XXIV - Aniversário da RCM

RÁDIO CLUBE DE MONSANTO

Ouvir mensagem do XXIV - Aniversário

Alternative content

UMA RÁDIO COM 24 ANOS DE HISTÓRIA

É DIFÍCIL FESTEJAR EM TEMPOS DE CRISE

Não dá para imaginar um mundo sem som e, se pararmos para pensar, quase todos os sons que ouvimos durante o nosso dia-a-dia, são como instrumentos musicais tocando alguma melodia: o pingar de uma torneira, a trovoada, a chuva, os grilos, o som que fazemos ao andar, as ondas na praia e tantos outros.

Com a simplicidade dos lírios do campo fazemos, a pensar em si, a Rádio Clube de Monsanto, o som popular ao serviço do regionalismo, tendo sempre assegurado a distinção entre as emissoras suas congéneres.

Como disse o escritor e poeta Manuel da Fonseca “a Rádio é sempre uma companhia”. A força desta Rádio, uma companhia amiga, de muitos que não têm outra companhia, consiste sobretudo em fazer renascer uma forma de “estar no ar” diferente da grande maioria das rádios de hoje, pela tranquilidade que se sente em toda a emissão: tempo para pequenas conversas, notícias da região, músicas que não se ouvem noutras rádios e muita proximidade com os ouvintes, num contributo de serviço público para a coesão social das regiões, rompendo isolamentos e solidões. Os amigos emigrantes e as comunidades da Lusofonia, que nos acompanham via Internet, também não são esquecidos. É muito gratificante saber que essas gentes, nas suas terras de acolhimento, se sentem mais próximas de Portugal quando escutam a Rádio Clube de Monsanto, uma das poucas ligações afectivas ao seu torrão natal, à sua língua, à sua música, aos seus artistas. Com esta “Ponte de Amizade” fazemos o longe perto e a vida de saudade é bem mais amenizada, seja no Canadá, na Austrália ou na Índia.

A RCM é um verdadeiro arauto e a voz dos que não têm voz. Sabemos que alguns não gostam que a RCM toque nas feridas, denuncie situações menos correctas ou mesmo ilegais. Sabemos que, com isso, a RCM está sujeita a perder publicidade junto dos visados ou pessoas próximas dos atingidos. É por respeito aos ouvintes que a RCM mantém, desde 1985, esta postura de dizer a verdade, doa a quem doer.

Passados que são vinte e quatro anos de actividade radiofónica, somos hoje na realidade da comunicação social regional portuguesa um caso que pode ser encarado como singular.

A RCM é justamente considerada e reconhecida como o maior promotor e difusor de Monsanto e do concelho de Idanha-a-Nova, em todo o mundo. O nosso caminho foi percorrido com muito sacrifício, tendo que ultrapassar os meandros difíceis das crises sem estarmos ligados ou debaixo do chapéu de nenhum grupo económico como hoje acontece com a esmagadora maioria das rádios locais.

A emissora da “Aldeia Mais Portuguesa”, alicerçada em princípios de verdade e responsabilidade, com realismo, força e dedicação tem sabido ultrapassar “ventos e marés”. Mas a crise toca a todos e a RCM, que sempre cumpriu os seus compromissos e não tem qualquer dívida financeira, é levada a assinalar mais um aniversário, apenas com singeleza, sem festa e sem foguetes, mas com uma significativa e importante novidade: a sua presença na Internet está, agora, completamente reestruturada e muito mais valorizada.

A jovem e competente equipa da empresa Netvidade, de Castelo Branco, utilizou na reconstrução do Website da Rádio Clube de Monsanto as mais modernas e funcionais ferramentas de programação, acompanhando, assim, as últimas novidades tecnológicas. A preocupação foi fazer mais e melhor. Melhor acessibilidade, com mais facilidade e rapidez na navegação, edição mais dinâmica, mais interactividade com os visitantes e design gráfico mais agradável. Novo sistema de NewsLetter, de inquéritos, de notícias, livro de visitas, galeria de fotos mais atractiva e rejuvenescida, na música ambiente maior diversidade de temas disponíveis, etc.

Desde o ano de 2005 o sítio www.radiomonsanto.pt já foi visitado por mais de meio milhão de pessoas de todos os continentes. Nesta nova e sofisticada versão o sítio mais português de Portugal irá receber, por certo,  um ainda maior interesse da parte de milhares de cibernautas espalhados por todos os cantos do mundo.

Aqui fica um penhorado e sincero bem-haja aos senhores ouvintes e anunciantes pela sua sintonia e preferência, para nós deveras estimulantes.

Contamos com todos para, em 2010, podermos comemorar, condignamente e com orgulho, as “Bodas de Prata”.

 

Monsanto, 14 de Agosto de 2009

Joaquim Manuel da Fonseca
Fundador e Director da RCM

QUINTA EDIÇÃO DO CINEMA PORTUGUÊS EM MOVIMENTO COMEÇA EM MONSANTO

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2017-06-22 15:21:45

QUINTA EDIÇÃO DO CINEMA PORTUGUÊS EM MOVIMENTO COMEÇA EM MONSANTO

A aldeia de Monsanto, em Idanha-a-Nova, é o ponto de partida no dia 29 da quinta edição do Cinema Português em Movimento, uma iniciativa para levar filmes portugueses a localidades com pouca oferta cinematográfica. De acordo com o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), o programa começa no miradouro daquela localidade com a exibição da curta-metragem "Amélia & Duarte", de Alice Guimarães e Mónica Matos, e da comédia "Refrigerantes e canções de amor", de Luís Galvão Teles. O Cinema Português em Movimento decorrerá até 25 de agosto com a exibição de dez filmes portugueses - alguns repetidos de anos anteriores - em localidades de 12 concelhos. As 53 exibições previstas serão sempre ao ar livre. Este ano, o programa exibirá em complemento episódios gravados por Tiago Pereira no projecto A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, de registo da música portuguesa de tradição oral.

Ler mais

POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO VAI TER CURSO DE DRONES

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2017-06-16 16:09:43

POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO VAI TER CURSO DE DRONES

O Instituto Politécnico de Castelo Branco vai ministrar no próximo ano lectivo o curso técnico superior profissional em Fabrico e Manutenção de Drones. "Trata-se de mais uma aposta da instituição numa oferta formativa numa área de vanguarda e em expansão", refere em comunicado o presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), Carlos Maia. O novo curso técnico superior profissional (CTeSP) em Fabrico e Manutenção de Drones foi recentemente aprovado e vai ser ministrado na Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco (ESTCB). Carlos Maia explica que a instituição tem um corpo docente qualificado e conta com várias parcerias com empresas já bem implantadas no mercado, factores que tornaram possível a aprovação desta formação que poderá ser estrutural para o IPCB e para a região. As inscrições para este curso podem ser realizadas de 1 de agosto a 6 de setembro de 2017, nos serviços do IPCB.

Ler mais

IDANHA-A-NOVA: ECOFESTIVAL JUNTA 150 ARTISTAS EM SALVATERRA DO EXTREMO

Facebook

Escrito por em 2017-06-01 15:10:31

IDANHA-A-NOVA: ECOFESTIVAL JUNTA 150 ARTISTAS EM SALVATERRA DO EXTREMO

O Ecofestival Salva a Terra que decorre de 22 a 25 de junho em Salvaterra do Extremo no concelho de Idanha-a-Nova, conta com a participação de 150 artistas. As receitas do festival revertem a 100% para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco (CERAS). O evento bienal que vai na quarta edição é organizado pela associação ambientalista Quercus, União de freguesias de Monfortinho e Salvaterra do Extremo e pelo município de Idanha-a-Nova. "As receitas obtidas revertem efectivamente a 100% para o CERAS, fazendo do Ecofestival Salva a Terra o seu principal mecenas. Com a edição de 2015, conseguimos angariar fundos para recuperar 400 animais", refere a Quercus em comunicado. O festival é composto por inúmeras actividades que vão desde os concertos, 'workshops', percursos interpretativos, observação de vida selvagem, conferências, cinema documental e animação diversa.

Ler mais

IDANHA-A-NOVA: GRUPO DE TEATRO APRESENTA PEÇA SOBRE REFUGIADOS E DIREITOS DAS CRIANÇAS

Facebook

Escrito por RCM em 2017-05-30 12:15:49

IDANHA-A-NOVA: GRUPO DE TEATRO APRESENTA PEÇA SOBRE REFUGIADOS E DIREITOS DAS CRIANÇAS

O Grupo de Teatro do Agrupamento de Escolas de Idanha-a-Nova (IDEATRO), em parceria com o projecto CLDS 3G-Gente Raiana, promovido pelo Centro de Cultura e Desenvolvimento, leva a cena esta quarta-feira na junta de freguesia da vila uma peça de teatro sobre refugiados e direitos das crianças, Em comunicado, o município de Idanha-a-Nova explica que a peça “Era uma vez… na Vila” foi construída, sob proposta da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Idanha-a-Nova (CPCJ), no âmbito do mês internacional da prevenção dos maus tratos na infância, celebrado anualmente em abril. Após a análise da declaração dos direitos do homem e das crianças, os alunos iniciaram a criação de uma história onde se pudessem encontrar definidos os diferentes direitos e de que forma os mesmos são ou não respeitados na sociedade. A apresentação da peça acontece na quarta-feira, pelas 20:00, no estúdio Teatro Ajidanha, na junta de Freguesia de Idanha-a-Nova.

Ler mais

FESTIVAL DE ARTE URBANA REGRESSA À COVILHÃ EM JUNHO

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2017-05-25 14:53:25

FESTIVAL DE ARTE URBANA REGRESSA À COVILHÃ EM JUNHO

O WOOL - Covilhã Arte Urbana regressa em junho às ruas daquela cidade, após um ano de paragem imposto pela falta de apoios financeiros, anunciou hoje a organização deste festival, que voltará a contar com artistas internacionais. "Após o interregno de um ano, o centro histórico da cidade será novamente o palco de actuação dos artistas Bosoletti (Argentina), DOA OA (Espanha), Halfstudio e Third (Portugal), que nos brindarão com trabalhos onde as temáticas e inspirações se prenderão com o todo que compõe o território histórico, social, arquitectónico, cultural e/ou natural único desta região, sendo precisamente esta uma das consequências e características de diferenciação este evento", refere a organização em nota de imprensa enviada hoje à agência Lusa. Segundo a informação, esta quarta edição decorrerá entre os dias 03 e 11 de junho e terá uma sessão adicional no dia 17 de junho.

Ler mais

Mais Notícias

Notícias da Região

JORNAL O INTERIOR

A Carregar ...

JORNAL DO FUNDÃO

A Carregar ...

JORNAL A GUARDA

A Carregar ...

© Rádio Clube de Monsanto 2017 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line