Notícias

IMATOSGIL PEDE INFORMAÇÕES À LA SEDA SOBRE FÁBRICA DE PORTALEGRE

Escrito por Lusa / RCM em 2009-07-31 05:44:45

IMATOSGIL PEDE INFORMAÇÕES À LA SEDA SOBRE FÁBRICA DE PORTALEGRE

O grupo Imatosgil pediu informações à La Seda Barcelona sobre a fábrica de Portalegre e caso sejam "interessantes" poderá vir a comprar a unidade que a empresa catalã quer alienar, disse à Lusa fonte do grupo.
Pedimos informações técnicas, económicas e financeiras à La Seda sobre a fábrica de Portalegre. Vamos analisar e, se forem interessantes, poderemos vir a comprar", disse à agência Lusa fonte do grupo Imatosgil.
Através da subsidiária Artenius Portugal, a La Seda detém uma unidade de PET - matéria-prima utilizada no fabrico de embalagens de plástico - em Portalegre, a antiga Selenis, que foi comprada pelo grupo à Imatosgil, em 2002.
A mesma fonte sublinhou que ainda "é prematuro" dizer que o grupo Imatosgil está interessado na compra, uma vez que ainda está a aguardar as informações da La Seda.
Quanto à eventual aquisição de capital da Artenius Sines [totalmente detida pela La Seda], o grupo Imatosgil "não está no momento a equacionar essa possibilidade" e frisa não ter "capacidade de influenciar a estratégia, o plano de reestruturação ou de investimentos" da La Seda, onde detém uma posição indirecta através do Fundo Jupiter SGPS. Este fundo possui uma participação de 10,86 por cento no grupo catalão.
"O projecto de Sines parece ser interessante e válido. No entanto, não estamos a equacionar estudar a sua compra. Temos outros eixos de desenvolvimento prioritários: na área petroquímica, sobretudo no Médio Oriente, na América do Norte e na Europa", disse a fonte do grupo português, que chegou a deter cerca de 20 por cento da La Seda em 2007.
A La Seda anunciou segunda-feira a assinatura de um acordo com a Caixa Geral de Depósitos (accionista do grupo catalão), através do qual o banco público português adquire capital da Artenius (onde a CGD é accionista minoritária) por 40 milhões de euros, tendo o grupo catalão como objectivo a longo prazo limitar a sua posição a uma participação minoritária no investimento.
A La Seda vai manter o know-how no desenvolvimento da tecnologia e do projecto industrial de PTA (ácido tereftálico purificado), a principal matéria-prima do produto estratégico da empresa - PET (polímero, termoplástico ou plástico utilizado em embalagens), e em conjunto com a Caixa Geral de Depósitos terá de encontrar um "sócio maioritário especializado no sector".
A nova fábrica de petroquímica em Sines arrancou em Março de 2008 e representa um investimento de 400 milhões de euros.
O acordo foi assinado no âmbito da aprovação de um plano de reestruturação da empresa que prevê a alienação de cinco unidades, entre elas a de Portalegre, o despedimento de 300 colaboradores e um aumento de capital na ordem dos 150 milhões de euros.
O Conselho de Administração do grupo catalão aprovou em Junho as contas da empresa relativas a 2008, que registam perdas de 565 milhões de euros, com a dívida a ascender a 868 milhões de euros.

Voltar para a página de notícias

CENTRO REPETIDOR DAS TERMAS DE MONFORTINHO TEVE EMISSÃO INTERROMPIDA

Facebook

Escrito por RCM em 2017-12-13 14:25:10

CENTRO REPETIDOR DAS TERMAS DE MONFORTINHO TEVE EMISSÃO INTERROMPIDA

Na noite do passado dia 10, o Centro Emissor da Rádio Clube de Monsanto, nas Termas de Monfortinho ficou sem emissão por causa das adversas condições climatéricas e devido a algumas interrupções de energia eléctrica, que afectaram os nossos equipamentos e as antenas naquela localidade de fronteira.   Também por dificuldades de acesso à serra contígua, só hoje, cerca das 11 horas foi possível normalizar a emissão, e a desejada retoma da cobertura da zona raiana, que inclui a estremadura espanhola, que a RCM assegura regularmente desde o ano de 1999.   Apresentamos desculpas aos senhores ouvintes pelos transtornos.  

Ler mais

NATAL EM MONSANTO

Facebook

Escrito por RCM em 2017-12-09 12:27:42

NATAL EM MONSANTO

Ler mais

TRIBUTO À MÚSICA DE IDANHA NO CENTRO CULTURAL RAIANO

Facebook

Escrito por RCM em 2017-12-06 12:17:55

TRIBUTO À MÚSICA DE IDANHA NO CENTRO CULTURAL RAIANO

Na sexta-feira, dia 8 de dezembro, tem lugar no Centro Cultural Raiano o concerto Tempos Idos - Um tributo a Idanha. Em palco vão estar as Adufeiras de Idanha-a-Nova, a Orquestra Típica de Alcains, Violas Beiroas de Idanha e a Filarmónica Idanhense, para apresentar um conjunto de músicas recolhidas em todo o concelho. Foram mantidas as linhas melódicas originais e criados novos e arranjos. Com entrada livre o espectáculo tem início às 18 horas.

Ler mais

IDANHA-A-VELHA E MONSANTO NO TOP 15 DAS ALDEIAS HISTÓRICAS

Facebook

Escrito por RCM em 2017-11-23 11:16:52

IDANHA-A-VELHA E MONSANTO NO TOP 15 DAS ALDEIAS HISTÓRICAS

  Idanha-a-Velha e Monsanto foram eleitas para o Top 15 das Aldeias Históricas mais encantadoras de Portugal. A lista é do Skyscanner, motor de pesquisa mundial de viagens. Relativa ao biénio 2017/2018, esta é a primeira selecção anual de aldeias históricas e leva em consideração as características de cada aldeia, incluindo a história, a autenticidade, a beleza da paisagem circundante e as sugestões dos viajantes. Com 60 milhões de utilizadores mensais activos, o Skyscanner apresenta-se como o principal site de pesquisa de viagens mundial que oferece um serviço gratuito de pesquisa e comparação de voos, hotéis e aluguer de carros. Pode encontrar o artigo completo em www.skyscanner.pt/novidades/inspiracao/aldeias-historicas-de-portugal

Ler mais

PROENÇA-A-VELHA: LAGAR DE AZEITE JÁ ATINGIU 40 TONELADAS DE AZEITONA

Facebook

Escrito por RCM em 2017-11-22 10:05:13

PROENÇA-A-VELHA: LAGAR DE AZEITE JÁ ATINGIU 40 TONELADAS DE AZEITONA

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova está a disponibilizar aos produtores de azeite um Lagar em Modo de Produção Biológico. Na presente campanha, esta unidade já laborou 40 mil kg de azeitona biológica certificada, transformada em 8 mil litros de azeite biológico. A extracção do azeite é feita num lagar móvel licenciado e certificado, a funcionar no Núcleo Museológico do Azeite, em Proença-a-Velha. O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, explica que o Lagar é “uma solução provisória para dar resposta às necessidades da produção biológica e antecede o projecto que queremos instalar de forma permanente em Proença-a-Velha, o qual consiste em reforçar a musealização do complexo de lagares com um lagar moderno que produza azeite de altíssima qualidade e com cerificação biológica”.    

Ler mais

Mais Notícias

© Rádio Clube de Monsanto 2017 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line