Arquivo de Notícias

RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS: MONSANTO QUER CONTINUAR A ACOLHER CRIADORES DE TODO O MUNDO

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-23 01:09:15

RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS: MONSANTO QUER CONTINUAR A ACOLHER CRIADORES DE TODO O MUNDO

A Câmara de Idanha-a-Nova requalificou duas casas em Monsanto, onde oferece alojamento com vista privilegiada sobre a campina. Os artistas podem candidatar-se junto da autarquia ou na Universidade de Coimbra. Em preparação está um protocolo com a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa para oferecer residência a jovens talentos, para aqui fazerem o lançamento das suas obras. 'O projecto nasceu em 2006 e até final do último ano já tinham passado por Monsanto 18 artistas de todo o mundo', disse à Agência Lusa, Armindo Jacinto, vice-presidente da Câmara de Idanha-a-Nova.

CASTELO BRANCO E GUARDA NO TOPO DOS DISTRITOS MAIS ATINGIDOS PELO DESEMPREGO EM 2008

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-23 12:43:20

CASTELO BRANCO E GUARDA NO TOPO DOS DISTRITOS MAIS ATINGIDOS PELO DESEMPREGO EM 2008

Em 2008, nos distritos de Castelo Branco e Guarda, 94 empresas encerraram ou entraram em processo de insolvência. Os dados constam do estudo 'Insolvências e Constituições de Empresas – Portugal 2008/2007', efectuado pela Coface Portugal com base no registo de acções de insolvência e constituições publicadas nestes dois anos. Os distritos ocupam os lugares cimeiros, em toda a faixa Interior do País atingindo, no total, 2,6 por cento.

POUSADA DE MONSANTO ESTÁ NOVAMENTE A FUNCIONAR

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-22 12:51:46

POUSADA DE MONSANTO ESTÁ NOVAMENTE A FUNCIONAR

Foi dado mais um passo no sentido de resolver a situação. Depois de fechar e abrir por várias vezes a Pousada de Monsanto está novamente a funcionar. Foram muitos os desentendimentos entre a Divino Monsanto e o novo director da Pousada Edirberto Perez, mas o Tribunal decidiu e o espaço mudou de mãos. No final da passada semana a GNR foi chamada ao local. José Alves capitão da GNR de Idanha-a-Nova disse á RCM que foram chamados para garantir que a passagem de testemunho de proprietários fosse feita dentro da normalidade.  

IDANHA-A-NOVA JÁ TEM GUIA DE AVES DA REGIÃO

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-22 12:48:17

IDANHA-A-NOVA JÁ TEM GUIA DE AVES DA REGIÃO

Os amantes da natureza já têm um guia de campo para observação de aves. O guia de aves do concelho de Idanha-a-Nova foi elaborado e apresentado por Carlos Pacheco, especialista na área da avifauna, durante um passeio de campo a Salvaterra do Extremo. Este guia serve de apoio para todos aqueles que queiram visitar a região e pretendam conhecer o seu património em termos biológicos. No concelho de Idanha-a-Nova há mais de 160 espécies de aves diferentes, 27 das quais representadas neste guia de campo.

GOVERNO ANUNCIA OBRAS DO ÚLTIMO BLOCO DO REGADIO DA COVA DA BEIRA

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-22 12:44:19

GOVERNO ANUNCIA OBRAS DO ÚLTIMO BLOCO DO REGADIO DA COVA DA BEIRA

O Governo vai lançar, até ao Verão, as obras do último bloco do Regadio da Cova da Beira. O projecto vai beneficiar 7.000 hectares de terrenos agrícolas das freguesias de Fatela, Valverde, Alcaide e Donas. O anúncio feito por Jaime Silva, ministro da Agricultura, durante o fórum Novas Fronteiras realizado na Guarda, deixou satisfeito o presidente da Associação de Beneficiários do Regadio da Cova da Beira.

A23: PAINÉIS DE COMPARAÇÃO DE PREÇOS DE COMBUSTÍVEIS A FUNCIONAR AINDA ESTE MÊS

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-22 12:39:49

A23: PAINÉIS DE COMPARAÇÃO DE PREÇOS DE COMBUSTÍVEIS A FUNCIONAR AINDA ESTE MÊS

A Scutvias garante que até final do mês entrem em funcionamento os painéis de comparação de preços de combustíveis nas áreas de serviço da A23. As obras já começaram há algumas semanas com a Auto-Estrada da Beira Interior a ser uma das primeiras onde vai funcionar esta medida que na região abrange ainda a A25. As auto-estradas A1, A2, A8 e A22 são as outras vias a receber os placards. Cinco meses depois da data estipulada por lei a comparação de preços nas auto-estradas nacionais vai ficar disponível. A obrigação de indicação dos preços foi estabelecida em 2005, mas só em Julho do ano passado se clarificou que caberia às companhias petrolíferas a instalação e manutenção dos painéis.  

ADUFEIRAS DE MONSANTO NO ALENTEJO

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-21 11:11:58

ADUFEIRAS DE MONSANTO NO ALENTEJO

As Adufeiras de Monsanto deslocam-se à vila alentejana do Redondo, na próxima sexta-feira, para um concerto com a Ronda dos Quatro Caminhos e a Orquestra Sinfonieta de Lisboa. O espectáculo está integrado nas comemorações dos trinta e cinco anos do 25 de Abril.

RÁDIO PORTUGUESA GANHA OUVINTES

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-18 07:18:01

RÁDIO PORTUGUESA GANHA OUVINTES

 A rádio portuguesa ganhou, no primeiro trimestre deste ano, quase 110 mil novos ouvintes, em relação ao mesmo período do ano anterior, com o grupo Renascença a manter a liderança, segundo dados divulgados pelo Bareme Rádio, da Marktest.

A EMISSÃO DA RCM JÁ ESTÁ ON LINE

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-04-18 02:38:14

A EMISSÃO DA RCM JÁ ESTÁ ON LINE

DEPOIS DE 15 HORAS DE PARAGEM A EMISSÃO DA RCM JÁ FOI REACTIVADA PELA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE RADIODIFUSÃO. TAL PARAGEM  FICOU A DEVER-SE A MUDANÇAS  DOS SERVIDORES , NO ÂMBITO DO PROJECTO ROLI. DO FACTO A QUE SOMOS ALHEIOS APRESENTAMOS AS NOSSAS DESCULPAS.

VI ENCONTRO DE TOCADORES EM ÉVORA DE 18 A 21 DE JUNHO

Escrito por Rádio Clube Monsanto em 2009-03-10 05:21:05

VI ENCONTRO DE TOCADORES EM ÉVORA DE 18 A 21 DE JUNHO

 O “Tocar de Ouvido” mobiliza uma pequena parte de uma comunidade imensa de pessoas que trabalham os temas da música tradicional, dos instrumentos e dos seus tocadores. O encontro de tocadores será destinado a músicos amadores e profissionais: isto, aproveitando o facto de ainda existirem, em Portugal, alguns velhos tocadores tradicionais, executando instrumentos como a Gaita de Foles, a Concertina, o Adufe, o Canto ou a Viola Campaniça. Este encontro pretende promover a ligação entre várias gerações, criando um espaço de partilha e aprendizagem mútua.

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |

IDANHA-A-NOVA: CANDIDATURAS ABERTAS AO PRÉMIO FORÚM MUNDIAL DE INOVAÇÃO RURAL

Facebook

Escrito por em 2017-06-27 13:59:41

IDANHA-A-NOVA: CANDIDATURAS ABERTAS AO PRÉMIO FORÚM MUNDIAL DE INOVAÇÃO RURAL

O Município de Idanha-a-Nova está aceitar candidaturas até 10 de julho para o Prémio Fórum Mundial de Inovação Rural que vai premiar empresas que inovam, geram riqueza, emprego e fixação de população, preservam o equilíbrio ambiental e valorizam a utilização dos recursos endógenos. Podem candidatar-se empresas inovadoras do território EUROACE (eurorregião composta por Alentejo - Centro – Extremadura espanhola), constituídas há pelo menos 6 meses. A iniciativa decorre do III Fórum de Inovação Rural que acontece em simultâneo com a XXI Feira Raiana, em Idanha-a-Nova, e tem um propósito de valorização de experiências empresariais inovadoras que potenciam a criação de riqueza e desenvolvimento sustentável no mundo rural. De 26 a 30 de julho de 2017, o evento é organizado em conjunto pelo Município de Idanha-a-Nova, o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova, o Ayuntamiento de Moraleja e a Diputación de Cáceres. Serão distinguidas cinco empresas, uma com o Prémio Fórum de Inovação Rural e quatro menções honrosas, destacando jovens e mulheres empreendedores. As candidaturas são abertas por iniciativa das empresas, via preenchimento de formulário online disponível em https://form.jotformeu.com/71697156884372  

Ler mais

EMPRESÁRIOS, UTENTES E SINDICATOS EXIGEM ABOLIÇÃO DAS PORTAGENS NA A23

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2017-06-26 14:30:29

EMPRESÁRIOS, UTENTES E SINDICATOS EXIGEM ABOLIÇÃO DAS PORTAGENS NA A23

Empresários, utentes e sindicatos da Beira Interior anunciaram hoje que vão avançar com acções comuns pela abolição das portagens na A23 e reivindicaram que o próximo Orçamento do Estado já contemple essa situação ou uma nova redução. "Pensamos que agora há condições para que se extingam as portagens ou, pelo menos, para que se reduzam significativa e gradualmente, até à abolição", afirmou José Gameiro, presidente da Associação de Empresarial da Beira Baixa. Este responsável falava numa conferência de imprensa realizada hoje na Covilhã, distrito de Castelo Branco, na qual também marcaram presença porta-vozes da Comissão de Utentes Contra as Portagens na A23, da União de Sindicatos de Castelo Branco e do Movimento de Empresários pela Subsistência do Interior.

Ler mais

QUINTA EDIÇÃO DO CINEMA PORTUGUÊS EM MOVIMENTO COMEÇA EM MONSANTO

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2017-06-22 15:21:45

QUINTA EDIÇÃO DO CINEMA PORTUGUÊS EM MOVIMENTO COMEÇA EM MONSANTO

A aldeia de Monsanto, em Idanha-a-Nova, é o ponto de partida no dia 29 da quinta edição do Cinema Português em Movimento, uma iniciativa para levar filmes portugueses a localidades com pouca oferta cinematográfica. De acordo com o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), o programa começa no miradouro daquela localidade com a exibição da curta-metragem "Amélia & Duarte", de Alice Guimarães e Mónica Matos, e da comédia "Refrigerantes e canções de amor", de Luís Galvão Teles. O Cinema Português em Movimento decorrerá até 25 de agosto com a exibição de dez filmes portugueses - alguns repetidos de anos anteriores - em localidades de 12 concelhos. As 53 exibições previstas serão sempre ao ar livre. Este ano, o programa exibirá em complemento episódios gravados por Tiago Pereira no projecto A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, de registo da música portuguesa de tradição oral.

Ler mais

POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO VAI TER CURSO DE DRONES

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2017-06-16 16:09:43

POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO VAI TER CURSO DE DRONES

O Instituto Politécnico de Castelo Branco vai ministrar no próximo ano lectivo o curso técnico superior profissional em Fabrico e Manutenção de Drones. "Trata-se de mais uma aposta da instituição numa oferta formativa numa área de vanguarda e em expansão", refere em comunicado o presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), Carlos Maia. O novo curso técnico superior profissional (CTeSP) em Fabrico e Manutenção de Drones foi recentemente aprovado e vai ser ministrado na Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco (ESTCB). Carlos Maia explica que a instituição tem um corpo docente qualificado e conta com várias parcerias com empresas já bem implantadas no mercado, factores que tornaram possível a aprovação desta formação que poderá ser estrutural para o IPCB e para a região. As inscrições para este curso podem ser realizadas de 1 de agosto a 6 de setembro de 2017, nos serviços do IPCB.

Ler mais

IDANHA-A-NOVA: ECOFESTIVAL JUNTA 150 ARTISTAS EM SALVATERRA DO EXTREMO

Facebook

Escrito por em 2017-06-01 15:10:31

IDANHA-A-NOVA: ECOFESTIVAL JUNTA 150 ARTISTAS EM SALVATERRA DO EXTREMO

O Ecofestival Salva a Terra que decorre de 22 a 25 de junho em Salvaterra do Extremo no concelho de Idanha-a-Nova, conta com a participação de 150 artistas. As receitas do festival revertem a 100% para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco (CERAS). O evento bienal que vai na quarta edição é organizado pela associação ambientalista Quercus, União de freguesias de Monfortinho e Salvaterra do Extremo e pelo município de Idanha-a-Nova. "As receitas obtidas revertem efectivamente a 100% para o CERAS, fazendo do Ecofestival Salva a Terra o seu principal mecenas. Com a edição de 2015, conseguimos angariar fundos para recuperar 400 animais", refere a Quercus em comunicado. O festival é composto por inúmeras actividades que vão desde os concertos, 'workshops', percursos interpretativos, observação de vida selvagem, conferências, cinema documental e animação diversa.

Ler mais

Mais Notícias

Notícias da Região

JORNAL O INTERIOR

A Carregar ...

JORNAL DO FUNDÃO

A Carregar ...

JORNAL A GUARDA

A Carregar ...

© Rádio Clube de Monsanto 2017 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line