Arquivo de Notícias

EXTENSÃO DE SAÚDE DE MONSANTO COM NOVAS INSTALAÇÕES

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-03-17 05:18:48

EXTENSÃO DE SAÚDE DE MONSANTO COM NOVAS INSTALAÇÕES

 O edifício “Multifunções” que a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova construiu em Monsanto vai passar a albergar também a Extensão de Saúde, até aqui a funcionar, em condições precárias, noutro espaço da vila. O protocolo de cedência foi assinado no dia 16 de Março, nos Paços do Concelho, pelo presidente do Municipio idanhense, Álvaro Rocha, e pela coordenadora da Sub-Região de Saúde, Ana Maria Correia, tendo no final ambos os responsáveis manifestado satisfação pelo acordo encontrado. As razões apresentadas têm fundamentalmente a ver com a significativa melhoria dos serviços que agora passam a ser proporcionados aos utentes da freguesia de Monsanto, num edifício que a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova quer aproveitar para que seja uma mais valia para os seus munícipes

RÁDIO CLUBE DE MONSANTO EM DESTAQUE NA SIC

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-03-27 05:16:55

RÁDIO CLUBE DE MONSANTO EM DESTAQUE NA SIC

Na passada quarta-feira, dia 25 de Março, o programa de televisão “NÓS POR CÁ”, da responsabilidade de Conceição Lino, deu grande destaque à história dos vinte e três anos de vida da emissora da “Aldeia Mais Portuguesa”. O seu Director, Joaquim Fonseca, falou do caso de verdadeiro sucesso popular nas Beiras e Alentejo e agora também junto das comunidades portuguesas espalhadas por todo o mundo, graças à emissão on-line. O cantor Luís Represas, presente em directo nos estúdios da televisão de Carnaxide, valorizou o papel da RCM e das rádios locais, em geral, na defesa e promoção da música e dos artistas portugueses. Recorde-se que em recente inquérito na Internet e num universo de mais de meio milhar de votantes o sítio www.radiomonsanto.pt foi classificado como Muito Bom por 72% dos participantes. Desde o ano de 2006 o referido sítio já recebeu para cima de 270.000 visitas de cibernautas de todos os continentes. A Entidade Reguladora para a Comunicação Social renovou no dia 25 de Fevereiro, por mais dez anos, a licença para o exercício da actividade de radiodifusão sonora de que é titular o operador Monsantorádio, para o concelho de Idanha-a-Nova, na frequência dos 98.7 MHz, com a denominação de “Rádio Clube de Monsanto”.

PORTAS DE RODÃO COM CLASSIFICAÇÃO DE MONUMENTO NATURAL

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-03-27 05:14:48

PORTAS DE RODÃO COM CLASSIFICAÇÃO DE MONUMENTO NATURAL

 O Conselho de Ministros aprovou ontem o decreto que cria o Monumento Natural das Portas de Ródão para "valorizar e preservar" aquela zona do rio Tejo. A candidatura foi apresentada pelas câmaras de Nisa e Vila Velha de Ródão e pela Associação de Estudos do Alto Tejo em 2005, com o objectivo de proteger os valores naturais e valorizar o território. À agência Lusa as presidentes dos dois municípios destacaram que, apesar das medidas de protecção ambiental, há diversos projectos de interacção com a natureza previstos para a zona.

MONSANTO REVIVE TRADIÇÕES QUARESMAIS E PASCAIS

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-03-27 05:11:28

MONSANTO REVIVE TRADIÇÕES QUARESMAIS E PASCAIS

A religiosidade monsantina é significativamente evidenciada na época Quaresmal e Pascal, num reviver do grande acontecimento que gira à volta da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Começa logo na Quarta-Feira de Cinzas, no dia seguinte ao Carnaval. As cerimónias religiosas mais relevantes são distribuídas pela Semana Santa. Na sexta-feira, antes do Domingo de Ramos, realiza-se a Festa da Senhora das Dores, que os monsantinos celebram e respeitam como se fosse feriado. No dia seguinte, chamado de “Sábado do Aniversário das Almas” a Irmandade da Misericórdia promove o canto de Laudes Ofício de Defuntos. No Domingo de Ramos realiza-se a Procissão, iniciada na Capela da Misericórdia, até à Igreja Matriz e cada pessoa leva ramos de oliveira enfeitados com flores. Na Quarta-Feira de Trevas prepara-se solenemente o Tríduo Pascal dos Ofícios celebrados nos três dias consecutivos. Quinta-Feira Santa de tarde abrem-se as portas da Misericórdia onde se encontra o Senhor dos Passos com a Cruz às costas e muito alecrim que as pessoas levam e guardam carinhosamente em suas casas. É conduzida para a Igreja Matriz a Imagem da Senhora das Lágrimas, sendo celebrada a Eucaristia e a cerimónia do Lava Pés aos 12 irmãos da Misericórdia. Mais tarde vão buscar Nosso Senhor à capela da Misericórdia e do Púlpito ouve-se o arrebatador Sermão do Encontro. Uma multidão de pessoas e fiéis sobe à Vila e durante o trajecto da Procissão dos Passos, em tom doloroso e penitente canta: “Senhor Deus Misericórdia / Virgem Mãe de Deus e Mãe nossa / alcançai-nos do vosso amado Filho, Misericórdia”… Na Sexta-Feira Santa, pelas três horas tarde, realiza-se a Via Sacra, pelas ruas da Vila, junto às diversas cruzes feitas em granito e dispersas pela povoação. À noite começa a cerimónia da Adoração da Cruz e a descida de Cristo da Cruz e a Sua colocação no Esquife.

CÂMARA DE CASTELO BRANCO RECEBE 15 MILHÕES DE EUROS PARA TURISMO E PATRIMÓNIO

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-04 05:09:08

CÂMARA DE CASTELO BRANCO RECEBE 15 MILHÕES DE EUROS PARA TURISMO E PATRIMÓNIO

A Câmara de Castelo Branco viu aprovada a candidatura efectuada ao Programa Estratégico "Um Património de Cidades - Rede de Cidades da Beira Interior, no valor de 15 milhões de euros. A candidatura envolveu também as cidades do Fundão, Covilhã e Guarda e pretende potenciar o património e o turismo da região. A candidatura efectuada, pela Câmara de Castelo Branco, ao Programa Estratégico Um Património de Cidades - Rede de Cidades da Beira Interior (integrada no Quadro de Referência Estratégico Nacional - Redes Urbanas para a competitividade e Inovação), acaba de ser aprovada num investimento de 15 milhões de euros.

JOÃO QUEIROZ É O NOVO REITOR DA UBI

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-07 05:00:42

JOÃO QUEIROZ É O NOVO REITOR DA UBI

João Queiroz, presidente da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI), foi ontem eleito reitor da instituição pelo respectivo Conselho Geral. João Queiroz venceu na segunda volta o actual reitor, Manuel Santos Silva, com 16 votos contra 12. Num ano eleitoral, o reitor eleito espera que "haja um acordo dos diferentes partidos políticos" para "repensar a parte financeira e de sustentabilidade das universidades”.

NA DESCOBERTA DE UM MUNDO EXÓTICO COM ARTE E VIVERES DIFERENTES

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-09 11:30:31

NA DESCOBERTA DE UM MUNDO EXÓTICO COM ARTE E VIVERES DIFERENTES

Numa viagem realizada nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março o nosso jornalista Rui Pedro Fonseca teve a feliz oportunidade de descobrir as gentes e as maravilhas da Índia, Nepal, Tailândia, Cambodja, Laos e Vietname. No blogue: http://wwwpachacuti.blogspot.com/ o Rui Pedro partilha connosco, no seu diário de viajante solitário, todo um mundo riquíssimo em arte secular e expressões bem diferentes das nossas. Vale mesmo a pena visitar o seu blogue: http://wwwpachacuti.blogspot.com/

BOAS FESTAS, ALELUIA

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-12 11:25:42

BOAS FESTAS, ALELUIA

Como prolongamento da alegria da Ressurreição tem lugar na manhã de Terça-Feira a seguir ao Domingo de Páscoa a romaria das Cruzes de Monsanto à Senhora D’Azenha, feita a pé e por veredas dos velhos Moinhos do Batatas e D'Azenha, nas margens da Ribeira do Amial e do Rio Ponsul. No Santuário celebra-se a Eucaristia. Depois é a partilha da merenda e o entretenimento com jogos de roda e cantigas acompanhadas, naturalmente, com o Adufe. No final é recitado o Terço à Mãe de Deus, com o tradicional canto da Salve Rainha antiga.

TRABALHADORES PEDEM PLANO DE EMERGÊNCIA PARA SALVAR DOIS MIL EMPREGOS NA BEIRA BAIXA

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-16 11:24:41

TRABALHADORES PEDEM PLANO DE EMERGÊNCIA PARA SALVAR DOIS MIL EMPREGOS NA BEIRA BAIXA

O coordenador da União de Sindicatos de Castelo Branco e presidente do Sindicato Têxtil da Beira Baixa, Luís Garra, pediu ao Governo que lance um plano de emergência para salvar dois mil postos de trabalho que estão ameaçados no distrito de Castelo Branco. Luís Garra falava durante uma manifestação contra salários em atraso, na Praça do Município, na Covilhã, que juntou cerca de 300 trabalhadores, maioritariamente mulheres, de empresas de confecções do distrito. Os manifestantes representam "cerca de 800 pessoas do sector têxtil no distrito" que já não se lembram de receber salários dentro do prazo, nem de os ter em dia, disse o sindicalista.

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |

CTT LANÇAM SELOS DE IDANHA-A-NOVA E ÓBIDOS CIDADES CRIATIVAS DA UNESCO

Facebook

Escrito por RCM em 2017-10-20 09:28:41

CTT LANÇAM SELOS DE IDANHA-A-NOVA E ÓBIDOS CIDADES CRIATIVAS DA UNESCO

Os CTT homenageiam Idanha-a-Nova e Óbidos numa emissão filatélica que foi lançada ontem dia 19 de Outubro, a propósito da rede de Cidades Criativas da UNESCO. Ambas as localidades receberam este reconhecimento, em virtude da promoção de iniciativas de carácter musical e literário, respectivamente, que protagonizam. Ambas têm em comum uma enorme história e tradição mas também o facto de terem sabido reinventar-se ao longo do tempo.   Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, foi reconhecida pela UNESCO por apostar em novas infra-estruturas e promover activamente a investigação das suas tradições. Esta localidade promove ao longo do ano uma grande quantidade de eventos musicais.   Óbidos, no distrito de Leiria, está assente nos fortes alicerces do seu castelo, da sua muralha e da sua história e é considerada pela UNESCO uma cidade criativa para a Literatura. Vários projectos antecederam este reconhecimento, caso da transformação de uma igreja em livraria ou de um mercado onde livros ocuparam as paredes e as bancas das frutas e dos legumes.   Estas classificações da UNESCO são um reconhecimento e um estímulo que pretendem reforçar a estratégia de desenvolvimento destas áreas, estimular a criação de riqueza e emprego e contribuir para a fixação e captação de pessoas nestas localidades.   Com esta emissão, os CTT prosseguem os objectivos de divulgação da riqueza da herança cultural, social e arquitectónica portuguesa, fixando-a em selos.   Esta emissão é composta por dois selos, ambos com o valor facial de 0,85€ e uma tiragem de 105 000 exemplares cada. O design esteve a cargo de Vasco Martins.  

Ler mais

ANTIGO COMANDANTE DA PROTECÇÃO CIVIL DESVIOU MEIOS DO INCÊNDIO DE MAÇÃO

Facebook

Escrito por TSF/RCM em 2017-10-20 09:11:38

ANTIGO COMANDANTE DA PROTECÇÃO CIVIL DESVIOU MEIOS DO INCÊNDIO DE MAÇÃO

O antigo Comandante Operacional Nacional da Protecção Civil, Rui Esteves, desviou meios do grande incêndio que, em julho, devastou o concelho de Mação, contrariando o comandante distrital que alertava para a gravidade das chamas. A suspeita sempre existiu e foi levantada na altura pelo presidente da autarquia que agora recebeu a "fita do tempo" deste fogo, encaminhada pelo Ministério da Administração Interna. O documento, a que a TSF teve acesso, é claro ao dizer que o Grupo de Reforço para Incêndios Florestais vindo de Aveiro foi retirado do teatro de operações por ordem do Comandante Operacional Nacional (CONAC) da Autoridade Nacional de Protecção Civil, à época Rui Esteves, que entretanto se demitiu após o caso da licenciatura com equivalências. A retirada de meios aconteceu numa altura em que as chamas já lavravam há cerca de 20 horas e ao início de um dia que a seguir foi "devastador" para o concelho de Mação.

Ler mais

INCÊNDIOS: GRUPO DE CIDADÃOS CONVOCA MANIFESTAÇÃO PACÍFICA EM CASTELO BRANCO

Facebook

Escrito por RCM em 2017-10-18 11:29:27

INCÊNDIOS: GRUPO DE CIDADÃOS CONVOCA MANIFESTAÇÃO PACÍFICA EM CASTELO BRANCO

Os incêndios que têm acontecido este ano estão a causar revolta entre a população. Por essa razão, estão marcadas, através da rede social Facebook, várias manifestações para os próximos dias um pouco por todo o país. Os portugueses exigem a melhoria do sistema, para que as tragédias deste ano não se voltem a repetir. Em Castelo Branco um grupo de cidadãos do distrito marcou para o próximo sábado, dia 21, pelas 16 horas, no Campo Mártires da Pátria, uma manifestação pacífica contra a "incompetência e irresponsabilidade com que tem sido tratado pelo Governo Português o flagelo dos incêndios em Portugal". O grupo criado no Facebook pretende deixar claro que não aceita lições de resiliência de gabinete e acrescenta que “os beirões têm uma resistência à adversidade que muitos desconhecem nos salões da capital. Perdemos grande parte da nossa floresta, da floresta que enchia os pulmões do presente e do futuro, que sustentava as nossas gentes. A nossa paisagem é cinza e desolação. Não hesitaremos em construir e plantar de novo, mas o mínimo que nos podem oferecer é a garantia de que a nossa tenacidade será acompanhada por equivalente empenho e honestidade dos poderes públicos na prevenção e no combate aos incêndios."  

Ler mais

17 DE OUTUBRO – DIA INTERNACIONAL PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA

Facebook

Escrito por RCM em 2017-10-16 17:37:20

17 DE OUTUBRO – DIA INTERNACIONAL PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA

É uma obrigação legal na União Europeia e é um compromisso dos estados-membros. Em 2008, a Assembleia da República Portuguesa considerou que a pobreza “conduz à violação dos Direitos Humanos”. Mas, desde então, pouco ou nada mudou. Um combate sempre adiado. Mais de 25% das pessoas que vivem em Portugal estão em risco de pobreza. Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE) e referem-se a 2016. Esta percentagem tem o rosto de 2 595 000 pessoas. E do total, o Inquérito às Condições de Vida e Rendimento do INE revela que “18,8 por cento (cerca de 487 mil) eram menores de 18 anos e 18 por cento (cerca de 468 mil) eram pessoas com 65 ou mais anos”. As crianças e os idosos são os mais afectados. Um dos principais problemas neste ano foi o aumento das despesas em habitação, que afectou quase 30% dos mais pobres. Quase dez anos depois, Pedro Vaz Patto, o actual Presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, diz que “essa resolução caiu no esquecimento. A resolução do Parlamento recomendava a definição do limiar de pobreza em função do rendimento nacional e dos padrões de vida correntes e a avaliação periódica das políticas de erradicação da pobreza tendo por base a definição desse limiar”.      

Ler mais

REI VAMBA E CASQUEIRO JUNTOS EM IDANHA-A-VELHA

Facebook

Escrito por em 2017-10-14 10:07:09

REI VAMBA E CASQUEIRO JUNTOS EM IDANHA-A-VELHA

O pão casqueiro, famoso produto da região, é a estrela da festa que tem lugar este fim de semana em Idanha-a-Velha. Terá sido na antiga Egitânia, algures no séc. VII, que nasceu Vamba, rei dos visigodos. O lendário Rei Vamba e o Casqueiro, ícone da gastronomia regional, protagonizam mais um momento do ciclo de eventos oficiais das Aldeias Históricas de Portugal, sobre o tema “Nas Terras do Rei Vamba… Há Casqueiro!”. A iniciativa surge no âmbito do ciclo de eventos promovida pela Aldeias Históricas de Portugal, que tem como intuito identificar uma personagem, uma lenda ou um facto histórico, ligado a cada uma das aldeias, e a partir daí, é construído um programa com a duração, de pelo menos 2 dias. O fim de semana leva às ruas da aldeia uma festa que consagra o produto mais emblemático da zona, o pão casqueiro, entre animações de rua, música, worskhops e bancas de artesanato. A festa que tem como palco as ruínas de uma antiga cidade romana está integrada no 12 Em Rede – Aldeias em Festa, o ciclo de eventos que anima as Aldeias Históricas de Portugal.

Ler mais

Mais Notícias

© Rádio Clube de Monsanto 2017 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line