Notícias

PENAMACOR: TERMAS ABERTAS AO PÚBLICO SEM LICENCIAMENTO

Escrito por Lusa / RCM em 2009-08-04 11:43:23

PENAMACOR: TERMAS ABERTAS AO PÚBLICO SEM LICENCIAMENTO

As centenárias termas da Fonte Santa, na freguesia de Águas, em Penamacor, estão abertas ao público, mas não possuem licenciamento, disse à Agência Lusa fonte da Direcção-Geral de Saúde.
As termas funcionam e levam movimento à aldeia, como explicou uma das moradoras, Maria Pereira, salientando que "este ano, estão a funcionar há cerca de um mês, pelo menos durante parte do dia”.
Outros relatam que têm levado familiares até às termas e há quem já tenha visto marcações remetidas para Setembro. No concelho, “as pessoas sabem que as termas funcionam”, acrescentou um residente em Penamacor à Agência Lusa.Segundo Vítor Gabriel, vereador da oposição na Câmara de Penamacor, “tínhamos a informação de que as termas estavam em fase experimental, com uma autorização provisória" mas "saber que não tem licenciamento foi uma surpresa para nós”.
No entanto, segundo Paulo Viegas, chefe de divisão de Saúde Ambiental da Direcção-Geral de Saúde (DGS), responsável pelo licenciamento destes equipamentos, “as termas nem existem. Se estão abertas, não deviam. Estão a funcionar clandestinamente”.A DGS não tem capacidade inspectiva, mas “qualquer outra entidade, como a ASAE ou a delegação de saúde local, pode mandar fechar o espaço”, realçou Paulo Viegas.
Para já, aquele responsável pretende alertar o presidente da Câmara de Penamacor, Domingos Torrão, com o qual prevê reunir-se terça-feira, na companhia de um geólogo, para começarem a tratar do processo de licenciamento.
“Sei que querem tratar do processo”, mas não deverá estar concluído “antes de 2011”, acrescentou. Falta avaliar análises para qualificar o recurso como água mineral natural, seguidas de um estudo médico-hidrológico “sujeito a uma comissão de avaliação técnica”.
Só depois pode arrancar a fase de estudo piloto, com avaliação de utentes, explicou.
Depois destes passos estarem concluídos, as termas poderão ser legalizadas com respectiva publicação de actividade em Diário da República, concluiu Paulo Viegas.
Contudo, o equipamento está já a ser explorado pela Junta de Freguesia de Águas, que juntamente com a Câmara de Penamacor está a tratar do licenciamento, disse à Agência Lusa fonte municipal.
Apesar das tentativas, a Agência Lusa não conseguiu obter quaisquer esclarecimentos junto do balneário termal, nem dos autarcas.
Maria Pereira, residente em Águas, já trabalhou nas termas há mais 20 anos e recorda os tempos áureos daquela estância.
“Cheguei a fazer 120 banhos de manhã e outros 60 a 80 de tarde. Era feito um leilão e só quem tinha dinheiro é que conseguia assegurar um lugar”, recorda.
As termas destinavam-se a quem sofria de bronquite e dores reumáticas. Há cerca de nove anos a Junta de Freguesia fez obras de renovação do balneário e novas captações de água, mas ainda faltam as licenças para que o processo esteja concluído.

Voltar para a página de notícias

BEM-HAJA AMIGO OUVINTE

Facebook

Escrito por RCM em 2017-08-15 12:32:18

BEM-HAJA AMIGO OUVINTE

Um sincero bem-haja a todos os amigos que ontem se lembraram do dia do aniversário da Rádio Clube de Monsanto – a Voz da Portugalidade, ao Serviço do Regionalismo e da Música Portuguesa. Que Deus nos proteja e os nossos ouvintes nos ajudem a chegar até aos 33 anos…o que está muito difícil.

Ler mais

MONSANTO NA FINAL DO CONCURSO DAS 7 MARAVILHAS

Facebook

Escrito por RCM em 2017-08-15 12:13:21

MONSANTO NA FINAL DO CONCURSO DAS 7 MARAVILHAS

Monsanto passou no último domingo à final do concurso 7 Maravilhas de Portugal na categoria Aldeias Monumento. O anúncio foi feito durante a Gala da RTP transmitida em directo a partir de Relva-Monsanto. Graças ao voto dos portugueses, Monsanto foi uma das duas finalistas apuradas nesta Gala em que estiveram a votação 7 aldeias, incluindo Idanha-a-Velha, igualmente no concelho de Idanha-a-Nova. Assim, Monsanto conquistou o direito a disputar a grande final. A continuação para a votação para o concurso das 7 Maravilhas de Portugal vai decorrer entre 27 de Agosto e 3 de Setembro, dia da Gala Final, na aldeia do Piódão, em que serão anunciadas as 7 aldeias vencedoras, nas respectivas categorias. Modestamente, e em verdade, as Adufeiras de Monsanto, fizeram a sua parte e, por isso, estamos naturalmente felizes por continuarem a levar bem alto e muito longe o nome da "Aldeia Mais Portuguesa" a todo o mundo. 

Ler mais

32 ANOS A LUTAR

Facebook

Escrito por RCM em 2017-08-14 09:19:21

32 ANOS A LUTAR

CONSIGO DESDE 14 DE AGOSTO DE 1985 EM EMISSÕES REGULARES…32 ANOS A LUTAR. BEM-HAJA POR NOS TER AJUDADO A CAMINHAR.   Se comemorámos, no dia 8 de Junho, 32 anos das primeiras emissões experimentais da RCM foi, também, graças ao apoio altruísta e generoso das gentes da nossa terra. Desde 1985, a sua ajuda teve uma importância fundamental para mantermos no ar este som popular ao serviço do regionalismo, da Música Portuguesa e dos nossos valores tradicionais. Fazer Rádio é muito mais do que transmitir música. Ao longo destas dezenas de anos a Rádio Clube de Monsanto tem feito AMIGOS e eles são a nossa principal razão de estarmos no ar. Uma palavra de homenagem e de gratidão para os sócios fundadores, dirigentes, técnicos e colaboradores da extinta Cooperativa e benfeitores da Liga dos Amigos da RCM. Alguns já nos deixaram e, infelizmente, não podem comungar da alegria deste tão singelo aniversário, sem festa, nem foguetes.  Para eles, aqui fica a nossa lembrança de imensa e indelével saudade e carinho. Uma saudação especial para os nossos emigrantes e para os Povos da Lusofonia que em todo o Mundo nos acompanham, através da Internet, em www.radiomonsanto.pt (já com mais de sete milhões de visitas de cibernautas de todos os continentes!). É muito gratificante saber que os cidadãos da Diáspora se sentem mais próximos de Portugal quando, lá tão longe, encontram na Rádio Clube de Monsanto uma companhia amiga e familiar. A todos os queridos ouvintes em geral e aos amigos anunciantes em particular, envolvemos num abraço de penhorado reconhecimento: marcas, empresas e empresários, autarquias dos concelhos da região raiana que a nós se juntaram porque acreditam na nossa Missão um SINCERO OBRIGADO.

Ler mais

VOTAÇÃO NO CONCURSO DAS 7 MARAVILHAS

Facebook

Escrito por RCM em 2017-08-13 14:18:55

VOTAÇÃO NO CONCURSO DAS 7 MARAVILHAS

A votação do concurso das 7 Maravilhas de Portugal nas Aldeias Monumento já começou. As linhas telefónicas estão abertas ao longo de todo o dia e a votação termina esta noite, cerca das 23 horas, na Gala transmitida pela RTP directamente de Monsanto. Pode votar as vezes que quiser.

Ler mais

VOTAÇÃO NO CONCURSO DAS 7 MARAVILHAS

Facebook

Escrito por RCM em 2017-08-13 14:14:50

VOTAÇÃO NO CONCURSO DAS 7 MARAVILHAS

A votação do concurso das 7 Maravilhas de Portugal nas Aldeias Monumento já começou. As linhas telefónicas estão abertas ao longo de todo o dia e a votação termina esta noite, cerca das 23 horas, na Gala transmitida pela RTP directamente de Monsanto. Pode votar as vezes que quiser.  

Ler mais

Mais Notícias

© Rádio Clube de Monsanto 2017 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line