Arquivo de Notícias

RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS: MONSANTO QUER CONTINUAR A ACOLHER CRIADORES DE TODO O MUNDO

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-23 01:09:15

RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS: MONSANTO QUER CONTINUAR A ACOLHER CRIADORES DE TODO O MUNDO

A Câmara de Idanha-a-Nova requalificou duas casas em Monsanto, onde oferece alojamento com vista privilegiada sobre a campina. Os artistas podem candidatar-se junto da autarquia ou na Universidade de Coimbra. Em preparação está um protocolo com a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa para oferecer residência a jovens talentos, para aqui fazerem o lançamento das suas obras. 'O projecto nasceu em 2006 e até final do último ano já tinham passado por Monsanto 18 artistas de todo o mundo', disse à Agência Lusa, Armindo Jacinto, vice-presidente da Câmara de Idanha-a-Nova.

CASTELO BRANCO E GUARDA NO TOPO DOS DISTRITOS MAIS ATINGIDOS PELO DESEMPREGO EM 2008

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-23 12:43:20

CASTELO BRANCO E GUARDA NO TOPO DOS DISTRITOS MAIS ATINGIDOS PELO DESEMPREGO EM 2008

Em 2008, nos distritos de Castelo Branco e Guarda, 94 empresas encerraram ou entraram em processo de insolvência. Os dados constam do estudo 'Insolvências e Constituições de Empresas – Portugal 2008/2007', efectuado pela Coface Portugal com base no registo de acções de insolvência e constituições publicadas nestes dois anos. Os distritos ocupam os lugares cimeiros, em toda a faixa Interior do País atingindo, no total, 2,6 por cento.

POUSADA DE MONSANTO ESTÁ NOVAMENTE A FUNCIONAR

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-22 12:51:46

POUSADA DE MONSANTO ESTÁ NOVAMENTE A FUNCIONAR

Foi dado mais um passo no sentido de resolver a situação. Depois de fechar e abrir por várias vezes a Pousada de Monsanto está novamente a funcionar. Foram muitos os desentendimentos entre a Divino Monsanto e o novo director da Pousada Edirberto Perez, mas o Tribunal decidiu e o espaço mudou de mãos. No final da passada semana a GNR foi chamada ao local. José Alves capitão da GNR de Idanha-a-Nova disse á RCM que foram chamados para garantir que a passagem de testemunho de proprietários fosse feita dentro da normalidade.  

IDANHA-A-NOVA JÁ TEM GUIA DE AVES DA REGIÃO

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-22 12:48:17

IDANHA-A-NOVA JÁ TEM GUIA DE AVES DA REGIÃO

Os amantes da natureza já têm um guia de campo para observação de aves. O guia de aves do concelho de Idanha-a-Nova foi elaborado e apresentado por Carlos Pacheco, especialista na área da avifauna, durante um passeio de campo a Salvaterra do Extremo. Este guia serve de apoio para todos aqueles que queiram visitar a região e pretendam conhecer o seu património em termos biológicos. No concelho de Idanha-a-Nova há mais de 160 espécies de aves diferentes, 27 das quais representadas neste guia de campo.

GOVERNO ANUNCIA OBRAS DO ÚLTIMO BLOCO DO REGADIO DA COVA DA BEIRA

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-22 12:44:19

GOVERNO ANUNCIA OBRAS DO ÚLTIMO BLOCO DO REGADIO DA COVA DA BEIRA

O Governo vai lançar, até ao Verão, as obras do último bloco do Regadio da Cova da Beira. O projecto vai beneficiar 7.000 hectares de terrenos agrícolas das freguesias de Fatela, Valverde, Alcaide e Donas. O anúncio feito por Jaime Silva, ministro da Agricultura, durante o fórum Novas Fronteiras realizado na Guarda, deixou satisfeito o presidente da Associação de Beneficiários do Regadio da Cova da Beira.

A23: PAINÉIS DE COMPARAÇÃO DE PREÇOS DE COMBUSTÍVEIS A FUNCIONAR AINDA ESTE MÊS

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-22 12:39:49

A23: PAINÉIS DE COMPARAÇÃO DE PREÇOS DE COMBUSTÍVEIS A FUNCIONAR AINDA ESTE MÊS

A Scutvias garante que até final do mês entrem em funcionamento os painéis de comparação de preços de combustíveis nas áreas de serviço da A23. As obras já começaram há algumas semanas com a Auto-Estrada da Beira Interior a ser uma das primeiras onde vai funcionar esta medida que na região abrange ainda a A25. As auto-estradas A1, A2, A8 e A22 são as outras vias a receber os placards. Cinco meses depois da data estipulada por lei a comparação de preços nas auto-estradas nacionais vai ficar disponível. A obrigação de indicação dos preços foi estabelecida em 2005, mas só em Julho do ano passado se clarificou que caberia às companhias petrolíferas a instalação e manutenção dos painéis.  

ADUFEIRAS DE MONSANTO NO ALENTEJO

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-21 11:11:58

ADUFEIRAS DE MONSANTO NO ALENTEJO

As Adufeiras de Monsanto deslocam-se à vila alentejana do Redondo, na próxima sexta-feira, para um concerto com a Ronda dos Quatro Caminhos e a Orquestra Sinfonieta de Lisboa. O espectáculo está integrado nas comemorações dos trinta e cinco anos do 25 de Abril.

RÁDIO PORTUGUESA GANHA OUVINTES

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-18 07:18:01

RÁDIO PORTUGUESA GANHA OUVINTES

 A rádio portuguesa ganhou, no primeiro trimestre deste ano, quase 110 mil novos ouvintes, em relação ao mesmo período do ano anterior, com o grupo Renascença a manter a liderança, segundo dados divulgados pelo Bareme Rádio, da Marktest.

A EMISSÃO DA RCM JÁ ESTÁ ON LINE

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-18 02:38:14

A EMISSÃO DA RCM JÁ ESTÁ ON LINE

DEPOIS DE 15 HORAS DE PARAGEM A EMISSÃO DA RCM JÁ FOI REACTIVADA PELA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE RADIODIFUSÃO. TAL PARAGEM  FICOU A DEVER-SE A MUDANÇAS  DOS SERVIDORES , NO ÂMBITO DO PROJECTO ROLI. DO FACTO A QUE SOMOS ALHEIOS APRESENTAMOS AS NOSSAS DESCULPAS.

VI ENCONTRO DE TOCADORES EM ÉVORA DE 18 A 21 DE JUNHO

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-03-10 05:21:05

VI ENCONTRO DE TOCADORES EM ÉVORA DE 18 A 21 DE JUNHO

 O “Tocar de Ouvido” mobiliza uma pequena parte de uma comunidade imensa de pessoas que trabalham os temas da música tradicional, dos instrumentos e dos seus tocadores. O encontro de tocadores será destinado a músicos amadores e profissionais: isto, aproveitando o facto de ainda existirem, em Portugal, alguns velhos tocadores tradicionais, executando instrumentos como a Gaita de Foles, a Concertina, o Adufe, o Canto ou a Viola Campaniça. Este encontro pretende promover a ligação entre várias gerações, criando um espaço de partilha e aprendizagem mútua.

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |

CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE FERNANDO NAMORA

Facebook

Escrito por RCM em 2019-04-17 13:01:43

CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE FERNANDO NAMORA

NO CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE FERNANDO NAMORA UM TESTEMUNHO DE AFONSO ALMEIDA BRANDÃO     Na sua fase inicial de vida é sabido que ainda chegou a exercer Medicina cerca de um ano. Posteriormente, a sua veia de Escritor falou mais forte e acabaria por escrever vários Livros excepcionais que deixaria a Título Póstumo. Conheci o Fernando Namora nos inícios da Década de 80 Anos, da 2º Metade do Séc. XX.   Ele no Inverno refugiava-se na aldeia do Magoito (localidade a cerca de 10 Km. de Sintra), na Vivenda do dono da Editora das EDIÇÕES 70, para escrever. Chegava a ficar por lá 3 a 4 meses alojado. Vinha à Vila almoçar por volta das 15 horas (sempre no Café Lé) e, à noite, ficava por casa a ver TV, outras vezes a ouvir Música Clássica ou a escrever. Invariavelmente, bebia um Chá acompanhado de uma Torradas. Deitava-se, regra geral, entre as 3 e as 4 horas da madrugada.    Eu e o Eng. Eduardo Silva --- o dono das EDIÇÕES 70, à época --- cedia-lhe a sua Vivenda gratuitamente para ele escrever. Raro era o dia em que nós os três não estávamos juntos. EU vivia no Magoito com a minha ex-Mulher (e que por lá continua) e o Eduardo vinha de Lisboa ao Magoito, todos os dias, e ficava instalado na Residencial Central, do velho Nuro Gulamhussen, um comerciante de nacionalidade indiana, mas naturalizado português há muitos anos.      Estas estadias do Fernando Namora, no Inverno, na Aldeia do Magoito, foram frequentes ao longo de vários anos. A Amizade entre AMBOS (Escritor e Editor) era uma Amizade antiga de tempos de Escola e Meninice). Recordo, com saudade, estes encontros.Já lá vão quase 40 Anos, como o Tempo passa, Meu Deus!   Por vezes EU e o Eduardo íamos visitá-lo à noite. Do Centro da Aldeia e do Café onde estávamos, à casa onde se encontrava o Fernando Namora, eram 600 metros, mais coisa-menos coisa. Aparecíamos de surpresa e ele ficava feliz por nos ver.    Numa certa noite chegou mesmo a desabafar: «Ainda bem que vocês apareceram. Estou sem paciência para escrever, não sai nada de jeito... Vamos comemorar, ouvir música e conversar. A escrita fica para amanhã...». E os três acabávamos, assim, por entrar pela Noite dentro, ao som de música Clássica (na maioria das vezes, com trechos de Chopin), tendo como única companhia uma garrafa de Whisky.Velho -- 12 Anos, um pacote de Bolacha Maria e muita conversa animada e bem disposta.   Ambos já não estão entre nós, infelizmente.Tenho Saudades, imensas Saudades deles e daquele Tempo.  São tempos que não voltam mais... nunca mais... Ficaram "enterrados" no Passado...   Recordo-os, agora e hoje, com os olhos marejados de lágrimas, estes dois bons Amigos Nobres --- e que faziam o favor de me aturar e acolher nos seus convívios e serões inesquecíveis...   Paz à Vossa Alma e até um Dia!   Afonso Almeida Brandão

Ler mais

HOMENAGEM AO MÉDICO E ESCRITOR FERNANDO NAMORA

Facebook

Escrito por RCM em 2019-04-11 10:16:54

HOMENAGEM AO MÉDICO E ESCRITOR FERNANDO NAMORA

HOMENAGEM AO MÉDICO E ESCRITOR FERNANDO NAMORA NO CENTENÁRIO DO SEU NASCIMENTO (15 DE ABRIL DE 1919 - 2019)       A Sociedade dos Amigos do Museu de Francisco Tavares Proença Júnior promove na sexta-feira, pelas 18 horas, uma homenagem a Fernando Namora.   A apresentação de “A medicina em Fernando Namora como celebração dos valores humanos” está a cargo de António Lourenço Marques Gonçalves da Sociedade dos Amigos do Museu de Francisco Tavares Proença Júnior e director dos cadernos de Cultura : Medicina da Beira Interior.   A cerimónia de homenagem do centenário de nascimento de Fernando Namora vai contar também com o testemunho de Joaquim Manuel da Fonseca, amigo de Fernando Namora e director da Rádio Clube de Monsanto.   Vai ainda ser feita uma leitura de textos do escritor por Otília Duarte, Mariana Galeano e Ana Celeste Azevedo.   O Museu de Francisco Tavares Proença Júnior tem no seu acervo, duas telas de Fernando Namora que revelam uma das suas facetas artística mais desconhecida e um raro e original relatório médico da sua passagem pela freguesia de Tinalhas, documento que será editado num dos próximos números da revista da “Materiaes”, órgão da Sociedade dos Amigos do Museu.   O ano de 2019 vai também trazer a reedição das obras de Fernando Namora, como a “A noite e a madrugada”, drama que decorre na fronteira de Penha Garcia.   Fernando Namora nasceu a 15 de Abril de 1919 em Condeixa-a-Nova.   Faleceu em Lisboa em 1989.   Médico de profissão foi autor de uma extensa obra, bastante divulgada e traduzida em várias línguas nas décadas de 70 e 80 do século XX , que tiveram nas paisagens geográficas e humanas da Beira Baixa , principalmente a aldeia de Monsanto os seus cenários literários.  

Ler mais

CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE FERNANDO NAMORA

Facebook

Escrito por RCM em 2019-04-08 13:44:37

CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE FERNANDO NAMORA

EM CASTELO BRANCO ASSINALA-SE O CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE FERNANDO NAMORA,  QUE FOI GRANDE AMIGO DE MONSANTO, ONDE TEVE CASA E A FAMÍLIA AINDA MORA.

Ler mais

MONSANTO CINCO ESTRELAS

Facebook

Escrito por CMIN em 2019-04-05 11:51:26

MONSANTO CINCO ESTRELAS

A aldeia histórica de Monsanto, no concelho de Idanha-a-Nova, voltou a ganhar o Prémio Cinco Estrelas Regiões, que distingue ícones regionais de referência nacional que são reconhecidos pelos portugueses como sendo extraordinários. Monsanto, que já havia sido considerado um destino Cinco Estrelas em 2018, renova o título este ano. O Município de Idanha-a-Nova congratula todos os monsantinos, idanhenses, visitante e turistas que estão na origem desta segunda vitória consecutiva no Prémio Cinco Estrelas. Este galardão é mais um reconhecimento de Monsanto como destino de excelência, na linha de outras distinções como é a eleição frequente para listas de melhores vilas e aldeias do mundo. De acordo com a organização do concurso, o Prémio Cinco Estrelas Regiões “é um sistema de avaliação que identifica o melhor que existe em cada uma das 20 regiões (18 distritos + regiões autónomas) ao nível de recursos naturais, gastronomia, arte e cultura, empresas, património e outros ícones regionais de referência nacional”. Através de uma votação nacional os portugueses identificaram, para cada um dos distritos, o que consideram extraordinário a vários níveis. A cerimónia de entrega dos prémios deste ano terá lugar na cidade de Viseu, no dia 17 de Maio.

Ler mais

FEIRA RAIANA EM IDANHA-A-NOVA

Facebook

Escrito por RCM em 2019-03-20 13:02:51

FEIRA RAIANA EM IDANHA-A-NOVA

IADNHA-A-NOVA ACOLHE MAIS UMA EDIÇÃO DA FEIRA RAIANA

Ler mais

Mais Notícias

© Rádio Clube de Monsanto 2019 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line