Arquivo de Notícias

GUARDA: CASO PROJECTOS SÓCRATES “ARRUMADO

Escrito por Lusa/RCM em 2009-05-06 02:02:03

GUARDA: CASO PROJECTOS SÓCRATES “ARRUMADO

O Presidente da Câmara da Guarda, Joaquim Valente, considerou ontem que o assunto dos projectos de obras assinados por José Sócrates na década de 1980 "está totalmente arrumado" com a decisão de arquivamento do Ministério Público. No seguimento de uma denúncia apresentada pelos vereadores do PSD, o Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Coimbra mandou arquivar o inquérito aos projectos de obras assinados pelo actual Primeiro-Ministro por considerar que os eventuais crimes já prescreveram.

CAP DIZ QUE GOVERNO SE ESQUECEU DOS AGRICULTORES EM CONTEXTO DE CRISE

Escrito por Lusa/RCM em 2009-05-05 12:50:17

CAP DIZ QUE GOVERNO SE ESQUECEU DOS AGRICULTORES EM CONTEXTO DE CRISE

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), João Machado, fez ontem na Guarda uma análise "muito negativa" dos quatro anos de governação socialista e denunciou que a agricultura portuguesa vive "uma situação dramática". Segundo João Machado, que durante a tarde participou numa reunião com quinze representantes de associações de agricultores da região da Guarda, realizada nas instalações da associação Acriguarda, "a responsabilidade total" da actual situação verificada no sector "é do Ministério da Agricultura e do Governo".

POLITICA DE APOIO À MOBILIDADE FACILITA ACESSO AO POSTO MÉDICO

Escrito por RCM em 2009-05-05 12:34:29

POLITICA DE APOIO À MOBILIDADE FACILITA ACESSO AO POSTO MÉDICO

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova deu mais um passo na política de apoio à mobilidade para todos. Com a instalação de uma cadeira-elevador de escada ficou resolvido o acesso ao Posto Médico de Cegonhas, a funcionar no 1º andar do edifício da Associação de Melhoramentos Cultural e Recreio.

CORO MISTO DA BEIRA INTERIOR CONQUISTA OURO E PRATA EM ITÁLIA

Escrito por Lusa/RCM em 2009-05-04 12:56:01

CORO MISTO DA BEIRA INTERIOR CONQUISTA OURO E PRATA EM ITÁLIA

O Coro Misto da Beira Interior esteve em foco na edição deste ano do 7º Concurso Internacional de Coros de Veneza.  Em Itália o coro foi distinguido com uma medalha de ouro e outra de prata. A medalha de ouro foi conquistada devido á interpretação de obras de música sacra de Gasparinni, Bruckner e Luís Cipriano, enquanto a prata distinguiu peças livres de Edson Conceição, Diogo Melgaz e Graystone Ives (com expressão corporal).

FESTA DE SANTA CRUZ EM MONSANTO

Escrito por RCM em 2009-05-01 11:50:25

FESTA DE SANTA CRUZ EM MONSANTO

Nos primeiros três dias de Maio decorre, em Monsanto, uma recriação medieval. O evento faz parte das Festas da Divina Santa Cruz, também conhecidas por Festas do Castelo.

CASTELO BRANCO RECEBE O MAIOR EVENTO NACIONAL DE ROBÓTICA

Escrito por RCM em 2009-04-30 12:52:57

CASTELO BRANCO RECEBE O MAIOR EVENTO NACIONAL DE ROBÓTICA

Castelo Branco foi a cidade escolhida para a realização da 9ª edição do Festival Nacional de Robótica. A competição deste ano, organizada pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco através da Escola Superior de Tecnologia, conta com 615 participantes de todo o país. O Festival decorre de 6 a 10 de Maio em três locais distintos da cidade de Castelo Branco, na Escola Superior de Tecnologia, no Pavilhão Municipal e no Pavilhão da Escola Afonso de Paiva.

OBRAS NO HOSPITAL DA GUARDA COMEÇAM EM MAIO

Escrito por RCM/Jornal de Notícias em 2009-04-29 12:56:38

OBRAS NO HOSPITAL DA GUARDA COMEÇAM EM MAIO

A primeira fase das obras do Hospital Sousa Martins, orçada em 40 milhões, vai ser adjudicada ao consórcio liderado pela Hagen e Edifer. O anúncio foi feito pelo presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde da Guarda. Fernando Girão adiantou que, na fase final do concurso, foram convidados a apresentar propostas cinco grupos de empresas, tendo a escolha recaído sobre o consórcio luso-alemão. A empreitada, cujo prazo de execução é de 22 meses, consiste na construção de novos edifícios numa área total de cerca de 25 mil metros quadrados.

CASTELO BRANCO: PORTAS PEDE MOÇÃO DE CENSURA AO MINISTRO DA AGRICULTURA

Escrito por Lusa/RCM em 2009-04-29 12:53:03

CASTELO BRANCO: PORTAS PEDE MOÇÃO DE CENSURA AO MINISTRO DA AGRICULTURA

O lider do CDS-PP, Paulo Portas, pediu ontem em Castelo Branco uma "moção de censura" ao ministro da Agricultura, Jaime Silva, apelando aos agricultores para que votem nos democratas-cristãos nas europeias. À margem da sua visita à Romaria da Srª de Mercoles, Paulo Portas pediu "o voto, a confiança e a força dos agricultores portugueses já no dia 7 de Junho". "Quero pedir aos agricultores que com o seu voto façam uma moção de censura a um ministro da agricultura que deixou 850 milhões de euros por usar de investimento no mundo rural, que se atrasou nas candidaturas, que se atrasou nos controlos, que se atrasou nos pagamentos", criticou.

ACIDENTE A23: CONDUTORES JULGADOS POR HOMICÍDIO POR NEGLIGÊNCIA

Escrito por Lusa/ RCM em 2009-04-25 01:57:28

ACIDENTE A23: CONDUTORES JULGADOS POR HOMICÍDIO POR NEGLIGÊNCIA

Os dois condutores envolvidos no acidente ocorrido em Novembro de 2007 na A23, que provocou a morte de 17 pessoas, vão ser julgados por 17 crimes de homicídio por negligência e crimes de ofensa à integridade física. A decisão foi ontem anunciada pelo juiz de instrução do Tribunal de Castelo Branco. O desastre resultou do embate entre um ligeiro e um autocarro com alunos da Academia Sénior de Castelo Branco.

ESTÁ DE VOLTA O PRIMAVERA MUSICAL DE CASTELO BRANCO

Escrito por Rádio Clube de Monsanto em 2009-04-24 06:13:19

ESTÁ DE VOLTA O PRIMAVERA MUSICAL DE CASTELO BRANCO

Depois de 14 anos consecutivos de realização o Primavera Musical - Festival Internacional de Música de Castelo Branco continua a afirmar-se na região como um veículo de qualificação da oferta musical. Para esta edição foram convidados músicos como o guitarrista escocês Martin Taylor ou o grupo de percussão DRUMMING. O projecto Velha Gaiteira, do Paúl, marca o início da edição deste ano do festival Primavera Musical, com concertos agendados para os dias 25 e 26 de Abril, na cidade de Castelo Branco.

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |

EDUCAÇÃO: ESTUDO REVELA QUE IDANHA-A-NOVA E PENAMACOR TÊM MAIS CHUMBOS QUE MÉDIA NACIONAL

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2017-05-23 09:16:47

EDUCAÇÃO: ESTUDO REVELA QUE IDANHA-A-NOVA E PENAMACOR TÊM MAIS CHUMBOS QUE MÉDIA NACIONAL

O insucesso escolar no 1.º ciclo do ensino básico atinge cerca de dois terços dos concelhos portugueses e 14 por cento das escolas públicas deste nível. Os dados constam num estudo sobre retenção no 1.º ciclo em Portugal, da associação EPIS. O estudo da associação Empresário pela Inclusão Social teve como principal objetivo aprofundar o conhecimento sobre o problema do insucesso escolar nos primeiros anos de escolaridade. Uma das questões era perceber qual a incidência geográfica, social e organizacional do fenómeno do insucesso escolar nos primeiros anos de escolaridade. Segundo os autores, a análise de dados estatísticos permitiu verificar que o insucesso não atinge de forma idêntica todas as escolas do país, não é um fenómeno disseminado, antes circunscrito, que se manifesta de forma desigual no território nacional, parecendo ser tributário das desigualdades territoriais e sociais que caracterizam a sociedade portuguesa. Há uma incidência e disseminação mais forte em concelhos do interior e de reduzida dimensão tanto no Sul como no Norte e Centro do país. No Centro destacam-se os concelhos de Idanha-a-Nova, Penamacor, Sabugal, Vila Velha de Rodão e Seia, concelhos em que a maioria das escolas são de insucesso.

Ler mais

IDANHA-A-NOVA: ALDEIA DE SANTA MARGARIDA RECEBE FESTIVAL DAS FLORES

Facebook

Escrito por RCM em 2017-05-20 12:09:27

IDANHA-A-NOVA: ALDEIA DE SANTA MARGARIDA RECEBE FESTIVAL DAS FLORES

A sexta edição do Festival das Flores vai ter lugar em Aldeia de Santa Margarida entre os dias 26 e 28. A abertura do evento acontece no dia 26, às 17:00, onde os arranjos florais feitos pelas mãos dos populares enfeitam as ruas e casas desta aldeia beirã, que se apresenta “vestida” com milhares de flores naturais e artificiais. No dia 26, a partir das 21:30, decorre a noite de fados com as vozes de Maura Aires e Luís Capão. O festival continua ao longo do fim de semana, com muita música e com actividades para toda a família.

Ler mais

PGR ENTREGA BRASÃO DE MONSANTO FURTADO EM 2008 E RECUPERADO EM MUSEU ESPANHOL

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2017-05-19 13:16:03

PGR ENTREGA BRASÃO DE MONSANTO FURTADO EM 2008 E RECUPERADO EM MUSEU ESPANHOL

A Procuradora-geral da República (PGR) procedeu hoje à entrega do brasão de armas de Monsanto. Furtada de uma das entradas desta aldeia histórica a pedra foi localizada em 2014, num museu de Badajoz, em Espanha. Joana Marques Vidal explicou que o furto por desconhecidos do brasão de armas de Monsanto foi participado em 2008 pelo presidente da junta de freguesia. O brasão de armas foi objecto de restauro por parte da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. Esta sexta feira foi devolvido à comunidade de Monsanto por Joana Marques Vidal. Vai ficar no Posto de Turismo desta aldeia histórica do concelho de Idanha-a-Nova.

Ler mais

REDE DE UNIVERSIDADES SÉNIORES COMEMORA DIA NACIONAL EM IDANHA-A-NOVA

Facebook

Escrito por RCM em 2017-05-15 10:36:58

REDE DE UNIVERSIDADES SÉNIORES COMEMORA DIA NACIONAL EM IDANHA-A-NOVA

A Universidade Sénior de Idanha-a-Nova, um projecto da Filarmónica Idanhense, do Município de Idanha-a-Nova e do CMCD, foi escolhida para receber este ano as comemorações nacionais do Dia das Universidades Seniores em Portugal. As comemorações vão realizar-se a 21 de maio (domingo), em Idanha-a-Nova, e contarão com a presença da RUTIS, entidade responsável pelas universidades seniores em Portugal, e de 8 universidades seniores de todo o país. A manhã será dedicada ao território de Idanha-a-Nova e à tarde o Centro Cultural Raiano receberá uma tarde cultural onde subirão ao palco as 8 universidades participantes. A entrada nos espectáculos é gratuita. Para ver a partir das 14h00 no CCR.

Ler mais

MAIS DE UMA CENTENA DE SOPAS A CONCURSO EM PROENÇA-A-VELHA

Facebook

Escrito por RCM em 2017-05-10 10:07:50

MAIS DE UMA CENTENA DE SOPAS A CONCURSO EM PROENÇA-A-VELHA

A aldeia de Proença-a-Velha, no concelho de Idanha-a-Nova, volta a receber o Festival das Sopas Tradicionais. A XV edição do evento é já este próximo fim de semana e promete ultrapassar, mais uma vez, a centena de sopas a concurso. A prova das sopas está marcada para domingo, a partir das 13:00 horas. Concorrem restaurantes e talentos de toda a região e caberá aos visitantes votar nas sopas mais saborosas. Antes, no sábado, o XV Festival das Sopas Tradicionais é antecedido pelo Encontro de Acordeonistas e Tocadores de Concertina. As actuações incluem ainda um espectáculo de cantares ao desafio e desgarradas minhotas, com os melhores artistas de Portugal, e fecham com uma noite de arraial.

Ler mais

Mais Notícias

Notícias da Região

JORNAL O INTERIOR

A Carregar ...

JORNAL DO FUNDÃO

A Carregar ...

JORNAL A GUARDA

A Carregar ...

© Rádio Clube de Monsanto 2017 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line