Arquivo de Notícias

FUNDÃO: MENIR AJUDA A REDEFINIR RELAÇÕES CULTURAIS IBÉRICAS

Escrito por Lusa / RCM em 2009-07-29 12:47:04

FUNDÃO: MENIR AJUDA A REDEFINIR RELAÇÕES CULTURAIS IBÉRICAS

Um golpe de vista de agricultores do Fundão permitiu descobrir um menir que pode ajudar a redefinir relações culturais ibéricas na Idade do Bronze, há 3500 anos atrás, adiantaram à Agência Lusa os arqueólogos que estudam o achado. O bloco de granito com tonelada e meia, três metros de altura e meio metro de largura está esculpido de forma a parecer-se com um homem, com uma espada e uma espécie de machado duplo (chamado bi-ancoriforme) em relevo.

CONCENTRAÇÃO DE SERVIÇOS: ASAE EM FORÇA EM CASTELO BRANCO

Escrito por Lusa / RCM em 2009-07-29 12:44:37

CONCENTRAÇÃO DE SERVIÇOS: ASAE EM FORÇA EM CASTELO BRANCO

Castelo Branco vai concentrar a maior área de serviços de retaguarda da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) estando preparada para receber mais valências, garantiu terça-feira o secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor.

CASTELO DE ALFAIATES FECHADO AO PÚBLICO POR AMEAÇAR RUIR

Escrito por Lusa / RCM em 2009-07-29 12:41:19

CASTELO DE ALFAIATES FECHADO AO PÚBLICO POR AMEAÇAR RUIR

O castelo de Alfaiates, no concelho do Sabugal, classificado como monumento nacional, está fechado ao público desde 2005 por ameaçar ruir. «O extinto Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) mandou fechar o castelo por representar perigo para os visitantes visto que algumas pedras ameaçam desmoronar», disse à agência Lusa o presidente da Junta de Freguesia de Alfaiates, Francisco Baltazar.

FUNDÃO: NÚCLEO MUSEOLÓGICO DO SALGUEIRO APRESENTOU EM COIMBRA “O REBANHO DAS ESTRELAS”

Escrito por RCM em 2009-07-29 12:36:48

FUNDÃO: NÚCLEO MUSEOLÓGICO DO SALGUEIRO APRESENTOU EM COIMBRA “O REBANHO DAS ESTRELAS”

O Núcleo Museológico do Salgueiro, Três Povos, Fundão, apresentou no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra o projecto «O Rebanho das Estrelas». Trata-se de um filme, realizado por Alexandre Leonardo, onde se aborda o mundo dos saberes e dos sentires do território pastoril local.

PENAMACOR: ESPANHA CEDE 20 LINCES-IBÉRICOS PARA REPRODUÇÃO EM CATIVEIRO EM PORTUGAL

Escrito por Público / RCM em 2009-07-28 03:13:05

PENAMACOR: ESPANHA CEDE 20 LINCES-IBÉRICOS PARA REPRODUÇÃO EM CATIVEIRO EM PORTUGAL

Até ao final deste ano, Portugal deverá receber 20 exemplares de lince-ibérico (Lynx pardinus), vindos de três centros de reprodução em Espanha. O Fado, o Eucalipto, a Espiga e a Erika são alguns dos animais visados por um protocolo assinado ao início da tarde de hoje entre o ministro do Ambiente e a sua homóloga espanhola em Penamacor, junto à Reserva Natural da Malcata.

PENAMACOR: DISPUTA PELO MELHOR LUGAR PARA CARTAZ DA CAMPANHA JÁ METEU GNR

Escrito por Jornal de Notícias / RCM em 2009-07-28 12:58:46

PENAMACOR: DISPUTA PELO MELHOR LUGAR PARA CARTAZ DA CAMPANHA JÁ METEU GNR

A Câmara Municipal de Penamacor (maioria socialista) e a candidatura da oposição para as autárquicas estão a protagonizar uma polémica na disputa pelo melhor local para os cartazes de propaganda eleitoral da vila. O espaço fica mesmo em frente ao edifício da Câmara, ao lado do parque da feira, no centro da vila Penamacor, e que vários habitantes dizem ser o sítio "de maior visibilidade". No ano passado, foi o presidente, Domingos Torrão, quem lá pôs um 'outdoor' e o PS quer preservar o lugar.

DIA CONSERVAÇÃO NATUREZA: UTILIZADAS MENOS 10% DAS VERBAS

Escrito por Lusa / RCM em 2009-07-28 12:54:47

DIA CONSERVAÇÃO NATUREZA: UTILIZADAS MENOS 10% DAS VERBAS

Os agricultores solicitaram menos de 10 por cento das verbas disponíveis para Intervenções Territoriais Integradas (ITI) em zonas agrícolas da Rede Natura 2000, afirmou hoje o presidente do Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB).

BEIRA INTERIOR: RESIESTRELA INVESTE ATÉ 3 MILHÕES DE EUROS EM CENTRAL DE COMPOSTAGEM

Escrito por Lusa / RCM em 2009-07-28 12:50:55

BEIRA INTERIOR: RESIESTRELA INVESTE ATÉ 3 MILHÕES DE EUROS EM CENTRAL DE COMPOSTAGEM

A Resiestrela vai investir dois a três milhões de euros para requalificar a central de compostagem de resíduos do Fundão que trata o lixo de 14 municípios da Beira Interior, anunciou Carlos Pais, administrador-delegado da empresa.

PLANO DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO LIGA CASTELO BRANCO E GUARDA

Escrito por Lusa / RCM em 2009-07-24 01:06:24

PLANO DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO LIGA CASTELO BRANCO E GUARDA

Um parque de tecnologias da saúde e um centro de inovação agro-industrial são dois dos vários projectos no valor global de 11 milhões de euros que unem ensino superior e municípios dos distritos de Castelo Branco e Guarda. Os projectos formam o plano Inovação & Desenvolvimento. 'Que me lembre, nunca tinha havido uma candidatura com esta envergadura que juntasse todos estes parceiros', referiu à Agência Lusa, Ana Paula Duarte, vice-reitora da Universidade da Beira Interior para a Investigação e Inovação, que coordenou o trabalho.

CASTELO BRANCO: ASSOCIAÇÃO PROJECTA CENTRO PARA APOIO A JOVENS COM DEFICIÊNCIA

Escrito por Lusa / RCM em 2009-07-23 12:24:40

CASTELO BRANCO: ASSOCIAÇÃO PROJECTA CENTRO PARA APOIO A JOVENS COM DEFICIÊNCIA

A Associação de Apoio à Criança do Distrito de Castelo Branco (AACDCB) prepara a construção na cidade de um Centro de Actividades Ocupacionais e um Lar Residencial orçado em 1,2 milhões de euros. O projecto já existe, bem como o terreno, cedido desde 2002 pela Câmara Municipal de Castelo Branco.

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |

NOVO ANO – MELHORES DIAS PARA AS RÁDIOS LOCAIS?

Facebook

Escrito por RCM em 2018-12-31 16:34:21

NOVO ANO – MELHORES DIAS PARA AS RÁDIOS LOCAIS?

  Sendo a radiodifusão um serviço cultural de interesse público não tem merecido o devido reconhecimento pelo Estado Português, sendo até praticamente ignorado nos últimos anos.  Poderá dizer-se numa óptica optimista que o sector está estabilizado, mas também não será incorrecto afirmar que ele se encontra estagnado. É bom ter a noção da realidade. O Estado parece apostado na “morte lenta” das micro e pequenas empresas, onde se incluem a maioria das rádios portuguesas. Foi, aliás, aproveitando as leis desfavoráveis para as rádios, mas altamente benéficas para os representantes do direito de autor e direitos conexos, que a PassMúsica desencadeou uma ofensiva perante as rádios locais para além de tudo o que é razoável. Continua a ser correcto e actual afirmar-se que as rádios locais se encontram confrontadas com quatro grandes ameaças: 1. Ofensiva da PassMúsica, referente aos direitos conexos; 2. Constrangimentos causados pelo Estado, nomeadamente, excesso de regulamentação, regulação e fiscalização; 3. Dificuldades de mercado, causadas pela crise económica, sem perspécticas de regressão; 4. Concorrência de novos meios tecnológicos, através da internet. A Rádio Clube de Monsanto desde sempre tem sobrevivido com graves dificuldades financeiras e carência de recursos humanos, próprias duma aldeia do interior profundo. Esperamos que no Novo Ano de 2019 a situação melhore um pouquinho…para podermos comemorar os 34 anos ao serviço do Regionalismo e da Música Portuguesa, na sua companhia amiga. Vamos resistir enquanto tivermos forças, em homenagem e preito de reconhecimento ao nosso fiel auditório, que muito nos tem ajudado desde 1985. Bem hajam e votos de excelente Ano Novo, sobretudo com saúde, paz, esperança e luz, não esquecendo as comunidades da diáspora, que nos acompanham, em todo o mundo, através do nosso site www.radiomonsanto.pt já com 9.397.034 de visitas.  

Ler mais

IDANHA APROVA ORÇAMENTO DE 24 MILHÕES PARA 2019

Facebook

Escrito por RCM em 2018-12-03 10:10:07

IDANHA APROVA ORÇAMENTO DE 24 MILHÕES PARA 2019

  A Câmara de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, aprovou a proposta de orçamento para 2019, no valor de 24 milhões de euros, mais dois milhões face ao orçamento deste ano, foi hoje anunciado. O orçamento foi aprovado por maioria pelo executivo de maioria socialista, com o voto contra do vereador do PSD. Segundo o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, o orçamento para 2019 reflecte o investimento na captação de programas comunitários que o executivo conseguiu durante este ano. "2019 será um ano de muita exigência para a concretização dos projectos que temos em curso, nomeadamente no âmbito da economia verde e na afirmação de Idanha-a-Nova como biorregião", disse. O autarca adianta que vai ser um orçamento de continuidade e de afirmação da estratégia definida pelo município em áreas como a social ou a economia, com destaque para sectores como a educação, saúde e habitação. "Estamos apostados na captação de empresas inovadoras no sentido de criar mais riqueza e emprego e trazer e fixar mais famílias para o concelho", sustentou. Armindo Jacinto sublinha ainda o "forte investimento" que vai ser feito na habitação, sobretudo com a implementação de planos de acção para a reabilitação urbana em todas as freguesias de Idanha-a-Nova e não apenas na sede de concelho.  

Ler mais

NÃO QUEREMOS SUBSÍDIOS DO ESTADO.

Facebook

Escrito por RCM em 2018-11-29 15:15:28

NÃO QUEREMOS SUBSÍDIOS DO ESTADO.

SENHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA NÓS, COMO RÁDIO LOCAL, NÃO QUEREMOS SUBSÍDIOS DO ESTADO. ................................................................................................. Queremos tão só e apenas que não nos castiguem com taxas e taxinhas, e cada dia com mais e mais exigências, inadmissíveis e absolutamente injustificadas. Até porque prestamos um SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA.   A Rádio Clube de Monsanto – A VOZ DA PORTUGALIDADE - tem um historial de 33 anos de sobrevivências com as maiores dificuldades financeiras e graves carências de recursos humanos. Simplesmente porque teimamos em resistir neste interior profundo e abandonado pelos mandantes do poder nacional e local. Estamos também a pagar o preço de sempre ter querido estar ao lado dos mais humildes, dos que lutam pela liberdade e pelos seus elementares direitos a uma digna vivência social. A liberdade é muito bonita…mas tem-nos dado muitas chatices. Mas queremos continuar a ser livres. Só não sabemos até quando temos forças para nos aguentar nesta dura batalha. Mas duma coisa temos a certeza: SÓ CAIREMOS DE PÉ. E se verdadeiramente quer ajudar a Comunicação Social, senhor Presidente da República, faça chegar este nosso angustiante apelo ao Governo que o senhor Professor Marcelo Rebelo de Sousa “teima em trazer ao colo”, com todo o devido respeito que nos merece o Supremo Magistrado da Nação.

Ler mais

O MADEIRO EM PENAMACOR

Facebook

Escrito por RCM em 2018-11-22 09:36:09

O MADEIRO EM PENAMACOR

  Recorde-se o Penamacor Vila Madeiro ganhou fama de ser o maior do país. Todos os anos, com o aproximar do Natal, por todas as freguesias do concelho, os jovens em idade de cumprir o serviço militar unem-se para cortar e transportar os troncos que alimentarão a fogueira para aquecer o Menino Jesus. O grande monte de madeira, depositado no adro da igreja, é ateado ao cair da noite do dia 24, à excepção de Penamacor, que arde de 23 para 24, e mantém-se aceso durante vários dias. Depois da ceia de Natal, a população reúne-se em redor da fogueira, num gesto ritual de fraterno encontro. Em Penamacor, a chegada do Madeiro tem data marcada e o acto assume foros de festividade. De facto, no dia 8 de Dezembro, a população acorre generosamente à rua para saudar o cortejo de tractores e reboques, em número que procura sempre bater o antecedente, onde os jovens do ano, dantes só os rapazes e agora também as raparigas, empoleirados nos troncos, atiram à rebatina os frutos do ramo de laranjeira que a praxe manda trazer, cantando acompanhados à concertina.      

Ler mais

7º FESTIVAL FORA DO LUGAR 2018 POR TERRAS DE IDANHA

Facebook

Escrito por CMIN em 2018-11-14 18:32:30

7º FESTIVAL FORA DO LUGAR  2018 POR TERRAS DE IDANHA

A sexta edição do Fora do Lugar volta a "ocupar" Idanha-a-Nova - UNESCO Cidade Criativa da Música - de 23 de Novembro a 8 de Dezembro de 2018 - com música, histórias, passeios, desenho, viagens, conversa, troca e aprendizagem, bagagem de cá e de lá e descoberta no "lugar mais bonito do mundo"! Resultado da parceria entre a Arte das Musas e o Município de Idanha-a-Nova (e com o apoio do Ministério da Cultura e da Direcção Geral das Artes), este Festival assume-se como uma proposta do mundo rural virado para o país, para a Península Ibérica e para a Europa.  Com a direcção artística de Filipe Faria, o Fora do Lugar – Festival Internacional de Músicas Antigas é hoje um dos projectos culturais mais relevantes na área da música no país. Pondo em diálogo diferentes formas e tempos da música desafia a uma atitude perante as músicas antigas, e aborda, de um forma inovadora, os diálogos decorrentes dos conceitos binómios de erudito/popular e antigo/contemporâneo.   

Ler mais

Mais Notícias

© Rádio Clube de Monsanto 2019 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line