Arquivo de Notícias

CASTELO BRANCO: MAIS AMBULÂNCIAS PARA REFORÇAR RESPOSTA PRÉ HOSPITALAR À POPULAÇÃO DO DISTRITO

Escrito por RCM em 2009-05-20 12:26:20

CASTELO BRANCO: MAIS AMBULÂNCIAS PARA REFORÇAR RESPOSTA PRÉ HOSPITALAR À POPULAÇÃO DO DISTRITO

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) activou esta semana três ambulâncias em Fratel (Vila Velha de Ródão), Oleiros e Sertã. Com a entrada em funcionamento das viaturas, o sul do distrito de Castelo Branco 'vê reforçada a resposta pré-hospitalar à população com maior eficácia na resposta às emergências, nomeadamente no socorro às vítimas de acidentes de viação', disse Abílio Gomes, presidente do INEM. A entrega das ambulâncias foi feita na segunda-feira no Governo Civil de Castelo Branco.

OPWAY MODERNIZA SUB-TROÇO DA LINHA DA BEIRA BAIXA

Escrito por Lusa/RCM em 2009-05-19 12:28:19

OPWAY MODERNIZA SUB-TROÇO DA LINHA DA BEIRA BAIXA

A Opway Engenharia vai proceder à modernização de um sub-troço de 33 quilómetros da linha da Beira Baixa, entre Vale de Prazeres e a estação da Covilhã, num investimento de 27 milhões de euros. O prazo de execução da empreitada é de 21 meses e inclui intervenções nas estações do Fundão, Tortosendo e Covilhã. Estas estações vão ter alterações nas infra-estruturas de apoio aos passageiros, além da construção ou remodelação das plataformas e beneficiação dos edifícios existentes.

PROCESSOS E CONTRATOS DO CASO COVA DA BEIRA FORAM DESTRUÍDOS ILEGALMENTE

Escrito por Público/RCM em 2009-05-18 01:03:39

PROCESSOS E CONTRATOS DO CASO COVA DA BEIRA FORAM DESTRUÍDOS ILEGALMENTE

A totalidade dos processos de fundos comunitários da Intervenção Operacional Ambiente do 2.º Quadro Comunitário de Apoio foi ilegalmente destruída em 2007, por decisão da Autoridade de Gestão do Programa Operacional do Ambiente. Entre os projectos cuja documentação foi eliminada encontra-se o da construção e concessão da Estação de Resíduos Sólidos Urbanos da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB), cuja adjudicação ao grupo HLC está no centro de um processo de corrupção que tem julgamento marcado para Outubro.

ALDEIA DO COLMEAL PODE VIRAR PÓLO TURÍSTICO

Escrito por Ricardo Cordeiro/RCM em 2009-05-15 09:43:03

ALDEIA DO COLMEAL PODE VIRAR PÓLO TURÍSTICO

Antigos habitantes da sede da freguesia do Colmeal foram despejados por ordem do tribunal em 1957. Desenvolver um plano estratégico para averiguar da possibilidade da aldeia do Colmeal poder vir a ser um pólo de atracção turística é a principal missão de um grupo de trabalho nomeado pela Assembleia Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo no final de Abril. O presidente do município não tem dúvidas das potencialidades desta freguesia sem habitantes que tem a particularidade de por lá ter vivido a mãe de Pedro Alvares Cabral.

CASTELO BRANCO: CIDADE VAI TER CENTRO DE CULTURA CONTEMPORÂNEA

Escrito por Diário XXI/RCM em 2009-05-15 11:42:16

CASTELO BRANCO: CIDADE VAI TER CENTRO DE CULTURA CONTEMPORÂNEA

O Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco vai ser construído no centro da cidade, uma estrutura cultural que, dentro de dois anos, deverá projectar toda a região. O projecto de arquitectura é da autoria de Josep Luís Mateo, autor da actual zona central de Castelo Branco, requalificada no âmbito do programa Polis.

IDANHA-A-NOVA: PROJECTO DE ANIMAÇÃO DE RUA QUER REGRESSAR À ÉPOCA MEDIEVAL

Escrito por RCM em 2009-05-14 10:30:43

IDANHA-A-NOVA: PROJECTO DE ANIMAÇÃO DE RUA QUER REGRESSAR À ÉPOCA MEDIEVAL

A Associação de Juventude de Idanha-a-Nova, através do seu grupo de teatro Ajitar, quer concretizar um novo projecto, que se baseia na animação de rua medieval. A associação está por isso a recrutar pessoas, que tenham gosto e motivação por este tipo de iniciativas e que estejam dispostas a colaborar a título remunerado. Esta animação servirá posteriormente para apresentações em festivais, encontros ou eventos relacionados com a temática, que decorrem por diversos locais do país.

COVILHÃ: CENTRO HOSPITALAR ENTREGA 50 MOTAS A FUNCIONÁRIOS PARA DEIXAREM O CARRO EM CASA

Escrito por Lusa /RCM em 2009-05-12 02:02:56

COVILHÃ: CENTRO HOSPITALAR ENTREGA 50 MOTAS A FUNCIONÁRIOS PARA DEIXAREM O CARRO EM CASA

O Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) entregou esta semana as primeiras 50 motorizadas do programa de mobilidade. Até Junho, a administração espera entregar mais de uma centena. “Com as cidades atafulhadas de carros, estas motos significam maior mobilidade. Mas o nosso pensamento está essencialmente no ambiente. Sabemos que a poluição com motorizadas deste tipo é nitidamente inferior à de um carro”, destacou João Casteleiro.

CASO COVA DA BEIRA: JOSÉ SÓCRATES CHAMADO A DEPOR

Escrito por Sol/RCM em 2009-05-08 12:40:14

CASO COVA DA BEIRA: JOSÉ SÓCRATES CHAMADO A DEPOR

O primeiro-ministro foi arrolado como testemunha de Ana Maria Simões, acusada de corrupção passiva e branqueamento de capitais no caso da Cova da Beira. O processo começou com denúncias de corrupção contra José Sócrates, mas as suspeitas foram arquivadas por falta de provas. A primeira sessão do julgamento está marcada para o próximo dia 14 de Outubro.

SEIA: BEIRALÃ E ARA DESPEDEM 150 TRABALHADORES

Escrito por Lusa/RCM em 2009-05-07 11:16:56

SEIA: BEIRALÃ E ARA DESPEDEM 150 TRABALHADORES

A empresa de lanifícios Beiralã anunciou o despedimento a mais 120 trabalhadores, disse à agência Lusa, Carlos João, presidente do Sindicato dos Têxteis da Beira Alta, afirmando que os trabalhadores tiveram conhecimento do despedimento por carta individual. Carlos João revelou ainda que a fábrica de calçado ARA, o maior empregador de Seia, vai despedir mais 30 trabalhadores.

CULTURA: CONCERTOS E ESPECTÁCULOS EM CASTELO BRANCO ATÉ 6 DE JUNHO

Escrito por RCM em 2009-05-06 02:04:33

CULTURA: CONCERTOS E ESPECTÁCULOS EM CASTELO BRANCO ATÉ 6 DE JUNHO

Começa hoje a 15ª edição do Festival Internacional de Música de Castelo Branco - Primavera Musical. 'Como tem sido característico no Festival, vamos proporcionar a algumas freguesias a possibilidade de serem integradas no programa', refere Carlos Semedo, director artístico. O guitarrista escocês Martin Taylor, o quarteto de cordas Quatuor Psophos, vencedor do Concurso de Bordéus (França), e o grupo de percussão Drumming são alguns dos destaques da organização.

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |

FESTIVAL GIACOMETTI

Facebook

Escrito por RCM em 2019-05-14 15:11:05

FESTIVAL GIACOMETTI

FESTIVAL DE HOMENAGEM A MICHEL GIACOMETTI EM FERREIRA DO ALENTEJO – 30 de Maio a 2 de Junho MÚSICA, GASTRONOMIA, ARTES & OFÍCIOS, DANÇA, ANTROPOLOGIA E CINEMA. Este evento anual, acolhe para si desafios culturais ao chamar um espectacular cartaz nacional e internacional de várias expressões contemporâneas, fazendo co-habitar tradição e atitude inovadora. O incontornável etno-musicólogo da salvaguarda da Cultura Popular Portuguesa, Michel Giacometti, oriundo da Córsega, deixou-nos um manancial de documentos fotográficos, sonoros e escritos, assim como uma extraordinária colecção de instrumentos musicais e objectos etnográficos, uma herança patrimonial determinante para o entendimento do contexto social, político e cultural do mundo português arcaico, infelizmente em desintegração.  Este homem tanto nos inspira e nos estimula na preservação da NOSSA TRADIÇÃO.   ………………………………………………………………   AS GUARDIÃS DA ARTE DE TOCAR ADUFE Dia 1 de Junho em Ferreira do Alentejo   Concerto pelas Adufeiras de Monsanto, numa interligação especial da artista Celina da Piedade, que toca também com dois grupos corais femininos de Ferreira do Alentejo e com o seu convidado especial Tim (vocalista dos Xutos e Pontapés), que invulgarmente vai tocar viola campaniça. O icónico Tim dos Xutos e Pontapés, diz estar encantado de se juntar às Adufeiras de Monsanto, tanto mais que vai ser um momento triunfal pois estarão dois grupos femininos de cante alentejano também em cima do palco.  O grupo das Adufeiras de Monsanto é reconhecido internacionalmente e faz jus às suas raízes nas tradições ancestrais da Aldeia Mais Portuguesa, uma terra rica em lendas ligadas aos rituais da Primavera.  Promovendo o extraordinário património cultural de Monsanto com os seus fatos coloridos, canções e ritmos do adufe, um instrumento feminino por excelência que trespassou contextos religiosos e teve a sua proliferação na Península Ibérica nos séculos XI e XII.  Na sua constituição actual, as Adufeiras de Monsanto, oferecem um autêntico privilégio para os que assistem às suas actuações. A não perder pelas 21:30 na PRAÇA COMENDADOR INFANTE PASSANHA EM FERREIRA DO ALENTEJO.

Ler mais

FESTIVAL DA FLORES EM ALDEIA DE SANTA MARGARIDA

Facebook

Escrito por RCM em 2019-05-05 14:12:17

FESTIVAL DA FLORES EM ALDEIA DE SANTA MARGARIDA

Ler mais

PÁGINAS DAS HISTÓRIA DA RÁDIO DA PORTUGALIDADE

Facebook

Escrito por RCM em 2019-05-02 19:32:20

PÁGINAS DAS HISTÓRIA DA RÁDIO DA PORTUGALIDADE

  Rádio Clube de Monsanto há 34 anos ao Serviço do Território da Idanha, no País e no Mundo. “O nosso passado é a nossa MEMÓRIA e o que a nossa MEMÓRIA não guarda nunca ocorreu ainda que tenha ocorrido”.

Ler mais

FESTA DA DIVINA SANTA CRUZ EM MONSANTO

Facebook

Escrito por CMIN em 2019-04-30 14:43:54

FESTA DA DIVINA SANTA CRUZ EM MONSANTO

Ler mais

CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE FERNANDO NAMORA

Facebook

Escrito por RCM em 2019-04-17 13:01:43

CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE FERNANDO NAMORA

NO CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE FERNANDO NAMORA UM TESTEMUNHO DE AFONSO ALMEIDA BRANDÃO     Na sua fase inicial de vida é sabido que ainda chegou a exercer Medicina cerca de um ano. Posteriormente, a sua veia de Escritor falou mais forte e acabaria por escrever vários Livros excepcionais que deixaria a Título Póstumo. Conheci o Fernando Namora nos inícios da Década de 80 Anos, da 2º Metade do Séc. XX.   Ele no Inverno refugiava-se na aldeia do Magoito (localidade a cerca de 10 Km. de Sintra), na Vivenda do dono da Editora das EDIÇÕES 70, para escrever. Chegava a ficar por lá 3 a 4 meses alojado. Vinha à Vila almoçar por volta das 15 horas (sempre no Café Lé) e, à noite, ficava por casa a ver TV, outras vezes a ouvir Música Clássica ou a escrever. Invariavelmente, bebia um Chá acompanhado de uma Torradas. Deitava-se, regra geral, entre as 3 e as 4 horas da madrugada.    Eu e o Eng. Eduardo Silva --- o dono das EDIÇÕES 70, à época --- cedia-lhe a sua Vivenda gratuitamente para ele escrever. Raro era o dia em que nós os três não estávamos juntos. EU vivia no Magoito com a minha ex-Mulher (e que por lá continua) e o Eduardo vinha de Lisboa ao Magoito, todos os dias, e ficava instalado na Residencial Central, do velho Nuro Gulamhussen, um comerciante de nacionalidade indiana, mas naturalizado português há muitos anos.      Estas estadias do Fernando Namora, no Inverno, na Aldeia do Magoito, foram frequentes ao longo de vários anos. A Amizade entre AMBOS (Escritor e Editor) era uma Amizade antiga de tempos de Escola e Meninice). Recordo, com saudade, estes encontros.Já lá vão quase 40 Anos, como o Tempo passa, Meu Deus!   Por vezes EU e o Eduardo íamos visitá-lo à noite. Do Centro da Aldeia e do Café onde estávamos, à casa onde se encontrava o Fernando Namora, eram 600 metros, mais coisa-menos coisa. Aparecíamos de surpresa e ele ficava feliz por nos ver.    Numa certa noite chegou mesmo a desabafar: «Ainda bem que vocês apareceram. Estou sem paciência para escrever, não sai nada de jeito... Vamos comemorar, ouvir música e conversar. A escrita fica para amanhã...». E os três acabávamos, assim, por entrar pela Noite dentro, ao som de música Clássica (na maioria das vezes, com trechos de Chopin), tendo como única companhia uma garrafa de Whisky.Velho -- 12 Anos, um pacote de Bolacha Maria e muita conversa animada e bem disposta.   Ambos já não estão entre nós, infelizmente.Tenho Saudades, imensas Saudades deles e daquele Tempo.  São tempos que não voltam mais... nunca mais... Ficaram "enterrados" no Passado...   Recordo-os, agora e hoje, com os olhos marejados de lágrimas, estes dois bons Amigos Nobres --- e que faziam o favor de me aturar e acolher nos seus convívios e serões inesquecíveis...   Paz à Vossa Alma e até um Dia!   Afonso Almeida Brandão

Ler mais

Mais Notícias

© Rádio Clube de Monsanto 2019 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line