Arquivo de Notícias

PRESIDENTE DA REPÚBLICA INAUGURA EXPOSIÇÃO DE HOMENAGEM AO PINTOR MESTRE JOSÉ MANUEL SOARES

Escrito por RCM em 2009-11-27 18:22:31

PRESIDENTE DA REPÚBLICA INAUGURA EXPOSIÇÃO DE HOMENAGEM AO PINTOR MESTRE JOSÉ MANUEL SOARES

O senhor Presidente da República, Professor Dr. Aníbal Cavaco Silva inaugurou, no dia 27 de Novembro de 2008, a exposição de pintura de homenagem ao Mestre José Manuel Soares, na Casa Municipal de Cultura da cidade de Mêda. Saiba mais sobre o Pintor Mestre José Manuel Soares em: www.pintor.radiomonsanto.pt

METEOROLOGIA: CALOR COLOCA QUASE TODO O PAÍS EM ALERTA AMARELO

Escrito por Lusa / RCM em 2009-08-12 01:03:06

METEOROLOGIA: CALOR COLOCA QUASE TODO O PAÍS EM ALERTA AMARELO

A quase totalidade do território de Portugal continental, 16 dos 18 distritos, está hoje com aviso amarelo devido à previsão de persistência de tempo quente, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM) Os termómetros vão subir aos 37ºem Castelo Branco e Santarém, aos 36º em Bragança e Braga e aos 35º em Lisboa e Coimbra. Para hoje, o IM prevê tempo quente com céu limpo, temporariamente nublado durante a tarde em especial nas regiões do interior.

PAINEL DE PINTURAS RUPESTRES COM CINCO MIL ANOS DESTRUIDO

Escrito por Lusa / RCM em 2009-08-11 12:49:09

PAINEL DE PINTURAS RUPESTRES COM CINCO MIL ANOS DESTRUIDO

Um dos painéis de granito com pinturas rupestres, com cerca de cinco mil anos, encontrado há sete anos na área da freguesia de Malhada Sorda, concelho de Almeida, foi destruído. O Parque Arqueológico do Vale do Côa (PAVC) lamenta o sucedido, considerando que existiu a “clara intenção” de fazer desaparecer aquele achado arqueológico.

MUSEU VAI TER NÚCLEO DEDICADO AO CABEÇO DAS FRÁGUAS

Escrito por Jornal de Notícias em 2009-08-10 06:26:06

MUSEU VAI TER NÚCLEO DEDICADO AO CABEÇO DAS FRÁGUAS

A inscrição rupestre do Cabeço das Fráguas, nos limites dos concelhos da Guarda e do Sabugal, será o centro das atenções do novo núcleo do Museu da Guarda, com abertura prevista para a Primavera de 2010. O espaço vai acolher uma reprodução à escala natural da laje onde se descreve a oferenda de animais a diversas divindades e várias peças em bronze e ferro, bem como objectos de cerâmica, descobertos pelos arqueólogos desde 2006.

PENAMACOR: TERMAS ABERTAS AO PÚBLICO SEM LICENCIAMENTO

Escrito por Lusa / RCM em 2009-08-04 11:43:23

PENAMACOR: TERMAS ABERTAS AO PÚBLICO SEM LICENCIAMENTO

As centenárias termas da Fonte Santa, na freguesia de Águas, em Penamacor, estão abertas ao público, mas não possuem licenciamento, disse à Agência Lusa fonte da Direcção-Geral de Saúde. As termas funcionam e levam movimento à aldeia, como explicou uma das moradoras, Maria Pereira, salientando que "este ano, estão a funcionar há cerca de um mês, pelo menos durante parte do dia”.

CASTELO BRANCO: 244 JOVENS VOLUNTÁRIOS PROTEGEM A FLORESTA

Escrito por Lusa / RCM em 2009-08-03 12:48:02

CASTELO BRANCO: 244 JOVENS VOLUNTÁRIOS PROTEGEM A FLORESTA

Um total de 244 jovens voluntários estão a proteger as florestas do distrito de Castelo Branco no âmbito do Programa Voluntariado Jovem para as Florestas, anunciou o Instituto Português da Juventude. Os jovens estão ligados a 16 projectos aprovados no distrito, dinamizados por autarquias e entidades locais.

IMATOSGIL PEDE INFORMAÇÕES À LA SEDA SOBRE FÁBRICA DE PORTALEGRE

Escrito por Lusa / RCM em 2009-07-31 05:44:45

IMATOSGIL PEDE INFORMAÇÕES À LA SEDA SOBRE FÁBRICA DE PORTALEGRE

O grupo Imatosgil pediu informações à La Seda Barcelona sobre a fábrica de Portalegre e caso sejam "interessantes" poderá vir a comprar a unidade que a empresa catalã quer alienar, disse à Lusa fonte do grupo. Pedimos informações técnicas, económicas e financeiras à La Seda sobre a fábrica de Portalegre. Vamos analisar e, se forem interessantes, poderemos vir a comprar", disse à agência Lusa fonte do grupo Imatosgil.

QUERCUS ALERTA PARA CONSUMO DE ENERGIA NOS APARELHOS TV POR CABO

Escrito por LUSA / RCM em 2009-07-31 05:41:13

QUERCUS ALERTA PARA CONSUMO DE ENERGIA NOS APARELHOS TV POR CABO

Os ambientalistas da Quercus estudaram os consumos de energia da televisão por cabo e concluíram que desligar os aparelhos da ficha permite grandes poupanças de energia, uma informação que pretendem que as empresas passem a facultar aos seus clientes. A Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza fez medições e cálculos sobre aqueles consumos de electricidade e concluiu que os serviços de subscrição de televisão podem representar um custo em electricidade para as famílias "superior a 50 euros por ano".

HOMOLOGADOS RESULTADOS DE ELEIÇÕES PARA O INSTITUTO POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO

Escrito por Lusa / RCM em 2009-07-30 12:20:51

HOMOLOGADOS RESULTADOS DE ELEIÇÕES PARA O INSTITUTO POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO

O Ministério da Ciência e do Ensino Superior já homologou os resultados das eleições para a presidência do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) cujo vencedor, Carlos Maia, será empossado no início de Setembro.

GUARDA: IDOSA BURLADA EM DOZE MIL EUROS

Escrito por Lusa / RCM em 2009-07-29 03:22:17

GUARDA: IDOSA BURLADA EM DOZE MIL EUROS

Uma mulher de 81 anos, residente na localidade de Carpinteiro, concelho da Guarda, foi burlada em 12 mil euros, por dois homens «que se fizeram passar por funcionários da Segurança Social», disse hoje à Lusa fonte policial. Segundo o major Cunha Rasteiro, relações públicas do Comando Territorial da GNR da Guarda, o caso ocorreu na terça-feira «por volta do meio-dia».

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE IDANHA-A-NOVA ESTÁ MAIS RICA

Facebook

Escrito por RCM em 2017-04-22 12:03:39

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE IDANHA-A-NOVA ESTÁ MAIS RICA

LIVROS DE FERNANDO CURADO RIBEIRO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE IDANHA-A-NOVA É com muita alegria que damos conhecimento de que várias centenas de livros da importante colecção particular de Fernando Curado Ribeiro foram cedidos, gratuitamente, e já se encontram na Biblioteca Municipal de Idanha-a-Nova, onde poderão vir a ser consultados pelo público em geral. O senhor Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, aceitou receber tal rico espólio depois da mediação de Joaquim Fonseca junto da senhora dona Maria da Graça Ribeiro, viúva de Fernando Curado Ribeiro, que foi um ilustre Homem da Rádio, do Teatro, do Cinema e da Televisão, senhor de invejável cultura, também sustentada em fabulosa livraria multifacetada, que estava guardada na sua casa de Monsanto, aldeia que ele tanto adorava.

Ler mais

CASTELO BRANCO UTILIZA MONDA TÉRMICA PARA REDUZIR USO DE HERBICIDAS

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2017-04-19 15:01:16

CASTELO BRANCO UTILIZA MONDA TÉRMICA PARA REDUZIR USO DE HERBICIDAS

O presidente do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Castelo Branco (SMAS), Luís Correia, disse à agência Lusa que os serviços investiram em equipamento de monda térmica para reduzir a utilização de herbicidas no concelho. “Os SMAS adquiriram equipamento de monda térmica cujo objectivo se insere no caminho que estamos a fazer para a redução da utilização de herbicidas no concelho de Castelo Branco”, explicou Luís Correia. Este responsável sublinhou ainda que pretende seguir um caminho de sustentabilidade ambiental no concelho albicastrense. A associação Quercus aplaude esta decisão do município de Castelo Branco e diz que é “uma boa noticia para os albicastrenses, para a saúde e para o ambiente”. “Castelo Branco tem agora uma solução mista, com monda térmica e uso de um herbicida biológico que é inócuo, abandonando o glifosato que já foi provado ser cancerígeno”, concluiu o ambientalista Samuel Infante.

Ler mais

QUERCUS ALERTA PARA ALASTRAMENTO DESCONTROLADO DA VESPA ASIÁTICA EM PORTUGAL

Facebook

Escrito por LUSA/RCM em 2017-04-13 11:58:21

QUERCUS ALERTA PARA ALASTRAMENTO DESCONTROLADO DA VESPA ASIÁTICA EM PORTUGAL

A Quercus alertou para o alastramento da vespa asiática para as cidades, situação que considera descontrolada e que causa um prejuízo anual de cinco milhões de euros ao país, devido às baixas na produção de mel. Os ninhos da vespa asiática, segundo referiu o presidente da direcção nacional da associação ambientalista Quercus, João Branco, são já “muitos milhares” em Portugal, e a espécie, cuja distribuição se encontrava restrita ao noroeste do país, tem alargado para outras zonas, estando já confirmada no Porto, em Coimbra, em Aveiro, na Guarda, em Leiria, em Santarém, em Castelo Branco e, em alguns casos pontuais, no Alentejo. A associação alerta ainda para a necessidade de protecção das espécies de vespas autóctones, cujos vespeiros estão a ser “destruídos em massa”, devido à falta de informação prestada às populações, o que pode causar desequilíbrios ecológicos que favorecem a expansão da vespa asiática. Para o presidente, é “muito importante” que existam acções de formação e divulgação sobre esta problemática junto das autarquias, bombeiros e cidadãos.  

Ler mais

9 DE ABRL DE 1918

Facebook

Escrito por RCM em 2017-04-09 19:52:04

9 DE ABRL DE 1918

Uma data que à maioria das pessoas nada dirá. Todavia, uma data que nunca poderá passar despercebida. 09 de Abril de 1918 Evoca a tragédia da batalha de La Lys, onde as tropas portuguesas foram dizimadas pelos alemães na I Guerra. 100.000 alemães, superiormente equipados, causaram centenas de mortos e fizeram milhares de prisioneiros, feridos e desaparecidos entre os 20.000 portugueses que lhes fizeram frente.  

Ler mais

Encontro de Cantares Quaresmais no Forum Cultural, no dia 7 de Abril, em Idanha-a-Nova

Facebook

Escrito por RCM em 2017-04-03 13:14:25

Encontro de Cantares Quaresmais no Forum Cultural, no dia 7 de Abril, em Idanha-a-Nova

O X Encontro de Cantares Quaresmais vai trazer a singular riqueza destes rituais ao Forum Cultural de Idanha-a-Nova, no próximo dia 7 de abril (sexta-feira). O Encontro tem entrada livre e é promovido pelo Município de Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da UNESCO, na área da Música. A partir das 21h00, participam o Grupo de Cantares de Ínsua (Penalva do Castelo); o Grupo de Encomendação das Almas de Corgas (Proença-a-Nova); o Grupo da Amentação das Almas de Paranhos da Beira (Seia); e as Adufeiras de Monsanto (Idanha-a-Nova). Nesta noite, o Forum Cultural também é palco da recriação da Sarração da Velha, tradição ímpar de Idanha-a-Velha. Em seguida, junto a esse espaço cultural, nas ruínas do Castelo de Idanha-a-Nova, poderá acompanhar o Grupo de Encomendação das Almas de Idanha-a-Nova.

Ler mais

Mais Notícias

Notícias da Região

JORNAL O INTERIOR

A Carregar ...

JORNAL DO FUNDÃO

A Carregar ...

JORNAL A GUARDA

A Carregar ...

© Rádio Clube de Monsanto 2017 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line