Notícias

IMATOSGIL PEDE INFORMAÇÕES À LA SEDA SOBRE FÁBRICA DE PORTALEGRE

Escrito por Lusa / RCM em 2009-07-31 05:44:45

IMATOSGIL PEDE INFORMAÇÕES À LA SEDA SOBRE FÁBRICA DE PORTALEGRE

O grupo Imatosgil pediu informações à La Seda Barcelona sobre a fábrica de Portalegre e caso sejam "interessantes" poderá vir a comprar a unidade que a empresa catalã quer alienar, disse à Lusa fonte do grupo.
Pedimos informações técnicas, económicas e financeiras à La Seda sobre a fábrica de Portalegre. Vamos analisar e, se forem interessantes, poderemos vir a comprar", disse à agência Lusa fonte do grupo Imatosgil.
Através da subsidiária Artenius Portugal, a La Seda detém uma unidade de PET - matéria-prima utilizada no fabrico de embalagens de plástico - em Portalegre, a antiga Selenis, que foi comprada pelo grupo à Imatosgil, em 2002.
A mesma fonte sublinhou que ainda "é prematuro" dizer que o grupo Imatosgil está interessado na compra, uma vez que ainda está a aguardar as informações da La Seda.
Quanto à eventual aquisição de capital da Artenius Sines [totalmente detida pela La Seda], o grupo Imatosgil "não está no momento a equacionar essa possibilidade" e frisa não ter "capacidade de influenciar a estratégia, o plano de reestruturação ou de investimentos" da La Seda, onde detém uma posição indirecta através do Fundo Jupiter SGPS. Este fundo possui uma participação de 10,86 por cento no grupo catalão.
"O projecto de Sines parece ser interessante e válido. No entanto, não estamos a equacionar estudar a sua compra. Temos outros eixos de desenvolvimento prioritários: na área petroquímica, sobretudo no Médio Oriente, na América do Norte e na Europa", disse a fonte do grupo português, que chegou a deter cerca de 20 por cento da La Seda em 2007.
A La Seda anunciou segunda-feira a assinatura de um acordo com a Caixa Geral de Depósitos (accionista do grupo catalão), através do qual o banco público português adquire capital da Artenius (onde a CGD é accionista minoritária) por 40 milhões de euros, tendo o grupo catalão como objectivo a longo prazo limitar a sua posição a uma participação minoritária no investimento.
A La Seda vai manter o know-how no desenvolvimento da tecnologia e do projecto industrial de PTA (ácido tereftálico purificado), a principal matéria-prima do produto estratégico da empresa - PET (polímero, termoplástico ou plástico utilizado em embalagens), e em conjunto com a Caixa Geral de Depósitos terá de encontrar um "sócio maioritário especializado no sector".
A nova fábrica de petroquímica em Sines arrancou em Março de 2008 e representa um investimento de 400 milhões de euros.
O acordo foi assinado no âmbito da aprovação de um plano de reestruturação da empresa que prevê a alienação de cinco unidades, entre elas a de Portalegre, o despedimento de 300 colaboradores e um aumento de capital na ordem dos 150 milhões de euros.
O Conselho de Administração do grupo catalão aprovou em Junho as contas da empresa relativas a 2008, que registam perdas de 565 milhões de euros, com a dívida a ascender a 868 milhões de euros.

Voltar para a página de notícias

BEM-HAJA AMIGO OUVINTE

Facebook

Escrito por RCM em 2017-08-15 12:32:18

BEM-HAJA AMIGO OUVINTE

Um sincero bem-haja a todos os amigos que ontem se lembraram do dia do aniversário da Rádio Clube de Monsanto – a Voz da Portugalidade, ao Serviço do Regionalismo e da Música Portuguesa. Que Deus nos proteja e os nossos ouvintes nos ajudem a chegar até aos 33 anos…o que está muito difícil.

Ler mais

MONSANTO NA FINAL DO CONCURSO DAS 7 MARAVILHAS

Facebook

Escrito por RCM em 2017-08-15 12:13:21

MONSANTO NA FINAL DO CONCURSO DAS 7 MARAVILHAS

Monsanto passou no último domingo à final do concurso 7 Maravilhas de Portugal na categoria Aldeias Monumento. O anúncio foi feito durante a Gala da RTP transmitida em directo a partir de Relva-Monsanto. Graças ao voto dos portugueses, Monsanto foi uma das duas finalistas apuradas nesta Gala em que estiveram a votação 7 aldeias, incluindo Idanha-a-Velha, igualmente no concelho de Idanha-a-Nova. Assim, Monsanto conquistou o direito a disputar a grande final. A continuação para a votação para o concurso das 7 Maravilhas de Portugal vai decorrer entre 27 de Agosto e 3 de Setembro, dia da Gala Final, na aldeia do Piódão, em que serão anunciadas as 7 aldeias vencedoras, nas respectivas categorias. Modestamente, e em verdade, as Adufeiras de Monsanto, fizeram a sua parte e, por isso, estamos naturalmente felizes por continuarem a levar bem alto e muito longe o nome da "Aldeia Mais Portuguesa" a todo o mundo. 

Ler mais

32 ANOS A LUTAR

Facebook

Escrito por RCM em 2017-08-14 09:19:21

32 ANOS A LUTAR

CONSIGO DESDE 14 DE AGOSTO DE 1985 EM EMISSÕES REGULARES…32 ANOS A LUTAR. BEM-HAJA POR NOS TER AJUDADO A CAMINHAR.   Se comemorámos, no dia 8 de Junho, 32 anos das primeiras emissões experimentais da RCM foi, também, graças ao apoio altruísta e generoso das gentes da nossa terra. Desde 1985, a sua ajuda teve uma importância fundamental para mantermos no ar este som popular ao serviço do regionalismo, da Música Portuguesa e dos nossos valores tradicionais. Fazer Rádio é muito mais do que transmitir música. Ao longo destas dezenas de anos a Rádio Clube de Monsanto tem feito AMIGOS e eles são a nossa principal razão de estarmos no ar. Uma palavra de homenagem e de gratidão para os sócios fundadores, dirigentes, técnicos e colaboradores da extinta Cooperativa e benfeitores da Liga dos Amigos da RCM. Alguns já nos deixaram e, infelizmente, não podem comungar da alegria deste tão singelo aniversário, sem festa, nem foguetes.  Para eles, aqui fica a nossa lembrança de imensa e indelével saudade e carinho. Uma saudação especial para os nossos emigrantes e para os Povos da Lusofonia que em todo o Mundo nos acompanham, através da Internet, em www.radiomonsanto.pt (já com mais de sete milhões de visitas de cibernautas de todos os continentes!). É muito gratificante saber que os cidadãos da Diáspora se sentem mais próximos de Portugal quando, lá tão longe, encontram na Rádio Clube de Monsanto uma companhia amiga e familiar. A todos os queridos ouvintes em geral e aos amigos anunciantes em particular, envolvemos num abraço de penhorado reconhecimento: marcas, empresas e empresários, autarquias dos concelhos da região raiana que a nós se juntaram porque acreditam na nossa Missão um SINCERO OBRIGADO.

Ler mais

VOTAÇÃO NO CONCURSO DAS 7 MARAVILHAS

Facebook

Escrito por RCM em 2017-08-13 14:18:55

VOTAÇÃO NO CONCURSO DAS 7 MARAVILHAS

A votação do concurso das 7 Maravilhas de Portugal nas Aldeias Monumento já começou. As linhas telefónicas estão abertas ao longo de todo o dia e a votação termina esta noite, cerca das 23 horas, na Gala transmitida pela RTP directamente de Monsanto. Pode votar as vezes que quiser.

Ler mais

VOTAÇÃO NO CONCURSO DAS 7 MARAVILHAS

Facebook

Escrito por RCM em 2017-08-13 14:14:50

VOTAÇÃO NO CONCURSO DAS 7 MARAVILHAS

A votação do concurso das 7 Maravilhas de Portugal nas Aldeias Monumento já começou. As linhas telefónicas estão abertas ao longo de todo o dia e a votação termina esta noite, cerca das 23 horas, na Gala transmitida pela RTP directamente de Monsanto. Pode votar as vezes que quiser.  

Ler mais

Mais Notícias

© Rádio Clube de Monsanto 2017 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line