Arquivo de Notícias

EXTENSÃO DE SAÚDE DE MONSANTO COM NOVAS INSTALAÇÕES

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-03-17 05:18:48

EXTENSÃO DE SAÚDE DE MONSANTO COM NOVAS INSTALAÇÕES

 O edifício “Multifunções” que a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova construiu em Monsanto vai passar a albergar também a Extensão de Saúde, até aqui a funcionar, em condições precárias, noutro espaço da vila. O protocolo de cedência foi assinado no dia 16 de Março, nos Paços do Concelho, pelo presidente do Municipio idanhense, Álvaro Rocha, e pela coordenadora da Sub-Região de Saúde, Ana Maria Correia, tendo no final ambos os responsáveis manifestado satisfação pelo acordo encontrado. As razões apresentadas têm fundamentalmente a ver com a significativa melhoria dos serviços que agora passam a ser proporcionados aos utentes da freguesia de Monsanto, num edifício que a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova quer aproveitar para que seja uma mais valia para os seus munícipes

RÁDIO CLUBE DE MONSANTO EM DESTAQUE NA SIC

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-03-27 05:16:55

RÁDIO CLUBE DE MONSANTO EM DESTAQUE NA SIC

Na passada quarta-feira, dia 25 de Março, o programa de televisão “NÓS POR CÁ”, da responsabilidade de Conceição Lino, deu grande destaque à história dos vinte e três anos de vida da emissora da “Aldeia Mais Portuguesa”. O seu Director, Joaquim Fonseca, falou do caso de verdadeiro sucesso popular nas Beiras e Alentejo e agora também junto das comunidades portuguesas espalhadas por todo o mundo, graças à emissão on-line. O cantor Luís Represas, presente em directo nos estúdios da televisão de Carnaxide, valorizou o papel da RCM e das rádios locais, em geral, na defesa e promoção da música e dos artistas portugueses. Recorde-se que em recente inquérito na Internet e num universo de mais de meio milhar de votantes o sítio www.radiomonsanto.pt foi classificado como Muito Bom por 72% dos participantes. Desde o ano de 2006 o referido sítio já recebeu para cima de 270.000 visitas de cibernautas de todos os continentes. A Entidade Reguladora para a Comunicação Social renovou no dia 25 de Fevereiro, por mais dez anos, a licença para o exercício da actividade de radiodifusão sonora de que é titular o operador Monsantorádio, para o concelho de Idanha-a-Nova, na frequência dos 98.7 MHz, com a denominação de “Rádio Clube de Monsanto”.

PORTAS DE RODÃO COM CLASSIFICAÇÃO DE MONUMENTO NATURAL

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-03-27 05:14:48

PORTAS DE RODÃO COM CLASSIFICAÇÃO DE MONUMENTO NATURAL

 O Conselho de Ministros aprovou ontem o decreto que cria o Monumento Natural das Portas de Ródão para "valorizar e preservar" aquela zona do rio Tejo. A candidatura foi apresentada pelas câmaras de Nisa e Vila Velha de Ródão e pela Associação de Estudos do Alto Tejo em 2005, com o objectivo de proteger os valores naturais e valorizar o território. À agência Lusa as presidentes dos dois municípios destacaram que, apesar das medidas de protecção ambiental, há diversos projectos de interacção com a natureza previstos para a zona.

MONSANTO REVIVE TRADIÇÕES QUARESMAIS E PASCAIS

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-03-27 05:11:28

MONSANTO REVIVE TRADIÇÕES QUARESMAIS E PASCAIS

A religiosidade monsantina é significativamente evidenciada na época Quaresmal e Pascal, num reviver do grande acontecimento que gira à volta da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Começa logo na Quarta-Feira de Cinzas, no dia seguinte ao Carnaval. As cerimónias religiosas mais relevantes são distribuídas pela Semana Santa. Na sexta-feira, antes do Domingo de Ramos, realiza-se a Festa da Senhora das Dores, que os monsantinos celebram e respeitam como se fosse feriado. No dia seguinte, chamado de “Sábado do Aniversário das Almas” a Irmandade da Misericórdia promove o canto de Laudes Ofício de Defuntos. No Domingo de Ramos realiza-se a Procissão, iniciada na Capela da Misericórdia, até à Igreja Matriz e cada pessoa leva ramos de oliveira enfeitados com flores. Na Quarta-Feira de Trevas prepara-se solenemente o Tríduo Pascal dos Ofícios celebrados nos três dias consecutivos. Quinta-Feira Santa de tarde abrem-se as portas da Misericórdia onde se encontra o Senhor dos Passos com a Cruz às costas e muito alecrim que as pessoas levam e guardam carinhosamente em suas casas. É conduzida para a Igreja Matriz a Imagem da Senhora das Lágrimas, sendo celebrada a Eucaristia e a cerimónia do Lava Pés aos 12 irmãos da Misericórdia. Mais tarde vão buscar Nosso Senhor à capela da Misericórdia e do Púlpito ouve-se o arrebatador Sermão do Encontro. Uma multidão de pessoas e fiéis sobe à Vila e durante o trajecto da Procissão dos Passos, em tom doloroso e penitente canta: “Senhor Deus Misericórdia / Virgem Mãe de Deus e Mãe nossa / alcançai-nos do vosso amado Filho, Misericórdia”… Na Sexta-Feira Santa, pelas três horas tarde, realiza-se a Via Sacra, pelas ruas da Vila, junto às diversas cruzes feitas em granito e dispersas pela povoação. À noite começa a cerimónia da Adoração da Cruz e a descida de Cristo da Cruz e a Sua colocação no Esquife.

CÂMARA DE CASTELO BRANCO RECEBE 15 MILHÕES DE EUROS PARA TURISMO E PATRIMÓNIO

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-04 05:09:08

CÂMARA DE CASTELO BRANCO RECEBE 15 MILHÕES DE EUROS PARA TURISMO E PATRIMÓNIO

A Câmara de Castelo Branco viu aprovada a candidatura efectuada ao Programa Estratégico "Um Património de Cidades - Rede de Cidades da Beira Interior, no valor de 15 milhões de euros. A candidatura envolveu também as cidades do Fundão, Covilhã e Guarda e pretende potenciar o património e o turismo da região. A candidatura efectuada, pela Câmara de Castelo Branco, ao Programa Estratégico Um Património de Cidades - Rede de Cidades da Beira Interior (integrada no Quadro de Referência Estratégico Nacional - Redes Urbanas para a competitividade e Inovação), acaba de ser aprovada num investimento de 15 milhões de euros.

JOÃO QUEIROZ É O NOVO REITOR DA UBI

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-07 05:00:42

JOÃO QUEIROZ É O NOVO REITOR DA UBI

João Queiroz, presidente da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI), foi ontem eleito reitor da instituição pelo respectivo Conselho Geral. João Queiroz venceu na segunda volta o actual reitor, Manuel Santos Silva, com 16 votos contra 12. Num ano eleitoral, o reitor eleito espera que "haja um acordo dos diferentes partidos políticos" para "repensar a parte financeira e de sustentabilidade das universidades”.

NA DESCOBERTA DE UM MUNDO EXÓTICO COM ARTE E VIVERES DIFERENTES

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-09 11:30:31

NA DESCOBERTA DE UM MUNDO EXÓTICO COM ARTE E VIVERES DIFERENTES

Numa viagem realizada nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março o nosso jornalista Rui Pedro Fonseca teve a feliz oportunidade de descobrir as gentes e as maravilhas da Índia, Nepal, Tailândia, Cambodja, Laos e Vietname. No blogue: http://wwwpachacuti.blogspot.com/ o Rui Pedro partilha connosco, no seu diário de viajante solitário, todo um mundo riquíssimo em arte secular e expressões bem diferentes das nossas. Vale mesmo a pena visitar o seu blogue: http://wwwpachacuti.blogspot.com/

BOAS FESTAS, ALELUIA

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-12 11:25:42

BOAS FESTAS, ALELUIA

Como prolongamento da alegria da Ressurreição tem lugar na manhã de Terça-Feira a seguir ao Domingo de Páscoa a romaria das Cruzes de Monsanto à Senhora D’Azenha, feita a pé e por veredas dos velhos Moinhos do Batatas e D'Azenha, nas margens da Ribeira do Amial e do Rio Ponsul. No Santuário celebra-se a Eucaristia. Depois é a partilha da merenda e o entretenimento com jogos de roda e cantigas acompanhadas, naturalmente, com o Adufe. No final é recitado o Terço à Mãe de Deus, com o tradicional canto da Salve Rainha antiga.

TRABALHADORES PEDEM PLANO DE EMERGÊNCIA PARA SALVAR DOIS MIL EMPREGOS NA BEIRA BAIXA

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-16 11:24:41

TRABALHADORES PEDEM PLANO DE EMERGÊNCIA PARA SALVAR DOIS MIL EMPREGOS NA BEIRA BAIXA

O coordenador da União de Sindicatos de Castelo Branco e presidente do Sindicato Têxtil da Beira Baixa, Luís Garra, pediu ao Governo que lance um plano de emergência para salvar dois mil postos de trabalho que estão ameaçados no distrito de Castelo Branco. Luís Garra falava durante uma manifestação contra salários em atraso, na Praça do Município, na Covilhã, que juntou cerca de 300 trabalhadores, maioritariamente mulheres, de empresas de confecções do distrito. Os manifestantes representam "cerca de 800 pessoas do sector têxtil no distrito" que já não se lembram de receber salários dentro do prazo, nem de os ter em dia, disse o sindicalista.

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |

CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE FERNANDO NAMORA

Facebook

Escrito por RCM em 2019-04-17 13:01:43

CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE FERNANDO NAMORA

NO CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE FERNANDO NAMORA UM TESTEMUNHO DE AFONSO ALMEIDA BRANDÃO     Na sua fase inicial de vida é sabido que ainda chegou a exercer Medicina cerca de um ano. Posteriormente, a sua veia de Escritor falou mais forte e acabaria por escrever vários Livros excepcionais que deixaria a Título Póstumo. Conheci o Fernando Namora nos inícios da Década de 80 Anos, da 2º Metade do Séc. XX.   Ele no Inverno refugiava-se na aldeia do Magoito (localidade a cerca de 10 Km. de Sintra), na Vivenda do dono da Editora das EDIÇÕES 70, para escrever. Chegava a ficar por lá 3 a 4 meses alojado. Vinha à Vila almoçar por volta das 15 horas (sempre no Café Lé) e, à noite, ficava por casa a ver TV, outras vezes a ouvir Música Clássica ou a escrever. Invariavelmente, bebia um Chá acompanhado de uma Torradas. Deitava-se, regra geral, entre as 3 e as 4 horas da madrugada.    Eu e o Eng. Eduardo Silva --- o dono das EDIÇÕES 70, à época --- cedia-lhe a sua Vivenda gratuitamente para ele escrever. Raro era o dia em que nós os três não estávamos juntos. EU vivia no Magoito com a minha ex-Mulher (e que por lá continua) e o Eduardo vinha de Lisboa ao Magoito, todos os dias, e ficava instalado na Residencial Central, do velho Nuro Gulamhussen, um comerciante de nacionalidade indiana, mas naturalizado português há muitos anos.      Estas estadias do Fernando Namora, no Inverno, na Aldeia do Magoito, foram frequentes ao longo de vários anos. A Amizade entre AMBOS (Escritor e Editor) era uma Amizade antiga de tempos de Escola e Meninice). Recordo, com saudade, estes encontros.Já lá vão quase 40 Anos, como o Tempo passa, Meu Deus!   Por vezes EU e o Eduardo íamos visitá-lo à noite. Do Centro da Aldeia e do Café onde estávamos, à casa onde se encontrava o Fernando Namora, eram 600 metros, mais coisa-menos coisa. Aparecíamos de surpresa e ele ficava feliz por nos ver.    Numa certa noite chegou mesmo a desabafar: «Ainda bem que vocês apareceram. Estou sem paciência para escrever, não sai nada de jeito... Vamos comemorar, ouvir música e conversar. A escrita fica para amanhã...». E os três acabávamos, assim, por entrar pela Noite dentro, ao som de música Clássica (na maioria das vezes, com trechos de Chopin), tendo como única companhia uma garrafa de Whisky.Velho -- 12 Anos, um pacote de Bolacha Maria e muita conversa animada e bem disposta.   Ambos já não estão entre nós, infelizmente.Tenho Saudades, imensas Saudades deles e daquele Tempo.  São tempos que não voltam mais... nunca mais... Ficaram "enterrados" no Passado...   Recordo-os, agora e hoje, com os olhos marejados de lágrimas, estes dois bons Amigos Nobres --- e que faziam o favor de me aturar e acolher nos seus convívios e serões inesquecíveis...   Paz à Vossa Alma e até um Dia!   Afonso Almeida Brandão

Ler mais

HOMENAGEM AO MÉDICO E ESCRITOR FERNANDO NAMORA

Facebook

Escrito por RCM em 2019-04-11 10:16:54

HOMENAGEM AO MÉDICO E ESCRITOR FERNANDO NAMORA

HOMENAGEM AO MÉDICO E ESCRITOR FERNANDO NAMORA NO CENTENÁRIO DO SEU NASCIMENTO (15 DE ABRIL DE 1919 - 2019)       A Sociedade dos Amigos do Museu de Francisco Tavares Proença Júnior promove na sexta-feira, pelas 18 horas, uma homenagem a Fernando Namora.   A apresentação de “A medicina em Fernando Namora como celebração dos valores humanos” está a cargo de António Lourenço Marques Gonçalves da Sociedade dos Amigos do Museu de Francisco Tavares Proença Júnior e director dos cadernos de Cultura : Medicina da Beira Interior.   A cerimónia de homenagem do centenário de nascimento de Fernando Namora vai contar também com o testemunho de Joaquim Manuel da Fonseca, amigo de Fernando Namora e director da Rádio Clube de Monsanto.   Vai ainda ser feita uma leitura de textos do escritor por Otília Duarte, Mariana Galeano e Ana Celeste Azevedo.   O Museu de Francisco Tavares Proença Júnior tem no seu acervo, duas telas de Fernando Namora que revelam uma das suas facetas artística mais desconhecida e um raro e original relatório médico da sua passagem pela freguesia de Tinalhas, documento que será editado num dos próximos números da revista da “Materiaes”, órgão da Sociedade dos Amigos do Museu.   O ano de 2019 vai também trazer a reedição das obras de Fernando Namora, como a “A noite e a madrugada”, drama que decorre na fronteira de Penha Garcia.   Fernando Namora nasceu a 15 de Abril de 1919 em Condeixa-a-Nova.   Faleceu em Lisboa em 1989.   Médico de profissão foi autor de uma extensa obra, bastante divulgada e traduzida em várias línguas nas décadas de 70 e 80 do século XX , que tiveram nas paisagens geográficas e humanas da Beira Baixa , principalmente a aldeia de Monsanto os seus cenários literários.  

Ler mais

CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE FERNANDO NAMORA

Facebook

Escrito por RCM em 2019-04-08 13:44:37

CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE FERNANDO NAMORA

EM CASTELO BRANCO ASSINALA-SE O CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE FERNANDO NAMORA,  QUE FOI GRANDE AMIGO DE MONSANTO, ONDE TEVE CASA E A FAMÍLIA AINDA MORA.

Ler mais

MONSANTO CINCO ESTRELAS

Facebook

Escrito por CMIN em 2019-04-05 11:51:26

MONSANTO CINCO ESTRELAS

A aldeia histórica de Monsanto, no concelho de Idanha-a-Nova, voltou a ganhar o Prémio Cinco Estrelas Regiões, que distingue ícones regionais de referência nacional que são reconhecidos pelos portugueses como sendo extraordinários. Monsanto, que já havia sido considerado um destino Cinco Estrelas em 2018, renova o título este ano. O Município de Idanha-a-Nova congratula todos os monsantinos, idanhenses, visitante e turistas que estão na origem desta segunda vitória consecutiva no Prémio Cinco Estrelas. Este galardão é mais um reconhecimento de Monsanto como destino de excelência, na linha de outras distinções como é a eleição frequente para listas de melhores vilas e aldeias do mundo. De acordo com a organização do concurso, o Prémio Cinco Estrelas Regiões “é um sistema de avaliação que identifica o melhor que existe em cada uma das 20 regiões (18 distritos + regiões autónomas) ao nível de recursos naturais, gastronomia, arte e cultura, empresas, património e outros ícones regionais de referência nacional”. Através de uma votação nacional os portugueses identificaram, para cada um dos distritos, o que consideram extraordinário a vários níveis. A cerimónia de entrega dos prémios deste ano terá lugar na cidade de Viseu, no dia 17 de Maio.

Ler mais

FEIRA RAIANA EM IDANHA-A-NOVA

Facebook

Escrito por RCM em 2019-03-20 13:02:51

FEIRA RAIANA EM IDANHA-A-NOVA

IADNHA-A-NOVA ACOLHE MAIS UMA EDIÇÃO DA FEIRA RAIANA

Ler mais

Mais Notícias

© Rádio Clube de Monsanto 2019 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line