis desfavoráveis para as rádios, mas altamente benéficas para os representantes do direito de autor e direitos conexos, que a PassMúsica desencadeou uma ofensiva perante as rádios locais para além de tudo o que é razoável. Continua a ser correcto e actual afirmar-se que as rádios locais se encontram confrontadas com quatro grandes ameaças: 1. Ofensiva da PassMúsica, referente aos direitos conexos; 2. Constrangimentos causados pelo Estado, nomeadamente, excesso de regulamentação, regulação e fiscalização; 3. Dificuldades de mercado, causadas pela crise económica, sem perspécticas de regressão; 4. Concorrência de novos meios tecnológicos, através da internet. A Rádio Clube de Monsanto desde sempre tem sobrevivido com graves dificuldades financeiras e carência de recursos humanos, próprias duma aldeia do interior profundo. Esperamos que no Novo Ano de 2019 a situação melhore um pouquinho…para podermos comemorar os 34 anos ao serviço do Regionalismo e da Música Portuguesa, na sua companhia amiga. Vamos resistir enquanto tivermos forças, em homenagem e preito de reconhecimento ao nosso fiel auditório, que muito nos tem ajudado desde 1985. Bem hajam e votos de excelente Ano Novo, sobretudo com saúde, paz, esperança e luz, não esquecendo as comunidades da diáspora, que nos acompanham, em todo o mundo, através do nosso site www.radiomonsanto.pt já com 9.397.034 de visitas.  

Ler mais

IDANHA APROVA ORÇAMENTO DE 24 MILHÕES PARA 2019

Facebook

Escrito por RCM em 2018-12-03 10:10:07

IDANHA APROVA ORÇAMENTO DE 24 MILHÕES PARA 2019

  A Câmara de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, aprovou a proposta de orçamento para 2019, no valor de 24 milhões de euros, mais dois milhões face ao orçamento deste ano, foi hoje anunciado. O orçamento foi aprovado por maioria pelo executivo de maioria socialista, com o voto contra do vereador do PSD. Segundo o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, o orçamento para 2019 reflecte o investimento na captação de programas comunitários que o executivo conseguiu durante este ano. "2019 será um ano de muita exigência para a concretização dos projectos que temos em curso, nomeadamente no âmbito da economia verde e na afirmação de Idanha-a-Nova como biorregião", disse. O autarca adianta que vai ser um orçamento de continuidade e de afirmação da estratégia definida pelo município em áreas como a social ou a economia, com destaque para sectores como a educação, saúde e habitação. "Estamos apostados na captação de empresas inovadoras no sentido de criar mais riqueza e emprego e trazer e fixar mais famílias para o concelho", sustentou. Armindo Jacinto sublinha ainda o "forte investimento" que vai ser feito na habitação, sobretudo com a implementação de planos de acção para a reabilitação urbana em todas as freguesias de Idanha-a-Nova e não apenas na sede de concelho.  

Ler mais

NÃO QUEREMOS SUBSÍDIOS DO ESTADO.

Facebook

Escrito por RCM em 2018-11-29 15:15:28

NÃO QUEREMOS SUBSÍDIOS DO ESTADO.

SENHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA NÓS, COMO RÁDIO LOCAL, NÃO QUEREMOS SUBSÍDIOS DO ESTADO. ................................................................................................. Queremos tão só e apenas que não nos castiguem com taxas e taxinhas, e cada dia com mais e mais exigências, inadmissíveis e absolutamente injustificadas. Até porque prestamos um SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA.   A Rádio Clube de Monsanto – A VOZ DA PORTUGALIDADE - tem um historial de 33 anos de sobrevivências com as maiores dificuldades financeiras e graves carências de recursos humanos. Simplesmente porque teimamos em resistir neste interior profundo e abandonado pelos mandantes do poder nacional e local. Estamos também a pagar o preço de sempre ter querido estar ao lado dos mais humildes, dos que lutam pela liberdade e pelos seus elementares direitos a uma digna vivência social. A liberdade é muito bonita…mas tem-nos dado muitas chatices. Mas queremos continuar a ser livres. Só não sabemos até quando temos forças para nos aguentar nesta dura batalha. Mas duma coisa temos a certeza: SÓ CAIREMOS DE PÉ. E se verdadeiramente quer ajudar a Comunicação Social, senhor Presidente da República, faça chegar este nosso angustiante apelo ao Governo que o senhor Professor Marcelo Rebelo de Sousa “teima em trazer ao colo”, com todo o devido respeito que nos merece o Supremo Magistrado da Nação.

Ler mais

O MADEIRO EM PENAMACOR

Facebook

Escrito por RCM em 2018-11-22 09:36:09

O MADEIRO EM PENAMACOR

  Recorde-se o Penamacor Vila Madeiro ganhou fama de ser o maior do país. Todos os anos, com o aproximar do Natal, por todas as freguesias do concelho, os jovens em idade de cumprir o serviço militar unem-se para cortar e transportar os troncos que alimentarão a fogueira para aquecer o Menino Jesus. O grande monte de madeira, depositado no adro da igreja, é ateado ao cair da noite do dia 24, à excepção de Penamacor, que arde de 23 para 24, e mantém-se aceso durante vários dias. Depois da ceia de Natal, a população reúne-se em redor da fogueira, num gesto ritual de fraterno encontro. Em Penamacor, a chegada do Madeiro tem data marcada e o acto assume foros de festividade. De facto, no dia 8 de Dezembro, a população acorre generosamente à rua para saudar o cortejo de tractores e reboques, em número que procura sempre bater o antecedente, onde os jovens do ano, dantes só os rapazes e agora também as raparigas, empoleirados nos troncos, atiram à rebatina os frutos do ramo de laranjeira que a praxe manda trazer, cantando acompanhados à concertina.      

Ler mais

Mais Notícias

© Rádio Clube de Monsanto 2019 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line