Arquivo de Notícias

BEIRA INTERIOR EM CINCO ETAPAS DA VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA

Escrito por RCM em 2009-06-26 12:31:43

BEIRA INTERIOR EM CINCO ETAPAS DA VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA

Está definido o calendário da 71ª Volta a Portugal. A Beira Interior faz parte do percurso de cinco etapas de um total de 10. Na primeira, marcada para 6 de Agosto, a prova sai das Caldas da Rainha, tendo a meta em Castelo Branco, a jornada mais longa de todos os percursos.No dia seguinte, os ciclistas partem de Idanha-a-Nova numa esforçada tirada para chegarem à cidade mais alta, a Guarda.

TORTOSENDO: GRUPO INGLÊS INTERESSADO NA AQUISIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL DA VESTICON

Escrito por Kaminhos / RCM em 2009-06-25 01:01:06

TORTOSENDO: GRUPO INGLÊS INTERESSADO NA AQUISIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL DA VESTICON

Um grupo inglês, proprietário de uma cadeia europeia de lojas de artigos desportivos, está interessado na aquisição de 75 por cento do capital social da Vesticon, empresa de confecções do Tortosendo que se encontra em processo de insolvência. O interesse do grupo inglês consta do plano de viabilização da empresa entregue na última semana no Tribunal da Covilhã que será levado à Assembleia de Credores marcada para 13 de Julho.

BEIRA INTERIOR: GOVERNO COMPARTICIPA PROJECTOS NO VALOR DE 421 MIL EUROS

Escrito por Lusa / RCM em 2009-06-25 12:35:42

BEIRA INTERIOR: GOVERNO COMPARTICIPA PROJECTOS NO VALOR DE 421 MIL EUROS

O secretário de Estado adjunto e da Administração Local, Eduardo Cabrita, entregou ontem um total de 421 mil euros a associações e instituições da Beira Interior. O valor corresponde a projectos financiados pelo Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização Colectiva, que foram ontem protocolados em cerimónias presididas pelo governante, nas cidades de Castelo Branco e Guarda.

ESTRELAS: CONTAMINAÇÃO LUMINOSA JÁ IMPEDE 99% DOS EUROPEUS DE VER A VIA LÁCTEA

Escrito por Lusa / RCM em 2009-06-24 12:51:10

ESTRELAS: CONTAMINAÇÃO LUMINOSA JÁ IMPEDE 99% DOS EUROPEUS DE VER A VIA LÁCTEA

A contaminação luminosa já impede 99 por cento dos europeus de ver a via láctea desde as suas casas, segundo vários cientistas que hoje apresentaram em Sevilha (Espanha) a iniciativa Starlight, para combater o problema. A iniciativa, impulsionada pelo Instituto Astrofísico das Canárias (Espanha) foi apresentada na 33.ª reunião do Comité do Património Mundial da UNESCO, que está a decorrer em Sevilha.

TRIBUNAL ARRESTA PIANOS DE MARIA JOÃO PIRES EM BELGAIS

Escrito por Lusa / RCM em 2009-06-24 12:46:36

TRIBUNAL ARRESTA PIANOS DE MARIA JOÃO PIRES EM BELGAIS

Pianos e outros instrumentos musicais foram arrestados da Associação de Belgais por ordem judicial, disse a presidente da instituição, filha da fundadora, a pianista Maria João Pires. Por ordem do Tribunal de Trabalho de Castelo Branco foi também levado material de artes plásticas, a biblioteca, material informático e até os subsídios do Ministério da Educação foram arrestados, disse Joana Pires à agência Lusa.

CASTELO BRANCO: EMPRESA DE CONFECÇÕES DESPEDE TODAS AS 150 TRABALHADORAS

Escrito por Lusa / RCM em 2009-06-23 04:24:08

CASTELO BRANCO: EMPRESA DE CONFECÇÕES DESPEDE TODAS AS 150 TRABALHADORAS

A empresa de confecções Mateus e Mendes, de Castelo Branco despediu todas as suas 150 trabalhadoras, disse hoje à agência Lusa fonte sindical. A firma estava parada há duas semanas, sem encomendas, e as trabalhadoras receberam a notícia na segunda-feira, referiu Luís Garra, presidente do Sindicato Têxtil da Beira Baixa.

VALTER LEMOS NEGA REALIZAÇÃO DE TESTES DE SIDA NAS ESCOLAS

Escrito por Lusa / RCM em 2009-06-23 12:40:55

VALTER LEMOS NEGA REALIZAÇÃO DE TESTES DE SIDA NAS ESCOLAS

O secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, disse hoje à Lusa que não serão feitos "quaisquer testes de despistagem de Sida nas escolas" portuguesas, como alegadamente prevê um programa do Instituto Português da Juventude Segundo o Diário de Notícias, o IPJ vai ter cinco unidades móveis a fazer o rastreio do vírus da sida. No entanto, a iniciativa do projecto «Cuida-te - Educação para a saúde» não reúne o consenso de médicos e pais, devido à possibilidade de se fazerem análises de despiste da Sida a menores de idade, sem o consentimento dos pais.

VERÃO: TERMAS DO INTERIOR AFIRMAM-SE COMO ALTERNATIVA À PRAIA E INCENTIVO À HOTELARIA

Escrito por Lusa / RCM em 2009-06-22 02:22:49

VERÃO: TERMAS DO INTERIOR AFIRMAM-SE COMO ALTERNATIVA À PRAIA E INCENTIVO À HOTELARIA

De "âncoras" do turismo a atracções não indispensáveis mas com "fortes potencialidades", as estâncias termais do interior do país são, segundo vários autarcas, uma crescente alternativa às praias e um grande incentivo à construção de unidades hoteleiras. Em Idanha-a-Nova (Castelo Branco), as Termas de Monfortinho, as mais interiores do país, já motivaram a edificação de várias unidades de alojamento turístico: "É o local do concelho onde existem mais camas", revela o presidente do executivo municipal, Álvaro Rocha.

PRODUÇÃO DE CEREJA AUMENTOU MAS CHUVA DIMINUIU QUALIDADE

Escrito por Diário Digital / RCM em 2009-06-19 12:33:44

PRODUÇÃO DE CEREJA AUMENTOU MAS CHUVA DIMINUIU QUALIDADE

A produtividade aumentou na actual campanha da cereja, «embora sem contrapartida em termos de qualidade» com impacto negativo na «conservação e no valor comercial», refere o relatório do Instituto Nacional de Estatística com as «Previsões Agrícolas» de Maio. Sobre a colheita da cereja, que ainda decorria em Maio, o INE refere que as chuvas do mês passado «agravaram o fendilhamento dos frutos, retirando-lhes qualidade, poder de conservação e valor comercial».

SABUGAL: NOVO CENTRO DE RECICLAGEM VAI VALORIZAR ENTULHO DE OBRAS

Escrito por Lusa / RCM em 2009-06-18 12:31:44

SABUGAL: NOVO CENTRO DE RECICLAGEM VAI VALORIZAR ENTULHO DE OBRAS

Restos de tijolo do entulho de obras de um edifício podem servir para arranjar uma estrada rural na Beira Interior, graças a um novo centro de reciclagem, revelou esta semana o presidente da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB). O Centro Integrado de Reciclagem e Valorização Ambiental (CIRVA) vai ser criado no Sabugal, para receber resíduos de construção civil, na mesma altura em que a lei vai obrigar quem constrói a valorizar os inertes produzidos.

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |

IDANHA-A-NOVA: CANDIDATURAS ABERTAS AO PRÉMIO FORÚM MUNDIAL DE INOVAÇÃO RURAL

Facebook

Escrito por em 2017-06-27 13:59:41

IDANHA-A-NOVA: CANDIDATURAS ABERTAS AO PRÉMIO FORÚM MUNDIAL DE INOVAÇÃO RURAL

O Município de Idanha-a-Nova está aceitar candidaturas até 10 de julho para o Prémio Fórum Mundial de Inovação Rural que vai premiar empresas que inovam, geram riqueza, emprego e fixação de população, preservam o equilíbrio ambiental e valorizam a utilização dos recursos endógenos. Podem candidatar-se empresas inovadoras do território EUROACE (eurorregião composta por Alentejo - Centro – Extremadura espanhola), constituídas há pelo menos 6 meses. A iniciativa decorre do III Fórum de Inovação Rural que acontece em simultâneo com a XXI Feira Raiana, em Idanha-a-Nova, e tem um propósito de valorização de experiências empresariais inovadoras que potenciam a criação de riqueza e desenvolvimento sustentável no mundo rural. De 26 a 30 de julho de 2017, o evento é organizado em conjunto pelo Município de Idanha-a-Nova, o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova, o Ayuntamiento de Moraleja e a Diputación de Cáceres. Serão distinguidas cinco empresas, uma com o Prémio Fórum de Inovação Rural e quatro menções honrosas, destacando jovens e mulheres empreendedores. As candidaturas são abertas por iniciativa das empresas, via preenchimento de formulário online disponível em https://form.jotformeu.com/71697156884372  

Ler mais

EMPRESÁRIOS, UTENTES E SINDICATOS EXIGEM ABOLIÇÃO DAS PORTAGENS NA A23

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2017-06-26 14:30:29

EMPRESÁRIOS, UTENTES E SINDICATOS EXIGEM ABOLIÇÃO DAS PORTAGENS NA A23

Empresários, utentes e sindicatos da Beira Interior anunciaram hoje que vão avançar com acções comuns pela abolição das portagens na A23 e reivindicaram que o próximo Orçamento do Estado já contemple essa situação ou uma nova redução. "Pensamos que agora há condições para que se extingam as portagens ou, pelo menos, para que se reduzam significativa e gradualmente, até à abolição", afirmou José Gameiro, presidente da Associação de Empresarial da Beira Baixa. Este responsável falava numa conferência de imprensa realizada hoje na Covilhã, distrito de Castelo Branco, na qual também marcaram presença porta-vozes da Comissão de Utentes Contra as Portagens na A23, da União de Sindicatos de Castelo Branco e do Movimento de Empresários pela Subsistência do Interior.

Ler mais

QUINTA EDIÇÃO DO CINEMA PORTUGUÊS EM MOVIMENTO COMEÇA EM MONSANTO

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2017-06-22 15:21:45

QUINTA EDIÇÃO DO CINEMA PORTUGUÊS EM MOVIMENTO COMEÇA EM MONSANTO

A aldeia de Monsanto, em Idanha-a-Nova, é o ponto de partida no dia 29 da quinta edição do Cinema Português em Movimento, uma iniciativa para levar filmes portugueses a localidades com pouca oferta cinematográfica. De acordo com o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), o programa começa no miradouro daquela localidade com a exibição da curta-metragem "Amélia & Duarte", de Alice Guimarães e Mónica Matos, e da comédia "Refrigerantes e canções de amor", de Luís Galvão Teles. O Cinema Português em Movimento decorrerá até 25 de agosto com a exibição de dez filmes portugueses - alguns repetidos de anos anteriores - em localidades de 12 concelhos. As 53 exibições previstas serão sempre ao ar livre. Este ano, o programa exibirá em complemento episódios gravados por Tiago Pereira no projecto A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, de registo da música portuguesa de tradição oral.

Ler mais

POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO VAI TER CURSO DE DRONES

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2017-06-16 16:09:43

POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO VAI TER CURSO DE DRONES

O Instituto Politécnico de Castelo Branco vai ministrar no próximo ano lectivo o curso técnico superior profissional em Fabrico e Manutenção de Drones. "Trata-se de mais uma aposta da instituição numa oferta formativa numa área de vanguarda e em expansão", refere em comunicado o presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), Carlos Maia. O novo curso técnico superior profissional (CTeSP) em Fabrico e Manutenção de Drones foi recentemente aprovado e vai ser ministrado na Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco (ESTCB). Carlos Maia explica que a instituição tem um corpo docente qualificado e conta com várias parcerias com empresas já bem implantadas no mercado, factores que tornaram possível a aprovação desta formação que poderá ser estrutural para o IPCB e para a região. As inscrições para este curso podem ser realizadas de 1 de agosto a 6 de setembro de 2017, nos serviços do IPCB.

Ler mais

IDANHA-A-NOVA: ECOFESTIVAL JUNTA 150 ARTISTAS EM SALVATERRA DO EXTREMO

Facebook

Escrito por em 2017-06-01 15:10:31

IDANHA-A-NOVA: ECOFESTIVAL JUNTA 150 ARTISTAS EM SALVATERRA DO EXTREMO

O Ecofestival Salva a Terra que decorre de 22 a 25 de junho em Salvaterra do Extremo no concelho de Idanha-a-Nova, conta com a participação de 150 artistas. As receitas do festival revertem a 100% para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco (CERAS). O evento bienal que vai na quarta edição é organizado pela associação ambientalista Quercus, União de freguesias de Monfortinho e Salvaterra do Extremo e pelo município de Idanha-a-Nova. "As receitas obtidas revertem efectivamente a 100% para o CERAS, fazendo do Ecofestival Salva a Terra o seu principal mecenas. Com a edição de 2015, conseguimos angariar fundos para recuperar 400 animais", refere a Quercus em comunicado. O festival é composto por inúmeras actividades que vão desde os concertos, 'workshops', percursos interpretativos, observação de vida selvagem, conferências, cinema documental e animação diversa.

Ler mais

Mais Notícias

Notícias da Região

JORNAL O INTERIOR

A Carregar ...

JORNAL DO FUNDÃO

A Carregar ...

JORNAL A GUARDA

A Carregar ...

© Rádio Clube de Monsanto 2017 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line