Notícias

“ARTISTAS EM RESIDÊNCIA” EM MONSANTO

Escrito por RCM em 2010-01-26 12:23:05

“ARTISTAS EM RESIDÊNCIA” EM MONSANTO

O Posto de Turismo de Monsanto dinamiza o Workshop de Escrita Criativa, a decorrer no próximo dia 13 de Fevereiro, iniciativa dinamizada por intervenientes do projecto “Poetas em Residência”.

Em Maio de 2005 nasce o Programa de Mecenato Cultural, tendo como principais objectivos apoiar os artistas e divulgar o concelho de Idanha-a-Nova junto de um público específico. Associa-se à formação/educação que os artistas proporcionam às gentes Raianas e contribui para o enriquecimento da população do concelho.

O projecto disponibiliza a residência, em Idanha-a-Nova ou na aldeia de Monsanto, para uso de artistas de todas as áreas, nacionais ou estrangeiros, que poderão criar os seus trabalhos inspirando-se na beleza paisagística, calma e tranquilidade, luz de raras características, excelente gastronomia e espírito hospitaleiro que este concelho oferece.


A 27 de Maio de 2007 foi celebrado um protocolo entre a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e a Comissão Organizadora dos Encontros Internacionais de Poetas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, estabelecendo parcerias em actividades de índole literária com poetas convidados por qualquer uma das instituições durante os 3 primeiros meses de cada ano. Assim o projecto “Poetas em Residência” já conta com a sua 3ª edição e desde 2005 já passaram pelo concelho e pelas residências 22 artistas.

Neste ano os poetas convidados iniciaram a sua estadia a 12 de Janeiro e terminam a 30 de Março: Anna Reckin – poeta e professora universitária, proveniente do País de Gales, Inglaterra, com larga experiência em poesia e poética contemporânea, literatura comparada e escrita criativa. Já publicou livros e artigos em Inglaterra e EUA, tendo recebido alguns prémios; John Mateer – nasceu na África do Sul mas reside na Austrália, e a sua poesia está publicada na Austrália, África do Sul, Indonésia e Japão. É também crítico de arte e autor de literatura de viagens, tendo igualmente recebido alguns prémios.

 

Voltar para a página de notícias

CENTRO REPETIDOR DAS TERMAS DE MONFORTINHO TEVE EMISSÃO INTERROMPIDA

Facebook

Escrito por RCM em 2017-12-13 14:25:10

CENTRO REPETIDOR DAS TERMAS DE MONFORTINHO TEVE EMISSÃO INTERROMPIDA

Na noite do passado dia 10, o Centro Emissor da Rádio Clube de Monsanto, nas Termas de Monfortinho ficou sem emissão por causa das adversas condições climatéricas e devido a algumas interrupções de energia eléctrica, que afectaram os nossos equipamentos e as antenas naquela localidade de fronteira.   Também por dificuldades de acesso à serra contígua, só hoje, cerca das 11 horas foi possível normalizar a emissão, e a desejada retoma da cobertura da zona raiana, que inclui a estremadura espanhola, que a RCM assegura regularmente desde o ano de 1999.   Apresentamos desculpas aos senhores ouvintes pelos transtornos.  

Ler mais

NATAL EM MONSANTO

Facebook

Escrito por RCM em 2017-12-09 12:27:42

NATAL EM MONSANTO

Ler mais

TRIBUTO À MÚSICA DE IDANHA NO CENTRO CULTURAL RAIANO

Facebook

Escrito por RCM em 2017-12-06 12:17:55

TRIBUTO À MÚSICA DE IDANHA NO CENTRO CULTURAL RAIANO

Na sexta-feira, dia 8 de dezembro, tem lugar no Centro Cultural Raiano o concerto Tempos Idos - Um tributo a Idanha. Em palco vão estar as Adufeiras de Idanha-a-Nova, a Orquestra Típica de Alcains, Violas Beiroas de Idanha e a Filarmónica Idanhense, para apresentar um conjunto de músicas recolhidas em todo o concelho. Foram mantidas as linhas melódicas originais e criados novos e arranjos. Com entrada livre o espectáculo tem início às 18 horas.

Ler mais

IDANHA-A-VELHA E MONSANTO NO TOP 15 DAS ALDEIAS HISTÓRICAS

Facebook

Escrito por RCM em 2017-11-23 11:16:52

IDANHA-A-VELHA E MONSANTO NO TOP 15 DAS ALDEIAS HISTÓRICAS

  Idanha-a-Velha e Monsanto foram eleitas para o Top 15 das Aldeias Históricas mais encantadoras de Portugal. A lista é do Skyscanner, motor de pesquisa mundial de viagens. Relativa ao biénio 2017/2018, esta é a primeira selecção anual de aldeias históricas e leva em consideração as características de cada aldeia, incluindo a história, a autenticidade, a beleza da paisagem circundante e as sugestões dos viajantes. Com 60 milhões de utilizadores mensais activos, o Skyscanner apresenta-se como o principal site de pesquisa de viagens mundial que oferece um serviço gratuito de pesquisa e comparação de voos, hotéis e aluguer de carros. Pode encontrar o artigo completo em www.skyscanner.pt/novidades/inspiracao/aldeias-historicas-de-portugal

Ler mais

PROENÇA-A-VELHA: LAGAR DE AZEITE JÁ ATINGIU 40 TONELADAS DE AZEITONA

Facebook

Escrito por RCM em 2017-11-22 10:05:13

PROENÇA-A-VELHA: LAGAR DE AZEITE JÁ ATINGIU 40 TONELADAS DE AZEITONA

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova está a disponibilizar aos produtores de azeite um Lagar em Modo de Produção Biológico. Na presente campanha, esta unidade já laborou 40 mil kg de azeitona biológica certificada, transformada em 8 mil litros de azeite biológico. A extracção do azeite é feita num lagar móvel licenciado e certificado, a funcionar no Núcleo Museológico do Azeite, em Proença-a-Velha. O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, explica que o Lagar é “uma solução provisória para dar resposta às necessidades da produção biológica e antecede o projecto que queremos instalar de forma permanente em Proença-a-Velha, o qual consiste em reforçar a musealização do complexo de lagares com um lagar moderno que produza azeite de altíssima qualidade e com cerificação biológica”.    

Ler mais

Mais Notícias

© Rádio Clube de Monsanto 2017 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line