Arquivo de Notícias

FUNDÃO: MENIR AJUDA A REDEFINIR RELAÇÕES CULTURAIS IBÉRICAS

Escrito por Lusa / RCM em 2009-07-29 12:47:04

FUNDÃO: MENIR AJUDA A REDEFINIR RELAÇÕES CULTURAIS IBÉRICAS

Um golpe de vista de agricultores do Fundão permitiu descobrir um menir que pode ajudar a redefinir relações culturais ibéricas na Idade do Bronze, há 3500 anos atrás, adiantaram à Agência Lusa os arqueólogos que estudam o achado. O bloco de granito com tonelada e meia, três metros de altura e meio metro de largura está esculpido de forma a parecer-se com um homem, com uma espada e uma espécie de machado duplo (chamado bi-ancoriforme) em relevo.

CONCENTRAÇÃO DE SERVIÇOS: ASAE EM FORÇA EM CASTELO BRANCO

Escrito por Lusa / RCM em 2009-07-29 12:44:37

CONCENTRAÇÃO DE SERVIÇOS: ASAE EM FORÇA EM CASTELO BRANCO

Castelo Branco vai concentrar a maior área de serviços de retaguarda da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) estando preparada para receber mais valências, garantiu terça-feira o secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor.

CASTELO DE ALFAIATES FECHADO AO PÚBLICO POR AMEAÇAR RUIR

Escrito por Lusa / RCM em 2009-07-29 12:41:19

CASTELO DE ALFAIATES FECHADO AO PÚBLICO POR AMEAÇAR RUIR

O castelo de Alfaiates, no concelho do Sabugal, classificado como monumento nacional, está fechado ao público desde 2005 por ameaçar ruir. «O extinto Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) mandou fechar o castelo por representar perigo para os visitantes visto que algumas pedras ameaçam desmoronar», disse à agência Lusa o presidente da Junta de Freguesia de Alfaiates, Francisco Baltazar.

FUNDÃO: NÚCLEO MUSEOLÓGICO DO SALGUEIRO APRESENTOU EM COIMBRA “O REBANHO DAS ESTRELAS”

Escrito por RCM em 2009-07-29 12:36:48

FUNDÃO: NÚCLEO MUSEOLÓGICO DO SALGUEIRO APRESENTOU EM COIMBRA “O REBANHO DAS ESTRELAS”

O Núcleo Museológico do Salgueiro, Três Povos, Fundão, apresentou no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra o projecto «O Rebanho das Estrelas». Trata-se de um filme, realizado por Alexandre Leonardo, onde se aborda o mundo dos saberes e dos sentires do território pastoril local.

PENAMACOR: ESPANHA CEDE 20 LINCES-IBÉRICOS PARA REPRODUÇÃO EM CATIVEIRO EM PORTUGAL

Escrito por Público / RCM em 2009-07-28 03:13:05

PENAMACOR: ESPANHA CEDE 20 LINCES-IBÉRICOS PARA REPRODUÇÃO EM CATIVEIRO EM PORTUGAL

Até ao final deste ano, Portugal deverá receber 20 exemplares de lince-ibérico (Lynx pardinus), vindos de três centros de reprodução em Espanha. O Fado, o Eucalipto, a Espiga e a Erika são alguns dos animais visados por um protocolo assinado ao início da tarde de hoje entre o ministro do Ambiente e a sua homóloga espanhola em Penamacor, junto à Reserva Natural da Malcata.

PENAMACOR: DISPUTA PELO MELHOR LUGAR PARA CARTAZ DA CAMPANHA JÁ METEU GNR

Escrito por Jornal de Notícias / RCM em 2009-07-28 12:58:46

PENAMACOR: DISPUTA PELO MELHOR LUGAR PARA CARTAZ DA CAMPANHA JÁ METEU GNR

A Câmara Municipal de Penamacor (maioria socialista) e a candidatura da oposição para as autárquicas estão a protagonizar uma polémica na disputa pelo melhor local para os cartazes de propaganda eleitoral da vila. O espaço fica mesmo em frente ao edifício da Câmara, ao lado do parque da feira, no centro da vila Penamacor, e que vários habitantes dizem ser o sítio "de maior visibilidade". No ano passado, foi o presidente, Domingos Torrão, quem lá pôs um 'outdoor' e o PS quer preservar o lugar.

DIA CONSERVAÇÃO NATUREZA: UTILIZADAS MENOS 10% DAS VERBAS

Escrito por Lusa / RCM em 2009-07-28 12:54:47

DIA CONSERVAÇÃO NATUREZA: UTILIZADAS MENOS 10% DAS VERBAS

Os agricultores solicitaram menos de 10 por cento das verbas disponíveis para Intervenções Territoriais Integradas (ITI) em zonas agrícolas da Rede Natura 2000, afirmou hoje o presidente do Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB).

BEIRA INTERIOR: RESIESTRELA INVESTE ATÉ 3 MILHÕES DE EUROS EM CENTRAL DE COMPOSTAGEM

Escrito por Lusa / RCM em 2009-07-28 12:50:55

BEIRA INTERIOR: RESIESTRELA INVESTE ATÉ 3 MILHÕES DE EUROS EM CENTRAL DE COMPOSTAGEM

A Resiestrela vai investir dois a três milhões de euros para requalificar a central de compostagem de resíduos do Fundão que trata o lixo de 14 municípios da Beira Interior, anunciou Carlos Pais, administrador-delegado da empresa.

PLANO DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO LIGA CASTELO BRANCO E GUARDA

Escrito por Lusa / RCM em 2009-07-24 01:06:24

PLANO DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO LIGA CASTELO BRANCO E GUARDA

Um parque de tecnologias da saúde e um centro de inovação agro-industrial são dois dos vários projectos no valor global de 11 milhões de euros que unem ensino superior e municípios dos distritos de Castelo Branco e Guarda. Os projectos formam o plano Inovação & Desenvolvimento. 'Que me lembre, nunca tinha havido uma candidatura com esta envergadura que juntasse todos estes parceiros', referiu à Agência Lusa, Ana Paula Duarte, vice-reitora da Universidade da Beira Interior para a Investigação e Inovação, que coordenou o trabalho.

CASTELO BRANCO: ASSOCIAÇÃO PROJECTA CENTRO PARA APOIO A JOVENS COM DEFICIÊNCIA

Escrito por Lusa / RCM em 2009-07-23 12:24:40

CASTELO BRANCO: ASSOCIAÇÃO PROJECTA CENTRO PARA APOIO A JOVENS COM DEFICIÊNCIA

A Associação de Apoio à Criança do Distrito de Castelo Branco (AACDCB) prepara a construção na cidade de um Centro de Actividades Ocupacionais e um Lar Residencial orçado em 1,2 milhões de euros. O projecto já existe, bem como o terreno, cedido desde 2002 pela Câmara Municipal de Castelo Branco.

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |

Portugal Ultramarathon Beira Baixa conta já com 10 nacionalidades

Facebook

Escrito por RCM em 2018-06-22 19:50:36

Portugal Ultramarathon Beira Baixa conta já com 10 nacionalidades

  A IV edição do desafio decorrerá de 26 a 29 de julho de 2018 O desafio que transcende os limites físicos e psicológicos de quem participa nesta aventura continua a ter reflexos além-fronteiras. Nesta IV edição do evento, de 26 a 29 de julho de 2018, estarão presentes atletas de 10 nacionalidades diferentes, sendo 60% estrangeiros. Brasil, Espanha, Luxemburgo, EUA, Argentina, Dinamarca, França, Japão são alguns dos países que compões o leque de participantes da Portugal Ultramarathon Beira Baixa 2018. Este desafio, das maiores distâncias do mundo, atravessa uma natural paisagem, percorrendo concelhos como Penamacor, Idanha-a-Nova, Vila Velha de Rodão, Proença-a-Nova, Oleiros e Castelo Branco, em Portugal. Um percurso com 281 km desenhado por trilhos florestais e pedestres, caminhos rurais e estradas de asfalto, com passagem pelo Geopark Naturtejo, castelos, Aldeias de Xisto e praias fluviais. Um duro desafio físico que os inscritos terão que concluir, guiados por GPS, no máximo em 66 horas. Inspirada na prova estadunidense Bardwater e na brasileira BR135+, a Portugal Ultramarathon relaciona-se pelas condições climatéricas similares, em que alguns locais de prova as temperaturas sobem muito facilmente acima dos 40ºC. Uma viagem de conhecimento do próprio eu e de um território! As inscrições estão a decorrer em http://horizontes.pt/2018/index.php/produto/kit-pt281/ e a participação poderá ser feita de forma individual, em dupla, tripla ou quadra.    

Ler mais

COMEMORAÇÕES DO DIA DE PORTUGAL NOS EUA

Facebook

Escrito por RCM em 2018-06-03 11:33:14

COMEMORAÇÕES DO DIA DE PORTUGAL NOS EUA

PARTICIPAÇÃO DAS ADUFEIRAS DE MONSANTO por convite do Cônsul de Portugal em Newark-Estados Unidos da América, senhor Doutor Pedro Oliveira     Dia 8 Actuação de 20 minutos nas Nações Unidas; Actuação de 15 minutos no New Jersey Performing Arts Center - o principal centro cultural de Nova Jérsia - Primeira cidade e maior centro da comunidade portuguesa nos EUA.   Dia 9 Actuação de 20 minutos em Bethlelem, Pensilvânia; Actuação de 30 minutos no Sport Club Português, Newark   Dia 10 Participação na parada do Dia de Portugal; Actuação de 30 minutos no Festival de Folklore  

Ler mais

O PRESIDENTE MARCELO DEFENDE NECESSIDADE DE ACORDO ENTRE AUTORES E RÁDIOS QUANTO A MÚSICA

Facebook

Escrito por RCM em 2018-05-27 12:18:54

O PRESIDENTE MARCELO DEFENDE NECESSIDADE DE ACORDO ENTRE AUTORES E RÁDIOS QUANTO A MÚSICA

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu a necessidade de um acordo entre a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA e Direitos Conexos) e as rádios, em questão de música, e sobre a importância de uma “comunicação social forte”. Ontem, no encerramento do Congresso da Associação Portuguesa de Radiodifusão, em declarações aos jornalistas, o Chefe de Estado indicou ter participado no evento para dar um “abraço de solidariedade e também a esperança de haver um acordo”. “Se é possível haver um acordo com a SPA em relação a outros autores, tem de haver um acordo em relação aos autores no domínio da música. Sabemos que não há rádio sem música e que pode ser incomportável uma solução sem acordo. E uma a uma, várias rádios começam a ter problemas graves, se as exigências nesse domínio forem também muito pesadas”, disse.  

Ler mais

MONSANTO VERDE MAIS UM PROJECTO INOVADOR APRESENTADO EM PARIS

Facebook

Escrito por CMIN em 2018-05-25 09:33:05

MONSANTO VERDE  MAIS UM PROJECTO INOVADOR APRESENTADO EM PARIS

O Município de Idanha-a-Nova esteve presente, com um stand, no Salão do Imobiliário e do Turismo Português em Paris, representado pelo presidente da autarquia, Armindo Jacinto. Esta presença, entre os dias 18 e 20 de Maio, foi organizada em parceria com o projecto inovador Monsanto Verde, que está a ser desenvolvido por investidores franceses na aldeia histórica de Monsanto e foi lançado oficialmente no salão parisiense. Este empreendimento captou a atenção do jornal francês “Le Figaro”, que destacou a criação de “uma quinta biológica com 40 moradias ecológicas disponíveis em 238 hectares”, num projecto que visa integrar todas as componentes do desenvolvimento sustentável, nomeadamente a economia colaborativa, funcional, societal, circular e ecológica. Em comunhão com a natureza, pretende-se criar um espaço social, ecológico e economicamente responsável que se venha a assumir como o empreendimento de desenvolvimento sustentável mais completo até hoje em Portugal. Mais informações em http://monsantoverde.com/. Durante os dias do Salão do Imobiliário, que contou com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, o Município de Idanha-a-Nova promoveu a estratégia para o concelho, nas suas diferentes vertentes, divulgando as potencialidades de um território com três selos UNESCO e que é a primeira Bio Região portuguesa. 

Ler mais

ESTAÇÃO BASE DO SIRESP EM MONSANTO

Facebook

Escrito por RCM em 2018-05-22 18:27:51

ESTAÇÃO BASE DO SIRESP EM MONSANTO

Foi hoje concluída a instalação de modernos equipamentos de ligação ao satélite. Mais um compromisso do SIRESP (Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal), no sentido de que as comunicações não irão falhar, e assim ser providenciada uma melhor protecção às populações.  

Ler mais

Mais Notícias

© Rádio Clube de Monsanto 2018 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line