Marcos da história dos 24 anos da RCM

Primeiros emissores e primeiros estúdios improvisados da RCM (1985). 

8 de Junho de 1985

Emissões experimentais da Rádio Clube de Monsanto nos primeiros estúdios improvisados.

14 de Agosto de 1985

Início das emissões regulares.

15 de Junho de 1986

Convívio dos sócios e amigos ouvintes da RCM na vila de Alpedrinha.

A caminho da inauguração dos novos emissores no cabeço do Castelo de Monsanto.

14 de Agosto de 1986

Inauguração dos novos emissores a meia encosta do cabeço  do Castelo de Monsanto.

28 de Abril de 1987

Constituição de Rádio Clube de Monsanto como Cooperativa de Responsabilidade Limitada por Escritura Pública, no Cartório Notarial de Penamacor.

17 de Setembro de 1987

Publicação dos Estatutos da Cooperativa em Diário da República (III Série).

28 de Junho de 1988

Convívio dos sócios e amigos ouvintes da RCM na vila do Teixoso.

NOVOS EMISSORES DA RCM.

14 de Agosto de 1988

Entrada em funcionamento dos novos emissores de 1 kW, no ponto mais alto do Castelo de Monsanto, para melhor cobertura da região.

24 de Dezembro de 1988

Suspensão das emissões por imperativo da Lei da Rádio 338/88, de 28 de Setembro.

12 de Junho de 1989

Atribuição do Alvará para legalização do exercício da actividade de radiodifusão.

25 de Junho de 1989

Convívio popular, em Monsanto, para assinalar a atribuição do Alvará de legalização da RCM.

Compra da casa, em ruínas, da Família Mendonça Garcia para sede da Cooperativa RCM.

25 de Junho de 1989

Compra da casa, em ruínas, à família Mendonça Garcia, para sede da Cooperativa RCM.

Casa da Rádio já reconstruída

12 de Agosto de 1990

Inauguração das obras de reconstrução da Casa da Rádio Clube de Monsanto.

28 de Abril de 1991

Inauguração, na vila de Marvão, da carrinha de reportagem da RCM.

28 de Abril de 1991

Convívio dos sócios e amigos ouvintes da RCM em Santo António das Areias.

11 de Agosto de 1991

Convívio dos sócios e amigos ouvintes da RCM no Parque de Merendas da Floresta da Covilhã (Serra da Estrela).

Visita do senhor Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva à Emissora

6 de Setembro de 1992

Visita do senhor Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva à Emissora e entrevista em exclusivo à Rádio Clube de Monsanto.

23 de Maio de 1996

Atribuição à Rádio Clube de Monsanto do Diploma de Instituição de Utilidade Pública, concedido pelo senhor Primeiro Ministro, Engenheiro António Guterres.

16 de Agosto de 1997

Convívio em Monsanto, para assinalar o 12º. Aniversário da RCM, com os artistas que integraram o espectáculo “Raízes Rurais, Paixões Urbanas”, do Teatro Nacional S. João no Porto, sob a direcção do Dr. Ricardo Pais."

16 de Julho de 1999

No único estudo nacional encomendado pela Secretaria de Estado da Comunicação Social, a Rádio Clube de Monsanto aparece creditada como líder distrital de audiência, no Relatório Anual Bareme da Marketest.

CENTRO DE MICRO-COBERTURA DA RCM NAS TERMAS DE MONFORTINHO.

12 de Agosto de 2000

Inauguração do Emissor de Micro-cobertura das Termas de Monfortinho.

13 de Agosto de 2001

Constituição da Sociedade MonsantoRádio-Rádio Clube de Monsanto, Unipessoal, Limitada, por Escritura Pública, realizada no Cartório Notarial de Idanha-a-Nova.

28 de Maio de 2003

Actualização dos Estatutos da MonsantoRádio.

4 de Julho de 2003

O sócio Joaquim Manuel da Fonseca adquire a totalidade do capital social da empresa MonsantoRádio. Publicação em Diário da República (III Série), de 16 de Setembro de 2003.

14 de Agosto de 2004

Encerramento e liquidação da Cooperativa Rádio Clube de Monsanto. Publicação em Diário da República, III Série, de 1 de Junho de 2006.

Inauguração do Centro de Produção da Delegação da MONSANTORÁDIO-Rádio Clube de Monsanto

20 de Janeiro de 2005

Inauguração do Centro de Produção da Delegação da MonsantoRádio-Rádio Clube de Monsanto, Unipessoal, Limitada, na cidade de Castelo Branco.

10 de Novembro de 2005

Apresentação do site oficial da Rádio Clube de Monsanto, no Arquivo Distrital de Castelo Branco.

1 de Dezembro de 2005

A Rádio Clube de Monsanto, iniciou as suas emissões on-line, via Internet, transmitindo para todo o mundo, com o apoio da Associação Portuguesa de Radiodifusão/ROLI.

30 de Novembro de 2006

O site oficial da Rádio Clube de Monsanto passou a estar disponível, também, em versão inglesa.

Pagina do Sistema Broadcaster na RCM

15 de Agosto de 2007

Entrada em funcionamento do novo sistema de automação de emissão "Digital Broadcaster". Apresentação do novo logótipo da RCM e convívio dos amigos e ouvintes da RCM na “Aldeia Mais Portuguesa”.

9 de Abril de 2008

Cerca das 21 horas e 30 minutos uma violenta descarga eléctrica provocou a destruição quase total do Centro Emissor do Alto do Castelo de Monsanto e prejuízos muito graves nos estúdios. A emissão da RCM esteve interrompida durante quatro dias, sendo recomeçada com equipamentos de reserva. Os prejuízos foram avaliados em mais de quarenta mil euros, só parcialmente cobertos pelo seguro.

28 de Novembro de 2008

O senhor Presidente da República, Professor Aníbal Cavaco Silva inaugurou, na cidade de Mêda, a exposição “Ditosa Pátria Lusitana”, do Pintor Mestre José Manuel Soares, com o mais alto patrocínio, concepção e organização da RCM.

13 de Maio de 2009

Renovação da Licença à MonsantoRádio-Rádio Clube de Monsanto, Unipessoal, Limitada, para o exercício da actividade de radiodifusão por mais dez anos.

O site oficial da RCM

14 de Agosto de 2009

O site oficial da RCM atingiu já mais de meio milhão de visitantes (605.760) de todos os continentes e foi totalmente reestruturado, num melhor aproveitamento das novas tecnologias e ferramentas informáticas.

*

QUINTA EDIÇÃO DO CINEMA PORTUGUÊS EM MOVIMENTO COMEÇA EM MONSANTO

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2017-06-22 15:21:45

QUINTA EDIÇÃO DO CINEMA PORTUGUÊS EM MOVIMENTO COMEÇA EM MONSANTO

A aldeia de Monsanto, em Idanha-a-Nova, é o ponto de partida no dia 29 da quinta edição do Cinema Português em Movimento, uma iniciativa para levar filmes portugueses a localidades com pouca oferta cinematográfica. De acordo com o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), o programa começa no miradouro daquela localidade com a exibição da curta-metragem "Amélia & Duarte", de Alice Guimarães e Mónica Matos, e da comédia "Refrigerantes e canções de amor", de Luís Galvão Teles. O Cinema Português em Movimento decorrerá até 25 de agosto com a exibição de dez filmes portugueses - alguns repetidos de anos anteriores - em localidades de 12 concelhos. As 53 exibições previstas serão sempre ao ar livre. Este ano, o programa exibirá em complemento episódios gravados por Tiago Pereira no projecto A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, de registo da música portuguesa de tradição oral.

Ler mais

POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO VAI TER CURSO DE DRONES

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2017-06-16 16:09:43

POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO VAI TER CURSO DE DRONES

O Instituto Politécnico de Castelo Branco vai ministrar no próximo ano lectivo o curso técnico superior profissional em Fabrico e Manutenção de Drones. "Trata-se de mais uma aposta da instituição numa oferta formativa numa área de vanguarda e em expansão", refere em comunicado o presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), Carlos Maia. O novo curso técnico superior profissional (CTeSP) em Fabrico e Manutenção de Drones foi recentemente aprovado e vai ser ministrado na Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco (ESTCB). Carlos Maia explica que a instituição tem um corpo docente qualificado e conta com várias parcerias com empresas já bem implantadas no mercado, factores que tornaram possível a aprovação desta formação que poderá ser estrutural para o IPCB e para a região. As inscrições para este curso podem ser realizadas de 1 de agosto a 6 de setembro de 2017, nos serviços do IPCB.

Ler mais

IDANHA-A-NOVA: ECOFESTIVAL JUNTA 150 ARTISTAS EM SALVATERRA DO EXTREMO

Facebook

Escrito por em 2017-06-01 15:10:31

IDANHA-A-NOVA: ECOFESTIVAL JUNTA 150 ARTISTAS EM SALVATERRA DO EXTREMO

O Ecofestival Salva a Terra que decorre de 22 a 25 de junho em Salvaterra do Extremo no concelho de Idanha-a-Nova, conta com a participação de 150 artistas. As receitas do festival revertem a 100% para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco (CERAS). O evento bienal que vai na quarta edição é organizado pela associação ambientalista Quercus, União de freguesias de Monfortinho e Salvaterra do Extremo e pelo município de Idanha-a-Nova. "As receitas obtidas revertem efectivamente a 100% para o CERAS, fazendo do Ecofestival Salva a Terra o seu principal mecenas. Com a edição de 2015, conseguimos angariar fundos para recuperar 400 animais", refere a Quercus em comunicado. O festival é composto por inúmeras actividades que vão desde os concertos, 'workshops', percursos interpretativos, observação de vida selvagem, conferências, cinema documental e animação diversa.

Ler mais

IDANHA-A-NOVA: GRUPO DE TEATRO APRESENTA PEÇA SOBRE REFUGIADOS E DIREITOS DAS CRIANÇAS

Facebook

Escrito por RCM em 2017-05-30 12:15:49

IDANHA-A-NOVA: GRUPO DE TEATRO APRESENTA PEÇA SOBRE REFUGIADOS E DIREITOS DAS CRIANÇAS

O Grupo de Teatro do Agrupamento de Escolas de Idanha-a-Nova (IDEATRO), em parceria com o projecto CLDS 3G-Gente Raiana, promovido pelo Centro de Cultura e Desenvolvimento, leva a cena esta quarta-feira na junta de freguesia da vila uma peça de teatro sobre refugiados e direitos das crianças, Em comunicado, o município de Idanha-a-Nova explica que a peça “Era uma vez… na Vila” foi construída, sob proposta da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Idanha-a-Nova (CPCJ), no âmbito do mês internacional da prevenção dos maus tratos na infância, celebrado anualmente em abril. Após a análise da declaração dos direitos do homem e das crianças, os alunos iniciaram a criação de uma história onde se pudessem encontrar definidos os diferentes direitos e de que forma os mesmos são ou não respeitados na sociedade. A apresentação da peça acontece na quarta-feira, pelas 20:00, no estúdio Teatro Ajidanha, na junta de Freguesia de Idanha-a-Nova.

Ler mais

FESTIVAL DE ARTE URBANA REGRESSA À COVILHÃ EM JUNHO

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2017-05-25 14:53:25

FESTIVAL DE ARTE URBANA REGRESSA À COVILHÃ EM JUNHO

O WOOL - Covilhã Arte Urbana regressa em junho às ruas daquela cidade, após um ano de paragem imposto pela falta de apoios financeiros, anunciou hoje a organização deste festival, que voltará a contar com artistas internacionais. "Após o interregno de um ano, o centro histórico da cidade será novamente o palco de actuação dos artistas Bosoletti (Argentina), DOA OA (Espanha), Halfstudio e Third (Portugal), que nos brindarão com trabalhos onde as temáticas e inspirações se prenderão com o todo que compõe o território histórico, social, arquitectónico, cultural e/ou natural único desta região, sendo precisamente esta uma das consequências e características de diferenciação este evento", refere a organização em nota de imprensa enviada hoje à agência Lusa. Segundo a informação, esta quarta edição decorrerá entre os dias 03 e 11 de junho e terá uma sessão adicional no dia 17 de junho.

Ler mais

Mais Notícias

Notícias da Região

JORNAL O INTERIOR

A Carregar ...

JORNAL DO FUNDÃO

A Carregar ...

JORNAL A GUARDA

A Carregar ...

© Rádio Clube de Monsanto 2017 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line