Arquivo de Notícias

PRESIDENTE DA REPÚBLICA INAUGURA EXPOSIÇÃO DE HOMENAGEM AO PINTOR MESTRE JOSÉ MANUEL SOARES

Escrito por RCM em 2009-11-27 18:22:31

PRESIDENTE DA REPÚBLICA INAUGURA EXPOSIÇÃO DE HOMENAGEM AO PINTOR MESTRE JOSÉ MANUEL SOARES

O senhor Presidente da República, Professor Dr. Aníbal Cavaco Silva inaugurou, no dia 27 de Novembro de 2008, a exposição de pintura de homenagem ao Mestre José Manuel Soares, na Casa Municipal de Cultura da cidade de Mêda. Saiba mais sobre o Pintor Mestre José Manuel Soares em: www.pintor.radiomonsanto.pt

METEOROLOGIA: CALOR COLOCA QUASE TODO O PAÍS EM ALERTA AMARELO

Escrito por Lusa / RCM em 2009-08-12 01:03:06

METEOROLOGIA: CALOR COLOCA QUASE TODO O PAÍS EM ALERTA AMARELO

A quase totalidade do território de Portugal continental, 16 dos 18 distritos, está hoje com aviso amarelo devido à previsão de persistência de tempo quente, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM) Os termómetros vão subir aos 37ºem Castelo Branco e Santarém, aos 36º em Bragança e Braga e aos 35º em Lisboa e Coimbra. Para hoje, o IM prevê tempo quente com céu limpo, temporariamente nublado durante a tarde em especial nas regiões do interior.

PAINEL DE PINTURAS RUPESTRES COM CINCO MIL ANOS DESTRUIDO

Escrito por Lusa / RCM em 2009-08-11 12:49:09

PAINEL DE PINTURAS RUPESTRES COM CINCO MIL ANOS DESTRUIDO

Um dos painéis de granito com pinturas rupestres, com cerca de cinco mil anos, encontrado há sete anos na área da freguesia de Malhada Sorda, concelho de Almeida, foi destruído. O Parque Arqueológico do Vale do Côa (PAVC) lamenta o sucedido, considerando que existiu a “clara intenção” de fazer desaparecer aquele achado arqueológico.

MUSEU VAI TER NÚCLEO DEDICADO AO CABEÇO DAS FRÁGUAS

Escrito por Jornal de Notícias em 2009-08-10 06:26:06

MUSEU VAI TER NÚCLEO DEDICADO AO CABEÇO DAS FRÁGUAS

A inscrição rupestre do Cabeço das Fráguas, nos limites dos concelhos da Guarda e do Sabugal, será o centro das atenções do novo núcleo do Museu da Guarda, com abertura prevista para a Primavera de 2010. O espaço vai acolher uma reprodução à escala natural da laje onde se descreve a oferenda de animais a diversas divindades e várias peças em bronze e ferro, bem como objectos de cerâmica, descobertos pelos arqueólogos desde 2006.

PENAMACOR: TERMAS ABERTAS AO PÚBLICO SEM LICENCIAMENTO

Escrito por Lusa / RCM em 2009-08-04 11:43:23

PENAMACOR: TERMAS ABERTAS AO PÚBLICO SEM LICENCIAMENTO

As centenárias termas da Fonte Santa, na freguesia de Águas, em Penamacor, estão abertas ao público, mas não possuem licenciamento, disse à Agência Lusa fonte da Direcção-Geral de Saúde. As termas funcionam e levam movimento à aldeia, como explicou uma das moradoras, Maria Pereira, salientando que "este ano, estão a funcionar há cerca de um mês, pelo menos durante parte do dia”.

CASTELO BRANCO: 244 JOVENS VOLUNTÁRIOS PROTEGEM A FLORESTA

Escrito por Lusa / RCM em 2009-08-03 12:48:02

CASTELO BRANCO: 244 JOVENS VOLUNTÁRIOS PROTEGEM A FLORESTA

Um total de 244 jovens voluntários estão a proteger as florestas do distrito de Castelo Branco no âmbito do Programa Voluntariado Jovem para as Florestas, anunciou o Instituto Português da Juventude. Os jovens estão ligados a 16 projectos aprovados no distrito, dinamizados por autarquias e entidades locais.

IMATOSGIL PEDE INFORMAÇÕES À LA SEDA SOBRE FÁBRICA DE PORTALEGRE

Escrito por Lusa / RCM em 2009-07-31 05:44:45

IMATOSGIL PEDE INFORMAÇÕES À LA SEDA SOBRE FÁBRICA DE PORTALEGRE

O grupo Imatosgil pediu informações à La Seda Barcelona sobre a fábrica de Portalegre e caso sejam "interessantes" poderá vir a comprar a unidade que a empresa catalã quer alienar, disse à Lusa fonte do grupo. Pedimos informações técnicas, económicas e financeiras à La Seda sobre a fábrica de Portalegre. Vamos analisar e, se forem interessantes, poderemos vir a comprar", disse à agência Lusa fonte do grupo Imatosgil.

QUERCUS ALERTA PARA CONSUMO DE ENERGIA NOS APARELHOS TV POR CABO

Escrito por LUSA / RCM em 2009-07-31 05:41:13

QUERCUS ALERTA PARA CONSUMO DE ENERGIA NOS APARELHOS TV POR CABO

Os ambientalistas da Quercus estudaram os consumos de energia da televisão por cabo e concluíram que desligar os aparelhos da ficha permite grandes poupanças de energia, uma informação que pretendem que as empresas passem a facultar aos seus clientes. A Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza fez medições e cálculos sobre aqueles consumos de electricidade e concluiu que os serviços de subscrição de televisão podem representar um custo em electricidade para as famílias "superior a 50 euros por ano".

HOMOLOGADOS RESULTADOS DE ELEIÇÕES PARA O INSTITUTO POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO

Escrito por Lusa / RCM em 2009-07-30 12:20:51

HOMOLOGADOS RESULTADOS DE ELEIÇÕES PARA O INSTITUTO POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO

O Ministério da Ciência e do Ensino Superior já homologou os resultados das eleições para a presidência do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) cujo vencedor, Carlos Maia, será empossado no início de Setembro.

GUARDA: IDOSA BURLADA EM DOZE MIL EUROS

Escrito por Lusa / RCM em 2009-07-29 03:22:17

GUARDA: IDOSA BURLADA EM DOZE MIL EUROS

Uma mulher de 81 anos, residente na localidade de Carpinteiro, concelho da Guarda, foi burlada em 12 mil euros, por dois homens «que se fizeram passar por funcionários da Segurança Social», disse hoje à Lusa fonte policial. Segundo o major Cunha Rasteiro, relações públicas do Comando Territorial da GNR da Guarda, o caso ocorreu na terça-feira «por volta do meio-dia».

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |

ALERTAS DUMA INVESTIGADORA UNIVERSITÁRIA

Facebook

Escrito por LUSA/PÚBLICO em 2018-05-17 13:31:05

ALERTAS DUMA INVESTIGADORA UNIVERSITÁRIA

"...Face à especulação imobiliária na rede “Aldeias Históricas de Portugal”, há casais jovens que são levados a escolher residência fora da aldeia. Segundo Paula Reis, a esta situação soma-se a ausência de serviços como farmácia, centro de saúde ou transportes públicos, que também não ajuda a estancar o despovoamento da maioria das aldeias. O diagnóstico das 12 aldeias, com base em dados entre 2001 e 2011, deixa transparecer a situação de despovoamento: a percentagem de jovens recuou 3,69%, a população idosa aumentou 2,16%, há três aldeias que não registaram qualquer nascimento (Idanha-a-Velha, Castelo Rodrigo e Piódão) e, dos 7.885 edifícios recenseados, 24,5% necessitavam, em 2011, de reparações. Em dez anos, as doze aldeias perderam, no total, 683 pessoas, havendo casos de grande recuo populacional como Castelo Mendo (-35%), Monsanto (-28,5%), Sortelha (-23,3%) ou Piódão (-20,5%)."

Ler mais

DIA DE PORTUGAL NOS EUA

Facebook

Escrito por RCM em 2018-05-16 14:34:42

DIA DE PORTUGAL NOS EUA

DIA DE PORTUGAL NOS EUA (em Newark e Bethlehem e ainda no edifício-sede das Nações Unidas em Nova Iorque).   Diversas Comunidades Portuguesas nos EUA também celebram Portugal em homenagem ao Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas.   De festas de gala em homenagem aos luso-americanos, que muito valor dão às Comunidades Portuguesas a festivais, desfiles, concertos e animação de rua, Portugal vai ser ouvido, visto e sentido um pouco por todo o lado nos EUA.            O Adufe da Beira Baixa, o Corridinho do Algarve e o Fandango do Ribatejo nos EUA vão participar nas celebrações do Dia de Portugal.   As Adufeiras de Monsanto, o Rancho Folclórico de São Bartolomeu de Messines (Silves) e o Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Riachos (Torres Novas) vão realizar um conjunto de actuações entre 8 e 10 de Junho no âmbito das festividades do Dia de Portugal em Newark e Bethlehem e ainda no edifício-sede das Nações Unidas em Nova Iorque.    

Ler mais

COMBATE A INCÊNDIOS

Facebook

Escrito por ZAP/LUSA em 2018-05-09 16:40:28

COMBATE A INCÊNDIOS

O comandante do Grupo Especial de Combate Contra Incêndios (GIPS) da GNR afirma num email interno que “não tem meios necessários” básicos, como luvas, fatos, telemóveis, carros ou computadores, para trabalhar no combate aos incêndios. No email interno a que o Público teve acesso, o major Cura Marques, admite que, a uma semana de terminarem a formação, os GIPS “ainda não têm equipamento de proteção individual como luvas, carros, rádios, telemóveis, computadores ou impressoras, nem sequer condições de descanso em todos os centros de meios aéreos onde vão ficar sediados”.

Ler mais

FELIZ DIA DA MÃE...

Facebook

Escrito por RCM em 2018-05-06 15:21:08

FELIZ DIA DA MÃE...

FELIZ DIA DA MÃE... Um dia abençoado para todas as mulheres que são MÃES.   “COM TRÊS LETRINHAS APENAS SE ESCREVE A PALAVRA MÃE. QUE É DAS PALAVRAS PEQUENAS, A MAIOR QUE O MUNDO TEM”.   Esta quadra resume, de forma muito expressiva, o significado do DIA DA MÃE que se celebra, habitualmente, no primeiro Domingo de Maio, este ano no dia 6. Em Portugal, o DIA DA MÃE chegou a ser celebrado a 8 de Dezembro, solenidade da Imaculada Conceição, mas depois passou a ser comemorado no primeiro Domingo de Maio, mês dedicado, de forma especial, a Nossa Senhora. Acredito que “é bom, belo e justo celebrar o DIA DA MÃE”, para todos os filhos. Estamos a “agradecer a todas as Mães que dia e noite, todos os dias e todos os anos, ao longo da sua vida, se dedicam ao acolhimento amoroso, à educação e ao crescimento integral dos filhos”. FELIZ DIA DA MÃE.

Ler mais

CICLO FORMATIVO PARA PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

Facebook

Escrito por RCM em 2018-04-26 15:48:08

CICLO FORMATIVO PARA PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

O Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova (CMCD), através dos projectos Afirma-te e Gente Raiana, vai realizar um ciclo de workshops centrado na educação e na parentalidade. Estes workshops, destinados a pais, encarregados de educação e demais comunidade educativa, proporcionam a oportunidade de adquirir conhecimentos e ferramentas para, no dia-a-dia, podermos fazer mais e melhor com e pelos nossos filhos, educandos e alunos. As inscrições estão abertas até 9 de maio, são gratuitas e poderão ser feitas contactando o CMCD (277 208 027 ou 961 309 534). Consulte o cartaz abaixo e participe. A sua participação nos workshops do seu interesse poderá trazer melhorias para o futuro da educação e da Escola.  

Ler mais

Mais Notícias

© Rádio Clube de Monsanto 2018 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line