Notícias

MUSEU VAI TER NÚCLEO DEDICADO AO CABEÇO DAS FRÁGUAS

Escrito por Jornal de Notícias em 2009-08-10 06:26:06

MUSEU VAI TER NÚCLEO DEDICADO AO CABEÇO DAS FRÁGUAS

A inscrição rupestre do Cabeço das Fráguas, nos limites dos concelhos da Guarda e do Sabugal, será o centro das atenções do novo núcleo do Museu da Guarda, com abertura prevista para a Primavera de 2010.
O espaço vai acolher uma reprodução à escala natural da laje onde se descreve a oferenda de animais a diversas divindades e várias peças em bronze e ferro, bem como objectos de cerâmica, descobertos pelos arqueólogos desde 2006.
De resto, as sucessivas campanhas de escavação, da responsabilidade do Instituto Arqueológico Alemão de Madrid, em colaboração com o museu guardense e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, resultaram já num pedido de classificação do sítio como Monumento Nacional, apresentado ao Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) há ano e meio. O trabalho da equipa de arqueólogos luso-alemães, liderada por Thomas Schattner, tem como objectivo compreender o nível de ocupação do antigo santuário e sua envolvente. "Há vestígios de construções junto à inscrição e sabemos que o local era habitado. Também temos quase a certeza de que seria um santuário importante na região entre o século VIº a.C. e o século Iº d.C., altura em que entrou em declínio", referiu.
Situado a cerca de 1.020 metros de altitude, o sítio ganhou notoriedade com a descoberta, em 1943, da inscrição rupestre pelo general João de Almeida, posteriormente publicada e divulgada por Adriano Vasco Rodrigues numa monografia de 1956. Depois de intrigar curiosos e estudiosos, o achado é hoje famoso no meio científico europeu, sendo similar a outro existente na zona de Cáceres (Espanha).
"Esta inscrição conjuga no mesmo texto o alfabeto latino e a chamada língua lusitana, falada em época pré-romana em praticamente todo o Ocidente hispânico", adianta o Museu da Guarda. Para a sua directora, Dulce Helena Borges, o molde é "uma medida de salvaguarda de um meio patrimonial em risco, mas também a forma mais prática de o tornar acessível ao público em geral e aos estudiosos".
O inédito desta operação é que os custos da concepção do molde, cerca de cinco mil euros, serão assumidos na sua totalidade pelo Grupo dos Amigos do Instituto Arqueológico Alemão de Madrid e pela firma Noraktrad, do Grupo Norak, sediada na capital espanhola.

Voltar para a página de notícias

BEM-HAJA AMIGO OUVINTE

Facebook

Escrito por RCM em 2017-08-15 12:32:18

BEM-HAJA AMIGO OUVINTE

Um sincero bem-haja a todos os amigos que ontem se lembraram do dia do aniversário da Rádio Clube de Monsanto – a Voz da Portugalidade, ao Serviço do Regionalismo e da Música Portuguesa. Que Deus nos proteja e os nossos ouvintes nos ajudem a chegar até aos 33 anos…o que está muito difícil.

Ler mais

MONSANTO NA FINAL DO CONCURSO DAS 7 MARAVILHAS

Facebook

Escrito por RCM em 2017-08-15 12:13:21

MONSANTO NA FINAL DO CONCURSO DAS 7 MARAVILHAS

Monsanto passou no último domingo à final do concurso 7 Maravilhas de Portugal na categoria Aldeias Monumento. O anúncio foi feito durante a Gala da RTP transmitida em directo a partir de Relva-Monsanto. Graças ao voto dos portugueses, Monsanto foi uma das duas finalistas apuradas nesta Gala em que estiveram a votação 7 aldeias, incluindo Idanha-a-Velha, igualmente no concelho de Idanha-a-Nova. Assim, Monsanto conquistou o direito a disputar a grande final. A continuação para a votação para o concurso das 7 Maravilhas de Portugal vai decorrer entre 27 de Agosto e 3 de Setembro, dia da Gala Final, na aldeia do Piódão, em que serão anunciadas as 7 aldeias vencedoras, nas respectivas categorias. Modestamente, e em verdade, as Adufeiras de Monsanto, fizeram a sua parte e, por isso, estamos naturalmente felizes por continuarem a levar bem alto e muito longe o nome da "Aldeia Mais Portuguesa" a todo o mundo. 

Ler mais

32 ANOS A LUTAR

Facebook

Escrito por RCM em 2017-08-14 09:19:21

32 ANOS A LUTAR

CONSIGO DESDE 14 DE AGOSTO DE 1985 EM EMISSÕES REGULARES…32 ANOS A LUTAR. BEM-HAJA POR NOS TER AJUDADO A CAMINHAR.   Se comemorámos, no dia 8 de Junho, 32 anos das primeiras emissões experimentais da RCM foi, também, graças ao apoio altruísta e generoso das gentes da nossa terra. Desde 1985, a sua ajuda teve uma importância fundamental para mantermos no ar este som popular ao serviço do regionalismo, da Música Portuguesa e dos nossos valores tradicionais. Fazer Rádio é muito mais do que transmitir música. Ao longo destas dezenas de anos a Rádio Clube de Monsanto tem feito AMIGOS e eles são a nossa principal razão de estarmos no ar. Uma palavra de homenagem e de gratidão para os sócios fundadores, dirigentes, técnicos e colaboradores da extinta Cooperativa e benfeitores da Liga dos Amigos da RCM. Alguns já nos deixaram e, infelizmente, não podem comungar da alegria deste tão singelo aniversário, sem festa, nem foguetes.  Para eles, aqui fica a nossa lembrança de imensa e indelével saudade e carinho. Uma saudação especial para os nossos emigrantes e para os Povos da Lusofonia que em todo o Mundo nos acompanham, através da Internet, em www.radiomonsanto.pt (já com mais de sete milhões de visitas de cibernautas de todos os continentes!). É muito gratificante saber que os cidadãos da Diáspora se sentem mais próximos de Portugal quando, lá tão longe, encontram na Rádio Clube de Monsanto uma companhia amiga e familiar. A todos os queridos ouvintes em geral e aos amigos anunciantes em particular, envolvemos num abraço de penhorado reconhecimento: marcas, empresas e empresários, autarquias dos concelhos da região raiana que a nós se juntaram porque acreditam na nossa Missão um SINCERO OBRIGADO.

Ler mais

VOTAÇÃO NO CONCURSO DAS 7 MARAVILHAS

Facebook

Escrito por RCM em 2017-08-13 14:18:55

VOTAÇÃO NO CONCURSO DAS 7 MARAVILHAS

A votação do concurso das 7 Maravilhas de Portugal nas Aldeias Monumento já começou. As linhas telefónicas estão abertas ao longo de todo o dia e a votação termina esta noite, cerca das 23 horas, na Gala transmitida pela RTP directamente de Monsanto. Pode votar as vezes que quiser.

Ler mais

VOTAÇÃO NO CONCURSO DAS 7 MARAVILHAS

Facebook

Escrito por RCM em 2017-08-13 14:14:50

VOTAÇÃO NO CONCURSO DAS 7 MARAVILHAS

A votação do concurso das 7 Maravilhas de Portugal nas Aldeias Monumento já começou. As linhas telefónicas estão abertas ao longo de todo o dia e a votação termina esta noite, cerca das 23 horas, na Gala transmitida pela RTP directamente de Monsanto. Pode votar as vezes que quiser.  

Ler mais

Mais Notícias

© Rádio Clube de Monsanto 2017 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line