Arquivo de Notícias

EXTENSÃO DE SAÚDE DE MONSANTO COM NOVAS INSTALAÇÕES

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-03-17 05:18:48

EXTENSÃO DE SAÚDE DE MONSANTO COM NOVAS INSTALAÇÕES

 O edifício “Multifunções” que a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova construiu em Monsanto vai passar a albergar também a Extensão de Saúde, até aqui a funcionar, em condições precárias, noutro espaço da vila. O protocolo de cedência foi assinado no dia 16 de Março, nos Paços do Concelho, pelo presidente do Municipio idanhense, Álvaro Rocha, e pela coordenadora da Sub-Região de Saúde, Ana Maria Correia, tendo no final ambos os responsáveis manifestado satisfação pelo acordo encontrado. As razões apresentadas têm fundamentalmente a ver com a significativa melhoria dos serviços que agora passam a ser proporcionados aos utentes da freguesia de Monsanto, num edifício que a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova quer aproveitar para que seja uma mais valia para os seus munícipes

RÁDIO CLUBE DE MONSANTO EM DESTAQUE NA SIC

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-03-27 05:16:55

RÁDIO CLUBE DE MONSANTO EM DESTAQUE NA SIC

Na passada quarta-feira, dia 25 de Março, o programa de televisão “NÓS POR CÁ”, da responsabilidade de Conceição Lino, deu grande destaque à história dos vinte e três anos de vida da emissora da “Aldeia Mais Portuguesa”. O seu Director, Joaquim Fonseca, falou do caso de verdadeiro sucesso popular nas Beiras e Alentejo e agora também junto das comunidades portuguesas espalhadas por todo o mundo, graças à emissão on-line. O cantor Luís Represas, presente em directo nos estúdios da televisão de Carnaxide, valorizou o papel da RCM e das rádios locais, em geral, na defesa e promoção da música e dos artistas portugueses. Recorde-se que em recente inquérito na Internet e num universo de mais de meio milhar de votantes o sítio www.radiomonsanto.pt foi classificado como Muito Bom por 72% dos participantes. Desde o ano de 2006 o referido sítio já recebeu para cima de 270.000 visitas de cibernautas de todos os continentes. A Entidade Reguladora para a Comunicação Social renovou no dia 25 de Fevereiro, por mais dez anos, a licença para o exercício da actividade de radiodifusão sonora de que é titular o operador Monsantorádio, para o concelho de Idanha-a-Nova, na frequência dos 98.7 MHz, com a denominação de “Rádio Clube de Monsanto”.

PORTAS DE RODÃO COM CLASSIFICAÇÃO DE MONUMENTO NATURAL

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-03-27 05:14:48

PORTAS DE RODÃO COM CLASSIFICAÇÃO DE MONUMENTO NATURAL

 O Conselho de Ministros aprovou ontem o decreto que cria o Monumento Natural das Portas de Ródão para "valorizar e preservar" aquela zona do rio Tejo. A candidatura foi apresentada pelas câmaras de Nisa e Vila Velha de Ródão e pela Associação de Estudos do Alto Tejo em 2005, com o objectivo de proteger os valores naturais e valorizar o território. À agência Lusa as presidentes dos dois municípios destacaram que, apesar das medidas de protecção ambiental, há diversos projectos de interacção com a natureza previstos para a zona.

MONSANTO REVIVE TRADIÇÕES QUARESMAIS E PASCAIS

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-03-27 05:11:28

MONSANTO REVIVE TRADIÇÕES QUARESMAIS E PASCAIS

A religiosidade monsantina é significativamente evidenciada na época Quaresmal e Pascal, num reviver do grande acontecimento que gira à volta da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Começa logo na Quarta-Feira de Cinzas, no dia seguinte ao Carnaval. As cerimónias religiosas mais relevantes são distribuídas pela Semana Santa. Na sexta-feira, antes do Domingo de Ramos, realiza-se a Festa da Senhora das Dores, que os monsantinos celebram e respeitam como se fosse feriado. No dia seguinte, chamado de “Sábado do Aniversário das Almas” a Irmandade da Misericórdia promove o canto de Laudes Ofício de Defuntos. No Domingo de Ramos realiza-se a Procissão, iniciada na Capela da Misericórdia, até à Igreja Matriz e cada pessoa leva ramos de oliveira enfeitados com flores. Na Quarta-Feira de Trevas prepara-se solenemente o Tríduo Pascal dos Ofícios celebrados nos três dias consecutivos. Quinta-Feira Santa de tarde abrem-se as portas da Misericórdia onde se encontra o Senhor dos Passos com a Cruz às costas e muito alecrim que as pessoas levam e guardam carinhosamente em suas casas. É conduzida para a Igreja Matriz a Imagem da Senhora das Lágrimas, sendo celebrada a Eucaristia e a cerimónia do Lava Pés aos 12 irmãos da Misericórdia. Mais tarde vão buscar Nosso Senhor à capela da Misericórdia e do Púlpito ouve-se o arrebatador Sermão do Encontro. Uma multidão de pessoas e fiéis sobe à Vila e durante o trajecto da Procissão dos Passos, em tom doloroso e penitente canta: “Senhor Deus Misericórdia / Virgem Mãe de Deus e Mãe nossa / alcançai-nos do vosso amado Filho, Misericórdia”… Na Sexta-Feira Santa, pelas três horas tarde, realiza-se a Via Sacra, pelas ruas da Vila, junto às diversas cruzes feitas em granito e dispersas pela povoação. À noite começa a cerimónia da Adoração da Cruz e a descida de Cristo da Cruz e a Sua colocação no Esquife.

CÂMARA DE CASTELO BRANCO RECEBE 15 MILHÕES DE EUROS PARA TURISMO E PATRIMÓNIO

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-04 05:09:08

CÂMARA DE CASTELO BRANCO RECEBE 15 MILHÕES DE EUROS PARA TURISMO E PATRIMÓNIO

A Câmara de Castelo Branco viu aprovada a candidatura efectuada ao Programa Estratégico "Um Património de Cidades - Rede de Cidades da Beira Interior, no valor de 15 milhões de euros. A candidatura envolveu também as cidades do Fundão, Covilhã e Guarda e pretende potenciar o património e o turismo da região. A candidatura efectuada, pela Câmara de Castelo Branco, ao Programa Estratégico Um Património de Cidades - Rede de Cidades da Beira Interior (integrada no Quadro de Referência Estratégico Nacional - Redes Urbanas para a competitividade e Inovação), acaba de ser aprovada num investimento de 15 milhões de euros.

JOÃO QUEIROZ É O NOVO REITOR DA UBI

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-07 05:00:42

JOÃO QUEIROZ É O NOVO REITOR DA UBI

João Queiroz, presidente da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI), foi ontem eleito reitor da instituição pelo respectivo Conselho Geral. João Queiroz venceu na segunda volta o actual reitor, Manuel Santos Silva, com 16 votos contra 12. Num ano eleitoral, o reitor eleito espera que "haja um acordo dos diferentes partidos políticos" para "repensar a parte financeira e de sustentabilidade das universidades”.

NA DESCOBERTA DE UM MUNDO EXÓTICO COM ARTE E VIVERES DIFERENTES

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-09 11:30:31

NA DESCOBERTA DE UM MUNDO EXÓTICO COM ARTE E VIVERES DIFERENTES

Numa viagem realizada nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março o nosso jornalista Rui Pedro Fonseca teve a feliz oportunidade de descobrir as gentes e as maravilhas da Índia, Nepal, Tailândia, Cambodja, Laos e Vietname. No blogue: http://wwwpachacuti.blogspot.com/ o Rui Pedro partilha connosco, no seu diário de viajante solitário, todo um mundo riquíssimo em arte secular e expressões bem diferentes das nossas. Vale mesmo a pena visitar o seu blogue: http://wwwpachacuti.blogspot.com/

BOAS FESTAS, ALELUIA

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-12 11:25:42

BOAS FESTAS, ALELUIA

Como prolongamento da alegria da Ressurreição tem lugar na manhã de Terça-Feira a seguir ao Domingo de Páscoa a romaria das Cruzes de Monsanto à Senhora D’Azenha, feita a pé e por veredas dos velhos Moinhos do Batatas e D'Azenha, nas margens da Ribeira do Amial e do Rio Ponsul. No Santuário celebra-se a Eucaristia. Depois é a partilha da merenda e o entretenimento com jogos de roda e cantigas acompanhadas, naturalmente, com o Adufe. No final é recitado o Terço à Mãe de Deus, com o tradicional canto da Salve Rainha antiga.

TRABALHADORES PEDEM PLANO DE EMERGÊNCIA PARA SALVAR DOIS MIL EMPREGOS NA BEIRA BAIXA

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-16 11:24:41

TRABALHADORES PEDEM PLANO DE EMERGÊNCIA PARA SALVAR DOIS MIL EMPREGOS NA BEIRA BAIXA

O coordenador da União de Sindicatos de Castelo Branco e presidente do Sindicato Têxtil da Beira Baixa, Luís Garra, pediu ao Governo que lance um plano de emergência para salvar dois mil postos de trabalho que estão ameaçados no distrito de Castelo Branco. Luís Garra falava durante uma manifestação contra salários em atraso, na Praça do Município, na Covilhã, que juntou cerca de 300 trabalhadores, maioritariamente mulheres, de empresas de confecções do distrito. Os manifestantes representam "cerca de 800 pessoas do sector têxtil no distrito" que já não se lembram de receber salários dentro do prazo, nem de os ter em dia, disse o sindicalista.

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |

CONFIRMADO IC31 VIA TERMAS DE MONFORTINHO

Facebook

Escrito por RCM em 2020-10-13 18:05:07

CONFIRMADO IC31 VIA TERMAS DE MONFORTINHO

CONFIRMADO IC31 VIA TERMAS DE MONFORTINHO Cimeira Luso-Espanhola confirma IC31   O IC31 (ligação da auto-estrada A23 a Espanha via Termas de Monfortinho) está confirmado no acordo entre os governos de Portugal e de Espanha para uma estratégia comum de desenvolvimento da fronteira nos próximos anos. O compromisso foi anunciado na 31ª Cimeira Luso-Espanhola, que decorreu no dia 9 de Outubro, na Guarda, com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, e do seu homólogo espanhol, Pedro Sánchez. A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, que tem acompanhado os desenvolvimentos recentes no processo, congratula-se com este acordo para construção do IC31, uma ligação rodoviária que vai fazer de Termas de Monfortinho a grande porta de entrada do Centro de Portugal. A obra é assim confirmada no acordo entre os governos de Portugal e de Espanha sobre a rede de ligações rodoviárias a desenvolver nos dois países. O IC31 irá unir a autovia espanhola EX-A1 (através de Moraleja) e a auto-estrada portuguesa A23, com travessia da fronteira em Termas de Monfortinho.

Ler mais

CONCRETIZAÇÃO DO IC31...FINALMENTE ?

Facebook

Escrito por CMIN/RCM em 2020-08-27 18:10:27

CONCRETIZAÇÃO DO IC31...FINALMENTE ?

CONCRETIZAÇÃO DO IC31…FINALMENTE?       A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, em comunicado que nos foi enviado, congratula-se por a via IC31 – Castelo Branco/Termas de Monfortinho, que ligará a A23 a Espanha, constar entre as obras previstas no Plano Nacional de Investimentos 2030.   Na próxima cimeira luso-espanhola, que deverá realizar-se na Guarda, entre o final de Setembro e início de Outubro, espera-se que o IC31 seja apresentado como um dos projectos que vão melhorar as ligações transfronteiriças, que têm previsto um investimento de cerca de 80 milhões de euros e um prazo de construção entre 2024 e 2030.   O Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, adianta que “o projecto do IC31 é estruturante para a região Centro de Portugal e para o país no seu todo. É um investimento que irá gerar desenvolvimento económico e social, aproximar Portugal da Europa, aumentar a competitividade territorial e reforçar a coesão interna do nosso país”. “Trata-se de uma infra-estrutura rodoviária da maior importância e a sua concretização irá afirmar as Termas de Monfortinho como a grande porta de entrada do Centro de Portugal, para turistas e mercadorias”, afirma o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova.   Saúda-se, assim, o facto do IC31 estar entre os investimentos estratégicos que Portugal decidiu lançar esta década, num compromisso que não deve ficar condicionado às alterações de ciclo político.   A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova compromete-se a acompanhar a evolução da implementação do plano rodoviário nacional.   Em articulação com o Programa de Coesão Territorial, este plano define o IC31 nos investimentos públicos necessários para fomentar a economia e aumentar a coesão territorial e a dinamização da mobilidade nas regiões do interior.   …………………………………………………......   A Rádio Clube de Monsanto tem no seu site www.radiomonsanto.pt um inquérito sobre esta matéria da concretização do IC31 e num universo de já 31. 876 votantes, o resultado é o seguinte:   SIM…………..2,6% NÃO………..94,4% Talvez……….....3%   …………………………………………………......   Portanto vamos confiar e esperar para ver…

Ler mais

BEM-HAJA AOS AMIGOS DA RÁDIO CLUBE DE MONSANTO

Facebook

Escrito por RCM em 2020-08-15 18:03:08

BEM-HAJA AOS AMIGOS DA RÁDIO CLUBE DE MONSANTO

BEM-HAJA AOS AMIGOS DA RÁDIO CLUBE DE MONSANTO ……………………………………………............................. Um sincero bem-haja a quantos se associaram, pessoalmente, por telefone ou por outros meios, ao dia de mais um aniversário da Rádio Clube de Monsanto, e nos felicitaram pela passagem dos 35 anos desta modesta Voz da Portugalidade ao serviço da Aldeia Histórica de Monsanto, do concelho de Idanha-a-Nova, da região e do país. Julgo que concordarão que tentámos, com esforço e dedicação, cumprir a nossa Missão, o melhor que sabíamos, podíamos, e… nos deixaram levar a “Carta a Garcia”. Essas cativantes gentilezas e generosidades, da parte de inúmeros amigos-ouvintes, dalgumas entidades oficiais e de associações culturais, etc., muito nos sensibilizam e nos estimulam a CONTINUAR EM FRENTE. Que Deus nos proteja e os nossos ouvintes e anunciantes nos ajudem a chegar até aos 36 anos… o que está a ser muito difícil. Em boa verdade temos que o dizer... com imensa pena, pois prezamos e temos a maior consideração e respeito pelos melhores ouvintes do mundo, os quais sempre estiveram connosco desde 1985. Obrigado, saúde e prosperidade para todo o nosso maravilhoso auditório.

Ler mais

14 DE AGOSTO DE 1985

Facebook

Escrito por RCM em 2020-08-14 09:17:34

14 DE AGOSTO DE 1985

14 DE AGOSTO DE 1985 – 14 DE AGOSTO DE 2020       35 ANOS DA RÁDIO CLUBE DE MONSANTO ao Serviço do Regionalismo, da Música Portuguesa e da marca IDANHA.   BEM HAJA PELA SUA COMPANHIA AMIGA.

Ler mais

RÁDIOS LOCAIS ESTÃO NO LIMIAR DO ENCERRAMENTO

Facebook

Escrito por "JORNAL DA MADEIRA" em 2020-07-17 00:00:00

RÁDIOS LOCAIS ESTÃO NO LIMIAR DO ENCERRAMENTO

RÁDIOS LOCAIS ESTÃO NO LIMIAR DO ENCERRAMENTO “JORNAL DA MADEIRA”  - 17 DE JULHO DE 2020 ............................................................   Segundo informações recolhidas pela ARIC – Associação de Rádios muitas estações de rádio local de norte a sul do continente e regiões autónomas, estarão a ponderar fechar nas próximas semanas. O diminuto volume de receitas e o avolumar de custos durante estes meses de pandemia, isso vai obrigar. Em nota publicada, a ARIC diz que "os empresários não conseguem suportar mais o volume crescente de despesas e as Associações ou Cooperativas proprietárias das licenças de emissão radiofónica, só esperam a realização das respectivas Assembleias Gerais para uma tomada de decisão". Refere também que, "depois dos funcionários e colaboradores terem desistido de apoiar projectos, onde existem vários meses de salários em atraso e muitas contas para pagar, chegou agora altura dos fornecedores de energia eléctrica considerarem a hipótese de cortar o fornecimento, pois a paciência e a solidariedade também têm os seus limites. E sem energia, os emissores calar-se-ão de vez". Sobre as comunicações, a ARIC diz saber de redacções sem telefone há vários meses, e que para obtenção de notícias ou confirmação de informações, são os próprios jornalistas que recorrem a meios próprios e telemóveis particulares. Em contacto com a Secretaria de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, esta Associação não conseguiu obter uma resposta sobre o timing efectivo de concretização do apoio do Estado aos media, através da compra de publicidade institucional antecipada. Cinco meses depois de apresentadas as primeiras medidas de apoio às empresas devido à Covid-19, o dia a dia das empresas de comunicação social em geral e para as rádios em particular, já passou pelos estágios de emergência, aflição, pânico e está prestes a passar para o estágio de fecho iminente. Entretanto, a ARIC já elaborou um conjunto de medidas muito concretas que apresentou ao Governo, que se aceites suavizariam as dificuldades vividas. "Porém, até agora nada aconteceu e, assim, as rádios não conseguem continuar", avisa.   .............................................................. A LENTA ASFIXIA DAS RÁDIOS LOCAIS.   TEMOS QUE DENUNCIAR:     CADA DIA ESTÁ MAIS DIFÍCIL DE CONTINUAR A MANTER NO AR A RÁDIO CLUBE DE MONSANTO. TEMOS DE VENDER OU MESMO FECHAR, COM NATURAL DESENCANTO E DESAGRADO. AS DIMINUTAS RECEITAS NÃO DÃO PARA AGUENTAR POR MUITO MAIS TEMPO. A SITUAÇÃO FOI DRASTICAMENTE AGRAVADA COM A PANDEMIA. E AS PROMETIDAS AJUDAS (MESMO AS MIGALHAS) TARDAM EM CHEGAR.  

Ler mais

Mais Notícias

© Rádio Clube de Monsanto 2020 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line | Política de cookies | Política de privacidade