Arquivo de Notícias

EXTENSÃO DE SAÚDE DE MONSANTO COM NOVAS INSTALAÇÕES

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-03-17 05:18:48

EXTENSÃO DE SAÚDE DE MONSANTO COM NOVAS INSTALAÇÕES

 O edifício “Multifunções” que a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova construiu em Monsanto vai passar a albergar também a Extensão de Saúde, até aqui a funcionar, em condições precárias, noutro espaço da vila. O protocolo de cedência foi assinado no dia 16 de Março, nos Paços do Concelho, pelo presidente do Municipio idanhense, Álvaro Rocha, e pela coordenadora da Sub-Região de Saúde, Ana Maria Correia, tendo no final ambos os responsáveis manifestado satisfação pelo acordo encontrado. As razões apresentadas têm fundamentalmente a ver com a significativa melhoria dos serviços que agora passam a ser proporcionados aos utentes da freguesia de Monsanto, num edifício que a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova quer aproveitar para que seja uma mais valia para os seus munícipes

RÁDIO CLUBE DE MONSANTO EM DESTAQUE NA SIC

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-03-27 05:16:55

RÁDIO CLUBE DE MONSANTO EM DESTAQUE NA SIC

Na passada quarta-feira, dia 25 de Março, o programa de televisão “NÓS POR CÁ”, da responsabilidade de Conceição Lino, deu grande destaque à história dos vinte e três anos de vida da emissora da “Aldeia Mais Portuguesa”. O seu Director, Joaquim Fonseca, falou do caso de verdadeiro sucesso popular nas Beiras e Alentejo e agora também junto das comunidades portuguesas espalhadas por todo o mundo, graças à emissão on-line. O cantor Luís Represas, presente em directo nos estúdios da televisão de Carnaxide, valorizou o papel da RCM e das rádios locais, em geral, na defesa e promoção da música e dos artistas portugueses. Recorde-se que em recente inquérito na Internet e num universo de mais de meio milhar de votantes o sítio www.radiomonsanto.pt foi classificado como Muito Bom por 72% dos participantes. Desde o ano de 2006 o referido sítio já recebeu para cima de 270.000 visitas de cibernautas de todos os continentes. A Entidade Reguladora para a Comunicação Social renovou no dia 25 de Fevereiro, por mais dez anos, a licença para o exercício da actividade de radiodifusão sonora de que é titular o operador Monsantorádio, para o concelho de Idanha-a-Nova, na frequência dos 98.7 MHz, com a denominação de “Rádio Clube de Monsanto”.

PORTAS DE RODÃO COM CLASSIFICAÇÃO DE MONUMENTO NATURAL

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-03-27 05:14:48

PORTAS DE RODÃO COM CLASSIFICAÇÃO DE MONUMENTO NATURAL

 O Conselho de Ministros aprovou ontem o decreto que cria o Monumento Natural das Portas de Ródão para "valorizar e preservar" aquela zona do rio Tejo. A candidatura foi apresentada pelas câmaras de Nisa e Vila Velha de Ródão e pela Associação de Estudos do Alto Tejo em 2005, com o objectivo de proteger os valores naturais e valorizar o território. À agência Lusa as presidentes dos dois municípios destacaram que, apesar das medidas de protecção ambiental, há diversos projectos de interacção com a natureza previstos para a zona.

MONSANTO REVIVE TRADIÇÕES QUARESMAIS E PASCAIS

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-03-27 05:11:28

MONSANTO REVIVE TRADIÇÕES QUARESMAIS E PASCAIS

A religiosidade monsantina é significativamente evidenciada na época Quaresmal e Pascal, num reviver do grande acontecimento que gira à volta da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Começa logo na Quarta-Feira de Cinzas, no dia seguinte ao Carnaval. As cerimónias religiosas mais relevantes são distribuídas pela Semana Santa. Na sexta-feira, antes do Domingo de Ramos, realiza-se a Festa da Senhora das Dores, que os monsantinos celebram e respeitam como se fosse feriado. No dia seguinte, chamado de “Sábado do Aniversário das Almas” a Irmandade da Misericórdia promove o canto de Laudes Ofício de Defuntos. No Domingo de Ramos realiza-se a Procissão, iniciada na Capela da Misericórdia, até à Igreja Matriz e cada pessoa leva ramos de oliveira enfeitados com flores. Na Quarta-Feira de Trevas prepara-se solenemente o Tríduo Pascal dos Ofícios celebrados nos três dias consecutivos. Quinta-Feira Santa de tarde abrem-se as portas da Misericórdia onde se encontra o Senhor dos Passos com a Cruz às costas e muito alecrim que as pessoas levam e guardam carinhosamente em suas casas. É conduzida para a Igreja Matriz a Imagem da Senhora das Lágrimas, sendo celebrada a Eucaristia e a cerimónia do Lava Pés aos 12 irmãos da Misericórdia. Mais tarde vão buscar Nosso Senhor à capela da Misericórdia e do Púlpito ouve-se o arrebatador Sermão do Encontro. Uma multidão de pessoas e fiéis sobe à Vila e durante o trajecto da Procissão dos Passos, em tom doloroso e penitente canta: “Senhor Deus Misericórdia / Virgem Mãe de Deus e Mãe nossa / alcançai-nos do vosso amado Filho, Misericórdia”… Na Sexta-Feira Santa, pelas três horas tarde, realiza-se a Via Sacra, pelas ruas da Vila, junto às diversas cruzes feitas em granito e dispersas pela povoação. À noite começa a cerimónia da Adoração da Cruz e a descida de Cristo da Cruz e a Sua colocação no Esquife.

CÂMARA DE CASTELO BRANCO RECEBE 15 MILHÕES DE EUROS PARA TURISMO E PATRIMÓNIO

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-04 05:09:08

CÂMARA DE CASTELO BRANCO RECEBE 15 MILHÕES DE EUROS PARA TURISMO E PATRIMÓNIO

A Câmara de Castelo Branco viu aprovada a candidatura efectuada ao Programa Estratégico "Um Património de Cidades - Rede de Cidades da Beira Interior, no valor de 15 milhões de euros. A candidatura envolveu também as cidades do Fundão, Covilhã e Guarda e pretende potenciar o património e o turismo da região. A candidatura efectuada, pela Câmara de Castelo Branco, ao Programa Estratégico Um Património de Cidades - Rede de Cidades da Beira Interior (integrada no Quadro de Referência Estratégico Nacional - Redes Urbanas para a competitividade e Inovação), acaba de ser aprovada num investimento de 15 milhões de euros.

JOÃO QUEIROZ É O NOVO REITOR DA UBI

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-07 05:00:42

JOÃO QUEIROZ É O NOVO REITOR DA UBI

João Queiroz, presidente da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI), foi ontem eleito reitor da instituição pelo respectivo Conselho Geral. João Queiroz venceu na segunda volta o actual reitor, Manuel Santos Silva, com 16 votos contra 12. Num ano eleitoral, o reitor eleito espera que "haja um acordo dos diferentes partidos políticos" para "repensar a parte financeira e de sustentabilidade das universidades”.

NA DESCOBERTA DE UM MUNDO EXÓTICO COM ARTE E VIVERES DIFERENTES

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-09 11:30:31

NA DESCOBERTA DE UM MUNDO EXÓTICO COM ARTE E VIVERES DIFERENTES

Numa viagem realizada nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março o nosso jornalista Rui Pedro Fonseca teve a feliz oportunidade de descobrir as gentes e as maravilhas da Índia, Nepal, Tailândia, Cambodja, Laos e Vietname. No blogue: http://wwwpachacuti.blogspot.com/ o Rui Pedro partilha connosco, no seu diário de viajante solitário, todo um mundo riquíssimo em arte secular e expressões bem diferentes das nossas. Vale mesmo a pena visitar o seu blogue: http://wwwpachacuti.blogspot.com/

BOAS FESTAS, ALELUIA

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-12 11:25:42

BOAS FESTAS, ALELUIA

Como prolongamento da alegria da Ressurreição tem lugar na manhã de Terça-Feira a seguir ao Domingo de Páscoa a romaria das Cruzes de Monsanto à Senhora D’Azenha, feita a pé e por veredas dos velhos Moinhos do Batatas e D'Azenha, nas margens da Ribeira do Amial e do Rio Ponsul. No Santuário celebra-se a Eucaristia. Depois é a partilha da merenda e o entretenimento com jogos de roda e cantigas acompanhadas, naturalmente, com o Adufe. No final é recitado o Terço à Mãe de Deus, com o tradicional canto da Salve Rainha antiga.

TRABALHADORES PEDEM PLANO DE EMERGÊNCIA PARA SALVAR DOIS MIL EMPREGOS NA BEIRA BAIXA

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-16 11:24:41

TRABALHADORES PEDEM PLANO DE EMERGÊNCIA PARA SALVAR DOIS MIL EMPREGOS NA BEIRA BAIXA

O coordenador da União de Sindicatos de Castelo Branco e presidente do Sindicato Têxtil da Beira Baixa, Luís Garra, pediu ao Governo que lance um plano de emergência para salvar dois mil postos de trabalho que estão ameaçados no distrito de Castelo Branco. Luís Garra falava durante uma manifestação contra salários em atraso, na Praça do Município, na Covilhã, que juntou cerca de 300 trabalhadores, maioritariamente mulheres, de empresas de confecções do distrito. Os manifestantes representam "cerca de 800 pessoas do sector têxtil no distrito" que já não se lembram de receber salários dentro do prazo, nem de os ter em dia, disse o sindicalista.

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |

NOVO ANO – MELHORES DIAS PARA AS RÁDIOS LOCAIS?

Facebook

Escrito por RCM em 2018-12-31 16:34:21

NOVO ANO – MELHORES DIAS PARA AS RÁDIOS LOCAIS?

  Sendo a radiodifusão um serviço cultural de interesse público não tem merecido o devido reconhecimento pelo Estado Português, sendo até praticamente ignorado nos últimos anos.  Poderá dizer-se numa óptica optimista que o sector está estabilizado, mas também não será incorrecto afirmar que ele se encontra estagnado. É bom ter a noção da realidade. O Estado parece apostado na “morte lenta” das micro e pequenas empresas, onde se incluem a maioria das rádios portuguesas. Foi, aliás, aproveitando as leis desfavoráveis para as rádios, mas altamente benéficas para os representantes do direito de autor e direitos conexos, que a PassMúsica desencadeou uma ofensiva perante as rádios locais para além de tudo o que é razoável. Continua a ser correcto e actual afirmar-se que as rádios locais se encontram confrontadas com quatro grandes ameaças: 1. Ofensiva da PassMúsica, referente aos direitos conexos; 2. Constrangimentos causados pelo Estado, nomeadamente, excesso de regulamentação, regulação e fiscalização; 3. Dificuldades de mercado, causadas pela crise económica, sem perspécticas de regressão; 4. Concorrência de novos meios tecnológicos, através da internet. A Rádio Clube de Monsanto desde sempre tem sobrevivido com graves dificuldades financeiras e carência de recursos humanos, próprias duma aldeia do interior profundo. Esperamos que no Novo Ano de 2019 a situação melhore um pouquinho…para podermos comemorar os 34 anos ao serviço do Regionalismo e da Música Portuguesa, na sua companhia amiga. Vamos resistir enquanto tivermos forças, em homenagem e preito de reconhecimento ao nosso fiel auditório, que muito nos tem ajudado desde 1985. Bem hajam e votos de excelente Ano Novo, sobretudo com saúde, paz, esperança e luz, não esquecendo as comunidades da diáspora, que nos acompanham, em todo o mundo, através do nosso site www.radiomonsanto.pt já com 9.397.034 de visitas.  

Ler mais

IDANHA APROVA ORÇAMENTO DE 24 MILHÕES PARA 2019

Facebook

Escrito por RCM em 2018-12-03 10:10:07

IDANHA APROVA ORÇAMENTO DE 24 MILHÕES PARA 2019

  A Câmara de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, aprovou a proposta de orçamento para 2019, no valor de 24 milhões de euros, mais dois milhões face ao orçamento deste ano, foi hoje anunciado. O orçamento foi aprovado por maioria pelo executivo de maioria socialista, com o voto contra do vereador do PSD. Segundo o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, o orçamento para 2019 reflecte o investimento na captação de programas comunitários que o executivo conseguiu durante este ano. "2019 será um ano de muita exigência para a concretização dos projectos que temos em curso, nomeadamente no âmbito da economia verde e na afirmação de Idanha-a-Nova como biorregião", disse. O autarca adianta que vai ser um orçamento de continuidade e de afirmação da estratégia definida pelo município em áreas como a social ou a economia, com destaque para sectores como a educação, saúde e habitação. "Estamos apostados na captação de empresas inovadoras no sentido de criar mais riqueza e emprego e trazer e fixar mais famílias para o concelho", sustentou. Armindo Jacinto sublinha ainda o "forte investimento" que vai ser feito na habitação, sobretudo com a implementação de planos de acção para a reabilitação urbana em todas as freguesias de Idanha-a-Nova e não apenas na sede de concelho.  

Ler mais

NÃO QUEREMOS SUBSÍDIOS DO ESTADO.

Facebook

Escrito por RCM em 2018-11-29 15:15:28

NÃO QUEREMOS SUBSÍDIOS DO ESTADO.

SENHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA NÓS, COMO RÁDIO LOCAL, NÃO QUEREMOS SUBSÍDIOS DO ESTADO. ................................................................................................. Queremos tão só e apenas que não nos castiguem com taxas e taxinhas, e cada dia com mais e mais exigências, inadmissíveis e absolutamente injustificadas. Até porque prestamos um SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA.   A Rádio Clube de Monsanto – A VOZ DA PORTUGALIDADE - tem um historial de 33 anos de sobrevivências com as maiores dificuldades financeiras e graves carências de recursos humanos. Simplesmente porque teimamos em resistir neste interior profundo e abandonado pelos mandantes do poder nacional e local. Estamos também a pagar o preço de sempre ter querido estar ao lado dos mais humildes, dos que lutam pela liberdade e pelos seus elementares direitos a uma digna vivência social. A liberdade é muito bonita…mas tem-nos dado muitas chatices. Mas queremos continuar a ser livres. Só não sabemos até quando temos forças para nos aguentar nesta dura batalha. Mas duma coisa temos a certeza: SÓ CAIREMOS DE PÉ. E se verdadeiramente quer ajudar a Comunicação Social, senhor Presidente da República, faça chegar este nosso angustiante apelo ao Governo que o senhor Professor Marcelo Rebelo de Sousa “teima em trazer ao colo”, com todo o devido respeito que nos merece o Supremo Magistrado da Nação.

Ler mais

O MADEIRO EM PENAMACOR

Facebook

Escrito por RCM em 2018-11-22 09:36:09

O MADEIRO EM PENAMACOR

  Recorde-se o Penamacor Vila Madeiro ganhou fama de ser o maior do país. Todos os anos, com o aproximar do Natal, por todas as freguesias do concelho, os jovens em idade de cumprir o serviço militar unem-se para cortar e transportar os troncos que alimentarão a fogueira para aquecer o Menino Jesus. O grande monte de madeira, depositado no adro da igreja, é ateado ao cair da noite do dia 24, à excepção de Penamacor, que arde de 23 para 24, e mantém-se aceso durante vários dias. Depois da ceia de Natal, a população reúne-se em redor da fogueira, num gesto ritual de fraterno encontro. Em Penamacor, a chegada do Madeiro tem data marcada e o acto assume foros de festividade. De facto, no dia 8 de Dezembro, a população acorre generosamente à rua para saudar o cortejo de tractores e reboques, em número que procura sempre bater o antecedente, onde os jovens do ano, dantes só os rapazes e agora também as raparigas, empoleirados nos troncos, atiram à rebatina os frutos do ramo de laranjeira que a praxe manda trazer, cantando acompanhados à concertina.      

Ler mais

7º FESTIVAL FORA DO LUGAR 2018 POR TERRAS DE IDANHA

Facebook

Escrito por CMIN em 2018-11-14 18:32:30

7º FESTIVAL FORA DO LUGAR  2018 POR TERRAS DE IDANHA

A sexta edição do Fora do Lugar volta a "ocupar" Idanha-a-Nova - UNESCO Cidade Criativa da Música - de 23 de Novembro a 8 de Dezembro de 2018 - com música, histórias, passeios, desenho, viagens, conversa, troca e aprendizagem, bagagem de cá e de lá e descoberta no "lugar mais bonito do mundo"! Resultado da parceria entre a Arte das Musas e o Município de Idanha-a-Nova (e com o apoio do Ministério da Cultura e da Direcção Geral das Artes), este Festival assume-se como uma proposta do mundo rural virado para o país, para a Península Ibérica e para a Europa.  Com a direcção artística de Filipe Faria, o Fora do Lugar – Festival Internacional de Músicas Antigas é hoje um dos projectos culturais mais relevantes na área da música no país. Pondo em diálogo diferentes formas e tempos da música desafia a uma atitude perante as músicas antigas, e aborda, de um forma inovadora, os diálogos decorrentes dos conceitos binómios de erudito/popular e antigo/contemporâneo.   

Ler mais

Mais Notícias

© Rádio Clube de Monsanto 2019 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line