XXIV - Aniversário da RCM

RÁDIO CLUBE DE MONSANTO

Ouvir mensagem do XXIV - Aniversário

Alternative content

UMA RÁDIO COM 24 ANOS DE HISTÓRIA

É DIFÍCIL FESTEJAR EM TEMPOS DE CRISE

Não dá para imaginar um mundo sem som e, se pararmos para pensar, quase todos os sons que ouvimos durante o nosso dia-a-dia, são como instrumentos musicais tocando alguma melodia: o pingar de uma torneira, a trovoada, a chuva, os grilos, o som que fazemos ao andar, as ondas na praia e tantos outros.

Com a simplicidade dos lírios do campo fazemos, a pensar em si, a Rádio Clube de Monsanto, o som popular ao serviço do regionalismo, tendo sempre assegurado a distinção entre as emissoras suas congéneres.

Como disse o escritor e poeta Manuel da Fonseca “a Rádio é sempre uma companhia”. A força desta Rádio, uma companhia amiga, de muitos que não têm outra companhia, consiste sobretudo em fazer renascer uma forma de “estar no ar” diferente da grande maioria das rádios de hoje, pela tranquilidade que se sente em toda a emissão: tempo para pequenas conversas, notícias da região, músicas que não se ouvem noutras rádios e muita proximidade com os ouvintes, num contributo de serviço público para a coesão social das regiões, rompendo isolamentos e solidões. Os amigos emigrantes e as comunidades da Lusofonia, que nos acompanham via Internet, também não são esquecidos. É muito gratificante saber que essas gentes, nas suas terras de acolhimento, se sentem mais próximas de Portugal quando escutam a Rádio Clube de Monsanto, uma das poucas ligações afectivas ao seu torrão natal, à sua língua, à sua música, aos seus artistas. Com esta “Ponte de Amizade” fazemos o longe perto e a vida de saudade é bem mais amenizada, seja no Canadá, na Austrália ou na Índia.

A RCM é um verdadeiro arauto e a voz dos que não têm voz. Sabemos que alguns não gostam que a RCM toque nas feridas, denuncie situações menos correctas ou mesmo ilegais. Sabemos que, com isso, a RCM está sujeita a perder publicidade junto dos visados ou pessoas próximas dos atingidos. É por respeito aos ouvintes que a RCM mantém, desde 1985, esta postura de dizer a verdade, doa a quem doer.

Passados que são vinte e quatro anos de actividade radiofónica, somos hoje na realidade da comunicação social regional portuguesa um caso que pode ser encarado como singular.

A RCM é justamente considerada e reconhecida como o maior promotor e difusor de Monsanto e do concelho de Idanha-a-Nova, em todo o mundo. O nosso caminho foi percorrido com muito sacrifício, tendo que ultrapassar os meandros difíceis das crises sem estarmos ligados ou debaixo do chapéu de nenhum grupo económico como hoje acontece com a esmagadora maioria das rádios locais.

A emissora da “Aldeia Mais Portuguesa”, alicerçada em princípios de verdade e responsabilidade, com realismo, força e dedicação tem sabido ultrapassar “ventos e marés”. Mas a crise toca a todos e a RCM, que sempre cumpriu os seus compromissos e não tem qualquer dívida financeira, é levada a assinalar mais um aniversário, apenas com singeleza, sem festa e sem foguetes, mas com uma significativa e importante novidade: a sua presença na Internet está, agora, completamente reestruturada e muito mais valorizada.

A jovem e competente equipa da empresa Netvidade, de Castelo Branco, utilizou na reconstrução do Website da Rádio Clube de Monsanto as mais modernas e funcionais ferramentas de programação, acompanhando, assim, as últimas novidades tecnológicas. A preocupação foi fazer mais e melhor. Melhor acessibilidade, com mais facilidade e rapidez na navegação, edição mais dinâmica, mais interactividade com os visitantes e design gráfico mais agradável. Novo sistema de NewsLetter, de inquéritos, de notícias, livro de visitas, galeria de fotos mais atractiva e rejuvenescida, na música ambiente maior diversidade de temas disponíveis, etc.

Desde o ano de 2005 o sítio www.radiomonsanto.pt já foi visitado por mais de meio milhão de pessoas de todos os continentes. Nesta nova e sofisticada versão o sítio mais português de Portugal irá receber, por certo,  um ainda maior interesse da parte de milhares de cibernautas espalhados por todos os cantos do mundo.

Aqui fica um penhorado e sincero bem-haja aos senhores ouvintes e anunciantes pela sua sintonia e preferência, para nós deveras estimulantes.

Contamos com todos para, em 2010, podermos comemorar, condignamente e com orgulho, as “Bodas de Prata”.

 

Monsanto, 14 de Agosto de 2009

Joaquim Manuel da Fonseca
Fundador e Director da RCM

CENTRO REPETIDOR DAS TERMAS DE MONFORTINHO TEVE EMISSÃO INTERROMPIDA

Facebook

Escrito por RCM em 2017-12-13 14:25:10

CENTRO REPETIDOR DAS TERMAS DE MONFORTINHO TEVE EMISSÃO INTERROMPIDA

Na noite do passado dia 10, o Centro Emissor da Rádio Clube de Monsanto, nas Termas de Monfortinho ficou sem emissão por causa das adversas condições climatéricas e devido a algumas interrupções de energia eléctrica, que afectaram os nossos equipamentos e as antenas naquela localidade de fronteira.   Também por dificuldades de acesso à serra contígua, só hoje, cerca das 11 horas foi possível normalizar a emissão, e a desejada retoma da cobertura da zona raiana, que inclui a estremadura espanhola, que a RCM assegura regularmente desde o ano de 1999.   Apresentamos desculpas aos senhores ouvintes pelos transtornos.  

Ler mais

NATAL EM MONSANTO

Facebook

Escrito por RCM em 2017-12-09 12:27:42

NATAL EM MONSANTO

Ler mais

TRIBUTO À MÚSICA DE IDANHA NO CENTRO CULTURAL RAIANO

Facebook

Escrito por RCM em 2017-12-06 12:17:55

TRIBUTO À MÚSICA DE IDANHA NO CENTRO CULTURAL RAIANO

Na sexta-feira, dia 8 de dezembro, tem lugar no Centro Cultural Raiano o concerto Tempos Idos - Um tributo a Idanha. Em palco vão estar as Adufeiras de Idanha-a-Nova, a Orquestra Típica de Alcains, Violas Beiroas de Idanha e a Filarmónica Idanhense, para apresentar um conjunto de músicas recolhidas em todo o concelho. Foram mantidas as linhas melódicas originais e criados novos e arranjos. Com entrada livre o espectáculo tem início às 18 horas.

Ler mais

IDANHA-A-VELHA E MONSANTO NO TOP 15 DAS ALDEIAS HISTÓRICAS

Facebook

Escrito por RCM em 2017-11-23 11:16:52

IDANHA-A-VELHA E MONSANTO NO TOP 15 DAS ALDEIAS HISTÓRICAS

  Idanha-a-Velha e Monsanto foram eleitas para o Top 15 das Aldeias Históricas mais encantadoras de Portugal. A lista é do Skyscanner, motor de pesquisa mundial de viagens. Relativa ao biénio 2017/2018, esta é a primeira selecção anual de aldeias históricas e leva em consideração as características de cada aldeia, incluindo a história, a autenticidade, a beleza da paisagem circundante e as sugestões dos viajantes. Com 60 milhões de utilizadores mensais activos, o Skyscanner apresenta-se como o principal site de pesquisa de viagens mundial que oferece um serviço gratuito de pesquisa e comparação de voos, hotéis e aluguer de carros. Pode encontrar o artigo completo em www.skyscanner.pt/novidades/inspiracao/aldeias-historicas-de-portugal

Ler mais

PROENÇA-A-VELHA: LAGAR DE AZEITE JÁ ATINGIU 40 TONELADAS DE AZEITONA

Facebook

Escrito por RCM em 2017-11-22 10:05:13

PROENÇA-A-VELHA: LAGAR DE AZEITE JÁ ATINGIU 40 TONELADAS DE AZEITONA

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova está a disponibilizar aos produtores de azeite um Lagar em Modo de Produção Biológico. Na presente campanha, esta unidade já laborou 40 mil kg de azeitona biológica certificada, transformada em 8 mil litros de azeite biológico. A extracção do azeite é feita num lagar móvel licenciado e certificado, a funcionar no Núcleo Museológico do Azeite, em Proença-a-Velha. O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, explica que o Lagar é “uma solução provisória para dar resposta às necessidades da produção biológica e antecede o projecto que queremos instalar de forma permanente em Proença-a-Velha, o qual consiste em reforçar a musealização do complexo de lagares com um lagar moderno que produza azeite de altíssima qualidade e com cerificação biológica”.    

Ler mais

Mais Notícias

© Rádio Clube de Monsanto 2017 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line