Arquivo de Notícias

PRESIDENTE DA REPÚBLICA INAUGURA EXPOSIÇÃO DE HOMENAGEM AO PINTOR MESTRE JOSÉ MANUEL SOARES

Escrito por RCM em 2009-11-27 18:22:31

PRESIDENTE DA REPÚBLICA INAUGURA EXPOSIÇÃO DE HOMENAGEM AO PINTOR MESTRE JOSÉ MANUEL SOARES

O senhor Presidente da República, Professor Dr. Aníbal Cavaco Silva inaugurou, no dia 27 de Novembro de 2008, a exposição de pintura de homenagem ao Mestre José Manuel Soares, na Casa Municipal de Cultura da cidade de Mêda. Saiba mais sobre o Pintor Mestre José Manuel Soares em: www.pintor.radiomonsanto.pt

METEOROLOGIA: CALOR COLOCA QUASE TODO O PAÍS EM ALERTA AMARELO

Escrito por Lusa / RCM em 2009-08-12 01:03:06

METEOROLOGIA: CALOR COLOCA QUASE TODO O PAÍS EM ALERTA AMARELO

A quase totalidade do território de Portugal continental, 16 dos 18 distritos, está hoje com aviso amarelo devido à previsão de persistência de tempo quente, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM) Os termómetros vão subir aos 37ºem Castelo Branco e Santarém, aos 36º em Bragança e Braga e aos 35º em Lisboa e Coimbra. Para hoje, o IM prevê tempo quente com céu limpo, temporariamente nublado durante a tarde em especial nas regiões do interior.

PAINEL DE PINTURAS RUPESTRES COM CINCO MIL ANOS DESTRUIDO

Escrito por Lusa / RCM em 2009-08-11 12:49:09

PAINEL DE PINTURAS RUPESTRES COM CINCO MIL ANOS DESTRUIDO

Um dos painéis de granito com pinturas rupestres, com cerca de cinco mil anos, encontrado há sete anos na área da freguesia de Malhada Sorda, concelho de Almeida, foi destruído. O Parque Arqueológico do Vale do Côa (PAVC) lamenta o sucedido, considerando que existiu a “clara intenção” de fazer desaparecer aquele achado arqueológico.

MUSEU VAI TER NÚCLEO DEDICADO AO CABEÇO DAS FRÁGUAS

Escrito por Jornal de Notícias em 2009-08-10 06:26:06

MUSEU VAI TER NÚCLEO DEDICADO AO CABEÇO DAS FRÁGUAS

A inscrição rupestre do Cabeço das Fráguas, nos limites dos concelhos da Guarda e do Sabugal, será o centro das atenções do novo núcleo do Museu da Guarda, com abertura prevista para a Primavera de 2010. O espaço vai acolher uma reprodução à escala natural da laje onde se descreve a oferenda de animais a diversas divindades e várias peças em bronze e ferro, bem como objectos de cerâmica, descobertos pelos arqueólogos desde 2006.

PENAMACOR: TERMAS ABERTAS AO PÚBLICO SEM LICENCIAMENTO

Escrito por Lusa / RCM em 2009-08-04 11:43:23

PENAMACOR: TERMAS ABERTAS AO PÚBLICO SEM LICENCIAMENTO

As centenárias termas da Fonte Santa, na freguesia de Águas, em Penamacor, estão abertas ao público, mas não possuem licenciamento, disse à Agência Lusa fonte da Direcção-Geral de Saúde. As termas funcionam e levam movimento à aldeia, como explicou uma das moradoras, Maria Pereira, salientando que "este ano, estão a funcionar há cerca de um mês, pelo menos durante parte do dia”.

CASTELO BRANCO: 244 JOVENS VOLUNTÁRIOS PROTEGEM A FLORESTA

Escrito por Lusa / RCM em 2009-08-03 12:48:02

CASTELO BRANCO: 244 JOVENS VOLUNTÁRIOS PROTEGEM A FLORESTA

Um total de 244 jovens voluntários estão a proteger as florestas do distrito de Castelo Branco no âmbito do Programa Voluntariado Jovem para as Florestas, anunciou o Instituto Português da Juventude. Os jovens estão ligados a 16 projectos aprovados no distrito, dinamizados por autarquias e entidades locais.

IMATOSGIL PEDE INFORMAÇÕES À LA SEDA SOBRE FÁBRICA DE PORTALEGRE

Escrito por Lusa / RCM em 2009-07-31 05:44:45

IMATOSGIL PEDE INFORMAÇÕES À LA SEDA SOBRE FÁBRICA DE PORTALEGRE

O grupo Imatosgil pediu informações à La Seda Barcelona sobre a fábrica de Portalegre e caso sejam "interessantes" poderá vir a comprar a unidade que a empresa catalã quer alienar, disse à Lusa fonte do grupo. Pedimos informações técnicas, económicas e financeiras à La Seda sobre a fábrica de Portalegre. Vamos analisar e, se forem interessantes, poderemos vir a comprar", disse à agência Lusa fonte do grupo Imatosgil.

QUERCUS ALERTA PARA CONSUMO DE ENERGIA NOS APARELHOS TV POR CABO

Escrito por LUSA / RCM em 2009-07-31 05:41:13

QUERCUS ALERTA PARA CONSUMO DE ENERGIA NOS APARELHOS TV POR CABO

Os ambientalistas da Quercus estudaram os consumos de energia da televisão por cabo e concluíram que desligar os aparelhos da ficha permite grandes poupanças de energia, uma informação que pretendem que as empresas passem a facultar aos seus clientes. A Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza fez medições e cálculos sobre aqueles consumos de electricidade e concluiu que os serviços de subscrição de televisão podem representar um custo em electricidade para as famílias "superior a 50 euros por ano".

HOMOLOGADOS RESULTADOS DE ELEIÇÕES PARA O INSTITUTO POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO

Escrito por Lusa / RCM em 2009-07-30 12:20:51

HOMOLOGADOS RESULTADOS DE ELEIÇÕES PARA O INSTITUTO POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO

O Ministério da Ciência e do Ensino Superior já homologou os resultados das eleições para a presidência do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) cujo vencedor, Carlos Maia, será empossado no início de Setembro.

GUARDA: IDOSA BURLADA EM DOZE MIL EUROS

Escrito por Lusa / RCM em 2009-07-29 03:22:17

GUARDA: IDOSA BURLADA EM DOZE MIL EUROS

Uma mulher de 81 anos, residente na localidade de Carpinteiro, concelho da Guarda, foi burlada em 12 mil euros, por dois homens «que se fizeram passar por funcionários da Segurança Social», disse hoje à Lusa fonte policial. Segundo o major Cunha Rasteiro, relações públicas do Comando Territorial da GNR da Guarda, o caso ocorreu na terça-feira «por volta do meio-dia».

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |

CINCO MUNICÍPIOS DA REGIÃO CENTRO LANÇAM PROJECTO CULTURAL EM REDE

Facebook

Escrito por Lusa em 2018-01-08 15:22:40

CINCO MUNICÍPIOS DA REGIÃO CENTRO LANÇAM PROJECTO CULTURAL EM REDE

Os municípios de Idanha-a-Nova, Águeda, Lousã, Óbidos e São Pedro do Sul apresentaram o projecto "5 municípios, 5 culturas, 5 sentidos", cujo objectivo é afirmar novas centralidades culturais fora dos grandes centros urbanos. O projecto liderado pela Câmara de Idanha-a-Nova, envolve mais quatro municípios da Região Centro e tem uma duração de três anos, sendo que os objectivos passam pela promoção de iniciativas culturais inovadoras, estimulação da criação artística e a reinterpretação cultural, através da imagem externa dos municípios envolvidos enquanto territórios que acolhem as artes e a criatividade.  

Ler mais

MONSANTO RECEBE UM MILHÃO DE EUROS DE INVESTIMENTO PARA VALORIZAÇÃO TURÍSTICA

Facebook

Escrito por Lusa em 2018-01-08 15:19:31

MONSANTO RECEBE UM MILHÃO DE EUROS DE INVESTIMENTO PARA VALORIZAÇÃO TURÍSTICA

A aldeia histórica de Monsanto, em Idanha-a-Nova, vai receber um milhão de euros de investimento para a sua valorização e qualificação enquanto destino turístico no âmbito do programa Valorizar. O contrato assinado no posto de turismo de Monsanto, entre o município de Idanha-a-Nova e o Turismo de Portugal, tem como objectivos principais valorizar o acesso à aldeia histórica, a instalação de um sistema inteligente de gestão de tráfego e de estacionamento, aquisição e instalação de uma ferramenta digital com informação sobre Monsanto e sobre a rede de aldeias históricas de Portugal. "Este projecto com o Turismo de Portugal visa valorizar Monsanto. Estamos a ter problemas de crescimento. Temos queixas por falta de estacionamento que têm causado muito desconforto a quem nos visita", explicou o presidente do município de Idanha-a-Nova durante a apresentação do projecto. Armindo Jacinto explicou que este investimento, no âmbito do programa Valorizar, é feito em cooperação com outros que a Rede de Aldeias Históricas de Portugal está a promover.  

Ler mais

MORREU O PINTOR, MESTRE JOSÉ MANUEL SOARES

Facebook

Escrito por RCM em 2017-12-31 16:42:46

MORREU O PINTOR, MESTRE JOSÉ MANUEL SOARES

PARTIU O PINTOR DA PORTUGALIDADE O Grande Mestre José Manuel Soares, com 85 anos de idade, terminou, nesta madrugada, do último dia do ano de 2017, em sua casa, na Rua de Timor, na Costa de Caparica, um Calvário de grande sofrimento, por doença desde 2002. Merecia (em vida) ter sido melhor HONRADO, JUSTIÇADO E LEMBRADO, premiando a sua vastíssima obra, com representação em museus nacionais e estrangeiros, bem como em galerias e colecções particulares.  O Pintor JOSÉ MANUEL SOARES encarnou o verdadeiro espírito épico de Portugal.  Exemplarmente pincelado por um dos maiores artistas contemporâneos. NESTA HORA, DE LUTO E DOR,VEM-ME AO PENSAMENTO O ESCRITO DE MIGUEL ESTEVES CARDOSO, IN “ÚLTIMO VOLUME”: “Como é que se esquece alguém que se ama? Como é que se esquece alguém que nos faz falta e que nos custa mais lembrar que viver? Quando alguém se vai embora de repente como é que se faz para ficar? Quando alguém morre, quando alguém se separa - como é que se faz quando a pessoa de quem se precisa já lá não está? As pessoas têm de morrer; os amores de acabar. As pessoas têm de partir, os sítios têm de ficar longe uns dos outros, os tempos têm de mudar. Sim, mas como se faz? Como se esquece? Devagar. É preciso esquecer devagar. Se uma pessoa tenta esquecer-se de repente, a outra pode ficar-lhe para sempre…. Ninguém aguenta estar triste. Ninguém aguenta estar sozinho. Tomam-se conselhos e comprimidos. Procuram-se escapes e alternativas. Mas a tristeza só há-de passar entristecendo-se. Não se pode esquecer alguém antes de terminar de lembrá-lo. Quem procura evitar o luto, prolonga-o no tempo e desonra-o na alma. A saudade é uma dor que pode passar depois de devidamente doída, devidamente honrada. É uma dor que é preciso aceitar, primeiro, aceitar. É preciso aceitar esta mágoa esta moinha, que nos despedaça o coração e que nos mói mesmo e que nos dá cabo do juízo. É preciso aceitar o amor e a morte, a separação e a tristeza, a falta de lógica, a falta de justiça, a falta de solução. Quantos problemas do mundo seriam menos pesados se tivessem apenas o peso que têm em si, isto é, se os livrássemos da carga que lhes damos, aceitando que não têm solução… Dizem-nos, para esquecer, para ocupar a cabeça, para trabalhar mais, para distrair a vista, para nos divertirmos mais, mas quanto mais conseguimos fugir, mais temos mais tarde de enfrentar. Fica tudo à nossa espera. Acumula-se-nos tudo na alma, fica tudo desarrumado. O esquecimento não tem arte. Os momentos de esquecimento, conseguidos com grande custo, com comprimidos e amigos e livros e copos, pagam-se depois em condoídas lembranças a dobrar. Para esquecer é preciso deixar correr o coração, de lembrança em lembrança, na esperança de ele se cansar. " Um sentido abraço solidário à esposa, Dona Ângela Vimonte, e aos muitos admiradores e amigos do Mestre Soares. Para a posteridade, ficam as milhares de obras de arte, nomeadamente no Museu com o seu nome, na cidade de Pinhel Falcão, desde 2014. Que a sua Alma repouse em Paz.

Ler mais

AUTARQUIA E BOOM FESTIVAL ACORDAM COOPERAÇÃO PARA OS PRÓXIMOS 10 ANOS

Facebook

Escrito por RCM em 2017-12-21 10:10:31

AUTARQUIA E BOOM FESTIVAL ACORDAM COOPERAÇÃO PARA OS PRÓXIMOS 10 ANOS

A Câmara de Idanha-a-Nova e a organização do Boom Festival assinaram um protocolo de cooperação para os próximos 10 anos com o objectivo de tornar o concelho na “Capital do Bem-Estar em 2028”. Num comunicado conjunto, o município de Idanha-a-Nova reconhece a importância dos eventos organizados pela Associação IdanhaCulta, responsável pela gestão da Herdade da Granja e do Boom Festival, para a economia local. A autarquia compromete-se a colaborar com a organização e a criar condições favoráveis a vários projectos de sustentabilidade ambiental com base na herdade de 150 hectares. Para o efeito, a associação IdanhaCulta quer criar um Parque de Artes e Natureza que seja um ícone mundial e contribuir deste modo para tornar Idanha-a-Nova na “Capital do Bem-Estar em 2028”.  

Ler mais

CENTRO REPETIDOR DAS TERMAS DE MONFORTINHO TEVE EMISSÃO INTERROMPIDA

Facebook

Escrito por RCM em 2017-12-13 14:25:10

CENTRO REPETIDOR DAS TERMAS DE MONFORTINHO TEVE EMISSÃO INTERROMPIDA

Na noite do passado dia 10, o Centro Emissor da Rádio Clube de Monsanto, nas Termas de Monfortinho ficou sem emissão por causa das adversas condições climatéricas e devido a algumas interrupções de energia eléctrica, que afectaram os nossos equipamentos e as antenas naquela localidade de fronteira.   Também por dificuldades de acesso à serra contígua, só hoje, cerca das 11 horas foi possível normalizar a emissão, e a desejada retoma da cobertura da zona raiana, que inclui a estremadura espanhola, que a RCM assegura regularmente desde o ano de 1999.   Apresentamos desculpas aos senhores ouvintes pelos transtornos.  

Ler mais

Mais Notícias

© Rádio Clube de Monsanto 2018 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line