Arquivo de Notícias

CASTELO BRANCO: MAIS AMBULÂNCIAS PARA REFORÇAR RESPOSTA PRÉ HOSPITALAR À POPULAÇÃO DO DISTRITO

Escrito por RCM em 2009-05-20 12:26:20

CASTELO BRANCO: MAIS AMBULÂNCIAS PARA REFORÇAR RESPOSTA PRÉ HOSPITALAR À POPULAÇÃO DO DISTRITO

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) activou esta semana três ambulâncias em Fratel (Vila Velha de Ródão), Oleiros e Sertã. Com a entrada em funcionamento das viaturas, o sul do distrito de Castelo Branco 'vê reforçada a resposta pré-hospitalar à população com maior eficácia na resposta às emergências, nomeadamente no socorro às vítimas de acidentes de viação', disse Abílio Gomes, presidente do INEM. A entrega das ambulâncias foi feita na segunda-feira no Governo Civil de Castelo Branco.

OPWAY MODERNIZA SUB-TROÇO DA LINHA DA BEIRA BAIXA

Escrito por Lusa/RCM em 2009-05-19 12:28:19

OPWAY MODERNIZA SUB-TROÇO DA LINHA DA BEIRA BAIXA

A Opway Engenharia vai proceder à modernização de um sub-troço de 33 quilómetros da linha da Beira Baixa, entre Vale de Prazeres e a estação da Covilhã, num investimento de 27 milhões de euros. O prazo de execução da empreitada é de 21 meses e inclui intervenções nas estações do Fundão, Tortosendo e Covilhã. Estas estações vão ter alterações nas infra-estruturas de apoio aos passageiros, além da construção ou remodelação das plataformas e beneficiação dos edifícios existentes.

PROCESSOS E CONTRATOS DO CASO COVA DA BEIRA FORAM DESTRUÍDOS ILEGALMENTE

Escrito por Público/RCM em 2009-05-18 01:03:39

PROCESSOS E CONTRATOS DO CASO COVA DA BEIRA FORAM DESTRUÍDOS ILEGALMENTE

A totalidade dos processos de fundos comunitários da Intervenção Operacional Ambiente do 2.º Quadro Comunitário de Apoio foi ilegalmente destruída em 2007, por decisão da Autoridade de Gestão do Programa Operacional do Ambiente. Entre os projectos cuja documentação foi eliminada encontra-se o da construção e concessão da Estação de Resíduos Sólidos Urbanos da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB), cuja adjudicação ao grupo HLC está no centro de um processo de corrupção que tem julgamento marcado para Outubro.

ALDEIA DO COLMEAL PODE VIRAR PÓLO TURÍSTICO

Escrito por Ricardo Cordeiro/RCM em 2009-05-15 09:43:03

ALDEIA DO COLMEAL PODE VIRAR PÓLO TURÍSTICO

Antigos habitantes da sede da freguesia do Colmeal foram despejados por ordem do tribunal em 1957. Desenvolver um plano estratégico para averiguar da possibilidade da aldeia do Colmeal poder vir a ser um pólo de atracção turística é a principal missão de um grupo de trabalho nomeado pela Assembleia Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo no final de Abril. O presidente do município não tem dúvidas das potencialidades desta freguesia sem habitantes que tem a particularidade de por lá ter vivido a mãe de Pedro Alvares Cabral.

CASTELO BRANCO: CIDADE VAI TER CENTRO DE CULTURA CONTEMPORÂNEA

Escrito por Diário XXI/RCM em 2009-05-15 11:42:16

CASTELO BRANCO: CIDADE VAI TER CENTRO DE CULTURA CONTEMPORÂNEA

O Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco vai ser construído no centro da cidade, uma estrutura cultural que, dentro de dois anos, deverá projectar toda a região. O projecto de arquitectura é da autoria de Josep Luís Mateo, autor da actual zona central de Castelo Branco, requalificada no âmbito do programa Polis.

IDANHA-A-NOVA: PROJECTO DE ANIMAÇÃO DE RUA QUER REGRESSAR À ÉPOCA MEDIEVAL

Escrito por RCM em 2009-05-14 10:30:43

IDANHA-A-NOVA: PROJECTO DE ANIMAÇÃO DE RUA QUER REGRESSAR À ÉPOCA MEDIEVAL

A Associação de Juventude de Idanha-a-Nova, através do seu grupo de teatro Ajitar, quer concretizar um novo projecto, que se baseia na animação de rua medieval. A associação está por isso a recrutar pessoas, que tenham gosto e motivação por este tipo de iniciativas e que estejam dispostas a colaborar a título remunerado. Esta animação servirá posteriormente para apresentações em festivais, encontros ou eventos relacionados com a temática, que decorrem por diversos locais do país.

COVILHÃ: CENTRO HOSPITALAR ENTREGA 50 MOTAS A FUNCIONÁRIOS PARA DEIXAREM O CARRO EM CASA

Escrito por Lusa /RCM em 2009-05-12 02:02:56

COVILHÃ: CENTRO HOSPITALAR ENTREGA 50 MOTAS A FUNCIONÁRIOS PARA DEIXAREM O CARRO EM CASA

O Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) entregou esta semana as primeiras 50 motorizadas do programa de mobilidade. Até Junho, a administração espera entregar mais de uma centena. “Com as cidades atafulhadas de carros, estas motos significam maior mobilidade. Mas o nosso pensamento está essencialmente no ambiente. Sabemos que a poluição com motorizadas deste tipo é nitidamente inferior à de um carro”, destacou João Casteleiro.

CASO COVA DA BEIRA: JOSÉ SÓCRATES CHAMADO A DEPOR

Escrito por Sol/RCM em 2009-05-08 12:40:14

CASO COVA DA BEIRA: JOSÉ SÓCRATES CHAMADO A DEPOR

O primeiro-ministro foi arrolado como testemunha de Ana Maria Simões, acusada de corrupção passiva e branqueamento de capitais no caso da Cova da Beira. O processo começou com denúncias de corrupção contra José Sócrates, mas as suspeitas foram arquivadas por falta de provas. A primeira sessão do julgamento está marcada para o próximo dia 14 de Outubro.

SEIA: BEIRALÃ E ARA DESPEDEM 150 TRABALHADORES

Escrito por Lusa/RCM em 2009-05-07 11:16:56

SEIA: BEIRALÃ E ARA DESPEDEM 150 TRABALHADORES

A empresa de lanifícios Beiralã anunciou o despedimento a mais 120 trabalhadores, disse à agência Lusa, Carlos João, presidente do Sindicato dos Têxteis da Beira Alta, afirmando que os trabalhadores tiveram conhecimento do despedimento por carta individual. Carlos João revelou ainda que a fábrica de calçado ARA, o maior empregador de Seia, vai despedir mais 30 trabalhadores.

CULTURA: CONCERTOS E ESPECTÁCULOS EM CASTELO BRANCO ATÉ 6 DE JUNHO

Escrito por RCM em 2009-05-06 02:04:33

CULTURA: CONCERTOS E ESPECTÁCULOS EM CASTELO BRANCO ATÉ 6 DE JUNHO

Começa hoje a 15ª edição do Festival Internacional de Música de Castelo Branco - Primavera Musical. 'Como tem sido característico no Festival, vamos proporcionar a algumas freguesias a possibilidade de serem integradas no programa', refere Carlos Semedo, director artístico. O guitarrista escocês Martin Taylor, o quarteto de cordas Quatuor Psophos, vencedor do Concurso de Bordéus (França), e o grupo de percussão Drumming são alguns dos destaques da organização.

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |

CTT LANÇAM SELOS DE IDANHA-A-NOVA E ÓBIDOS CIDADES CRIATIVAS DA UNESCO

Facebook

Escrito por RCM em 2017-10-20 09:28:41

CTT LANÇAM SELOS DE IDANHA-A-NOVA E ÓBIDOS CIDADES CRIATIVAS DA UNESCO

Os CTT homenageiam Idanha-a-Nova e Óbidos numa emissão filatélica que foi lançada ontem dia 19 de Outubro, a propósito da rede de Cidades Criativas da UNESCO. Ambas as localidades receberam este reconhecimento, em virtude da promoção de iniciativas de carácter musical e literário, respectivamente, que protagonizam. Ambas têm em comum uma enorme história e tradição mas também o facto de terem sabido reinventar-se ao longo do tempo.   Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, foi reconhecida pela UNESCO por apostar em novas infra-estruturas e promover activamente a investigação das suas tradições. Esta localidade promove ao longo do ano uma grande quantidade de eventos musicais.   Óbidos, no distrito de Leiria, está assente nos fortes alicerces do seu castelo, da sua muralha e da sua história e é considerada pela UNESCO uma cidade criativa para a Literatura. Vários projectos antecederam este reconhecimento, caso da transformação de uma igreja em livraria ou de um mercado onde livros ocuparam as paredes e as bancas das frutas e dos legumes.   Estas classificações da UNESCO são um reconhecimento e um estímulo que pretendem reforçar a estratégia de desenvolvimento destas áreas, estimular a criação de riqueza e emprego e contribuir para a fixação e captação de pessoas nestas localidades.   Com esta emissão, os CTT prosseguem os objectivos de divulgação da riqueza da herança cultural, social e arquitectónica portuguesa, fixando-a em selos.   Esta emissão é composta por dois selos, ambos com o valor facial de 0,85€ e uma tiragem de 105 000 exemplares cada. O design esteve a cargo de Vasco Martins.  

Ler mais

ANTIGO COMANDANTE DA PROTECÇÃO CIVIL DESVIOU MEIOS DO INCÊNDIO DE MAÇÃO

Facebook

Escrito por TSF/RCM em 2017-10-20 09:11:38

ANTIGO COMANDANTE DA PROTECÇÃO CIVIL DESVIOU MEIOS DO INCÊNDIO DE MAÇÃO

O antigo Comandante Operacional Nacional da Protecção Civil, Rui Esteves, desviou meios do grande incêndio que, em julho, devastou o concelho de Mação, contrariando o comandante distrital que alertava para a gravidade das chamas. A suspeita sempre existiu e foi levantada na altura pelo presidente da autarquia que agora recebeu a "fita do tempo" deste fogo, encaminhada pelo Ministério da Administração Interna. O documento, a que a TSF teve acesso, é claro ao dizer que o Grupo de Reforço para Incêndios Florestais vindo de Aveiro foi retirado do teatro de operações por ordem do Comandante Operacional Nacional (CONAC) da Autoridade Nacional de Protecção Civil, à época Rui Esteves, que entretanto se demitiu após o caso da licenciatura com equivalências. A retirada de meios aconteceu numa altura em que as chamas já lavravam há cerca de 20 horas e ao início de um dia que a seguir foi "devastador" para o concelho de Mação.

Ler mais

INCÊNDIOS: GRUPO DE CIDADÃOS CONVOCA MANIFESTAÇÃO PACÍFICA EM CASTELO BRANCO

Facebook

Escrito por RCM em 2017-10-18 11:29:27

INCÊNDIOS: GRUPO DE CIDADÃOS CONVOCA MANIFESTAÇÃO PACÍFICA EM CASTELO BRANCO

Os incêndios que têm acontecido este ano estão a causar revolta entre a população. Por essa razão, estão marcadas, através da rede social Facebook, várias manifestações para os próximos dias um pouco por todo o país. Os portugueses exigem a melhoria do sistema, para que as tragédias deste ano não se voltem a repetir. Em Castelo Branco um grupo de cidadãos do distrito marcou para o próximo sábado, dia 21, pelas 16 horas, no Campo Mártires da Pátria, uma manifestação pacífica contra a "incompetência e irresponsabilidade com que tem sido tratado pelo Governo Português o flagelo dos incêndios em Portugal". O grupo criado no Facebook pretende deixar claro que não aceita lições de resiliência de gabinete e acrescenta que “os beirões têm uma resistência à adversidade que muitos desconhecem nos salões da capital. Perdemos grande parte da nossa floresta, da floresta que enchia os pulmões do presente e do futuro, que sustentava as nossas gentes. A nossa paisagem é cinza e desolação. Não hesitaremos em construir e plantar de novo, mas o mínimo que nos podem oferecer é a garantia de que a nossa tenacidade será acompanhada por equivalente empenho e honestidade dos poderes públicos na prevenção e no combate aos incêndios."  

Ler mais

17 DE OUTUBRO – DIA INTERNACIONAL PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA

Facebook

Escrito por RCM em 2017-10-16 17:37:20

17 DE OUTUBRO – DIA INTERNACIONAL PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA

É uma obrigação legal na União Europeia e é um compromisso dos estados-membros. Em 2008, a Assembleia da República Portuguesa considerou que a pobreza “conduz à violação dos Direitos Humanos”. Mas, desde então, pouco ou nada mudou. Um combate sempre adiado. Mais de 25% das pessoas que vivem em Portugal estão em risco de pobreza. Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE) e referem-se a 2016. Esta percentagem tem o rosto de 2 595 000 pessoas. E do total, o Inquérito às Condições de Vida e Rendimento do INE revela que “18,8 por cento (cerca de 487 mil) eram menores de 18 anos e 18 por cento (cerca de 468 mil) eram pessoas com 65 ou mais anos”. As crianças e os idosos são os mais afectados. Um dos principais problemas neste ano foi o aumento das despesas em habitação, que afectou quase 30% dos mais pobres. Quase dez anos depois, Pedro Vaz Patto, o actual Presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, diz que “essa resolução caiu no esquecimento. A resolução do Parlamento recomendava a definição do limiar de pobreza em função do rendimento nacional e dos padrões de vida correntes e a avaliação periódica das políticas de erradicação da pobreza tendo por base a definição desse limiar”.      

Ler mais

REI VAMBA E CASQUEIRO JUNTOS EM IDANHA-A-VELHA

Facebook

Escrito por em 2017-10-14 10:07:09

REI VAMBA E CASQUEIRO JUNTOS EM IDANHA-A-VELHA

O pão casqueiro, famoso produto da região, é a estrela da festa que tem lugar este fim de semana em Idanha-a-Velha. Terá sido na antiga Egitânia, algures no séc. VII, que nasceu Vamba, rei dos visigodos. O lendário Rei Vamba e o Casqueiro, ícone da gastronomia regional, protagonizam mais um momento do ciclo de eventos oficiais das Aldeias Históricas de Portugal, sobre o tema “Nas Terras do Rei Vamba… Há Casqueiro!”. A iniciativa surge no âmbito do ciclo de eventos promovida pela Aldeias Históricas de Portugal, que tem como intuito identificar uma personagem, uma lenda ou um facto histórico, ligado a cada uma das aldeias, e a partir daí, é construído um programa com a duração, de pelo menos 2 dias. O fim de semana leva às ruas da aldeia uma festa que consagra o produto mais emblemático da zona, o pão casqueiro, entre animações de rua, música, worskhops e bancas de artesanato. A festa que tem como palco as ruínas de uma antiga cidade romana está integrada no 12 Em Rede – Aldeias em Festa, o ciclo de eventos que anima as Aldeias Históricas de Portugal.

Ler mais

Mais Notícias

© Rádio Clube de Monsanto 2017 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line