Arquivo de Notícias

GUARDA: CASO PROJECTOS SÓCRATES “ARRUMADO

Escrito por Lusa/RCM em 2009-05-06 02:02:03

GUARDA: CASO PROJECTOS SÓCRATES “ARRUMADO

O Presidente da Câmara da Guarda, Joaquim Valente, considerou ontem que o assunto dos projectos de obras assinados por José Sócrates na década de 1980 "está totalmente arrumado" com a decisão de arquivamento do Ministério Público. No seguimento de uma denúncia apresentada pelos vereadores do PSD, o Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Coimbra mandou arquivar o inquérito aos projectos de obras assinados pelo actual Primeiro-Ministro por considerar que os eventuais crimes já prescreveram.

CAP DIZ QUE GOVERNO SE ESQUECEU DOS AGRICULTORES EM CONTEXTO DE CRISE

Escrito por Lusa/RCM em 2009-05-05 12:50:17

CAP DIZ QUE GOVERNO SE ESQUECEU DOS AGRICULTORES EM CONTEXTO DE CRISE

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), João Machado, fez ontem na Guarda uma análise "muito negativa" dos quatro anos de governação socialista e denunciou que a agricultura portuguesa vive "uma situação dramática". Segundo João Machado, que durante a tarde participou numa reunião com quinze representantes de associações de agricultores da região da Guarda, realizada nas instalações da associação Acriguarda, "a responsabilidade total" da actual situação verificada no sector "é do Ministério da Agricultura e do Governo".

POLITICA DE APOIO À MOBILIDADE FACILITA ACESSO AO POSTO MÉDICO

Escrito por RCM em 2009-05-05 12:34:29

POLITICA DE APOIO À MOBILIDADE FACILITA ACESSO AO POSTO MÉDICO

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova deu mais um passo na política de apoio à mobilidade para todos. Com a instalação de uma cadeira-elevador de escada ficou resolvido o acesso ao Posto Médico de Cegonhas, a funcionar no 1º andar do edifício da Associação de Melhoramentos Cultural e Recreio.

CORO MISTO DA BEIRA INTERIOR CONQUISTA OURO E PRATA EM ITÁLIA

Escrito por Lusa/RCM em 2009-05-04 12:56:01

CORO MISTO DA BEIRA INTERIOR CONQUISTA OURO E PRATA EM ITÁLIA

O Coro Misto da Beira Interior esteve em foco na edição deste ano do 7º Concurso Internacional de Coros de Veneza.  Em Itália o coro foi distinguido com uma medalha de ouro e outra de prata. A medalha de ouro foi conquistada devido á interpretação de obras de música sacra de Gasparinni, Bruckner e Luís Cipriano, enquanto a prata distinguiu peças livres de Edson Conceição, Diogo Melgaz e Graystone Ives (com expressão corporal).

FESTA DE SANTA CRUZ EM MONSANTO

Escrito por RCM em 2009-05-01 11:50:25

FESTA DE SANTA CRUZ EM MONSANTO

Nos primeiros três dias de Maio decorre, em Monsanto, uma recriação medieval. O evento faz parte das Festas da Divina Santa Cruz, também conhecidas por Festas do Castelo.

CASTELO BRANCO RECEBE O MAIOR EVENTO NACIONAL DE ROBÓTICA

Escrito por RCM em 2009-04-30 12:52:57

CASTELO BRANCO RECEBE O MAIOR EVENTO NACIONAL DE ROBÓTICA

Castelo Branco foi a cidade escolhida para a realização da 9ª edição do Festival Nacional de Robótica. A competição deste ano, organizada pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco através da Escola Superior de Tecnologia, conta com 615 participantes de todo o país. O Festival decorre de 6 a 10 de Maio em três locais distintos da cidade de Castelo Branco, na Escola Superior de Tecnologia, no Pavilhão Municipal e no Pavilhão da Escola Afonso de Paiva.

OBRAS NO HOSPITAL DA GUARDA COMEÇAM EM MAIO

Escrito por RCM/Jornal de Notícias em 2009-04-29 12:56:38

OBRAS NO HOSPITAL DA GUARDA COMEÇAM EM MAIO

A primeira fase das obras do Hospital Sousa Martins, orçada em 40 milhões, vai ser adjudicada ao consórcio liderado pela Hagen e Edifer. O anúncio foi feito pelo presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde da Guarda. Fernando Girão adiantou que, na fase final do concurso, foram convidados a apresentar propostas cinco grupos de empresas, tendo a escolha recaído sobre o consórcio luso-alemão. A empreitada, cujo prazo de execução é de 22 meses, consiste na construção de novos edifícios numa área total de cerca de 25 mil metros quadrados.

CASTELO BRANCO: PORTAS PEDE MOÇÃO DE CENSURA AO MINISTRO DA AGRICULTURA

Escrito por Lusa/RCM em 2009-04-29 12:53:03

CASTELO BRANCO: PORTAS PEDE MOÇÃO DE CENSURA AO MINISTRO DA AGRICULTURA

O lider do CDS-PP, Paulo Portas, pediu ontem em Castelo Branco uma "moção de censura" ao ministro da Agricultura, Jaime Silva, apelando aos agricultores para que votem nos democratas-cristãos nas europeias. À margem da sua visita à Romaria da Srª de Mercoles, Paulo Portas pediu "o voto, a confiança e a força dos agricultores portugueses já no dia 7 de Junho". "Quero pedir aos agricultores que com o seu voto façam uma moção de censura a um ministro da agricultura que deixou 850 milhões de euros por usar de investimento no mundo rural, que se atrasou nas candidaturas, que se atrasou nos controlos, que se atrasou nos pagamentos", criticou.

ACIDENTE A23: CONDUTORES JULGADOS POR HOMICÍDIO POR NEGLIGÊNCIA

Escrito por Lusa/ RCM em 2009-04-25 01:57:28

ACIDENTE A23: CONDUTORES JULGADOS POR HOMICÍDIO POR NEGLIGÊNCIA

Os dois condutores envolvidos no acidente ocorrido em Novembro de 2007 na A23, que provocou a morte de 17 pessoas, vão ser julgados por 17 crimes de homicídio por negligência e crimes de ofensa à integridade física. A decisão foi ontem anunciada pelo juiz de instrução do Tribunal de Castelo Branco. O desastre resultou do embate entre um ligeiro e um autocarro com alunos da Academia Sénior de Castelo Branco.

ESTÁ DE VOLTA O PRIMAVERA MUSICAL DE CASTELO BRANCO

Escrito por Rádio Clube de Monsanto em 2009-04-24 06:13:19

ESTÁ DE VOLTA O PRIMAVERA MUSICAL DE CASTELO BRANCO

Depois de 14 anos consecutivos de realização o Primavera Musical - Festival Internacional de Música de Castelo Branco continua a afirmar-se na região como um veículo de qualificação da oferta musical. Para esta edição foram convidados músicos como o guitarrista escocês Martin Taylor ou o grupo de percussão DRUMMING. O projecto Velha Gaiteira, do Paúl, marca o início da edição deste ano do festival Primavera Musical, com concertos agendados para os dias 25 e 26 de Abril, na cidade de Castelo Branco.

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |

CTT LANÇAM SELOS DE IDANHA-A-NOVA E ÓBIDOS CIDADES CRIATIVAS DA UNESCO

Facebook

Escrito por RCM em 2017-10-20 09:28:41

CTT LANÇAM SELOS DE IDANHA-A-NOVA E ÓBIDOS CIDADES CRIATIVAS DA UNESCO

Os CTT homenageiam Idanha-a-Nova e Óbidos numa emissão filatélica que foi lançada ontem dia 19 de Outubro, a propósito da rede de Cidades Criativas da UNESCO. Ambas as localidades receberam este reconhecimento, em virtude da promoção de iniciativas de carácter musical e literário, respectivamente, que protagonizam. Ambas têm em comum uma enorme história e tradição mas também o facto de terem sabido reinventar-se ao longo do tempo.   Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, foi reconhecida pela UNESCO por apostar em novas infra-estruturas e promover activamente a investigação das suas tradições. Esta localidade promove ao longo do ano uma grande quantidade de eventos musicais.   Óbidos, no distrito de Leiria, está assente nos fortes alicerces do seu castelo, da sua muralha e da sua história e é considerada pela UNESCO uma cidade criativa para a Literatura. Vários projectos antecederam este reconhecimento, caso da transformação de uma igreja em livraria ou de um mercado onde livros ocuparam as paredes e as bancas das frutas e dos legumes.   Estas classificações da UNESCO são um reconhecimento e um estímulo que pretendem reforçar a estratégia de desenvolvimento destas áreas, estimular a criação de riqueza e emprego e contribuir para a fixação e captação de pessoas nestas localidades.   Com esta emissão, os CTT prosseguem os objectivos de divulgação da riqueza da herança cultural, social e arquitectónica portuguesa, fixando-a em selos.   Esta emissão é composta por dois selos, ambos com o valor facial de 0,85€ e uma tiragem de 105 000 exemplares cada. O design esteve a cargo de Vasco Martins.  

Ler mais

ANTIGO COMANDANTE DA PROTECÇÃO CIVIL DESVIOU MEIOS DO INCÊNDIO DE MAÇÃO

Facebook

Escrito por TSF/RCM em 2017-10-20 09:11:38

ANTIGO COMANDANTE DA PROTECÇÃO CIVIL DESVIOU MEIOS DO INCÊNDIO DE MAÇÃO

O antigo Comandante Operacional Nacional da Protecção Civil, Rui Esteves, desviou meios do grande incêndio que, em julho, devastou o concelho de Mação, contrariando o comandante distrital que alertava para a gravidade das chamas. A suspeita sempre existiu e foi levantada na altura pelo presidente da autarquia que agora recebeu a "fita do tempo" deste fogo, encaminhada pelo Ministério da Administração Interna. O documento, a que a TSF teve acesso, é claro ao dizer que o Grupo de Reforço para Incêndios Florestais vindo de Aveiro foi retirado do teatro de operações por ordem do Comandante Operacional Nacional (CONAC) da Autoridade Nacional de Protecção Civil, à época Rui Esteves, que entretanto se demitiu após o caso da licenciatura com equivalências. A retirada de meios aconteceu numa altura em que as chamas já lavravam há cerca de 20 horas e ao início de um dia que a seguir foi "devastador" para o concelho de Mação.

Ler mais

INCÊNDIOS: GRUPO DE CIDADÃOS CONVOCA MANIFESTAÇÃO PACÍFICA EM CASTELO BRANCO

Facebook

Escrito por RCM em 2017-10-18 11:29:27

INCÊNDIOS: GRUPO DE CIDADÃOS CONVOCA MANIFESTAÇÃO PACÍFICA EM CASTELO BRANCO

Os incêndios que têm acontecido este ano estão a causar revolta entre a população. Por essa razão, estão marcadas, através da rede social Facebook, várias manifestações para os próximos dias um pouco por todo o país. Os portugueses exigem a melhoria do sistema, para que as tragédias deste ano não se voltem a repetir. Em Castelo Branco um grupo de cidadãos do distrito marcou para o próximo sábado, dia 21, pelas 16 horas, no Campo Mártires da Pátria, uma manifestação pacífica contra a "incompetência e irresponsabilidade com que tem sido tratado pelo Governo Português o flagelo dos incêndios em Portugal". O grupo criado no Facebook pretende deixar claro que não aceita lições de resiliência de gabinete e acrescenta que “os beirões têm uma resistência à adversidade que muitos desconhecem nos salões da capital. Perdemos grande parte da nossa floresta, da floresta que enchia os pulmões do presente e do futuro, que sustentava as nossas gentes. A nossa paisagem é cinza e desolação. Não hesitaremos em construir e plantar de novo, mas o mínimo que nos podem oferecer é a garantia de que a nossa tenacidade será acompanhada por equivalente empenho e honestidade dos poderes públicos na prevenção e no combate aos incêndios."  

Ler mais

17 DE OUTUBRO – DIA INTERNACIONAL PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA

Facebook

Escrito por RCM em 2017-10-16 17:37:20

17 DE OUTUBRO – DIA INTERNACIONAL PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA

É uma obrigação legal na União Europeia e é um compromisso dos estados-membros. Em 2008, a Assembleia da República Portuguesa considerou que a pobreza “conduz à violação dos Direitos Humanos”. Mas, desde então, pouco ou nada mudou. Um combate sempre adiado. Mais de 25% das pessoas que vivem em Portugal estão em risco de pobreza. Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE) e referem-se a 2016. Esta percentagem tem o rosto de 2 595 000 pessoas. E do total, o Inquérito às Condições de Vida e Rendimento do INE revela que “18,8 por cento (cerca de 487 mil) eram menores de 18 anos e 18 por cento (cerca de 468 mil) eram pessoas com 65 ou mais anos”. As crianças e os idosos são os mais afectados. Um dos principais problemas neste ano foi o aumento das despesas em habitação, que afectou quase 30% dos mais pobres. Quase dez anos depois, Pedro Vaz Patto, o actual Presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, diz que “essa resolução caiu no esquecimento. A resolução do Parlamento recomendava a definição do limiar de pobreza em função do rendimento nacional e dos padrões de vida correntes e a avaliação periódica das políticas de erradicação da pobreza tendo por base a definição desse limiar”.      

Ler mais

REI VAMBA E CASQUEIRO JUNTOS EM IDANHA-A-VELHA

Facebook

Escrito por em 2017-10-14 10:07:09

REI VAMBA E CASQUEIRO JUNTOS EM IDANHA-A-VELHA

O pão casqueiro, famoso produto da região, é a estrela da festa que tem lugar este fim de semana em Idanha-a-Velha. Terá sido na antiga Egitânia, algures no séc. VII, que nasceu Vamba, rei dos visigodos. O lendário Rei Vamba e o Casqueiro, ícone da gastronomia regional, protagonizam mais um momento do ciclo de eventos oficiais das Aldeias Históricas de Portugal, sobre o tema “Nas Terras do Rei Vamba… Há Casqueiro!”. A iniciativa surge no âmbito do ciclo de eventos promovida pela Aldeias Históricas de Portugal, que tem como intuito identificar uma personagem, uma lenda ou um facto histórico, ligado a cada uma das aldeias, e a partir daí, é construído um programa com a duração, de pelo menos 2 dias. O fim de semana leva às ruas da aldeia uma festa que consagra o produto mais emblemático da zona, o pão casqueiro, entre animações de rua, música, worskhops e bancas de artesanato. A festa que tem como palco as ruínas de uma antiga cidade romana está integrada no 12 Em Rede – Aldeias em Festa, o ciclo de eventos que anima as Aldeias Históricas de Portugal.

Ler mais

Mais Notícias

© Rádio Clube de Monsanto 2017 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line