Arquivo de Notícias

DIA DO CORAÇÃO: DEZ MIL FATIAS DE PÃO PARA FAZER BEM AO CORAÇÃO

Escrito por Lusa/RCM em 2009-05-29 02:16:24

DIA DO CORAÇÃO: DEZ MIL FATIAS DE PÃO PARA FAZER BEM AO CORAÇÃO

Dez mil fatias de pão irão cobrir um coração gigante, com seis metros de altura, no Museu do Pão, em Seia, para comemorar o Dia do Coração, que se assinala domingo, e promover uma alimentação saudável. A iniciativa vai decorrer durante um almoço saudável, constituído por sopa, carne de frango, saladas e legumes e uma sobremesa de arroz doce à moda da Beira, organizado pelo Museu do Pão, em parceria com a Fundação Portuguesa de Cardiologia.

CIPRIANO PEDE IGUALDADE PARA JOVENS DESPORTISTAS E OS QUE SE DEDICAM À CULTURA

Escrito por Lusa/RCM em 2009-05-29 12:28:10

CIPRIANO PEDE IGUALDADE PARA JOVENS DESPORTISTAS E OS QUE SE DEDICAM À CULTURA

O presidente da Associação Cultural da Beira Interior (ACBI), Luís Cipriano, pediu à Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República “o fim de discriminações”, entre os jovens que praticam desporto e os que se dedicam à cultura. Numa exposição dirigida à comissão e aos presidentes dos grupos parlamentares, a que a Agência Lusa teve acesso, o maestro alerta para o facto de os jovens que praticam música, nomeadamente em eventos internacionais, não terem qualquer protecção escolar relativamente a faltas e à marcação de testes.

IDANHA-A-NOVA: JORNALISTA DA RTP FALA DA GUERRA EM ÁFRICA

Escrito por Diário XXI/RCM em 2009-05-28 11:39:30

IDANHA-A-NOVA: JORNALISTA DA RTP FALA DA GUERRA EM ÁFRICA

Em Idanha-a-Nova, a Escola EB 2,3 José Silvestre Ribeiro, em parceria com a Biblioteca Municipal, está a promover iniciativas em torno do tema “A Guerra em África (1961-1974)”. Um dos destaques do programa está marcado para esta sexta-feira, dia em que o estabelecimento de ensino recebe uma palestra com Joaquim Furtado, jornalista da RTP, e com alguns testemunhos de familiares de alunos que viveram ou combateram em África durante este período. A sessão irá decorrer a partir das 14h50.

COVILHÃ: COMEÇOU HOJE O JULGAMENTO DO CASO DO HOMEM QUE MORREU AMARRADO

Escrito por Lusa/RCM em 2009-05-28 11:37:52

COVILHÃ: COMEÇOU HOJE O JULGAMENTO DO CASO DO HOMEM QUE MORREU AMARRADO

A primeira sessão do julgamento da morte de João Inácio, encontrado amarrado à entrada de um café em Outubro de 2007, passou hoje pelo local do crime, para espanto dos habitantes da Borralheira de Orjais, na Covilhã. O homem de 42 anos e residente na aldeia, também conhecida como Borralheira do Teixoso (freguesia a que pertence), foi encontrado morto na manhã de 28 de Outubro de 2007, amarrado à porta do café onde se embriagou na companhia de alguns dos arguidos.

CASTELO BRANCO: ESCULTOR ESCOLHE PESSOA E CAMÕES PARA MOEDA DE 2,5 EUROS

Escrito por Lusa /RCM em 2009-05-26 02:53:35

CASTELO BRANCO: ESCULTOR ESCOLHE PESSOA E CAMÕES PARA MOEDA DE 2,5 EUROS

Fernando Pessoa e Camões foram escolhidos pelo escultor José Simão para ilustrar a nova moeda de colecção de 2,5 euros que hoje entra em circulação, explicou o autor à Agência Lusa. "Tentei encontrar os autores que podiam simbolizar com maior eficácia a língua portuguesa numa pesquisa com o apoio de Natividade Pires, especialista em literatura", professora no Instituto Politécnico de Castelo Branco, disse o escultor José Simão, colega da docente no estabelecimento de ensino superior.

ESPÓLIO DO PADRE JOÃO PIRES CAMPOS DOADO À CÂMARA DE IDANHA-A-NOVA

Escrito por RCM em 2009-05-26 02:11:55

ESPÓLIO DO PADRE JOÃO PIRES CAMPOS DOADO À CÂMARA DE IDANHA-A-NOVA

O Município de Idanha-a-Nova recebeu o espólio documental, artístico, biblioteca e imóveis, do Padre João Pires de Campos de Penha Garcia. Como contrapartida o doador vai ser acompanhado em vida, pela Município de Idanha-a-Nova, quer ao nível de cuidados médicos, de higiene e alimentação.

CARTÃO DO CIDADÃO: NOVO DOCUMENTO SERÁ SUFICIENTE PARA VOTAR MESMO SEM NÚMERO DE ELEITOR

Escrito por Lusa/RCM em 2009-05-25 02:10:22

CARTÃO DO CIDADÃO: NOVO DOCUMENTO SERÁ SUFICIENTE PARA VOTAR MESMO SEM NÚMERO DE ELEITOR

O Cartão de Cidadão vai ser necessário para votar nas próximas eleições apenas como documento de identificação, visto não agregar o cartão de eleitor, ao contrário do que se previa inicialmente. Fonte do Gabinete da Secretária de Estado da Modernização Administrativa divulgou à Lusa que mais de um milhão de cidadãos já possui o Cartão de Cidadão, documento que veio substituir o bilhete de identidade, o cartão de utente dos serviços de saúde, o cartão do contribuinte e o cartão de beneficiário da Segurança Social.

FORNOS DE ALGODRES: PASTOR ESCRAVIZADO DURANTE 15 ANOS POR UM AGRICULTOR

Escrito por Diário de Notícias/RCM em 2009-05-22 11:53:53

FORNOS DE ALGODRES: PASTOR ESCRAVIZADO DURANTE 15 ANOS POR UM AGRICULTOR

Luís Carlos, de 58 anos, terá vivido cativo por um agricultor de Quintela, que lhe batia e não lhe pagava. Sempre que fugia, o homem ia buscá-lo. Da última vez que desapareceu, o agricultor que agora lhe dava trabalho fez queixa à GNR. A Judiciária libertou-o. O pastor diz que está feliz.

CASTELO BRANCO: TIBÓRNIA GIGANTE NA BIENAL DO AZEITE SERVE DE “RAMPA DE LANÇAMENTO” PARA O GUINNESS

Escrito por Lusa/RCM em 2009-05-21 11:28:59

CASTELO BRANCO: TIBÓRNIA GIGANTE NA BIENAL DO AZEITE SERVE DE “RAMPA DE LANÇAMENTO” PARA O GUINNESS

Em Castelo Branco, a Bienal do Azeite 2009 de 29 a 31 de Maio vai apresentar uma tibórnia gigante com 12 metros de comprimento. A organização tem em vista uma futura candidatura ao Guiness Book, o livro dos recordes. O pão torrado embebido em azeite é a base de qualquer tibórnia. Na bienal vão ser servidos 12 metros com sete variedades de pão e outras tantas de acompanhamento, revelou a cozinheira Etelvina Diogo à agência Lusa enquanto treinava a sua preparação.

GUARDA: VEÍCULOS DE COMBATE A FOGOS EQUIPADOS COM SISTEMA DE LOCALIZAÇÃO

Escrito por Lusa/RCM em 2009-05-20 12:41:57

GUARDA: VEÍCULOS DE COMBATE A FOGOS EQUIPADOS COM SISTEMA DE LOCALIZAÇÃO

Os bombeiros do distrito da Guarda estão equipados com um sistema de localização de veículos operacionais, que facilita «o controlo das decisões» e aumenta a segurança no terreno, disse hoje à Agência Lusa o comandante operacional distrital (CODIS). Segundo António Fonseca, o equipamento foi adquirido no âmbito de uma candidatura comunitária, no valor de 325.500 euros, financiada em 75 por cento, e já se encontra instalado em 110 veículos de combate a incêndios florestais de todas as corporações do distrito da Guarda.

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |

Portugal Ultramarathon Beira Baixa conta já com 10 nacionalidades

Facebook

Escrito por RCM em 2018-06-22 19:50:36

Portugal Ultramarathon Beira Baixa conta já com 10 nacionalidades

  A IV edição do desafio decorrerá de 26 a 29 de julho de 2018 O desafio que transcende os limites físicos e psicológicos de quem participa nesta aventura continua a ter reflexos além-fronteiras. Nesta IV edição do evento, de 26 a 29 de julho de 2018, estarão presentes atletas de 10 nacionalidades diferentes, sendo 60% estrangeiros. Brasil, Espanha, Luxemburgo, EUA, Argentina, Dinamarca, França, Japão são alguns dos países que compões o leque de participantes da Portugal Ultramarathon Beira Baixa 2018. Este desafio, das maiores distâncias do mundo, atravessa uma natural paisagem, percorrendo concelhos como Penamacor, Idanha-a-Nova, Vila Velha de Rodão, Proença-a-Nova, Oleiros e Castelo Branco, em Portugal. Um percurso com 281 km desenhado por trilhos florestais e pedestres, caminhos rurais e estradas de asfalto, com passagem pelo Geopark Naturtejo, castelos, Aldeias de Xisto e praias fluviais. Um duro desafio físico que os inscritos terão que concluir, guiados por GPS, no máximo em 66 horas. Inspirada na prova estadunidense Bardwater e na brasileira BR135+, a Portugal Ultramarathon relaciona-se pelas condições climatéricas similares, em que alguns locais de prova as temperaturas sobem muito facilmente acima dos 40ºC. Uma viagem de conhecimento do próprio eu e de um território! As inscrições estão a decorrer em http://horizontes.pt/2018/index.php/produto/kit-pt281/ e a participação poderá ser feita de forma individual, em dupla, tripla ou quadra.    

Ler mais

COMEMORAÇÕES DO DIA DE PORTUGAL NOS EUA

Facebook

Escrito por RCM em 2018-06-03 11:33:14

COMEMORAÇÕES DO DIA DE PORTUGAL NOS EUA

PARTICIPAÇÃO DAS ADUFEIRAS DE MONSANTO por convite do Cônsul de Portugal em Newark-Estados Unidos da América, senhor Doutor Pedro Oliveira     Dia 8 Actuação de 20 minutos nas Nações Unidas; Actuação de 15 minutos no New Jersey Performing Arts Center - o principal centro cultural de Nova Jérsia - Primeira cidade e maior centro da comunidade portuguesa nos EUA.   Dia 9 Actuação de 20 minutos em Bethlelem, Pensilvânia; Actuação de 30 minutos no Sport Club Português, Newark   Dia 10 Participação na parada do Dia de Portugal; Actuação de 30 minutos no Festival de Folklore  

Ler mais

O PRESIDENTE MARCELO DEFENDE NECESSIDADE DE ACORDO ENTRE AUTORES E RÁDIOS QUANTO A MÚSICA

Facebook

Escrito por RCM em 2018-05-27 12:18:54

O PRESIDENTE MARCELO DEFENDE NECESSIDADE DE ACORDO ENTRE AUTORES E RÁDIOS QUANTO A MÚSICA

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu a necessidade de um acordo entre a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA e Direitos Conexos) e as rádios, em questão de música, e sobre a importância de uma “comunicação social forte”. Ontem, no encerramento do Congresso da Associação Portuguesa de Radiodifusão, em declarações aos jornalistas, o Chefe de Estado indicou ter participado no evento para dar um “abraço de solidariedade e também a esperança de haver um acordo”. “Se é possível haver um acordo com a SPA em relação a outros autores, tem de haver um acordo em relação aos autores no domínio da música. Sabemos que não há rádio sem música e que pode ser incomportável uma solução sem acordo. E uma a uma, várias rádios começam a ter problemas graves, se as exigências nesse domínio forem também muito pesadas”, disse.  

Ler mais

MONSANTO VERDE MAIS UM PROJECTO INOVADOR APRESENTADO EM PARIS

Facebook

Escrito por CMIN em 2018-05-25 09:33:05

MONSANTO VERDE  MAIS UM PROJECTO INOVADOR APRESENTADO EM PARIS

O Município de Idanha-a-Nova esteve presente, com um stand, no Salão do Imobiliário e do Turismo Português em Paris, representado pelo presidente da autarquia, Armindo Jacinto. Esta presença, entre os dias 18 e 20 de Maio, foi organizada em parceria com o projecto inovador Monsanto Verde, que está a ser desenvolvido por investidores franceses na aldeia histórica de Monsanto e foi lançado oficialmente no salão parisiense. Este empreendimento captou a atenção do jornal francês “Le Figaro”, que destacou a criação de “uma quinta biológica com 40 moradias ecológicas disponíveis em 238 hectares”, num projecto que visa integrar todas as componentes do desenvolvimento sustentável, nomeadamente a economia colaborativa, funcional, societal, circular e ecológica. Em comunhão com a natureza, pretende-se criar um espaço social, ecológico e economicamente responsável que se venha a assumir como o empreendimento de desenvolvimento sustentável mais completo até hoje em Portugal. Mais informações em http://monsantoverde.com/. Durante os dias do Salão do Imobiliário, que contou com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, o Município de Idanha-a-Nova promoveu a estratégia para o concelho, nas suas diferentes vertentes, divulgando as potencialidades de um território com três selos UNESCO e que é a primeira Bio Região portuguesa. 

Ler mais

ESTAÇÃO BASE DO SIRESP EM MONSANTO

Facebook

Escrito por RCM em 2018-05-22 18:27:51

ESTAÇÃO BASE DO SIRESP EM MONSANTO

Foi hoje concluída a instalação de modernos equipamentos de ligação ao satélite. Mais um compromisso do SIRESP (Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal), no sentido de que as comunicações não irão falhar, e assim ser providenciada uma melhor protecção às populações.  

Ler mais

Mais Notícias

© Rádio Clube de Monsanto 2018 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line