Arquivo de Notícias

EXTENSÃO DE SAÚDE DE MONSANTO COM NOVAS INSTALAÇÕES

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-03-17 05:18:48

EXTENSÃO DE SAÚDE DE MONSANTO COM NOVAS INSTALAÇÕES

 O edifício “Multifunções” que a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova construiu em Monsanto vai passar a albergar também a Extensão de Saúde, até aqui a funcionar, em condições precárias, noutro espaço da vila. O protocolo de cedência foi assinado no dia 16 de Março, nos Paços do Concelho, pelo presidente do Municipio idanhense, Álvaro Rocha, e pela coordenadora da Sub-Região de Saúde, Ana Maria Correia, tendo no final ambos os responsáveis manifestado satisfação pelo acordo encontrado. As razões apresentadas têm fundamentalmente a ver com a significativa melhoria dos serviços que agora passam a ser proporcionados aos utentes da freguesia de Monsanto, num edifício que a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova quer aproveitar para que seja uma mais valia para os seus munícipes

RÁDIO CLUBE DE MONSANTO EM DESTAQUE NA SIC

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-03-27 05:16:55

RÁDIO CLUBE DE MONSANTO EM DESTAQUE NA SIC

Na passada quarta-feira, dia 25 de Março, o programa de televisão “NÓS POR CÁ”, da responsabilidade de Conceição Lino, deu grande destaque à história dos vinte e três anos de vida da emissora da “Aldeia Mais Portuguesa”. O seu Director, Joaquim Fonseca, falou do caso de verdadeiro sucesso popular nas Beiras e Alentejo e agora também junto das comunidades portuguesas espalhadas por todo o mundo, graças à emissão on-line. O cantor Luís Represas, presente em directo nos estúdios da televisão de Carnaxide, valorizou o papel da RCM e das rádios locais, em geral, na defesa e promoção da música e dos artistas portugueses. Recorde-se que em recente inquérito na Internet e num universo de mais de meio milhar de votantes o sítio www.radiomonsanto.pt foi classificado como Muito Bom por 72% dos participantes. Desde o ano de 2006 o referido sítio já recebeu para cima de 270.000 visitas de cibernautas de todos os continentes. A Entidade Reguladora para a Comunicação Social renovou no dia 25 de Fevereiro, por mais dez anos, a licença para o exercício da actividade de radiodifusão sonora de que é titular o operador Monsantorádio, para o concelho de Idanha-a-Nova, na frequência dos 98.7 MHz, com a denominação de “Rádio Clube de Monsanto”.

PORTAS DE RODÃO COM CLASSIFICAÇÃO DE MONUMENTO NATURAL

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-03-27 05:14:48

PORTAS DE RODÃO COM CLASSIFICAÇÃO DE MONUMENTO NATURAL

 O Conselho de Ministros aprovou ontem o decreto que cria o Monumento Natural das Portas de Ródão para "valorizar e preservar" aquela zona do rio Tejo. A candidatura foi apresentada pelas câmaras de Nisa e Vila Velha de Ródão e pela Associação de Estudos do Alto Tejo em 2005, com o objectivo de proteger os valores naturais e valorizar o território. À agência Lusa as presidentes dos dois municípios destacaram que, apesar das medidas de protecção ambiental, há diversos projectos de interacção com a natureza previstos para a zona.

MONSANTO REVIVE TRADIÇÕES QUARESMAIS E PASCAIS

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-03-27 05:11:28

MONSANTO REVIVE TRADIÇÕES QUARESMAIS E PASCAIS

A religiosidade monsantina é significativamente evidenciada na época Quaresmal e Pascal, num reviver do grande acontecimento que gira à volta da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Começa logo na Quarta-Feira de Cinzas, no dia seguinte ao Carnaval. As cerimónias religiosas mais relevantes são distribuídas pela Semana Santa. Na sexta-feira, antes do Domingo de Ramos, realiza-se a Festa da Senhora das Dores, que os monsantinos celebram e respeitam como se fosse feriado. No dia seguinte, chamado de “Sábado do Aniversário das Almas” a Irmandade da Misericórdia promove o canto de Laudes Ofício de Defuntos. No Domingo de Ramos realiza-se a Procissão, iniciada na Capela da Misericórdia, até à Igreja Matriz e cada pessoa leva ramos de oliveira enfeitados com flores. Na Quarta-Feira de Trevas prepara-se solenemente o Tríduo Pascal dos Ofícios celebrados nos três dias consecutivos. Quinta-Feira Santa de tarde abrem-se as portas da Misericórdia onde se encontra o Senhor dos Passos com a Cruz às costas e muito alecrim que as pessoas levam e guardam carinhosamente em suas casas. É conduzida para a Igreja Matriz a Imagem da Senhora das Lágrimas, sendo celebrada a Eucaristia e a cerimónia do Lava Pés aos 12 irmãos da Misericórdia. Mais tarde vão buscar Nosso Senhor à capela da Misericórdia e do Púlpito ouve-se o arrebatador Sermão do Encontro. Uma multidão de pessoas e fiéis sobe à Vila e durante o trajecto da Procissão dos Passos, em tom doloroso e penitente canta: “Senhor Deus Misericórdia / Virgem Mãe de Deus e Mãe nossa / alcançai-nos do vosso amado Filho, Misericórdia”… Na Sexta-Feira Santa, pelas três horas tarde, realiza-se a Via Sacra, pelas ruas da Vila, junto às diversas cruzes feitas em granito e dispersas pela povoação. À noite começa a cerimónia da Adoração da Cruz e a descida de Cristo da Cruz e a Sua colocação no Esquife.

CÂMARA DE CASTELO BRANCO RECEBE 15 MILHÕES DE EUROS PARA TURISMO E PATRIMÓNIO

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-04 05:09:08

CÂMARA DE CASTELO BRANCO RECEBE 15 MILHÕES DE EUROS PARA TURISMO E PATRIMÓNIO

A Câmara de Castelo Branco viu aprovada a candidatura efectuada ao Programa Estratégico "Um Património de Cidades - Rede de Cidades da Beira Interior, no valor de 15 milhões de euros. A candidatura envolveu também as cidades do Fundão, Covilhã e Guarda e pretende potenciar o património e o turismo da região. A candidatura efectuada, pela Câmara de Castelo Branco, ao Programa Estratégico Um Património de Cidades - Rede de Cidades da Beira Interior (integrada no Quadro de Referência Estratégico Nacional - Redes Urbanas para a competitividade e Inovação), acaba de ser aprovada num investimento de 15 milhões de euros.

JOÃO QUEIROZ É O NOVO REITOR DA UBI

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-07 05:00:42

JOÃO QUEIROZ É O NOVO REITOR DA UBI

João Queiroz, presidente da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI), foi ontem eleito reitor da instituição pelo respectivo Conselho Geral. João Queiroz venceu na segunda volta o actual reitor, Manuel Santos Silva, com 16 votos contra 12. Num ano eleitoral, o reitor eleito espera que "haja um acordo dos diferentes partidos políticos" para "repensar a parte financeira e de sustentabilidade das universidades”.

NA DESCOBERTA DE UM MUNDO EXÓTICO COM ARTE E VIVERES DIFERENTES

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-09 11:30:31

NA DESCOBERTA DE UM MUNDO EXÓTICO COM ARTE E VIVERES DIFERENTES

Numa viagem realizada nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março o nosso jornalista Rui Pedro Fonseca teve a feliz oportunidade de descobrir as gentes e as maravilhas da Índia, Nepal, Tailândia, Cambodja, Laos e Vietname. No blogue: http://wwwpachacuti.blogspot.com/ o Rui Pedro partilha connosco, no seu diário de viajante solitário, todo um mundo riquíssimo em arte secular e expressões bem diferentes das nossas. Vale mesmo a pena visitar o seu blogue: http://wwwpachacuti.blogspot.com/

BOAS FESTAS, ALELUIA

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-12 11:25:42

BOAS FESTAS, ALELUIA

Como prolongamento da alegria da Ressurreição tem lugar na manhã de Terça-Feira a seguir ao Domingo de Páscoa a romaria das Cruzes de Monsanto à Senhora D’Azenha, feita a pé e por veredas dos velhos Moinhos do Batatas e D'Azenha, nas margens da Ribeira do Amial e do Rio Ponsul. No Santuário celebra-se a Eucaristia. Depois é a partilha da merenda e o entretenimento com jogos de roda e cantigas acompanhadas, naturalmente, com o Adufe. No final é recitado o Terço à Mãe de Deus, com o tradicional canto da Salve Rainha antiga.

TRABALHADORES PEDEM PLANO DE EMERGÊNCIA PARA SALVAR DOIS MIL EMPREGOS NA BEIRA BAIXA

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-16 11:24:41

TRABALHADORES PEDEM PLANO DE EMERGÊNCIA PARA SALVAR DOIS MIL EMPREGOS NA BEIRA BAIXA

O coordenador da União de Sindicatos de Castelo Branco e presidente do Sindicato Têxtil da Beira Baixa, Luís Garra, pediu ao Governo que lance um plano de emergência para salvar dois mil postos de trabalho que estão ameaçados no distrito de Castelo Branco. Luís Garra falava durante uma manifestação contra salários em atraso, na Praça do Município, na Covilhã, que juntou cerca de 300 trabalhadores, maioritariamente mulheres, de empresas de confecções do distrito. Os manifestantes representam "cerca de 800 pessoas do sector têxtil no distrito" que já não se lembram de receber salários dentro do prazo, nem de os ter em dia, disse o sindicalista.

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |

IDANHA-A-NOVA: CANDIDATURAS ABERTAS AO PRÉMIO FORÚM MUNDIAL DE INOVAÇÃO RURAL

Facebook

Escrito por em 2017-06-27 13:59:41

IDANHA-A-NOVA: CANDIDATURAS ABERTAS AO PRÉMIO FORÚM MUNDIAL DE INOVAÇÃO RURAL

O Município de Idanha-a-Nova está aceitar candidaturas até 10 de julho para o Prémio Fórum Mundial de Inovação Rural que vai premiar empresas que inovam, geram riqueza, emprego e fixação de população, preservam o equilíbrio ambiental e valorizam a utilização dos recursos endógenos. Podem candidatar-se empresas inovadoras do território EUROACE (eurorregião composta por Alentejo - Centro – Extremadura espanhola), constituídas há pelo menos 6 meses. A iniciativa decorre do III Fórum de Inovação Rural que acontece em simultâneo com a XXI Feira Raiana, em Idanha-a-Nova, e tem um propósito de valorização de experiências empresariais inovadoras que potenciam a criação de riqueza e desenvolvimento sustentável no mundo rural. De 26 a 30 de julho de 2017, o evento é organizado em conjunto pelo Município de Idanha-a-Nova, o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova, o Ayuntamiento de Moraleja e a Diputación de Cáceres. Serão distinguidas cinco empresas, uma com o Prémio Fórum de Inovação Rural e quatro menções honrosas, destacando jovens e mulheres empreendedores. As candidaturas são abertas por iniciativa das empresas, via preenchimento de formulário online disponível em https://form.jotformeu.com/71697156884372  

Ler mais

EMPRESÁRIOS, UTENTES E SINDICATOS EXIGEM ABOLIÇÃO DAS PORTAGENS NA A23

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2017-06-26 14:30:29

EMPRESÁRIOS, UTENTES E SINDICATOS EXIGEM ABOLIÇÃO DAS PORTAGENS NA A23

Empresários, utentes e sindicatos da Beira Interior anunciaram hoje que vão avançar com acções comuns pela abolição das portagens na A23 e reivindicaram que o próximo Orçamento do Estado já contemple essa situação ou uma nova redução. "Pensamos que agora há condições para que se extingam as portagens ou, pelo menos, para que se reduzam significativa e gradualmente, até à abolição", afirmou José Gameiro, presidente da Associação de Empresarial da Beira Baixa. Este responsável falava numa conferência de imprensa realizada hoje na Covilhã, distrito de Castelo Branco, na qual também marcaram presença porta-vozes da Comissão de Utentes Contra as Portagens na A23, da União de Sindicatos de Castelo Branco e do Movimento de Empresários pela Subsistência do Interior.

Ler mais

QUINTA EDIÇÃO DO CINEMA PORTUGUÊS EM MOVIMENTO COMEÇA EM MONSANTO

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2017-06-22 15:21:45

QUINTA EDIÇÃO DO CINEMA PORTUGUÊS EM MOVIMENTO COMEÇA EM MONSANTO

A aldeia de Monsanto, em Idanha-a-Nova, é o ponto de partida no dia 29 da quinta edição do Cinema Português em Movimento, uma iniciativa para levar filmes portugueses a localidades com pouca oferta cinematográfica. De acordo com o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), o programa começa no miradouro daquela localidade com a exibição da curta-metragem "Amélia & Duarte", de Alice Guimarães e Mónica Matos, e da comédia "Refrigerantes e canções de amor", de Luís Galvão Teles. O Cinema Português em Movimento decorrerá até 25 de agosto com a exibição de dez filmes portugueses - alguns repetidos de anos anteriores - em localidades de 12 concelhos. As 53 exibições previstas serão sempre ao ar livre. Este ano, o programa exibirá em complemento episódios gravados por Tiago Pereira no projecto A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, de registo da música portuguesa de tradição oral.

Ler mais

POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO VAI TER CURSO DE DRONES

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2017-06-16 16:09:43

POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO VAI TER CURSO DE DRONES

O Instituto Politécnico de Castelo Branco vai ministrar no próximo ano lectivo o curso técnico superior profissional em Fabrico e Manutenção de Drones. "Trata-se de mais uma aposta da instituição numa oferta formativa numa área de vanguarda e em expansão", refere em comunicado o presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), Carlos Maia. O novo curso técnico superior profissional (CTeSP) em Fabrico e Manutenção de Drones foi recentemente aprovado e vai ser ministrado na Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco (ESTCB). Carlos Maia explica que a instituição tem um corpo docente qualificado e conta com várias parcerias com empresas já bem implantadas no mercado, factores que tornaram possível a aprovação desta formação que poderá ser estrutural para o IPCB e para a região. As inscrições para este curso podem ser realizadas de 1 de agosto a 6 de setembro de 2017, nos serviços do IPCB.

Ler mais

IDANHA-A-NOVA: ECOFESTIVAL JUNTA 150 ARTISTAS EM SALVATERRA DO EXTREMO

Facebook

Escrito por em 2017-06-01 15:10:31

IDANHA-A-NOVA: ECOFESTIVAL JUNTA 150 ARTISTAS EM SALVATERRA DO EXTREMO

O Ecofestival Salva a Terra que decorre de 22 a 25 de junho em Salvaterra do Extremo no concelho de Idanha-a-Nova, conta com a participação de 150 artistas. As receitas do festival revertem a 100% para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco (CERAS). O evento bienal que vai na quarta edição é organizado pela associação ambientalista Quercus, União de freguesias de Monfortinho e Salvaterra do Extremo e pelo município de Idanha-a-Nova. "As receitas obtidas revertem efectivamente a 100% para o CERAS, fazendo do Ecofestival Salva a Terra o seu principal mecenas. Com a edição de 2015, conseguimos angariar fundos para recuperar 400 animais", refere a Quercus em comunicado. O festival é composto por inúmeras actividades que vão desde os concertos, 'workshops', percursos interpretativos, observação de vida selvagem, conferências, cinema documental e animação diversa.

Ler mais

Mais Notícias

Notícias da Região

JORNAL O INTERIOR

A Carregar ...

JORNAL DO FUNDÃO

A Carregar ...

JORNAL A GUARDA

A Carregar ...

© Rádio Clube de Monsanto 2017 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line