Arquivo de Notícias

COVILHÃ: SINDICATO DEFENDE VIABILIZAÇÃO DA VESTICON

Escrito por Lusa / RCM em 2009-07-15 12:39:23

COVILHÃ: SINDICATO DEFENDE VIABILIZAÇÃO DA VESTICON

O Sindicato Têxtil da Beira Baixa (STBB) defendeu esta semana a viabilização da empresa têxtil Vesticon a par do pagamento das dívidas a cerca de 200 trabalhadores, num montante que diz ascender a 500 mil euros. Luís Garra, presidente do STBB, acusa a empresa de ter pressionado trabalhadoras para as levar a abdicar de 20 por cento do dinheiro que lhes é devido, acusação desmentida por um administrador da Vesticon.

NATÁLIA CARRASCALÃO NOVA EMBAIXADORA DE TIMOR LESTE EM LISBOA

Escrito por RCM em 2009-07-14 09:35:17

NATÁLIA CARRASCALÃO NOVA EMBAIXADORA DE TIMOR LESTE EM LISBOA

UM CORAÇÃO COM DOIS AMORES Maria Natália Guterres Viegas Carrascalão da Conceição Antunes é a nova Embaixadora timorense no posto diplomático de Lisboa. Antes de assumir este cargo, desempenhava as funções de Chefe de Gabinete do Presidente José Ramos Horta. A nova Embaixadora foi durante três legislaturas deputada do PSD português na Assembleia da República. Alegre e simples, características comuns a Natália Carrascalão.

SERRA DA MALCATA RECEBE CENTRO DE ACLIMATAÇÃO DO LINCE IBÉRICO

Escrito por Lusa / RCM em 2009-07-14 01:00:55

SERRA DA MALCATA RECEBE CENTRO DE ACLIMATAÇÃO DO LINCE IBÉRICO

O concelho de Penamacor vai ficar dotado de um centro de aclimatação do lince ibérico, cujo protocolo de instalação será assinado no dia 28 de Julho, pelo ministro do Ambiente, anunciou o presidente da câmara municipal local. Segundo Domingos Torrão, pretende-se que o espaço, em plena Reserva da Malcata (partilhada entre os municípios de Penamacor e Sabugal) seja "aberto e reconhecido por uma raça que está em vias de extinção".

BEIRA INTERIOR: MENOS VAGAS PARA O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

Escrito por Liliana Machadinha - Lusa em 2009-07-13 05:44:05

BEIRA INTERIOR: MENOS VAGAS PARA O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

O Ministério da Ciência e Tecnologia disponibilizou menos vagas para a Beira Interior na 1ª fase do concurso de acesso ao Ensino Superior, quebrando a linha ascendente dos últimos anos. Para o próximo ano lectivo, há menos 252 postos disponíveis por preencher na região, sendo os dois institutos politécnicos, de Castelo Branco (IPCB) e da Guarda (IPG), os sacrificados, segundo os dados divulgados pelo Ministério.

TEARTRO MUNICIPAL DA GUARDA EM CAMPANHA CONTRA O VANDALISMO

Escrito por Público / RCM em 2009-07-13 05:25:15

TEARTRO MUNICIPAL DA GUARDA EM CAMPANHA CONTRA O VANDALISMO

O Teatro Municipal da Guarda está a realizar uma campanha de sensibilização e de denúncia pública contra os actos de vandalismo de que as suas instalações têm sido alvo. Segundo Virgílio Bento, vice-presidente da Câmara da Guarda e responsável pelo pelouro da Cultura, vários actos de vandalismo perpetrados ao longo dos últimos meses nas instalações do teatro, causaram "um elevado prejuízo económico" à empresa municipal que gere o complexo.

ASSOCIAÇÃO BELGAIS TENTA ALTERNATIVA À FALÊNCIA

Escrito por Diário de Notícias/ RCM em 2009-07-10 12:32:20

ASSOCIAÇÃO BELGAIS TENTA ALTERNATIVA À FALÊNCIA

Associação procura "diálogo aberto" com os credores e vai ser apoiada por  especialistas em recuperação de empresas. Para já, quer assegurar a continuidade  do projecto educativo da Escola da Mata. Uma empresa de Lisboa, a Consulting4All, especializada em Consultoria Financeira e recuperação de empresas, está a analisar a situação económico-financeira da Associação Belgais, que ainda não avançou para a insolvência.

MANTEIGAS: ANTIGA FÁBRICA DE LANIFÍCIOS ACCOLHE CENTRO NACIONAL DE ENERGIAS RENOVÁVEIS

Escrito por Lusa / RCM em 2009-07-09 12:13:39

MANTEIGAS: ANTIGA FÁBRICA DE LANIFÍCIOS ACCOLHE CENTRO NACIONAL DE ENERGIAS RENOVÁVEIS

A Câmara de Manteigas candidatou ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) o projecto de instalação no concelho de um Centro Nacional de Energias Renováveis, que terá fins didácticos e económicos. Em declarações à Lusa, o presidente da autarquia, José Manuel Biscaia, disse tratar-se de um projecto inovador e "único em Portugal", que combina "várias energias renováveis" no espaço da antiga "fábrica do Rio", propriedade municipal.

IDANHA-A-NOVA ESTUDA CANDIDATURA A PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE

Escrito por Lusa / RCM em 2009-07-08 01:04:02

IDANHA-A-NOVA ESTUDA CANDIDATURA A PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova está a estudar uma candidatura do concelho a património da humanidade, disse hoje à Agência Lusa o presidente da autarquia, Álvaro Rocha. A Feira Raiana, que se realiza anualmente em Setembro, alternadamente em Espanha e em Portugal, será a data escolhida para colher o apoio espanhol à candidatura, revela o presidente da Câmara de Idanha, justificando que esta parceria tornaria mais forte a candidatura.

PEDIATRIA DO HOSPITAL DA GUARDA RECEBE CINCO COMPUTADORES

Escrito por Lusa / RCM em 2009-07-07 12:27:48

PEDIATRIA DO HOSPITAL DA GUARDA RECEBE CINCO COMPUTADORES

A unidade de pediatria do Hospital Sousa Martins (HSM) da Guarda dispõe desde esta semana de cinco computadores com acesso à Internet, para utilização pelas crianças internadas, ao abrigo do projecto «Um Sorriso com as TIC». O projecto, promovido pela Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação (FDTI), em parceria com várias entidades públicas e privadas, foi agora inaugurado pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias.

GUARDA: CONCENTRAÇÃO DE BURROS PARA INCENTIVAR PRESERVAÇÃO DOS ANIMAIS

Escrito por Lusa em 2009-07-06 02:17:29

GUARDA: CONCENTRAÇÃO DE BURROS PARA INCENTIVAR PRESERVAÇÃO DOS ANIMAIS

Dezanove animais participaram na terceira concentração de burros da aldeia de Carpinteiro, Guarda, organizada no domingo, pela Associação Cultural e de Melhoramentos, com o objectivo de incentivar a continuidade destes animais que estão em vias de extinção. Segundo Luís Marques, presidente da associação que organizou o evento anual, que incluiu um desfile dos jumentos participantes, a ideia surgiu "há três anos, com o objectivo de dinamizar a aldeia e divulgar os valores tradicionais".

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |

IDANHA-A-NOVA: CANDIDATURAS ABERTAS AO PRÉMIO FORÚM MUNDIAL DE INOVAÇÃO RURAL

Facebook

Escrito por em 2017-06-27 13:59:41

IDANHA-A-NOVA: CANDIDATURAS ABERTAS AO PRÉMIO FORÚM MUNDIAL DE INOVAÇÃO RURAL

O Município de Idanha-a-Nova está aceitar candidaturas até 10 de julho para o Prémio Fórum Mundial de Inovação Rural que vai premiar empresas que inovam, geram riqueza, emprego e fixação de população, preservam o equilíbrio ambiental e valorizam a utilização dos recursos endógenos. Podem candidatar-se empresas inovadoras do território EUROACE (eurorregião composta por Alentejo - Centro – Extremadura espanhola), constituídas há pelo menos 6 meses. A iniciativa decorre do III Fórum de Inovação Rural que acontece em simultâneo com a XXI Feira Raiana, em Idanha-a-Nova, e tem um propósito de valorização de experiências empresariais inovadoras que potenciam a criação de riqueza e desenvolvimento sustentável no mundo rural. De 26 a 30 de julho de 2017, o evento é organizado em conjunto pelo Município de Idanha-a-Nova, o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova, o Ayuntamiento de Moraleja e a Diputación de Cáceres. Serão distinguidas cinco empresas, uma com o Prémio Fórum de Inovação Rural e quatro menções honrosas, destacando jovens e mulheres empreendedores. As candidaturas são abertas por iniciativa das empresas, via preenchimento de formulário online disponível em https://form.jotformeu.com/71697156884372  

Ler mais

EMPRESÁRIOS, UTENTES E SINDICATOS EXIGEM ABOLIÇÃO DAS PORTAGENS NA A23

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2017-06-26 14:30:29

EMPRESÁRIOS, UTENTES E SINDICATOS EXIGEM ABOLIÇÃO DAS PORTAGENS NA A23

Empresários, utentes e sindicatos da Beira Interior anunciaram hoje que vão avançar com acções comuns pela abolição das portagens na A23 e reivindicaram que o próximo Orçamento do Estado já contemple essa situação ou uma nova redução. "Pensamos que agora há condições para que se extingam as portagens ou, pelo menos, para que se reduzam significativa e gradualmente, até à abolição", afirmou José Gameiro, presidente da Associação de Empresarial da Beira Baixa. Este responsável falava numa conferência de imprensa realizada hoje na Covilhã, distrito de Castelo Branco, na qual também marcaram presença porta-vozes da Comissão de Utentes Contra as Portagens na A23, da União de Sindicatos de Castelo Branco e do Movimento de Empresários pela Subsistência do Interior.

Ler mais

QUINTA EDIÇÃO DO CINEMA PORTUGUÊS EM MOVIMENTO COMEÇA EM MONSANTO

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2017-06-22 15:21:45

QUINTA EDIÇÃO DO CINEMA PORTUGUÊS EM MOVIMENTO COMEÇA EM MONSANTO

A aldeia de Monsanto, em Idanha-a-Nova, é o ponto de partida no dia 29 da quinta edição do Cinema Português em Movimento, uma iniciativa para levar filmes portugueses a localidades com pouca oferta cinematográfica. De acordo com o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), o programa começa no miradouro daquela localidade com a exibição da curta-metragem "Amélia & Duarte", de Alice Guimarães e Mónica Matos, e da comédia "Refrigerantes e canções de amor", de Luís Galvão Teles. O Cinema Português em Movimento decorrerá até 25 de agosto com a exibição de dez filmes portugueses - alguns repetidos de anos anteriores - em localidades de 12 concelhos. As 53 exibições previstas serão sempre ao ar livre. Este ano, o programa exibirá em complemento episódios gravados por Tiago Pereira no projecto A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, de registo da música portuguesa de tradição oral.

Ler mais

POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO VAI TER CURSO DE DRONES

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2017-06-16 16:09:43

POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO VAI TER CURSO DE DRONES

O Instituto Politécnico de Castelo Branco vai ministrar no próximo ano lectivo o curso técnico superior profissional em Fabrico e Manutenção de Drones. "Trata-se de mais uma aposta da instituição numa oferta formativa numa área de vanguarda e em expansão", refere em comunicado o presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), Carlos Maia. O novo curso técnico superior profissional (CTeSP) em Fabrico e Manutenção de Drones foi recentemente aprovado e vai ser ministrado na Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco (ESTCB). Carlos Maia explica que a instituição tem um corpo docente qualificado e conta com várias parcerias com empresas já bem implantadas no mercado, factores que tornaram possível a aprovação desta formação que poderá ser estrutural para o IPCB e para a região. As inscrições para este curso podem ser realizadas de 1 de agosto a 6 de setembro de 2017, nos serviços do IPCB.

Ler mais

IDANHA-A-NOVA: ECOFESTIVAL JUNTA 150 ARTISTAS EM SALVATERRA DO EXTREMO

Facebook

Escrito por em 2017-06-01 15:10:31

IDANHA-A-NOVA: ECOFESTIVAL JUNTA 150 ARTISTAS EM SALVATERRA DO EXTREMO

O Ecofestival Salva a Terra que decorre de 22 a 25 de junho em Salvaterra do Extremo no concelho de Idanha-a-Nova, conta com a participação de 150 artistas. As receitas do festival revertem a 100% para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco (CERAS). O evento bienal que vai na quarta edição é organizado pela associação ambientalista Quercus, União de freguesias de Monfortinho e Salvaterra do Extremo e pelo município de Idanha-a-Nova. "As receitas obtidas revertem efectivamente a 100% para o CERAS, fazendo do Ecofestival Salva a Terra o seu principal mecenas. Com a edição de 2015, conseguimos angariar fundos para recuperar 400 animais", refere a Quercus em comunicado. O festival é composto por inúmeras actividades que vão desde os concertos, 'workshops', percursos interpretativos, observação de vida selvagem, conferências, cinema documental e animação diversa.

Ler mais

Mais Notícias

Notícias da Região

JORNAL O INTERIOR

A Carregar ...

JORNAL DO FUNDÃO

A Carregar ...

JORNAL A GUARDA

A Carregar ...

© Rádio Clube de Monsanto 2017 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line