Arquivo de Notícias

RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS: MONSANTO QUER CONTINUAR A ACOLHER CRIADORES DE TODO O MUNDO

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-23 01:09:15

RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS: MONSANTO QUER CONTINUAR A ACOLHER CRIADORES DE TODO O MUNDO

A Câmara de Idanha-a-Nova requalificou duas casas em Monsanto, onde oferece alojamento com vista privilegiada sobre a campina. Os artistas podem candidatar-se junto da autarquia ou na Universidade de Coimbra. Em preparação está um protocolo com a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa para oferecer residência a jovens talentos, para aqui fazerem o lançamento das suas obras. 'O projecto nasceu em 2006 e até final do último ano já tinham passado por Monsanto 18 artistas de todo o mundo', disse à Agência Lusa, Armindo Jacinto, vice-presidente da Câmara de Idanha-a-Nova.

CASTELO BRANCO E GUARDA NO TOPO DOS DISTRITOS MAIS ATINGIDOS PELO DESEMPREGO EM 2008

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-23 12:43:20

CASTELO BRANCO E GUARDA NO TOPO DOS DISTRITOS MAIS ATINGIDOS PELO DESEMPREGO EM 2008

Em 2008, nos distritos de Castelo Branco e Guarda, 94 empresas encerraram ou entraram em processo de insolvência. Os dados constam do estudo 'Insolvências e Constituições de Empresas – Portugal 2008/2007', efectuado pela Coface Portugal com base no registo de acções de insolvência e constituições publicadas nestes dois anos. Os distritos ocupam os lugares cimeiros, em toda a faixa Interior do País atingindo, no total, 2,6 por cento.

POUSADA DE MONSANTO ESTÁ NOVAMENTE A FUNCIONAR

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-22 12:51:46

POUSADA DE MONSANTO ESTÁ NOVAMENTE A FUNCIONAR

Foi dado mais um passo no sentido de resolver a situação. Depois de fechar e abrir por várias vezes a Pousada de Monsanto está novamente a funcionar. Foram muitos os desentendimentos entre a Divino Monsanto e o novo director da Pousada Edirberto Perez, mas o Tribunal decidiu e o espaço mudou de mãos. No final da passada semana a GNR foi chamada ao local. José Alves capitão da GNR de Idanha-a-Nova disse á RCM que foram chamados para garantir que a passagem de testemunho de proprietários fosse feita dentro da normalidade.  

IDANHA-A-NOVA JÁ TEM GUIA DE AVES DA REGIÃO

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-22 12:48:17

IDANHA-A-NOVA JÁ TEM GUIA DE AVES DA REGIÃO

Os amantes da natureza já têm um guia de campo para observação de aves. O guia de aves do concelho de Idanha-a-Nova foi elaborado e apresentado por Carlos Pacheco, especialista na área da avifauna, durante um passeio de campo a Salvaterra do Extremo. Este guia serve de apoio para todos aqueles que queiram visitar a região e pretendam conhecer o seu património em termos biológicos. No concelho de Idanha-a-Nova há mais de 160 espécies de aves diferentes, 27 das quais representadas neste guia de campo.

GOVERNO ANUNCIA OBRAS DO ÚLTIMO BLOCO DO REGADIO DA COVA DA BEIRA

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-22 12:44:19

GOVERNO ANUNCIA OBRAS DO ÚLTIMO BLOCO DO REGADIO DA COVA DA BEIRA

O Governo vai lançar, até ao Verão, as obras do último bloco do Regadio da Cova da Beira. O projecto vai beneficiar 7.000 hectares de terrenos agrícolas das freguesias de Fatela, Valverde, Alcaide e Donas. O anúncio feito por Jaime Silva, ministro da Agricultura, durante o fórum Novas Fronteiras realizado na Guarda, deixou satisfeito o presidente da Associação de Beneficiários do Regadio da Cova da Beira.

A23: PAINÉIS DE COMPARAÇÃO DE PREÇOS DE COMBUSTÍVEIS A FUNCIONAR AINDA ESTE MÊS

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-22 12:39:49

A23: PAINÉIS DE COMPARAÇÃO DE PREÇOS DE COMBUSTÍVEIS A FUNCIONAR AINDA ESTE MÊS

A Scutvias garante que até final do mês entrem em funcionamento os painéis de comparação de preços de combustíveis nas áreas de serviço da A23. As obras já começaram há algumas semanas com a Auto-Estrada da Beira Interior a ser uma das primeiras onde vai funcionar esta medida que na região abrange ainda a A25. As auto-estradas A1, A2, A8 e A22 são as outras vias a receber os placards. Cinco meses depois da data estipulada por lei a comparação de preços nas auto-estradas nacionais vai ficar disponível. A obrigação de indicação dos preços foi estabelecida em 2005, mas só em Julho do ano passado se clarificou que caberia às companhias petrolíferas a instalação e manutenção dos painéis.  

ADUFEIRAS DE MONSANTO NO ALENTEJO

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-21 11:11:58

ADUFEIRAS DE MONSANTO NO ALENTEJO

As Adufeiras de Monsanto deslocam-se à vila alentejana do Redondo, na próxima sexta-feira, para um concerto com a Ronda dos Quatro Caminhos e a Orquestra Sinfonieta de Lisboa. O espectáculo está integrado nas comemorações dos trinta e cinco anos do 25 de Abril.

RÁDIO PORTUGUESA GANHA OUVINTES

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-18 07:18:01

RÁDIO PORTUGUESA GANHA OUVINTES

 A rádio portuguesa ganhou, no primeiro trimestre deste ano, quase 110 mil novos ouvintes, em relação ao mesmo período do ano anterior, com o grupo Renascença a manter a liderança, segundo dados divulgados pelo Bareme Rádio, da Marktest.

A EMISSÃO DA RCM JÁ ESTÁ ON LINE

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-18 02:38:14

A EMISSÃO DA RCM JÁ ESTÁ ON LINE

DEPOIS DE 15 HORAS DE PARAGEM A EMISSÃO DA RCM JÁ FOI REACTIVADA PELA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE RADIODIFUSÃO. TAL PARAGEM  FICOU A DEVER-SE A MUDANÇAS  DOS SERVIDORES , NO ÂMBITO DO PROJECTO ROLI. DO FACTO A QUE SOMOS ALHEIOS APRESENTAMOS AS NOSSAS DESCULPAS.

VI ENCONTRO DE TOCADORES EM ÉVORA DE 18 A 21 DE JUNHO

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-03-10 05:21:05

VI ENCONTRO DE TOCADORES EM ÉVORA DE 18 A 21 DE JUNHO

 O “Tocar de Ouvido” mobiliza uma pequena parte de uma comunidade imensa de pessoas que trabalham os temas da música tradicional, dos instrumentos e dos seus tocadores. O encontro de tocadores será destinado a músicos amadores e profissionais: isto, aproveitando o facto de ainda existirem, em Portugal, alguns velhos tocadores tradicionais, executando instrumentos como a Gaita de Foles, a Concertina, o Adufe, o Canto ou a Viola Campaniça. Este encontro pretende promover a ligação entre várias gerações, criando um espaço de partilha e aprendizagem mútua.

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |

EDUCAÇÃO: ESTUDO REVELA QUE IDANHA-A-NOVA E PENAMACOR TÊM MAIS CHUMBOS QUE MÉDIA NACIONAL

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2017-05-23 09:16:47

EDUCAÇÃO: ESTUDO REVELA QUE IDANHA-A-NOVA E PENAMACOR TÊM MAIS CHUMBOS QUE MÉDIA NACIONAL

O insucesso escolar no 1.º ciclo do ensino básico atinge cerca de dois terços dos concelhos portugueses e 14 por cento das escolas públicas deste nível. Os dados constam num estudo sobre retenção no 1.º ciclo em Portugal, da associação EPIS. O estudo da associação Empresário pela Inclusão Social teve como principal objetivo aprofundar o conhecimento sobre o problema do insucesso escolar nos primeiros anos de escolaridade. Uma das questões era perceber qual a incidência geográfica, social e organizacional do fenómeno do insucesso escolar nos primeiros anos de escolaridade. Segundo os autores, a análise de dados estatísticos permitiu verificar que o insucesso não atinge de forma idêntica todas as escolas do país, não é um fenómeno disseminado, antes circunscrito, que se manifesta de forma desigual no território nacional, parecendo ser tributário das desigualdades territoriais e sociais que caracterizam a sociedade portuguesa. Há uma incidência e disseminação mais forte em concelhos do interior e de reduzida dimensão tanto no Sul como no Norte e Centro do país. No Centro destacam-se os concelhos de Idanha-a-Nova, Penamacor, Sabugal, Vila Velha de Rodão e Seia, concelhos em que a maioria das escolas são de insucesso.

Ler mais

IDANHA-A-NOVA: ALDEIA DE SANTA MARGARIDA RECEBE FESTIVAL DAS FLORES

Facebook

Escrito por RCM em 2017-05-20 12:09:27

IDANHA-A-NOVA: ALDEIA DE SANTA MARGARIDA RECEBE FESTIVAL DAS FLORES

A sexta edição do Festival das Flores vai ter lugar em Aldeia de Santa Margarida entre os dias 26 e 28. A abertura do evento acontece no dia 26, às 17:00, onde os arranjos florais feitos pelas mãos dos populares enfeitam as ruas e casas desta aldeia beirã, que se apresenta “vestida” com milhares de flores naturais e artificiais. No dia 26, a partir das 21:30, decorre a noite de fados com as vozes de Maura Aires e Luís Capão. O festival continua ao longo do fim de semana, com muita música e com actividades para toda a família.

Ler mais

PGR ENTREGA BRASÃO DE MONSANTO FURTADO EM 2008 E RECUPERADO EM MUSEU ESPANHOL

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2017-05-19 13:16:03

PGR ENTREGA BRASÃO DE MONSANTO FURTADO EM 2008 E RECUPERADO EM MUSEU ESPANHOL

A Procuradora-geral da República (PGR) procedeu hoje à entrega do brasão de armas de Monsanto. Furtada de uma das entradas desta aldeia histórica a pedra foi localizada em 2014, num museu de Badajoz, em Espanha. Joana Marques Vidal explicou que o furto por desconhecidos do brasão de armas de Monsanto foi participado em 2008 pelo presidente da junta de freguesia. O brasão de armas foi objecto de restauro por parte da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. Esta sexta feira foi devolvido à comunidade de Monsanto por Joana Marques Vidal. Vai ficar no Posto de Turismo desta aldeia histórica do concelho de Idanha-a-Nova.

Ler mais

REDE DE UNIVERSIDADES SÉNIORES COMEMORA DIA NACIONAL EM IDANHA-A-NOVA

Facebook

Escrito por RCM em 2017-05-15 10:36:58

REDE DE UNIVERSIDADES SÉNIORES COMEMORA DIA NACIONAL EM IDANHA-A-NOVA

A Universidade Sénior de Idanha-a-Nova, um projecto da Filarmónica Idanhense, do Município de Idanha-a-Nova e do CMCD, foi escolhida para receber este ano as comemorações nacionais do Dia das Universidades Seniores em Portugal. As comemorações vão realizar-se a 21 de maio (domingo), em Idanha-a-Nova, e contarão com a presença da RUTIS, entidade responsável pelas universidades seniores em Portugal, e de 8 universidades seniores de todo o país. A manhã será dedicada ao território de Idanha-a-Nova e à tarde o Centro Cultural Raiano receberá uma tarde cultural onde subirão ao palco as 8 universidades participantes. A entrada nos espectáculos é gratuita. Para ver a partir das 14h00 no CCR.

Ler mais

MAIS DE UMA CENTENA DE SOPAS A CONCURSO EM PROENÇA-A-VELHA

Facebook

Escrito por RCM em 2017-05-10 10:07:50

MAIS DE UMA CENTENA DE SOPAS A CONCURSO EM PROENÇA-A-VELHA

A aldeia de Proença-a-Velha, no concelho de Idanha-a-Nova, volta a receber o Festival das Sopas Tradicionais. A XV edição do evento é já este próximo fim de semana e promete ultrapassar, mais uma vez, a centena de sopas a concurso. A prova das sopas está marcada para domingo, a partir das 13:00 horas. Concorrem restaurantes e talentos de toda a região e caberá aos visitantes votar nas sopas mais saborosas. Antes, no sábado, o XV Festival das Sopas Tradicionais é antecedido pelo Encontro de Acordeonistas e Tocadores de Concertina. As actuações incluem ainda um espectáculo de cantares ao desafio e desgarradas minhotas, com os melhores artistas de Portugal, e fecham com uma noite de arraial.

Ler mais

Mais Notícias

Notícias da Região

JORNAL O INTERIOR

A Carregar ...

JORNAL DO FUNDÃO

A Carregar ...

JORNAL A GUARDA

A Carregar ...

© Rádio Clube de Monsanto 2017 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line