Arquivo de Notícias

COVILHÃ: SINDICATO DEFENDE VIABILIZAÇÃO DA VESTICON

Escrito por Lusa / RCM em 2009-07-15 12:39:23

COVILHÃ: SINDICATO DEFENDE VIABILIZAÇÃO DA VESTICON

O Sindicato Têxtil da Beira Baixa (STBB) defendeu esta semana a viabilização da empresa têxtil Vesticon a par do pagamento das dívidas a cerca de 200 trabalhadores, num montante que diz ascender a 500 mil euros. Luís Garra, presidente do STBB, acusa a empresa de ter pressionado trabalhadoras para as levar a abdicar de 20 por cento do dinheiro que lhes é devido, acusação desmentida por um administrador da Vesticon.

NATÁLIA CARRASCALÃO NOVA EMBAIXADORA DE TIMOR LESTE EM LISBOA

Escrito por RCM em 2009-07-14 09:35:17

NATÁLIA CARRASCALÃO NOVA EMBAIXADORA DE TIMOR LESTE EM LISBOA

UM CORAÇÃO COM DOIS AMORES Maria Natália Guterres Viegas Carrascalão da Conceição Antunes é a nova Embaixadora timorense no posto diplomático de Lisboa. Antes de assumir este cargo, desempenhava as funções de Chefe de Gabinete do Presidente José Ramos Horta. A nova Embaixadora foi durante três legislaturas deputada do PSD português na Assembleia da República. Alegre e simples, características comuns a Natália Carrascalão.

SERRA DA MALCATA RECEBE CENTRO DE ACLIMATAÇÃO DO LINCE IBÉRICO

Escrito por Lusa / RCM em 2009-07-14 01:00:55

SERRA DA MALCATA RECEBE CENTRO DE ACLIMATAÇÃO DO LINCE IBÉRICO

O concelho de Penamacor vai ficar dotado de um centro de aclimatação do lince ibérico, cujo protocolo de instalação será assinado no dia 28 de Julho, pelo ministro do Ambiente, anunciou o presidente da câmara municipal local. Segundo Domingos Torrão, pretende-se que o espaço, em plena Reserva da Malcata (partilhada entre os municípios de Penamacor e Sabugal) seja "aberto e reconhecido por uma raça que está em vias de extinção".

BEIRA INTERIOR: MENOS VAGAS PARA O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

Escrito por Liliana Machadinha - Lusa em 2009-07-13 05:44:05

BEIRA INTERIOR: MENOS VAGAS PARA O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

O Ministério da Ciência e Tecnologia disponibilizou menos vagas para a Beira Interior na 1ª fase do concurso de acesso ao Ensino Superior, quebrando a linha ascendente dos últimos anos. Para o próximo ano lectivo, há menos 252 postos disponíveis por preencher na região, sendo os dois institutos politécnicos, de Castelo Branco (IPCB) e da Guarda (IPG), os sacrificados, segundo os dados divulgados pelo Ministério.

TEARTRO MUNICIPAL DA GUARDA EM CAMPANHA CONTRA O VANDALISMO

Escrito por Público / RCM em 2009-07-13 05:25:15

TEARTRO MUNICIPAL DA GUARDA EM CAMPANHA CONTRA O VANDALISMO

O Teatro Municipal da Guarda está a realizar uma campanha de sensibilização e de denúncia pública contra os actos de vandalismo de que as suas instalações têm sido alvo. Segundo Virgílio Bento, vice-presidente da Câmara da Guarda e responsável pelo pelouro da Cultura, vários actos de vandalismo perpetrados ao longo dos últimos meses nas instalações do teatro, causaram "um elevado prejuízo económico" à empresa municipal que gere o complexo.

ASSOCIAÇÃO BELGAIS TENTA ALTERNATIVA À FALÊNCIA

Escrito por Diário de Notícias/ RCM em 2009-07-10 12:32:20

ASSOCIAÇÃO BELGAIS TENTA ALTERNATIVA À FALÊNCIA

Associação procura "diálogo aberto" com os credores e vai ser apoiada por  especialistas em recuperação de empresas. Para já, quer assegurar a continuidade  do projecto educativo da Escola da Mata. Uma empresa de Lisboa, a Consulting4All, especializada em Consultoria Financeira e recuperação de empresas, está a analisar a situação económico-financeira da Associação Belgais, que ainda não avançou para a insolvência.

MANTEIGAS: ANTIGA FÁBRICA DE LANIFÍCIOS ACCOLHE CENTRO NACIONAL DE ENERGIAS RENOVÁVEIS

Escrito por Lusa / RCM em 2009-07-09 12:13:39

MANTEIGAS: ANTIGA FÁBRICA DE LANIFÍCIOS ACCOLHE CENTRO NACIONAL DE ENERGIAS RENOVÁVEIS

A Câmara de Manteigas candidatou ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) o projecto de instalação no concelho de um Centro Nacional de Energias Renováveis, que terá fins didácticos e económicos. Em declarações à Lusa, o presidente da autarquia, José Manuel Biscaia, disse tratar-se de um projecto inovador e "único em Portugal", que combina "várias energias renováveis" no espaço da antiga "fábrica do Rio", propriedade municipal.

IDANHA-A-NOVA ESTUDA CANDIDATURA A PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE

Escrito por Lusa / RCM em 2009-07-08 01:04:02

IDANHA-A-NOVA ESTUDA CANDIDATURA A PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova está a estudar uma candidatura do concelho a património da humanidade, disse hoje à Agência Lusa o presidente da autarquia, Álvaro Rocha. A Feira Raiana, que se realiza anualmente em Setembro, alternadamente em Espanha e em Portugal, será a data escolhida para colher o apoio espanhol à candidatura, revela o presidente da Câmara de Idanha, justificando que esta parceria tornaria mais forte a candidatura.

PEDIATRIA DO HOSPITAL DA GUARDA RECEBE CINCO COMPUTADORES

Escrito por Lusa / RCM em 2009-07-07 12:27:48

PEDIATRIA DO HOSPITAL DA GUARDA RECEBE CINCO COMPUTADORES

A unidade de pediatria do Hospital Sousa Martins (HSM) da Guarda dispõe desde esta semana de cinco computadores com acesso à Internet, para utilização pelas crianças internadas, ao abrigo do projecto «Um Sorriso com as TIC». O projecto, promovido pela Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação (FDTI), em parceria com várias entidades públicas e privadas, foi agora inaugurado pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias.

GUARDA: CONCENTRAÇÃO DE BURROS PARA INCENTIVAR PRESERVAÇÃO DOS ANIMAIS

Escrito por Lusa em 2009-07-06 02:17:29

GUARDA: CONCENTRAÇÃO DE BURROS PARA INCENTIVAR PRESERVAÇÃO DOS ANIMAIS

Dezanove animais participaram na terceira concentração de burros da aldeia de Carpinteiro, Guarda, organizada no domingo, pela Associação Cultural e de Melhoramentos, com o objectivo de incentivar a continuidade destes animais que estão em vias de extinção. Segundo Luís Marques, presidente da associação que organizou o evento anual, que incluiu um desfile dos jumentos participantes, a ideia surgiu "há três anos, com o objectivo de dinamizar a aldeia e divulgar os valores tradicionais".

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |

EDUCAÇÃO: ESTUDO REVELA QUE IDANHA-A-NOVA E PENAMACOR TÊM MAIS CHUMBOS QUE MÉDIA NACIONAL

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2017-05-23 09:16:47

EDUCAÇÃO: ESTUDO REVELA QUE IDANHA-A-NOVA E PENAMACOR TÊM MAIS CHUMBOS QUE MÉDIA NACIONAL

O insucesso escolar no 1.º ciclo do ensino básico atinge cerca de dois terços dos concelhos portugueses e 14 por cento das escolas públicas deste nível. Os dados constam num estudo sobre retenção no 1.º ciclo em Portugal, da associação EPIS. O estudo da associação Empresário pela Inclusão Social teve como principal objetivo aprofundar o conhecimento sobre o problema do insucesso escolar nos primeiros anos de escolaridade. Uma das questões era perceber qual a incidência geográfica, social e organizacional do fenómeno do insucesso escolar nos primeiros anos de escolaridade. Segundo os autores, a análise de dados estatísticos permitiu verificar que o insucesso não atinge de forma idêntica todas as escolas do país, não é um fenómeno disseminado, antes circunscrito, que se manifesta de forma desigual no território nacional, parecendo ser tributário das desigualdades territoriais e sociais que caracterizam a sociedade portuguesa. Há uma incidência e disseminação mais forte em concelhos do interior e de reduzida dimensão tanto no Sul como no Norte e Centro do país. No Centro destacam-se os concelhos de Idanha-a-Nova, Penamacor, Sabugal, Vila Velha de Rodão e Seia, concelhos em que a maioria das escolas são de insucesso.

Ler mais

IDANHA-A-NOVA: ALDEIA DE SANTA MARGARIDA RECEBE FESTIVAL DAS FLORES

Facebook

Escrito por RCM em 2017-05-20 12:09:27

IDANHA-A-NOVA: ALDEIA DE SANTA MARGARIDA RECEBE FESTIVAL DAS FLORES

A sexta edição do Festival das Flores vai ter lugar em Aldeia de Santa Margarida entre os dias 26 e 28. A abertura do evento acontece no dia 26, às 17:00, onde os arranjos florais feitos pelas mãos dos populares enfeitam as ruas e casas desta aldeia beirã, que se apresenta “vestida” com milhares de flores naturais e artificiais. No dia 26, a partir das 21:30, decorre a noite de fados com as vozes de Maura Aires e Luís Capão. O festival continua ao longo do fim de semana, com muita música e com actividades para toda a família.

Ler mais

PGR ENTREGA BRASÃO DE MONSANTO FURTADO EM 2008 E RECUPERADO EM MUSEU ESPANHOL

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2017-05-19 13:16:03

PGR ENTREGA BRASÃO DE MONSANTO FURTADO EM 2008 E RECUPERADO EM MUSEU ESPANHOL

A Procuradora-geral da República (PGR) procedeu hoje à entrega do brasão de armas de Monsanto. Furtada de uma das entradas desta aldeia histórica a pedra foi localizada em 2014, num museu de Badajoz, em Espanha. Joana Marques Vidal explicou que o furto por desconhecidos do brasão de armas de Monsanto foi participado em 2008 pelo presidente da junta de freguesia. O brasão de armas foi objecto de restauro por parte da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. Esta sexta feira foi devolvido à comunidade de Monsanto por Joana Marques Vidal. Vai ficar no Posto de Turismo desta aldeia histórica do concelho de Idanha-a-Nova.

Ler mais

REDE DE UNIVERSIDADES SÉNIORES COMEMORA DIA NACIONAL EM IDANHA-A-NOVA

Facebook

Escrito por RCM em 2017-05-15 10:36:58

REDE DE UNIVERSIDADES SÉNIORES COMEMORA DIA NACIONAL EM IDANHA-A-NOVA

A Universidade Sénior de Idanha-a-Nova, um projecto da Filarmónica Idanhense, do Município de Idanha-a-Nova e do CMCD, foi escolhida para receber este ano as comemorações nacionais do Dia das Universidades Seniores em Portugal. As comemorações vão realizar-se a 21 de maio (domingo), em Idanha-a-Nova, e contarão com a presença da RUTIS, entidade responsável pelas universidades seniores em Portugal, e de 8 universidades seniores de todo o país. A manhã será dedicada ao território de Idanha-a-Nova e à tarde o Centro Cultural Raiano receberá uma tarde cultural onde subirão ao palco as 8 universidades participantes. A entrada nos espectáculos é gratuita. Para ver a partir das 14h00 no CCR.

Ler mais

MAIS DE UMA CENTENA DE SOPAS A CONCURSO EM PROENÇA-A-VELHA

Facebook

Escrito por RCM em 2017-05-10 10:07:50

MAIS DE UMA CENTENA DE SOPAS A CONCURSO EM PROENÇA-A-VELHA

A aldeia de Proença-a-Velha, no concelho de Idanha-a-Nova, volta a receber o Festival das Sopas Tradicionais. A XV edição do evento é já este próximo fim de semana e promete ultrapassar, mais uma vez, a centena de sopas a concurso. A prova das sopas está marcada para domingo, a partir das 13:00 horas. Concorrem restaurantes e talentos de toda a região e caberá aos visitantes votar nas sopas mais saborosas. Antes, no sábado, o XV Festival das Sopas Tradicionais é antecedido pelo Encontro de Acordeonistas e Tocadores de Concertina. As actuações incluem ainda um espectáculo de cantares ao desafio e desgarradas minhotas, com os melhores artistas de Portugal, e fecham com uma noite de arraial.

Ler mais

Mais Notícias

Notícias da Região

JORNAL O INTERIOR

A Carregar ...

JORNAL DO FUNDÃO

A Carregar ...

JORNAL A GUARDA

A Carregar ...

© Rádio Clube de Monsanto 2017 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line