Marcos da história dos 24 anos da RCM

Primeiros emissores e primeiros estúdios improvisados da RCM (1985). 

8 de Junho de 1985

Emissões experimentais da Rádio Clube de Monsanto nos primeiros estúdios improvisados.

14 de Agosto de 1985

Início das emissões regulares.

15 de Junho de 1986

Convívio dos sócios e amigos ouvintes da RCM na vila de Alpedrinha.

A caminho da inauguração dos novos emissores no cabeço do Castelo de Monsanto.

14 de Agosto de 1986

Inauguração dos novos emissores a meia encosta do cabeço  do Castelo de Monsanto.

28 de Abril de 1987

Constituição de Rádio Clube de Monsanto como Cooperativa de Responsabilidade Limitada por Escritura Pública, no Cartório Notarial de Penamacor.

17 de Setembro de 1987

Publicação dos Estatutos da Cooperativa em Diário da República (III Série).

28 de Junho de 1988

Convívio dos sócios e amigos ouvintes da RCM na vila do Teixoso.

NOVOS EMISSORES DA RCM.

14 de Agosto de 1988

Entrada em funcionamento dos novos emissores de 1 kW, no ponto mais alto do Castelo de Monsanto, para melhor cobertura da região.

24 de Dezembro de 1988

Suspensão das emissões por imperativo da Lei da Rádio 338/88, de 28 de Setembro.

12 de Junho de 1989

Atribuição do Alvará para legalização do exercício da actividade de radiodifusão.

25 de Junho de 1989

Convívio popular, em Monsanto, para assinalar a atribuição do Alvará de legalização da RCM.

Compra da casa, em ruínas, da Família Mendonça Garcia para sede da Cooperativa RCM.

25 de Junho de 1989

Compra da casa, em ruínas, à família Mendonça Garcia, para sede da Cooperativa RCM.

Casa da Rádio já reconstruída

12 de Agosto de 1990

Inauguração das obras de reconstrução da Casa da Rádio Clube de Monsanto.

28 de Abril de 1991

Inauguração, na vila de Marvão, da carrinha de reportagem da RCM.

28 de Abril de 1991

Convívio dos sócios e amigos ouvintes da RCM em Santo António das Areias.

11 de Agosto de 1991

Convívio dos sócios e amigos ouvintes da RCM no Parque de Merendas da Floresta da Covilhã (Serra da Estrela).

Visita do senhor Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva à Emissora

6 de Setembro de 1992

Visita do senhor Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva à Emissora e entrevista em exclusivo à Rádio Clube de Monsanto.

23 de Maio de 1996

Atribuição à Rádio Clube de Monsanto do Diploma de Instituição de Utilidade Pública, concedido pelo senhor Primeiro Ministro, Engenheiro António Guterres.

16 de Agosto de 1997

Convívio em Monsanto, para assinalar o 12º. Aniversário da RCM, com os artistas que integraram o espectáculo “Raízes Rurais, Paixões Urbanas”, do Teatro Nacional S. João no Porto, sob a direcção do Dr. Ricardo Pais."

16 de Julho de 1999

No único estudo nacional encomendado pela Secretaria de Estado da Comunicação Social, a Rádio Clube de Monsanto aparece creditada como líder distrital de audiência, no Relatório Anual Bareme da Marketest.

CENTRO DE MICRO-COBERTURA DA RCM NAS TERMAS DE MONFORTINHO.

12 de Agosto de 2000

Inauguração do Emissor de Micro-cobertura das Termas de Monfortinho.

13 de Agosto de 2001

Constituição da Sociedade MonsantoRádio-Rádio Clube de Monsanto, Unipessoal, Limitada, por Escritura Pública, realizada no Cartório Notarial de Idanha-a-Nova.

28 de Maio de 2003

Actualização dos Estatutos da MonsantoRádio.

4 de Julho de 2003

O sócio Joaquim Manuel da Fonseca adquire a totalidade do capital social da empresa MonsantoRádio. Publicação em Diário da República (III Série), de 16 de Setembro de 2003.

14 de Agosto de 2004

Encerramento e liquidação da Cooperativa Rádio Clube de Monsanto. Publicação em Diário da República, III Série, de 1 de Junho de 2006.

Inauguração do Centro de Produção da Delegação da MONSANTORÁDIO-Rádio Clube de Monsanto

20 de Janeiro de 2005

Inauguração do Centro de Produção da Delegação da MonsantoRádio-Rádio Clube de Monsanto, Unipessoal, Limitada, na cidade de Castelo Branco.

10 de Novembro de 2005

Apresentação do site oficial da Rádio Clube de Monsanto, no Arquivo Distrital de Castelo Branco.

1 de Dezembro de 2005

A Rádio Clube de Monsanto, iniciou as suas emissões on-line, via Internet, transmitindo para todo o mundo, com o apoio da Associação Portuguesa de Radiodifusão/ROLI.

30 de Novembro de 2006

O site oficial da Rádio Clube de Monsanto passou a estar disponível, também, em versão inglesa.

Pagina do Sistema Broadcaster na RCM

15 de Agosto de 2007

Entrada em funcionamento do novo sistema de automação de emissão "Digital Broadcaster". Apresentação do novo logótipo da RCM e convívio dos amigos e ouvintes da RCM na “Aldeia Mais Portuguesa”.

9 de Abril de 2008

Cerca das 21 horas e 30 minutos uma violenta descarga eléctrica provocou a destruição quase total do Centro Emissor do Alto do Castelo de Monsanto e prejuízos muito graves nos estúdios. A emissão da RCM esteve interrompida durante quatro dias, sendo recomeçada com equipamentos de reserva. Os prejuízos foram avaliados em mais de quarenta mil euros, só parcialmente cobertos pelo seguro.

28 de Novembro de 2008

O senhor Presidente da República, Professor Aníbal Cavaco Silva inaugurou, na cidade de Mêda, a exposição “Ditosa Pátria Lusitana”, do Pintor Mestre José Manuel Soares, com o mais alto patrocínio, concepção e organização da RCM.

13 de Maio de 2009

Renovação da Licença à MonsantoRádio-Rádio Clube de Monsanto, Unipessoal, Limitada, para o exercício da actividade de radiodifusão por mais dez anos.

O site oficial da RCM

14 de Agosto de 2009

O site oficial da RCM atingiu já mais de meio milhão de visitantes (605.760) de todos os continentes e foi totalmente reestruturado, num melhor aproveitamento das novas tecnologias e ferramentas informáticas.

*

IDANHA-A-NOVA: ALDEIA DE SANTA MARGARIDA RECEBE FESTIVAL DAS FLORES

Facebook

Escrito por RCM em 2017-05-20 12:09:27

IDANHA-A-NOVA: ALDEIA DE SANTA MARGARIDA RECEBE FESTIVAL DAS FLORES

A sexta edição do Festival das Flores vai ter lugar em Aldeia de Santa Margarida entre os dias 26 e 28. A abertura do evento acontece no dia 26, às 17:00, onde os arranjos florais feitos pelas mãos dos populares enfeitam as ruas e casas desta aldeia beirã, que se apresenta “vestida” com milhares de flores naturais e artificiais. No dia 26, a partir das 21:30, decorre a noite de fados com as vozes de Maura Aires e Luís Capão. O festival continua ao longo do fim de semana, com muita música e com actividades para toda a família.

Ler mais

PGR ENTREGA BRASÃO DE MONSANTO FURTADO EM 2008 E RECUPERADO EM MUSEU ESPANHOL

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2017-05-19 13:16:03

PGR ENTREGA BRASÃO DE MONSANTO FURTADO EM 2008 E RECUPERADO EM MUSEU ESPANHOL

A Procuradora-geral da República (PGR) procedeu hoje à entrega do brasão de armas de Monsanto. Furtada de uma das entradas desta aldeia histórica a pedra foi localizada em 2014, num museu de Badajoz, em Espanha. Joana Marques Vidal explicou que o furto por desconhecidos do brasão de armas de Monsanto foi participado em 2008 pelo presidente da junta de freguesia. O brasão de armas foi objecto de restauro por parte da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. Esta sexta feira foi devolvido à comunidade de Monsanto por Joana Marques Vidal. Vai ficar no Posto de Turismo desta aldeia histórica do concelho de Idanha-a-Nova.

Ler mais

REDE DE UNIVERSIDADES SÉNIORES COMEMORA DIA NACIONAL EM IDANHA-A-NOVA

Facebook

Escrito por RCM em 2017-05-15 10:36:58

REDE DE UNIVERSIDADES SÉNIORES COMEMORA DIA NACIONAL EM IDANHA-A-NOVA

A Universidade Sénior de Idanha-a-Nova, um projecto da Filarmónica Idanhense, do Município de Idanha-a-Nova e do CMCD, foi escolhida para receber este ano as comemorações nacionais do Dia das Universidades Seniores em Portugal. As comemorações vão realizar-se a 21 de maio (domingo), em Idanha-a-Nova, e contarão com a presença da RUTIS, entidade responsável pelas universidades seniores em Portugal, e de 8 universidades seniores de todo o país. A manhã será dedicada ao território de Idanha-a-Nova e à tarde o Centro Cultural Raiano receberá uma tarde cultural onde subirão ao palco as 8 universidades participantes. A entrada nos espectáculos é gratuita. Para ver a partir das 14h00 no CCR.

Ler mais

MAIS DE UMA CENTENA DE SOPAS A CONCURSO EM PROENÇA-A-VELHA

Facebook

Escrito por RCM em 2017-05-10 10:07:50

MAIS DE UMA CENTENA DE SOPAS A CONCURSO EM PROENÇA-A-VELHA

A aldeia de Proença-a-Velha, no concelho de Idanha-a-Nova, volta a receber o Festival das Sopas Tradicionais. A XV edição do evento é já este próximo fim de semana e promete ultrapassar, mais uma vez, a centena de sopas a concurso. A prova das sopas está marcada para domingo, a partir das 13:00 horas. Concorrem restaurantes e talentos de toda a região e caberá aos visitantes votar nas sopas mais saborosas. Antes, no sábado, o XV Festival das Sopas Tradicionais é antecedido pelo Encontro de Acordeonistas e Tocadores de Concertina. As actuações incluem ainda um espectáculo de cantares ao desafio e desgarradas minhotas, com os melhores artistas de Portugal, e fecham com uma noite de arraial.

Ler mais

PLATAFORMA VAI DENUNCIAR ENVENTUAIS ATENTADOS AMBIENTAIS EM ALBUFEIRA DE CASTELO BRANCO

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2017-05-03 13:40:03

PLATAFORMA VAI DENUNCIAR ENVENTUAIS ATENTADOS AMBIENTAIS EM ALBUFEIRA DE CASTELO BRANCO

Quatro associações e movimentos cívicos de Castelo Branco criaram a Plataforma de Defesa da Albufeira de Santa Águeda com o objectivo de denunciarem eventuais atentados ambientais, foi hoje anunciado. Em comunicado enviado à agência Lusa, a Plataforma de Defesa da Albufeira de Santa Águeda explica que tem como objectivo defender aquele equipamento público da "voragem de interesses particulares insensíveis à conservação dos valores ambientais e ecológicos". A associação ambientalista Quercus denunciou, no ano passado e por diversas vezes, a existência de fenómenos de poluição e de erosão na albufeira de Santa Águeda, em consequência de movimentações de terra e destruição de carvalhais. A plataforma diz que vai apresentar uma queixa por crime ambiental no Ministério Público, situação cujos fundamentos irá dar a conhecer publicamente no dia 10 de maio.

Ler mais

Mais Notícias

Notícias da Região

JORNAL O INTERIOR

A Carregar ...

JORNAL DO FUNDÃO

A Carregar ...

JORNAL A GUARDA

A Carregar ...

© Rádio Clube de Monsanto 2017 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line