Arquivo de Notícias

CASTELO BRANCO: MAIS AMBULÂNCIAS PARA REFORÇAR RESPOSTA PRÉ HOSPITALAR À POPULAÇÃO DO DISTRITO

Escrito por RCM em 2009-05-20 12:26:20

CASTELO BRANCO: MAIS AMBULÂNCIAS PARA REFORÇAR RESPOSTA PRÉ HOSPITALAR À POPULAÇÃO DO DISTRITO

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) activou esta semana três ambulâncias em Fratel (Vila Velha de Ródão), Oleiros e Sertã. Com a entrada em funcionamento das viaturas, o sul do distrito de Castelo Branco 'vê reforçada a resposta pré-hospitalar à população com maior eficácia na resposta às emergências, nomeadamente no socorro às vítimas de acidentes de viação', disse Abílio Gomes, presidente do INEM. A entrega das ambulâncias foi feita na segunda-feira no Governo Civil de Castelo Branco.

OPWAY MODERNIZA SUB-TROÇO DA LINHA DA BEIRA BAIXA

Escrito por Lusa/RCM em 2009-05-19 12:28:19

OPWAY MODERNIZA SUB-TROÇO DA LINHA DA BEIRA BAIXA

A Opway Engenharia vai proceder à modernização de um sub-troço de 33 quilómetros da linha da Beira Baixa, entre Vale de Prazeres e a estação da Covilhã, num investimento de 27 milhões de euros. O prazo de execução da empreitada é de 21 meses e inclui intervenções nas estações do Fundão, Tortosendo e Covilhã. Estas estações vão ter alterações nas infra-estruturas de apoio aos passageiros, além da construção ou remodelação das plataformas e beneficiação dos edifícios existentes.

PROCESSOS E CONTRATOS DO CASO COVA DA BEIRA FORAM DESTRUÍDOS ILEGALMENTE

Escrito por Público/RCM em 2009-05-18 01:03:39

PROCESSOS E CONTRATOS DO CASO COVA DA BEIRA FORAM DESTRUÍDOS ILEGALMENTE

A totalidade dos processos de fundos comunitários da Intervenção Operacional Ambiente do 2.º Quadro Comunitário de Apoio foi ilegalmente destruída em 2007, por decisão da Autoridade de Gestão do Programa Operacional do Ambiente. Entre os projectos cuja documentação foi eliminada encontra-se o da construção e concessão da Estação de Resíduos Sólidos Urbanos da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB), cuja adjudicação ao grupo HLC está no centro de um processo de corrupção que tem julgamento marcado para Outubro.

ALDEIA DO COLMEAL PODE VIRAR PÓLO TURÍSTICO

Escrito por Ricardo Cordeiro/RCM em 2009-05-15 09:43:03

ALDEIA DO COLMEAL PODE VIRAR PÓLO TURÍSTICO

Antigos habitantes da sede da freguesia do Colmeal foram despejados por ordem do tribunal em 1957. Desenvolver um plano estratégico para averiguar da possibilidade da aldeia do Colmeal poder vir a ser um pólo de atracção turística é a principal missão de um grupo de trabalho nomeado pela Assembleia Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo no final de Abril. O presidente do município não tem dúvidas das potencialidades desta freguesia sem habitantes que tem a particularidade de por lá ter vivido a mãe de Pedro Alvares Cabral.

CASTELO BRANCO: CIDADE VAI TER CENTRO DE CULTURA CONTEMPORÂNEA

Escrito por Diário XXI/RCM em 2009-05-15 11:42:16

CASTELO BRANCO: CIDADE VAI TER CENTRO DE CULTURA CONTEMPORÂNEA

O Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco vai ser construído no centro da cidade, uma estrutura cultural que, dentro de dois anos, deverá projectar toda a região. O projecto de arquitectura é da autoria de Josep Luís Mateo, autor da actual zona central de Castelo Branco, requalificada no âmbito do programa Polis.

IDANHA-A-NOVA: PROJECTO DE ANIMAÇÃO DE RUA QUER REGRESSAR À ÉPOCA MEDIEVAL

Escrito por RCM em 2009-05-14 10:30:43

IDANHA-A-NOVA: PROJECTO DE ANIMAÇÃO DE RUA QUER REGRESSAR À ÉPOCA MEDIEVAL

A Associação de Juventude de Idanha-a-Nova, através do seu grupo de teatro Ajitar, quer concretizar um novo projecto, que se baseia na animação de rua medieval. A associação está por isso a recrutar pessoas, que tenham gosto e motivação por este tipo de iniciativas e que estejam dispostas a colaborar a título remunerado. Esta animação servirá posteriormente para apresentações em festivais, encontros ou eventos relacionados com a temática, que decorrem por diversos locais do país.

COVILHÃ: CENTRO HOSPITALAR ENTREGA 50 MOTAS A FUNCIONÁRIOS PARA DEIXAREM O CARRO EM CASA

Escrito por Lusa /RCM em 2009-05-12 02:02:56

COVILHÃ: CENTRO HOSPITALAR ENTREGA 50 MOTAS A FUNCIONÁRIOS PARA DEIXAREM O CARRO EM CASA

O Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) entregou esta semana as primeiras 50 motorizadas do programa de mobilidade. Até Junho, a administração espera entregar mais de uma centena. “Com as cidades atafulhadas de carros, estas motos significam maior mobilidade. Mas o nosso pensamento está essencialmente no ambiente. Sabemos que a poluição com motorizadas deste tipo é nitidamente inferior à de um carro”, destacou João Casteleiro.

CASO COVA DA BEIRA: JOSÉ SÓCRATES CHAMADO A DEPOR

Escrito por Sol/RCM em 2009-05-08 12:40:14

CASO COVA DA BEIRA: JOSÉ SÓCRATES CHAMADO A DEPOR

O primeiro-ministro foi arrolado como testemunha de Ana Maria Simões, acusada de corrupção passiva e branqueamento de capitais no caso da Cova da Beira. O processo começou com denúncias de corrupção contra José Sócrates, mas as suspeitas foram arquivadas por falta de provas. A primeira sessão do julgamento está marcada para o próximo dia 14 de Outubro.

SEIA: BEIRALÃ E ARA DESPEDEM 150 TRABALHADORES

Escrito por Lusa/RCM em 2009-05-07 11:16:56

SEIA: BEIRALÃ E ARA DESPEDEM 150 TRABALHADORES

A empresa de lanifícios Beiralã anunciou o despedimento a mais 120 trabalhadores, disse à agência Lusa, Carlos João, presidente do Sindicato dos Têxteis da Beira Alta, afirmando que os trabalhadores tiveram conhecimento do despedimento por carta individual. Carlos João revelou ainda que a fábrica de calçado ARA, o maior empregador de Seia, vai despedir mais 30 trabalhadores.

CULTURA: CONCERTOS E ESPECTÁCULOS EM CASTELO BRANCO ATÉ 6 DE JUNHO

Escrito por RCM em 2009-05-06 02:04:33

CULTURA: CONCERTOS E ESPECTÁCULOS EM CASTELO BRANCO ATÉ 6 DE JUNHO

Começa hoje a 15ª edição do Festival Internacional de Música de Castelo Branco - Primavera Musical. 'Como tem sido característico no Festival, vamos proporcionar a algumas freguesias a possibilidade de serem integradas no programa', refere Carlos Semedo, director artístico. O guitarrista escocês Martin Taylor, o quarteto de cordas Quatuor Psophos, vencedor do Concurso de Bordéus (França), e o grupo de percussão Drumming são alguns dos destaques da organização.

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |

IDANHA-A-NOVA: CANDIDATURAS ABERTAS AO PRÉMIO FORÚM MUNDIAL DE INOVAÇÃO RURAL

Facebook

Escrito por em 2017-06-27 13:59:41

IDANHA-A-NOVA: CANDIDATURAS ABERTAS AO PRÉMIO FORÚM MUNDIAL DE INOVAÇÃO RURAL

O Município de Idanha-a-Nova está aceitar candidaturas até 10 de julho para o Prémio Fórum Mundial de Inovação Rural que vai premiar empresas que inovam, geram riqueza, emprego e fixação de população, preservam o equilíbrio ambiental e valorizam a utilização dos recursos endógenos. Podem candidatar-se empresas inovadoras do território EUROACE (eurorregião composta por Alentejo - Centro – Extremadura espanhola), constituídas há pelo menos 6 meses. A iniciativa decorre do III Fórum de Inovação Rural que acontece em simultâneo com a XXI Feira Raiana, em Idanha-a-Nova, e tem um propósito de valorização de experiências empresariais inovadoras que potenciam a criação de riqueza e desenvolvimento sustentável no mundo rural. De 26 a 30 de julho de 2017, o evento é organizado em conjunto pelo Município de Idanha-a-Nova, o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova, o Ayuntamiento de Moraleja e a Diputación de Cáceres. Serão distinguidas cinco empresas, uma com o Prémio Fórum de Inovação Rural e quatro menções honrosas, destacando jovens e mulheres empreendedores. As candidaturas são abertas por iniciativa das empresas, via preenchimento de formulário online disponível em https://form.jotformeu.com/71697156884372  

Ler mais

EMPRESÁRIOS, UTENTES E SINDICATOS EXIGEM ABOLIÇÃO DAS PORTAGENS NA A23

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2017-06-26 14:30:29

EMPRESÁRIOS, UTENTES E SINDICATOS EXIGEM ABOLIÇÃO DAS PORTAGENS NA A23

Empresários, utentes e sindicatos da Beira Interior anunciaram hoje que vão avançar com acções comuns pela abolição das portagens na A23 e reivindicaram que o próximo Orçamento do Estado já contemple essa situação ou uma nova redução. "Pensamos que agora há condições para que se extingam as portagens ou, pelo menos, para que se reduzam significativa e gradualmente, até à abolição", afirmou José Gameiro, presidente da Associação de Empresarial da Beira Baixa. Este responsável falava numa conferência de imprensa realizada hoje na Covilhã, distrito de Castelo Branco, na qual também marcaram presença porta-vozes da Comissão de Utentes Contra as Portagens na A23, da União de Sindicatos de Castelo Branco e do Movimento de Empresários pela Subsistência do Interior.

Ler mais

QUINTA EDIÇÃO DO CINEMA PORTUGUÊS EM MOVIMENTO COMEÇA EM MONSANTO

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2017-06-22 15:21:45

QUINTA EDIÇÃO DO CINEMA PORTUGUÊS EM MOVIMENTO COMEÇA EM MONSANTO

A aldeia de Monsanto, em Idanha-a-Nova, é o ponto de partida no dia 29 da quinta edição do Cinema Português em Movimento, uma iniciativa para levar filmes portugueses a localidades com pouca oferta cinematográfica. De acordo com o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), o programa começa no miradouro daquela localidade com a exibição da curta-metragem "Amélia & Duarte", de Alice Guimarães e Mónica Matos, e da comédia "Refrigerantes e canções de amor", de Luís Galvão Teles. O Cinema Português em Movimento decorrerá até 25 de agosto com a exibição de dez filmes portugueses - alguns repetidos de anos anteriores - em localidades de 12 concelhos. As 53 exibições previstas serão sempre ao ar livre. Este ano, o programa exibirá em complemento episódios gravados por Tiago Pereira no projecto A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, de registo da música portuguesa de tradição oral.

Ler mais

POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO VAI TER CURSO DE DRONES

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2017-06-16 16:09:43

POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO VAI TER CURSO DE DRONES

O Instituto Politécnico de Castelo Branco vai ministrar no próximo ano lectivo o curso técnico superior profissional em Fabrico e Manutenção de Drones. "Trata-se de mais uma aposta da instituição numa oferta formativa numa área de vanguarda e em expansão", refere em comunicado o presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), Carlos Maia. O novo curso técnico superior profissional (CTeSP) em Fabrico e Manutenção de Drones foi recentemente aprovado e vai ser ministrado na Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco (ESTCB). Carlos Maia explica que a instituição tem um corpo docente qualificado e conta com várias parcerias com empresas já bem implantadas no mercado, factores que tornaram possível a aprovação desta formação que poderá ser estrutural para o IPCB e para a região. As inscrições para este curso podem ser realizadas de 1 de agosto a 6 de setembro de 2017, nos serviços do IPCB.

Ler mais

IDANHA-A-NOVA: ECOFESTIVAL JUNTA 150 ARTISTAS EM SALVATERRA DO EXTREMO

Facebook

Escrito por em 2017-06-01 15:10:31

IDANHA-A-NOVA: ECOFESTIVAL JUNTA 150 ARTISTAS EM SALVATERRA DO EXTREMO

O Ecofestival Salva a Terra que decorre de 22 a 25 de junho em Salvaterra do Extremo no concelho de Idanha-a-Nova, conta com a participação de 150 artistas. As receitas do festival revertem a 100% para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco (CERAS). O evento bienal que vai na quarta edição é organizado pela associação ambientalista Quercus, União de freguesias de Monfortinho e Salvaterra do Extremo e pelo município de Idanha-a-Nova. "As receitas obtidas revertem efectivamente a 100% para o CERAS, fazendo do Ecofestival Salva a Terra o seu principal mecenas. Com a edição de 2015, conseguimos angariar fundos para recuperar 400 animais", refere a Quercus em comunicado. O festival é composto por inúmeras actividades que vão desde os concertos, 'workshops', percursos interpretativos, observação de vida selvagem, conferências, cinema documental e animação diversa.

Ler mais

Mais Notícias

Notícias da Região

JORNAL O INTERIOR

A Carregar ...

JORNAL DO FUNDÃO

A Carregar ...

JORNAL A GUARDA

A Carregar ...

© Rádio Clube de Monsanto 2017 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line