Arquivo de Notícias

GUARDA: CASO PROJECTOS SÓCRATES “ARRUMADO

Escrito por Lusa/RCM em 2009-05-06 02:02:03

GUARDA: CASO PROJECTOS SÓCRATES “ARRUMADO

O Presidente da Câmara da Guarda, Joaquim Valente, considerou ontem que o assunto dos projectos de obras assinados por José Sócrates na década de 1980 "está totalmente arrumado" com a decisão de arquivamento do Ministério Público. No seguimento de uma denúncia apresentada pelos vereadores do PSD, o Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Coimbra mandou arquivar o inquérito aos projectos de obras assinados pelo actual Primeiro-Ministro por considerar que os eventuais crimes já prescreveram.

CAP DIZ QUE GOVERNO SE ESQUECEU DOS AGRICULTORES EM CONTEXTO DE CRISE

Escrito por Lusa/RCM em 2009-05-05 12:50:17

CAP DIZ QUE GOVERNO SE ESQUECEU DOS AGRICULTORES EM CONTEXTO DE CRISE

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), João Machado, fez ontem na Guarda uma análise "muito negativa" dos quatro anos de governação socialista e denunciou que a agricultura portuguesa vive "uma situação dramática". Segundo João Machado, que durante a tarde participou numa reunião com quinze representantes de associações de agricultores da região da Guarda, realizada nas instalações da associação Acriguarda, "a responsabilidade total" da actual situação verificada no sector "é do Ministério da Agricultura e do Governo".

POLITICA DE APOIO À MOBILIDADE FACILITA ACESSO AO POSTO MÉDICO

Escrito por RCM em 2009-05-05 12:34:29

POLITICA DE APOIO À MOBILIDADE FACILITA ACESSO AO POSTO MÉDICO

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova deu mais um passo na política de apoio à mobilidade para todos. Com a instalação de uma cadeira-elevador de escada ficou resolvido o acesso ao Posto Médico de Cegonhas, a funcionar no 1º andar do edifício da Associação de Melhoramentos Cultural e Recreio.

CORO MISTO DA BEIRA INTERIOR CONQUISTA OURO E PRATA EM ITÁLIA

Escrito por Lusa/RCM em 2009-05-04 12:56:01

CORO MISTO DA BEIRA INTERIOR CONQUISTA OURO E PRATA EM ITÁLIA

O Coro Misto da Beira Interior esteve em foco na edição deste ano do 7º Concurso Internacional de Coros de Veneza.  Em Itália o coro foi distinguido com uma medalha de ouro e outra de prata. A medalha de ouro foi conquistada devido á interpretação de obras de música sacra de Gasparinni, Bruckner e Luís Cipriano, enquanto a prata distinguiu peças livres de Edson Conceição, Diogo Melgaz e Graystone Ives (com expressão corporal).

FESTA DE SANTA CRUZ EM MONSANTO

Escrito por RCM em 2009-05-01 11:50:25

FESTA DE SANTA CRUZ EM MONSANTO

Nos primeiros três dias de Maio decorre, em Monsanto, uma recriação medieval. O evento faz parte das Festas da Divina Santa Cruz, também conhecidas por Festas do Castelo.

CASTELO BRANCO RECEBE O MAIOR EVENTO NACIONAL DE ROBÓTICA

Escrito por RCM em 2009-04-30 12:52:57

CASTELO BRANCO RECEBE O MAIOR EVENTO NACIONAL DE ROBÓTICA

Castelo Branco foi a cidade escolhida para a realização da 9ª edição do Festival Nacional de Robótica. A competição deste ano, organizada pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco através da Escola Superior de Tecnologia, conta com 615 participantes de todo o país. O Festival decorre de 6 a 10 de Maio em três locais distintos da cidade de Castelo Branco, na Escola Superior de Tecnologia, no Pavilhão Municipal e no Pavilhão da Escola Afonso de Paiva.

OBRAS NO HOSPITAL DA GUARDA COMEÇAM EM MAIO

Escrito por RCM/Jornal de Notícias em 2009-04-29 12:56:38

OBRAS NO HOSPITAL DA GUARDA COMEÇAM EM MAIO

A primeira fase das obras do Hospital Sousa Martins, orçada em 40 milhões, vai ser adjudicada ao consórcio liderado pela Hagen e Edifer. O anúncio foi feito pelo presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde da Guarda. Fernando Girão adiantou que, na fase final do concurso, foram convidados a apresentar propostas cinco grupos de empresas, tendo a escolha recaído sobre o consórcio luso-alemão. A empreitada, cujo prazo de execução é de 22 meses, consiste na construção de novos edifícios numa área total de cerca de 25 mil metros quadrados.

CASTELO BRANCO: PORTAS PEDE MOÇÃO DE CENSURA AO MINISTRO DA AGRICULTURA

Escrito por Lusa/RCM em 2009-04-29 12:53:03

CASTELO BRANCO: PORTAS PEDE MOÇÃO DE CENSURA AO MINISTRO DA AGRICULTURA

O lider do CDS-PP, Paulo Portas, pediu ontem em Castelo Branco uma "moção de censura" ao ministro da Agricultura, Jaime Silva, apelando aos agricultores para que votem nos democratas-cristãos nas europeias. À margem da sua visita à Romaria da Srª de Mercoles, Paulo Portas pediu "o voto, a confiança e a força dos agricultores portugueses já no dia 7 de Junho". "Quero pedir aos agricultores que com o seu voto façam uma moção de censura a um ministro da agricultura que deixou 850 milhões de euros por usar de investimento no mundo rural, que se atrasou nas candidaturas, que se atrasou nos controlos, que se atrasou nos pagamentos", criticou.

ACIDENTE A23: CONDUTORES JULGADOS POR HOMICÍDIO POR NEGLIGÊNCIA

Escrito por Lusa/ RCM em 2009-04-25 01:57:28

ACIDENTE A23: CONDUTORES JULGADOS POR HOMICÍDIO POR NEGLIGÊNCIA

Os dois condutores envolvidos no acidente ocorrido em Novembro de 2007 na A23, que provocou a morte de 17 pessoas, vão ser julgados por 17 crimes de homicídio por negligência e crimes de ofensa à integridade física. A decisão foi ontem anunciada pelo juiz de instrução do Tribunal de Castelo Branco. O desastre resultou do embate entre um ligeiro e um autocarro com alunos da Academia Sénior de Castelo Branco.

ESTÁ DE VOLTA O PRIMAVERA MUSICAL DE CASTELO BRANCO

Escrito por Rádio Clube de Monsanto em 2009-04-24 06:13:19

ESTÁ DE VOLTA O PRIMAVERA MUSICAL DE CASTELO BRANCO

Depois de 14 anos consecutivos de realização o Primavera Musical - Festival Internacional de Música de Castelo Branco continua a afirmar-se na região como um veículo de qualificação da oferta musical. Para esta edição foram convidados músicos como o guitarrista escocês Martin Taylor ou o grupo de percussão DRUMMING. O projecto Velha Gaiteira, do Paúl, marca o início da edição deste ano do festival Primavera Musical, com concertos agendados para os dias 25 e 26 de Abril, na cidade de Castelo Branco.

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |

IDANHA-A-NOVA: CANDIDATURAS ABERTAS AO PRÉMIO FORÚM MUNDIAL DE INOVAÇÃO RURAL

Facebook

Escrito por em 2017-06-27 13:59:41

IDANHA-A-NOVA: CANDIDATURAS ABERTAS AO PRÉMIO FORÚM MUNDIAL DE INOVAÇÃO RURAL

O Município de Idanha-a-Nova está aceitar candidaturas até 10 de julho para o Prémio Fórum Mundial de Inovação Rural que vai premiar empresas que inovam, geram riqueza, emprego e fixação de população, preservam o equilíbrio ambiental e valorizam a utilização dos recursos endógenos. Podem candidatar-se empresas inovadoras do território EUROACE (eurorregião composta por Alentejo - Centro – Extremadura espanhola), constituídas há pelo menos 6 meses. A iniciativa decorre do III Fórum de Inovação Rural que acontece em simultâneo com a XXI Feira Raiana, em Idanha-a-Nova, e tem um propósito de valorização de experiências empresariais inovadoras que potenciam a criação de riqueza e desenvolvimento sustentável no mundo rural. De 26 a 30 de julho de 2017, o evento é organizado em conjunto pelo Município de Idanha-a-Nova, o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova, o Ayuntamiento de Moraleja e a Diputación de Cáceres. Serão distinguidas cinco empresas, uma com o Prémio Fórum de Inovação Rural e quatro menções honrosas, destacando jovens e mulheres empreendedores. As candidaturas são abertas por iniciativa das empresas, via preenchimento de formulário online disponível em https://form.jotformeu.com/71697156884372  

Ler mais

EMPRESÁRIOS, UTENTES E SINDICATOS EXIGEM ABOLIÇÃO DAS PORTAGENS NA A23

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2017-06-26 14:30:29

EMPRESÁRIOS, UTENTES E SINDICATOS EXIGEM ABOLIÇÃO DAS PORTAGENS NA A23

Empresários, utentes e sindicatos da Beira Interior anunciaram hoje que vão avançar com acções comuns pela abolição das portagens na A23 e reivindicaram que o próximo Orçamento do Estado já contemple essa situação ou uma nova redução. "Pensamos que agora há condições para que se extingam as portagens ou, pelo menos, para que se reduzam significativa e gradualmente, até à abolição", afirmou José Gameiro, presidente da Associação de Empresarial da Beira Baixa. Este responsável falava numa conferência de imprensa realizada hoje na Covilhã, distrito de Castelo Branco, na qual também marcaram presença porta-vozes da Comissão de Utentes Contra as Portagens na A23, da União de Sindicatos de Castelo Branco e do Movimento de Empresários pela Subsistência do Interior.

Ler mais

QUINTA EDIÇÃO DO CINEMA PORTUGUÊS EM MOVIMENTO COMEÇA EM MONSANTO

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2017-06-22 15:21:45

QUINTA EDIÇÃO DO CINEMA PORTUGUÊS EM MOVIMENTO COMEÇA EM MONSANTO

A aldeia de Monsanto, em Idanha-a-Nova, é o ponto de partida no dia 29 da quinta edição do Cinema Português em Movimento, uma iniciativa para levar filmes portugueses a localidades com pouca oferta cinematográfica. De acordo com o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), o programa começa no miradouro daquela localidade com a exibição da curta-metragem "Amélia & Duarte", de Alice Guimarães e Mónica Matos, e da comédia "Refrigerantes e canções de amor", de Luís Galvão Teles. O Cinema Português em Movimento decorrerá até 25 de agosto com a exibição de dez filmes portugueses - alguns repetidos de anos anteriores - em localidades de 12 concelhos. As 53 exibições previstas serão sempre ao ar livre. Este ano, o programa exibirá em complemento episódios gravados por Tiago Pereira no projecto A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, de registo da música portuguesa de tradição oral.

Ler mais

POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO VAI TER CURSO DE DRONES

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2017-06-16 16:09:43

POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO VAI TER CURSO DE DRONES

O Instituto Politécnico de Castelo Branco vai ministrar no próximo ano lectivo o curso técnico superior profissional em Fabrico e Manutenção de Drones. "Trata-se de mais uma aposta da instituição numa oferta formativa numa área de vanguarda e em expansão", refere em comunicado o presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), Carlos Maia. O novo curso técnico superior profissional (CTeSP) em Fabrico e Manutenção de Drones foi recentemente aprovado e vai ser ministrado na Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco (ESTCB). Carlos Maia explica que a instituição tem um corpo docente qualificado e conta com várias parcerias com empresas já bem implantadas no mercado, factores que tornaram possível a aprovação desta formação que poderá ser estrutural para o IPCB e para a região. As inscrições para este curso podem ser realizadas de 1 de agosto a 6 de setembro de 2017, nos serviços do IPCB.

Ler mais

IDANHA-A-NOVA: ECOFESTIVAL JUNTA 150 ARTISTAS EM SALVATERRA DO EXTREMO

Facebook

Escrito por em 2017-06-01 15:10:31

IDANHA-A-NOVA: ECOFESTIVAL JUNTA 150 ARTISTAS EM SALVATERRA DO EXTREMO

O Ecofestival Salva a Terra que decorre de 22 a 25 de junho em Salvaterra do Extremo no concelho de Idanha-a-Nova, conta com a participação de 150 artistas. As receitas do festival revertem a 100% para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco (CERAS). O evento bienal que vai na quarta edição é organizado pela associação ambientalista Quercus, União de freguesias de Monfortinho e Salvaterra do Extremo e pelo município de Idanha-a-Nova. "As receitas obtidas revertem efectivamente a 100% para o CERAS, fazendo do Ecofestival Salva a Terra o seu principal mecenas. Com a edição de 2015, conseguimos angariar fundos para recuperar 400 animais", refere a Quercus em comunicado. O festival é composto por inúmeras actividades que vão desde os concertos, 'workshops', percursos interpretativos, observação de vida selvagem, conferências, cinema documental e animação diversa.

Ler mais

Mais Notícias

Notícias da Região

JORNAL O INTERIOR

A Carregar ...

JORNAL DO FUNDÃO

A Carregar ...

JORNAL A GUARDA

A Carregar ...

© Rádio Clube de Monsanto 2017 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line