Notícias

IMATOSGIL PEDE INFORMAÇÕES À LA SEDA SOBRE FÁBRICA DE PORTALEGRE

Escrito por Lusa / RCM em 2009-07-31 05:44:45

IMATOSGIL PEDE INFORMAÇÕES À LA SEDA SOBRE FÁBRICA DE PORTALEGRE

O grupo Imatosgil pediu informações à La Seda Barcelona sobre a fábrica de Portalegre e caso sejam "interessantes" poderá vir a comprar a unidade que a empresa catalã quer alienar, disse à Lusa fonte do grupo.
Pedimos informações técnicas, económicas e financeiras à La Seda sobre a fábrica de Portalegre. Vamos analisar e, se forem interessantes, poderemos vir a comprar", disse à agência Lusa fonte do grupo Imatosgil.
Através da subsidiária Artenius Portugal, a La Seda detém uma unidade de PET - matéria-prima utilizada no fabrico de embalagens de plástico - em Portalegre, a antiga Selenis, que foi comprada pelo grupo à Imatosgil, em 2002.
A mesma fonte sublinhou que ainda "é prematuro" dizer que o grupo Imatosgil está interessado na compra, uma vez que ainda está a aguardar as informações da La Seda.
Quanto à eventual aquisição de capital da Artenius Sines [totalmente detida pela La Seda], o grupo Imatosgil "não está no momento a equacionar essa possibilidade" e frisa não ter "capacidade de influenciar a estratégia, o plano de reestruturação ou de investimentos" da La Seda, onde detém uma posição indirecta através do Fundo Jupiter SGPS. Este fundo possui uma participação de 10,86 por cento no grupo catalão.
"O projecto de Sines parece ser interessante e válido. No entanto, não estamos a equacionar estudar a sua compra. Temos outros eixos de desenvolvimento prioritários: na área petroquímica, sobretudo no Médio Oriente, na América do Norte e na Europa", disse a fonte do grupo português, que chegou a deter cerca de 20 por cento da La Seda em 2007.
A La Seda anunciou segunda-feira a assinatura de um acordo com a Caixa Geral de Depósitos (accionista do grupo catalão), através do qual o banco público português adquire capital da Artenius (onde a CGD é accionista minoritária) por 40 milhões de euros, tendo o grupo catalão como objectivo a longo prazo limitar a sua posição a uma participação minoritária no investimento.
A La Seda vai manter o know-how no desenvolvimento da tecnologia e do projecto industrial de PTA (ácido tereftálico purificado), a principal matéria-prima do produto estratégico da empresa - PET (polímero, termoplástico ou plástico utilizado em embalagens), e em conjunto com a Caixa Geral de Depósitos terá de encontrar um "sócio maioritário especializado no sector".
A nova fábrica de petroquímica em Sines arrancou em Março de 2008 e representa um investimento de 400 milhões de euros.
O acordo foi assinado no âmbito da aprovação de um plano de reestruturação da empresa que prevê a alienação de cinco unidades, entre elas a de Portalegre, o despedimento de 300 colaboradores e um aumento de capital na ordem dos 150 milhões de euros.
O Conselho de Administração do grupo catalão aprovou em Junho as contas da empresa relativas a 2008, que registam perdas de 565 milhões de euros, com a dívida a ascender a 868 milhões de euros.

Voltar para a página de notícias

EDUCAÇÃO: ESTUDO REVELA QUE IDANHA-A-NOVA E PENAMACOR TÊM MAIS CHUMBOS QUE MÉDIA NACIONAL

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2017-05-23 09:16:47

EDUCAÇÃO: ESTUDO REVELA QUE IDANHA-A-NOVA E PENAMACOR TÊM MAIS CHUMBOS QUE MÉDIA NACIONAL

O insucesso escolar no 1.º ciclo do ensino básico atinge cerca de dois terços dos concelhos portugueses e 14 por cento das escolas públicas deste nível. Os dados constam num estudo sobre retenção no 1.º ciclo em Portugal, da associação EPIS. O estudo da associação Empresário pela Inclusão Social teve como principal objetivo aprofundar o conhecimento sobre o problema do insucesso escolar nos primeiros anos de escolaridade. Uma das questões era perceber qual a incidência geográfica, social e organizacional do fenómeno do insucesso escolar nos primeiros anos de escolaridade. Segundo os autores, a análise de dados estatísticos permitiu verificar que o insucesso não atinge de forma idêntica todas as escolas do país, não é um fenómeno disseminado, antes circunscrito, que se manifesta de forma desigual no território nacional, parecendo ser tributário das desigualdades territoriais e sociais que caracterizam a sociedade portuguesa. Há uma incidência e disseminação mais forte em concelhos do interior e de reduzida dimensão tanto no Sul como no Norte e Centro do país. No Centro destacam-se os concelhos de Idanha-a-Nova, Penamacor, Sabugal, Vila Velha de Rodão e Seia, concelhos em que a maioria das escolas são de insucesso.

Ler mais

IDANHA-A-NOVA: ALDEIA DE SANTA MARGARIDA RECEBE FESTIVAL DAS FLORES

Facebook

Escrito por RCM em 2017-05-20 12:09:27

IDANHA-A-NOVA: ALDEIA DE SANTA MARGARIDA RECEBE FESTIVAL DAS FLORES

A sexta edição do Festival das Flores vai ter lugar em Aldeia de Santa Margarida entre os dias 26 e 28. A abertura do evento acontece no dia 26, às 17:00, onde os arranjos florais feitos pelas mãos dos populares enfeitam as ruas e casas desta aldeia beirã, que se apresenta “vestida” com milhares de flores naturais e artificiais. No dia 26, a partir das 21:30, decorre a noite de fados com as vozes de Maura Aires e Luís Capão. O festival continua ao longo do fim de semana, com muita música e com actividades para toda a família.

Ler mais

PGR ENTREGA BRASÃO DE MONSANTO FURTADO EM 2008 E RECUPERADO EM MUSEU ESPANHOL

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2017-05-19 13:16:03

PGR ENTREGA BRASÃO DE MONSANTO FURTADO EM 2008 E RECUPERADO EM MUSEU ESPANHOL

A Procuradora-geral da República (PGR) procedeu hoje à entrega do brasão de armas de Monsanto. Furtada de uma das entradas desta aldeia histórica a pedra foi localizada em 2014, num museu de Badajoz, em Espanha. Joana Marques Vidal explicou que o furto por desconhecidos do brasão de armas de Monsanto foi participado em 2008 pelo presidente da junta de freguesia. O brasão de armas foi objecto de restauro por parte da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. Esta sexta feira foi devolvido à comunidade de Monsanto por Joana Marques Vidal. Vai ficar no Posto de Turismo desta aldeia histórica do concelho de Idanha-a-Nova.

Ler mais

REDE DE UNIVERSIDADES SÉNIORES COMEMORA DIA NACIONAL EM IDANHA-A-NOVA

Facebook

Escrito por RCM em 2017-05-15 10:36:58

REDE DE UNIVERSIDADES SÉNIORES COMEMORA DIA NACIONAL EM IDANHA-A-NOVA

A Universidade Sénior de Idanha-a-Nova, um projecto da Filarmónica Idanhense, do Município de Idanha-a-Nova e do CMCD, foi escolhida para receber este ano as comemorações nacionais do Dia das Universidades Seniores em Portugal. As comemorações vão realizar-se a 21 de maio (domingo), em Idanha-a-Nova, e contarão com a presença da RUTIS, entidade responsável pelas universidades seniores em Portugal, e de 8 universidades seniores de todo o país. A manhã será dedicada ao território de Idanha-a-Nova e à tarde o Centro Cultural Raiano receberá uma tarde cultural onde subirão ao palco as 8 universidades participantes. A entrada nos espectáculos é gratuita. Para ver a partir das 14h00 no CCR.

Ler mais

MAIS DE UMA CENTENA DE SOPAS A CONCURSO EM PROENÇA-A-VELHA

Facebook

Escrito por RCM em 2017-05-10 10:07:50

MAIS DE UMA CENTENA DE SOPAS A CONCURSO EM PROENÇA-A-VELHA

A aldeia de Proença-a-Velha, no concelho de Idanha-a-Nova, volta a receber o Festival das Sopas Tradicionais. A XV edição do evento é já este próximo fim de semana e promete ultrapassar, mais uma vez, a centena de sopas a concurso. A prova das sopas está marcada para domingo, a partir das 13:00 horas. Concorrem restaurantes e talentos de toda a região e caberá aos visitantes votar nas sopas mais saborosas. Antes, no sábado, o XV Festival das Sopas Tradicionais é antecedido pelo Encontro de Acordeonistas e Tocadores de Concertina. As actuações incluem ainda um espectáculo de cantares ao desafio e desgarradas minhotas, com os melhores artistas de Portugal, e fecham com uma noite de arraial.

Ler mais

Mais Notícias

Notícias da Região

JORNAL O INTERIOR

A Carregar ...

JORNAL DO FUNDÃO

A Carregar ...

JORNAL A GUARDA

A Carregar ...

© Rádio Clube de Monsanto 2017 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line