Arquivo de Notícias

MARIA JOÃO PIRES RENUNCIA À NACIONALIDADE PORTUGUESA

Escrito por Público / RCM em 2009-07-03 12:40:52

MARIA JOÃO PIRES RENUNCIA À NACIONALIDADE PORTUGUESA

A pianista Maria João Pires vai renunciar à nacionalidade portuguesa, tornando-se aos 65 anos cidadã brasileira. A notícia é avançada pela Antena 2 da RDP, que adianta que a pianista se fartou “dos coices e pontapés que tem recebido do Governo português". Decepcionada com o modo como tem sido tratada a nível governamental, sobretudo no seu projecto de ensino artístico de Belgais (Castelo Branco), Maria João Pires, que tinha dupla nacionalidade, decidiu agora ficar apenas com a brasileira.

SANEAMENTO: NOVA ETAR DA COVILHÃ RETIRA POLUIÇÃO À ALBUFEIRA QUE ABASTECE ÁGUA A LISBOA

Escrito por Lusa / RCM em 2009-07-03 12:37:23

SANEAMENTO: NOVA ETAR DA COVILHÃ RETIRA POLUIÇÃO À ALBUFEIRA QUE ABASTECE ÁGUA A LISBOA

A Câmara Municipal da Covilhã inaugura sábado a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da cidade, retirando poluição ao Rio Zêzere, que alimenta a albufeira de Castelo de Bode, responsável pelo abastecimento de água a Lisboa A ETAR da Grande Covilhã é um investimento global de 19 milhões de euros, anunciou a autarquia. A infra-estrutura, instalada na freguesia da Boidobra, vai tratar diariamente cerca de 11.500 metros cúbicos de águas residuais, abrangendo uma população de 75 mil habitantes.

SAÚDE: RASTREIO DE DOENÇAS RESPIRATÓRIAS EM MONSANTO

Escrito por RCM em 2009-07-02 11:22:13

SAÚDE: RASTREIO DE DOENÇAS RESPIRATÓRIAS EM MONSANTO

A Farmácia de Monsanto promove anualmente rastreios para a população local. Assim informam-se todos os interessados que a Farmácia Monsantina promove amanhã sexta-feira um rastreio das doenças da Asma e DPOC, com início às 9:30m, junto ao novo Posto Médico de Monsanto, edifício Multi-Funções.

UE: PREÇO DO ROAMING NOS TELEMÓVEIS MAIS BARATO A PARTIR DE HOJE

Escrito por Lusa / RCM em 2009-07-01 12:37:46

UE: PREÇO DO ROAMING NOS TELEMÓVEIS MAIS BARATO A PARTIR DE HOJE

Os preços das chamadas, mensagens escritas (SMS) e de utilização de internet no estrangeiro através de telemóvel baixam hoje na União Europeia, depois de o novo regulamento ter sido recentemente aprovado pelos 27 Estados-membros. O preço das chamadas efectuadas é de 0,43 cêntimos por minuto e é de 0,19 cêntimos nas recebidas, contra os actuais 0,46 cêntimos e 0,22 cêntimos, respectivamente.

LEI: BOMBEIROS PREOCUPADOS COM NOVAS REGRAS DE COMBATE A INCÊNDIOS

Escrito por Diário de Notícias / RCM em 2009-07-01 12:33:50

LEI: BOMBEIROS PREOCUPADOS COM NOVAS REGRAS DE COMBATE A INCÊNDIOS

Hoje começa o período crítico dos fogos florestais e entra também em vigor uma nova lei que impede o uso de contra-fogo pela maioria dos bombeiros. No distrito de Viseu, por exemplo, entre os três mil profissionais que ali prestam serviço, apenas um tem autorização da Autoridade Florestal Nacional para o fazer.

REDITUS INAUGURA CENTRO SUPORTE A NEGÓCIOS EM CASTELO BRANCO

Escrito por Lusa / RCM em 2009-06-30 08:08:54

REDITUS INAUGURA CENTRO SUPORTE A NEGÓCIOS EM CASTELO BRANCO

O grupo Reditus inaugurou hoje em Castelo Branco um centro de suporte a negócios que vai criar cerca de 360 postos de trabalho e que vai começar por servir os clientes da Vodafone, anunciou a empresa. "Do que se trata é da criação de mais umas centenas de postos de trabalho de uma empresa que tem qualificação", referiu à agência Lusa o ministro do Trabalho e Solidariedade Social, Vieira da Silva, que participou na inauguração.

COVA DA BEIRA: OBRAS DO REGADIO NO TERRENO ATÉ FINAL DA LEGISLATURA

Escrito por Lusa / RCM em 2009-06-29 01:53:20

COVA DA BEIRA: OBRAS DO REGADIO NO TERRENO ATÉ FINAL DA LEGISLATURA

Todas as obras que restam para concluir o Regadio da Cova da Beira vão estar no terreno até ao final da actual legislatura, anunciou ontem o primeiro-ministro, José Sócrates, acrescentando que «já não era sem tempo». «Este regadio durou 50 anos», desde que foi projectado até hoje, afirmou, classificando-o como «um projecto que desafiou a paciência a todos».

GOVERNO APROVA PLANO DE ORDENAMENTO DO PARQUE NATURAL DA SERRA DA ESTRELA

Escrito por Lusa / RCM em 2009-06-26 12:39:39

GOVERNO APROVA PLANO DE ORDENAMENTO DO PARQUE NATURAL DA SERRA DA ESTRELA

O Conselho de Ministros aprovou o Plano de Ordenamento do Parque Natural da Serra de Estrela (PNSE). De acordo com o comunicado final, o plano, que abrange a totalidade do concelho de Manteigas e parte dos concelhos de Celorico da Beira, Covilhã, Gouveia, Guarda e Seia, destina-se «a garantir a conservação da natureza e da biodiversidade, a manutenção e valorização da paisagem, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento económico das populações locais».

FUNDÃO: ANTIGAS MÁQUINAS REGRESSAM À VIDA PARA FAZER MÚSICA

Escrito por Lusa / RCM em 2009-06-26 12:37:16

FUNDÃO: ANTIGAS MÁQUINAS REGRESSAM À VIDA PARA FAZER MÚSICA

Antigas máquinas industriais regressam à vida para fazer música ao lado de aparelhos usados no quotidiano, no projecto Planshister, um conjunto de sete espectáculos a decorrer até final do ano na antiga Moagem do Fundão. A proposta foi lançada à associação Quarta Parede, da Covilhã, que lhe deu o nome da máquina mais importante da Moagem do Fundão, e arranca hoje com um gira-discos que toca flautas... e discos.

DISTRITO DE CASTELO BRANCO COM FORTE PREVALÊNCIA DE DOENÇA CANINA

Escrito por Lusa / RCM em 2009-06-26 12:34:27

DISTRITO DE CASTELO BRANCO COM FORTE PREVALÊNCIA DE DOENÇA CANINA

Castelo Branco está entre os três distritos do Continente com maior prevalência de Leishmaniose, uma doença parasitária grave que afecta os cães, de acordo com um estudo divulgado esta semana. Este estudo foi efectuado com base em amostras recolhidas em 130 clínicas veterinárias de todo o país, o que permitiu concluir os distritos onde a taxa de prevalência é maior.

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |

IDANHA-A-NOVA: CANDIDATURAS ABERTAS AO PRÉMIO FORÚM MUNDIAL DE INOVAÇÃO RURAL

Facebook

Escrito por em 2017-06-27 13:59:41

IDANHA-A-NOVA: CANDIDATURAS ABERTAS AO PRÉMIO FORÚM MUNDIAL DE INOVAÇÃO RURAL

O Município de Idanha-a-Nova está aceitar candidaturas até 10 de julho para o Prémio Fórum Mundial de Inovação Rural que vai premiar empresas que inovam, geram riqueza, emprego e fixação de população, preservam o equilíbrio ambiental e valorizam a utilização dos recursos endógenos. Podem candidatar-se empresas inovadoras do território EUROACE (eurorregião composta por Alentejo - Centro – Extremadura espanhola), constituídas há pelo menos 6 meses. A iniciativa decorre do III Fórum de Inovação Rural que acontece em simultâneo com a XXI Feira Raiana, em Idanha-a-Nova, e tem um propósito de valorização de experiências empresariais inovadoras que potenciam a criação de riqueza e desenvolvimento sustentável no mundo rural. De 26 a 30 de julho de 2017, o evento é organizado em conjunto pelo Município de Idanha-a-Nova, o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova, o Ayuntamiento de Moraleja e a Diputación de Cáceres. Serão distinguidas cinco empresas, uma com o Prémio Fórum de Inovação Rural e quatro menções honrosas, destacando jovens e mulheres empreendedores. As candidaturas são abertas por iniciativa das empresas, via preenchimento de formulário online disponível em https://form.jotformeu.com/71697156884372  

Ler mais

EMPRESÁRIOS, UTENTES E SINDICATOS EXIGEM ABOLIÇÃO DAS PORTAGENS NA A23

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2017-06-26 14:30:29

EMPRESÁRIOS, UTENTES E SINDICATOS EXIGEM ABOLIÇÃO DAS PORTAGENS NA A23

Empresários, utentes e sindicatos da Beira Interior anunciaram hoje que vão avançar com acções comuns pela abolição das portagens na A23 e reivindicaram que o próximo Orçamento do Estado já contemple essa situação ou uma nova redução. "Pensamos que agora há condições para que se extingam as portagens ou, pelo menos, para que se reduzam significativa e gradualmente, até à abolição", afirmou José Gameiro, presidente da Associação de Empresarial da Beira Baixa. Este responsável falava numa conferência de imprensa realizada hoje na Covilhã, distrito de Castelo Branco, na qual também marcaram presença porta-vozes da Comissão de Utentes Contra as Portagens na A23, da União de Sindicatos de Castelo Branco e do Movimento de Empresários pela Subsistência do Interior.

Ler mais

QUINTA EDIÇÃO DO CINEMA PORTUGUÊS EM MOVIMENTO COMEÇA EM MONSANTO

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2017-06-22 15:21:45

QUINTA EDIÇÃO DO CINEMA PORTUGUÊS EM MOVIMENTO COMEÇA EM MONSANTO

A aldeia de Monsanto, em Idanha-a-Nova, é o ponto de partida no dia 29 da quinta edição do Cinema Português em Movimento, uma iniciativa para levar filmes portugueses a localidades com pouca oferta cinematográfica. De acordo com o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), o programa começa no miradouro daquela localidade com a exibição da curta-metragem "Amélia & Duarte", de Alice Guimarães e Mónica Matos, e da comédia "Refrigerantes e canções de amor", de Luís Galvão Teles. O Cinema Português em Movimento decorrerá até 25 de agosto com a exibição de dez filmes portugueses - alguns repetidos de anos anteriores - em localidades de 12 concelhos. As 53 exibições previstas serão sempre ao ar livre. Este ano, o programa exibirá em complemento episódios gravados por Tiago Pereira no projecto A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, de registo da música portuguesa de tradição oral.

Ler mais

POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO VAI TER CURSO DE DRONES

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2017-06-16 16:09:43

POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO VAI TER CURSO DE DRONES

O Instituto Politécnico de Castelo Branco vai ministrar no próximo ano lectivo o curso técnico superior profissional em Fabrico e Manutenção de Drones. "Trata-se de mais uma aposta da instituição numa oferta formativa numa área de vanguarda e em expansão", refere em comunicado o presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), Carlos Maia. O novo curso técnico superior profissional (CTeSP) em Fabrico e Manutenção de Drones foi recentemente aprovado e vai ser ministrado na Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco (ESTCB). Carlos Maia explica que a instituição tem um corpo docente qualificado e conta com várias parcerias com empresas já bem implantadas no mercado, factores que tornaram possível a aprovação desta formação que poderá ser estrutural para o IPCB e para a região. As inscrições para este curso podem ser realizadas de 1 de agosto a 6 de setembro de 2017, nos serviços do IPCB.

Ler mais

IDANHA-A-NOVA: ECOFESTIVAL JUNTA 150 ARTISTAS EM SALVATERRA DO EXTREMO

Facebook

Escrito por em 2017-06-01 15:10:31

IDANHA-A-NOVA: ECOFESTIVAL JUNTA 150 ARTISTAS EM SALVATERRA DO EXTREMO

O Ecofestival Salva a Terra que decorre de 22 a 25 de junho em Salvaterra do Extremo no concelho de Idanha-a-Nova, conta com a participação de 150 artistas. As receitas do festival revertem a 100% para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco (CERAS). O evento bienal que vai na quarta edição é organizado pela associação ambientalista Quercus, União de freguesias de Monfortinho e Salvaterra do Extremo e pelo município de Idanha-a-Nova. "As receitas obtidas revertem efectivamente a 100% para o CERAS, fazendo do Ecofestival Salva a Terra o seu principal mecenas. Com a edição de 2015, conseguimos angariar fundos para recuperar 400 animais", refere a Quercus em comunicado. O festival é composto por inúmeras actividades que vão desde os concertos, 'workshops', percursos interpretativos, observação de vida selvagem, conferências, cinema documental e animação diversa.

Ler mais

Mais Notícias

Notícias da Região

JORNAL O INTERIOR

A Carregar ...

JORNAL DO FUNDÃO

A Carregar ...

JORNAL A GUARDA

A Carregar ...

© Rádio Clube de Monsanto 2017 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line