Livro de Visitas

Assine o Livro de Visitas

Os campos assinalados com (*), são de preenchimento obrigatório.

Código de Segurança

Veja quem assinou


MANUEL LEAL FREIRE - PORTO

Segundo Platão a única causa de revigoramento de um pedagogo no fim da idade é o reconhecimento dos discípulos. E, para Aristóteles, a alegria do mestre, em qualquer idade é ter no aluno um espelho que lhe permita dizer REVEJO-ME EM TI…
Essa dupla satisfação deu-ma mais uma vez, o meu antigo aluno JOAQUIM MANUEL FONSECA ao declarar pela enésima forma ter sido eu quem lhe despertou o gosto pela escrita e o culto pelo regionalismo.
O mérito estava insisto nele e eu, quando muito, fui o catalítico que lhe acendeu a chama, que sem a minha, ou qualquer outra intervenção acabaria por sair debaixo do alqueire e rutilar triunfantemente.
O seu apego a Timor, símbolo ímpar da Portugalidade, por todo esse vasto mundo onde se radicaram comunidades nossas, ou a Monsanto, portuguesíssima relíquia no limes da antiquíssima diocese egitaniense, são marcas que enobrecem não só o próprio, mas quantos de algum modo influenciaram a sua personalidade.
Seu factor, infinitesimal embora revejo-me, pois, no seu estilo de escrever e viver portuguesmente uma saudável portugalidade, aberta como é nosso timbre a todas as culturas.
Em oitenta e três anos de idade, levo setenta ou mais de professor.
Na escola primária, o titular do cargo encarregava-me já de tomar conta até dos da minha classe.
Estudante, dei explicações de tudo e então abrangiam o trivium e o quadrivium.
Depois, habilitado para o munus comecei pelo ensino primário, passei ao secundário, ao técnico — e neste encontrei o Joaquim Manuel —ao normal — onde, como foi reconhecido revolucionei a didáctica do Português e da Aritmética — ao altamente especializado — formação e aperfeiçoamento do pessoal bancário superior -, ao Universitário —faculdades de economia e de direito.
Revejo-me soberanamente satisfeito em milhares, que não apenas centenas de alunos.
E um daqueles em que mais gostosamente me revejo, pelo culto que ambos prestamos à NOSSA CULTURA, AO REGIONALISMO E PORTUGALIDADE, É O JOAQUIM MANUEL DA FONSECA, CULTOR LÍRICO DE MONSANTO DA BEIRA, FUNDADOR E DIRECTOR DO RÁDIO CLUBE DE MONSANTO, O SOM POPULAR AO SERVIÇO DO
REGIONALISMO.

……………………………………………………………

Mas que grande e maravilhosa surpresa !!! Estou emocionado e confundido. Não esperava, sobretudo, por bem no fundo do meu coração, eu não ser merecedor de o meu nome estar envolvido em tão fina e elegante prosa. Só justifico invocando o velho ditado: "para Amigos mãos rotas". E o meu querido e saudoso Professor, Dr. Manuel Leal Freire foi exagerado na sua imensa generosidade para com a minha modesta pessoa. Mesmo assim aqui deixo registado o meu sentido e sincero BEM HAJA. Que Deus lhe dê muita saúde neste Novo Ano de 2012. E a alegria de um dia o rever em Monsanto da Beira. Um rijo abraço de muita admiração, gratidão e apreço do seu antigo aluno da "Velha Guarda".
Joaquim Manuel da Fonseca

2012-01-06

ANA BELA E PAULO - SEIXAL

Dia 10 de Setembro 2011 estivemos por Monsanto.
O que vamos recordar além das belas paisagens que nos proporciona esta aldeia?!
O excelente acolhimento que tivemos por parte do Sr. Fonseca na Rádio Clube de Monsanto. Gostámos de ouvir toda a história da rádio, o seu funcionamento, histórias dos seus ouvintes, através da boca de quem acima de tudo gosta do que faz e se orgulha muito do trabalho desenvolvido.

Que assim continue.

Ao Sr. Fonseca um muito obrigada, assim como á Soly que nos levou a conhecer este local que pertence não só a Monsanto mas a toda a região raiana.

Bela e Paulo

2011-10-24

RUI MOORE VILELA - POMBAL

O local onde está bem presente o empenho e dedicação para o bem dos ouvintes da região.

Não mudem!

RUI VILELA

2011-10-14


SOLY ANTUNES - RAMADA

Estimado amigo, Joaquim Fonseca.

Aproveito este espaço para manifestar todo o meu apreço e admiração, não só à rádio que exemplarmente dirige, como também à forma simples e generosa com que mais uma vez fui recebida nessa estação, que é sem dúvida o rosto das gentes beirãs.

Assim, em meu nome pessoal, e em nome do grupo de amigos que me acompanhou até essa terra que tanto gosto, o meu muito bem haja.

Desejo sinceramente, poder ser recebida aí, muitas mais vezes, pois não me canso de dar a conhecer esse maravilhoso cantinho de Portugal.

Um abraço caloroso para si e restante família

Soly

2011-09-12

JOSÉ LUÍS MADEIRA VALADARES - MELBOURNE - VICTORIA - AUSTRALIA

Estou escutando a RCM e aproveito para enviar um abraço ao amigo dos tempos de Timor Joaquim Fonseca.

Bom trabalho e continuação das maravilhosas músicas portuguesas e óptima programação.

Um abraço

Jose Luis Madeira Valadares

2011-08-31

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 |

IDANHA-A-NOVA RECEBE SEXTA EDIÇÃO DO FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICAS ANTIGAS

Facebook

Escrito por RCM em 2017-11-15 10:05:09

IDANHA-A-NOVA RECEBE SEXTA EDIÇÃO DO FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICAS ANTIGAS

O Fora do Lugar - Festival Internacional de Músicas Antigas realiza-se em Idanha-a-Nova, entre os dias 24 de novembro e 09 de dezembro, e apresenta nomes como Pino De Vittorio ou Danças Ocultas. A sexta edição do Fora do Lugar volta a Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, com música, histórias, passeios, desenho, viagens, conversa, troca e aprendizagem. A par da programação principal com Danças Ocultas (Portugal), Musick`s Recreation (Alemanha, Colômbia e Austrália), Scaramuccia (Portugal e Espanha), Erin/Iran (Irlanda, Irão, Catalunha e Hungria), Filipe Raposo e Charlie Chaplin (Portugal e Inglaterra) e Pino De Vittorio (Itália), o festival promove ainda um conjunto alargado de actividades paralelas nas áreas da natureza, desenho, programa educativo, `masterclasses`, `workshops`, gastronomia, entre outros.

Ler mais

NOVOS ORGÃOS SOCIAIS DA ASSOCIAÇÃO DE MUNICIPIOS DA COVA DA BEIRA.

Facebook

Escrito por RCM em 2017-11-14 12:48:00

NOVOS ORGÃOS SOCIAIS DA ASSOCIAÇÃO DE MUNICIPIOS DA COVA DA BEIRA.

    No passado dia 13 de Novembro, reuniu a Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios da Cova da Beira, onde foram eleitos os novos órgãos sociais para o mandato, com a seguinte constituição:   Mesa da Assembleia Intermunicipal   Presidente: António Luís Beites Soares – Presidente do Município de Penamacor Vice-Presidente: Anselmo Antunes de Sousa – Presidente do Município de Mêda Secretário: Esmeraldo Carvalhinho – Presidente do Município de Manteigas   Conselho Directivo   Presidente: Antonio Dias Rocha – Presidente do Município de Belmonte Vogal: Antonio José Machado – Presidente do Município de Almeida Vogal: Rui Manuel Saraiva Ventura – Presidente do Município de Pinhel Vogal: Paulo José Langrouva – Presidente do Município de Fig. Castelo Rodrigo Vogal: Paulo Alexandra Bernardo Fernandes – Presidente do Município de Fundão

Ler mais

i-DANHA FOOD

Facebook

Escrito por RCM em 2017-10-29 10:17:23

i-DANHA FOOD

O Município de Idanha-a-Nova, o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento e a Building Global Innovators (BGI), aceleradora do ISCTE-IUL e MIT Portugal, vão patrocinar o evento anual i-Danha Food Lab, que decorrerá de 10 a 12 de Novembro em Idanha-a-Nova, na Escola Superior de Gestão. Este evento marcará o fim do programa de aceleração i-Danha Food Lab 2017, o primeiro acelerador alimentar da Península Ibérica, localizado no coração do mundo rural português: Idanha-a-Nova. Deste modo, acontecerá ao mesmo tempo o International Bootcamp do EIT Climate-KIC que trará a Portugal 63 Clean Tech startups. Após a maior conferência de tecnologia (Web Summit), a decorrer em Portugal entre 6 a 9 de Novembro, a BGI irá reunir neste evento investidores, empresas, startups, empresários, empreendedores e parceiros políticos, e levá-los numa aventura única a decorrer em Idanha. O evento define-se pelo seu carácter pioneiro e diferenciado. Durante estes três dias, poderá assistir e participar em inúmeras sessões relacionadas com AgriTech, FoodTech e CleanTech. O dia 11 será um dia de sessões com especialistas, e já no dia 12 poderá visitar as tecnologias instaladas em Idanha-a-Nova pelas 6 startups do Acelerador i-Danha Food Lab. Todas as viagens entre Lisboa e Idanha-a-Nova são garantidas pela organização de forma gratuita. A iniciativa é promovida pelo Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento e co-financiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. A organização é da BGI e conta ainda com o apoio do Município de Idanha-a-Nova, Ministério do Ambiente, EIT Climate-KIC e Fundação Ellen MacArthur. O evento estará aberto ao público, deste modo, pode registar-se e encontrar a agenda completa em: https://www.eventbrite.com/e/i-danha-food-lab-annual-event-tickets-37487168129 .  

Ler mais

CONFERÊNCIA SOBRE AGRICULTURA BIOLÓGICA EM IDANHA-A-NOVA

Facebook

Escrito por RCM em 2017-10-25 11:02:09

CONFERÊNCIA SOBRE AGRICULTURA BIOLÓGICA EM IDANHA-A-NOVA

‘Nova Ruralidade – reviver o Interior de forma biológica’ é o tema da conferência que terá lugar nos dias 27 e 28 de outubro, no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova. A iniciativa conta com a presença do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas. Tendo por base a agricultura biológica como pilar da economia local, vão participar conferencistas vindos de todo o mundo e reconhecidos pelo seu trabalho na área do desenvolvimento rural e construção sustentável. Este evento é promovido pelo Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova e tem como parceiros na organização a Living Seeds – Sementes Vivas, uma empresa de produção de sementes em modo biológico e biodinâmico, o Município de Idanha-a-Nova e o ThinkCamp, uma organização alemã sem fins lucrativos.

Ler mais

HORA DE INVERNO

Facebook

Escrito por RCM em 2017-10-23 10:23:05

HORA DE INVERNO

Ler mais

Mais Notícias

© Rádio Clube de Monsanto 2017 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line